6 seleções que decepcionaram no Mundial 2018

A gente esperava mais delas: de algumas o título, de algumas um resultado melhor do que o anterior. Mas nem todos os participantes do Mundial alcançaram seu objetivo. Desde as seleções do topo do ranking a equipes bem menores, separamos algumas que nem chegaram perto do resultado que almejavam ou do sucesso que tiveram no passado. Confiram:

Brasil em 7º lugar

Houve quem sonhasse com o título do Brasil no Mundial, mas este parecia um resultado mais improvável. Porém, era totalmente inesperado que as bicampeãs olímpicas caíssem na segunda fase do campeonato e não alcançassem sequer o Final Six. Para piorar, as brasileiras estavam em um grupo menos complicado, com rivais como Japão, Sérvia e Holanda, enquanto o outro grupo tinha China, Estados Unidos, Rússia, Turquia e Itália. Novamente uma seleção bem mais fraca, a Alemanha acabou com os planos brasileiros. Essa é a primeira vez em 16 anos que o Brasil fica de fora das semifinais, repetindo o resultado de 2002.

Tandara consola Gabi em eliminação brasileira (Foto: FIVB)

Estados Unidos em 5º lugar

Defendendo o título e vindo do primeiro campeonato na LNV, as francas favoritas sequer chegaram às semifinais. Os EUA pagaram pela arrogância de sua comissão e nada funcionou na equipe. Elas fizeram um torneio ruim, sofreram até com a Tailândia e não resistiram ao furacão Sloetjes no Final Six. A Holanda não mostrou nada de novo, além de seu sistema defensivo aprimorado, foram os EUA que se mostraram muito mais fracos do que na LNV. É o pior resultado americano em 12 anos.

Holanda acabou com o sonho do bi americano (Foto: FIVB)

Turquia em 10º lugar

Depois do vice-campeonato na LNV, a gente esperava que elas estivessem pelo menos na briga pelo título, mas foi longe disso. Seu mais expressivo resultado foi um 3 a 0 em cima da Bulgária, mas tomou o mesmo placar diante de gigantes como China, Itália, EUA e até a Rússia. É só a quarta participação do país no Mundial e repete o pior resultado, o mesmo de 2006.

Giovanni Guidetti ficou aquém do esperado em seu primeiro grande campeonato com a Turquia (Foto: FIVB)

Coreia do Sul em 17º lugar

Segundo o ranking da FIVB, elas são a 10ª melhor seleção do mundo. Deus sabe lá como, já que a Coreia nunca ganhou nada, sequer um campeonato asiático e vem em decadência no cenário mundial. A Coreia caiu na primeira fase e o único adversário que conseguiu vencer foi a frágil Trinidad e Tobago. Até mesmo sua rival continental, a Tailândia, bateu o time de Kim - que nem foi a principal pontuadora da seleção. Entretanto, o resultado já é melhor do que o último, quando a Coreia não se classificou, eliminada pelo Cazaquistão no qualificatório.

Coreanas voltaram para casa já na primeira fase do Mundial (Foto: FIVB)

Cuba em 22º lugar

A decadência continua. Tudo o que a seleção cubana conseguiu neste Mundial foi tirar um set do Canadá e um da Turquia, este último seu maior ganho. A seleção cubana não ameaçou ninguém e não fez frente a ninguém, diferente de seu passado de três medalhas de ouro na competição. Aliás, este é o pior resultado da história de Cuba em mundiais: desde sua primeira participação em 1970 as cubanas não iam tão mal no torneio! Na classificação final ficaram atrás de Quênia e Camarões.

Tricampeã Mundial, Cuba teve seu pior resultado na história da competição (Foto: FIVB)

Argentina em 19º lugar

Se víamos a Argentina como força crescente na América do Sul, vimos um passo para trás. As panteras tomaram 3 a 0 de todo mundo, inclusive do México, seleção que Camarões derrotou por 3 a 1. Aliás, México, Argentina e Camarões ficaram empatados com 1 vitória e 3 pontos. A diferença foi no set average: México 0.33, Argentina 0.25 e Camarões 0.23 - e eu vou admitir que torci muito por Camarões. Em suas seis participações no torneio, este é o seu pior resultado.

Mesmo em grupo mais fácil, Argentina não conseguiu passar nem do México (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Turquia fogo de palha e não choca.

