Após 3º Round, Pink Spiders lideram Coreano acirrado e problemático

O Campeonato Sul-Coreano chegou à metade de sua fase classificatória nesta segunda (24). Com seis times e um novo formato, o torneio agora é composto de uma fase classificatória de seis rounds com 15 jogos de todos contra todos. Ao final do 3º Round, quem lidera é o Heungkuk Pink Spiders, seguido de perto pelo Incheon IBK Altos.

Heungkuk Pink Spiders lidera o torneio (Foto: reprodução)


As Spiders tem 31 pontos em 15 jogos, com 10 vitórias e apenas 5 derrotas, melhor aproveitamento dos seis times. A equipe também é a única que tem duas jogadoras entre as cinco maiores pontuadoras da competição: a oposta polonesa Berenika Tomsia, com 349 pontos em 2º lugar geral e a ponteira da seleção Jaeyeong Lee com 293 pontos e 4º lugar na lista.

Quando o assunto é pontuação, ninguém supera a americana Adora Anae (22 anos, 1m87) com 418 pontos. Convocada por Kiraly em 2018, Anae é ponteira e joga nesta posição no IBK Altos, vice-líder do torneio. Porém, Anae não participa da recepção - normalmente as estrangeiras não passam no Coreano e normalmente elas são deslocadas para a saída, mesmo que sejam ponteiras ou centrais. 

Promessa americana, Adora Anae deixou a Universidade de Utah diretamente para o IBK (Foto: reprodução)


O IBK tem 29 pontos e segue na cola do Pink Spiders. Com o mesmo número de vitórias (10/15), tem uma vantagem: venceu dois dos três jogos que fez contra as aranhas. Mas perdeu para times piores colocados como o Korea Expressway e o KGC Daejeon. 

Com o mesmo número de vitórias dos antecessores, mas 28 pontos está o GS Caltex, que já derrotou os dois líderes, o Pink Spiders em dois dos três confrontos. Mas assim como o IBK, tropeçou em KGC e Expressway. Sua principal jogadora é a oposta moldávia Alona Martiniuk de 27 anos.

Também na briga está o Expressway, em quarto lugar com 26 pontos e uma vitória a menos do que os líderes e aqui temos uma exceção: sua principal jogadora não é uma estrangeira. Quem comanda o time é a ponteira Jeongah Park, terceira maior pontuadora do campeonato atrás apenas de Anae e Tomsia com 337 pontos. Park (25 anos, 1m87) é aquela ponteira que divide a responsabilidade com Kim na seleção e até pontua mais que ela regularmente. No clube não é diferente, ofuscou Ivana Nesovic, oposta sérvia preferiu deixar a equipe após uma lesão no ombro, e vem pontuando mais do que Fatou Diouck, oposta senegalesa que deixou o Supreme Chonburi da Tailândia para substituir Nesovic.

Resultado de imagem para jeong ah park expressway
Jeong-ah Park é a principal atacante do Expressway (Foto: Kim Sang-seon)

O KGC estava no páreo até perder sua principal jogadora, a americana Alaina Bergsma. A oposta sofreu uma lesão e está afastada há cinco jogos que deixou o KGC totalmente sensível e lhe custou cinco derrotas consecutivas por 3 sets a 0, inclusive para o atual campeão Hyundai. Por que ainda não havíamos citado o Hyundai? Porque ele é lanterna isolado com apenas uma vitória no torneio, exatamente no KGC sem Bergsma. O Hyundai já começou a temporada mal com Rebecca Perry, mas a italiana foi dispensada e deixou o time. A espanhola Millagros Collar veio do Nilufer para substituí-la, mas não resolveu a situação.

Ao final das seis fases classificatórias, o melhor time classificará-se diretamente à final em melhor de cinco jogos. O segundo e o terceiro jogarão uma única semifinal em melhor de três jogos.

Campeonato Coreano - 15ª Rodada, 3º turno

Heungkuk Life Pink Spiders Incheon - 31 pts (10v-5d)
IBK Industrial Bank Altos Hwaseong - 29 pts (10v-5d)
GS Caltex Seoul KIXX Seul - 28 pts (10v-5d)
Korea Expressway Hi-Pass Gimcheon - 26 pts (9v-6d)
KGC Ginseng Corp. Daejeon - 16 pts (5v-10d)
Hyundai E&C Hillstate Suwon - 5 pts (1v-14d)

Resultado de imagem para hyo jin yang hyundai
Hyojin Yang segura as pontas, mas Hyundai é o lanterna do Coreano (Foto: reprodução)

Comentários

  1. No coreano o limite de estrangeiras é quanto inscrição ou jogadoras em quadra? Não é muito comum tanta substituição assim. A Bergsma evoluiu mt, lembro dela no minas (aquela temporada foi mt ruim). Estando bem fisicamente, merecia uma m chance na seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inscrição, D. Mas em caso de lesão grave ou demissão, o time pode contratar uma substituta.

      Os casos são distintos e alguns exemplos:

      - No Hyundai a Perry sofreu uma lesão e foi substituída pela Diouck;
      - No Expressway a Nesovic se machucou e deixou o clube (não sei se exatamente pela lesão). Só então veio a Collar;
      - O caso do KGC é mais complexo pq aparentemente a Bergsma pode retornar ao campeonato e por isso não convocaram mais ninguém;
      - Há alguns anos, a Sarah Pavan foi demitida do GS Caltex e contrataram a Hayley Eckerman.

      Excluir
    2. Pelo Insta, Perry que é ítalo/americana informou que foi demitida em uma postagem. Depois dê uma olhada. Seu site é o melhor 👏👏👏

      Excluir
    3. Menino, eu não sabia desse babado! Eu até pesquisei antes e o World of Volley chegou a anunciar que ela sofreu uma lesão e por isso rompeu contrato. Demitida após 4 jogos, mds. E vc tem razão: italiana naturalizada.

      Obrigado pelos toques e pelo carinho, eu tento fazer o melhor hehe <3

      Excluir
    4. Essa Perry ai e a q jogou volei de praia pela italia em 2016 no Rio?

      Excluir
    5. A própria, mas também descobri isso hoje hahaha. Eu lembro da Perry pelo Busto.

      Excluir
    6. Na verdade, a Sarah Pavan não foi demitida do GS Caltex naquela oportunidade. O contrato era só até a metade da temporada, pois daí em diante ela se dedicaria ao vôlei de praia.

      Excluir
    7. Sinceramente acho isso difícil...

      O Caltex vinha do título do Coreano. Não consigo imaginar que o time aceitaria trocar a Pavan no meio da temporada só por desejo dela, já que ficariam sem substituta a alto nível no mercado. Contraram a Eckerman recém-saída da universidade e foi pior ainda para o time.

      Excluir
    8. Acabei de entender que confundi Rebecca Perry (ITA) com Rebecca Pavan (CAN). Não desistam de mim <3

      Excluir
  2. Caramba que legal ler notícias de campeonatos intermediários. Muito bom esse site. Aliás, está cada vez melhor. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje que estou vendo seu comentário. Mas que felicidade em ler isso, obrigado, Gabo <3

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)