    ResponderExcluir
  2. Argentina participou do Mundial por seis* vezes: 1960, 1982, 1990, 2002, 2014 e 2018.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as selecções mais forte para o proximo ciclo são china e Itália, Sérvia so ganhou por causa da levantadora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérvia ganhou na sorte.... chave fraca e no final pegou Itália cansada...

      Excluir
  4. Muito bom esse post! A atrapalhação na hora de montar o time não foi só do Brasil. EUA e Turquia também se equivocaram na convocação e poderiam ter ido ao mundial com jogadoras melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! =]

      Três técnicos monstruosos, mas três técnicos arrogantes.

      Excluir
  5. O principal fator da eliminação precoce brasileira, assim como a americana se resume a péssima gestão de Zé Panela brasileiro e Zé Panela americano, principalmente por teimosia e erros do passado, impossível sonharmos com esse título se não temos líberos (Suellen PASSA longe disso, chegou ao cúmulo de ser coberta pela Garay no passe), centrais inefetivas no ataque (Bia é uma fraude), levantadora limitada e outra fora de forma e sem ritmo de jogo, jogadoras quebradas e oposta reserva que não sabe atacar. Tandara e Gabi carregaram a seleção sozinhas.
    Mas tínhamos time para chegarmos ao menos ao Final Six, pois Japão e Holanda ainda são seleções inferiores a nossa, mas a derrota descabida para a Alemanha foi o FIM literalmente.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas observações dos times, bem isto mesmo.
    A seleção masculina de Vôlei está num estágio melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na seleção masculina a capacidade de renovação é bem maior do que na feminina.

      Excluir
  7. Cuba decepção aonde? já era mais do que esperado esse resultado.

    Turquia foi a grande decepção mesmo, não fez jogo duro com nenhuma das seleções grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuba foi decepção a longo prazo, tipo, na década de 90 ninguém imaginava Cuba assim igual agora...

      Excluir
    2. Isso! Cuba está em "estágio terminal". Nos últimos anos elas ainda conseguiam fazer frente a seleções da Norceca como Canadá e México. Hoje acho que só venceriam Trinidad e olhe lá!

      Excluir
  8. Brasil tambèm ñ foi decepção aliàs as pessoas se iludiram com o titùlo do grand prix 2017 em que a China classificou o Brasil.
    Ano passado o ZRG cometeu os mesmo erros de sempre convocando Monique Pavão,Amanda e sobrecarregando a Natàlia e a Tandara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A China tb deve a classificação para as semifinais do mundial 2014 ao Brasil

      Excluir
    2. É isso, uma mão leva a outra.

      Excluir
    3. Exato, Brasil poderia muito bem ter colocado a equipe reserva contra as dominicanas no Final Six de 2014 e mesmo assim dificilmente perderia a partida.
      Como sempre falo, aqui nesse blog os haters ignorantes sempre utilizam os dois pesos, duas medidas.
      Certamente o karma virá para o zumbi e suas comandadas.

      Excluir
    4. O que é do nojento do Terzic tá bem guardado e virá na hora certa durante a segunda metade do atual ciclo olímpico.

      Excluir
  9. Como ficou o ranking da fivb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi atualizado ainda.

      Excluir
    2. Se usarem o resultado da liga das nações China permanece em 1, se usarem apenas o Mundial a China fica atrás 2 pontos da Sérvia...

      Excluir
    3. O ranking atual conta os resultados do Grand Prix 2017. Então eu acho que a VNL contará tbm na próxima atualização. A pontuação do Mundial entrará de qualquer forma obviamente. E eu não sei se as mesmas pontuações do Grand Prix serão usadas para a VNL no ranking levando em conta que a competição desse ano foi mais longa do que a do ano passado.

      Excluir
  10. Não dá pra entender o que o Pankov fez com a vaga de reserva da Goncha. Malygina bancou pra Malykh a VNL inteira, é literalmente um cone de 2.02 de altura e mesmo assim foi ao Mundial. O técnico russo não botou a Malygina de titular em nenhum jogo da segunda fase com a lesão inesperada da Goncha. Então pq a levou pro Japão como a oposta reserva? Jogaram na saída a inexperiente Kotikova e a péssima Biryukova.

    ResponderExcluir
  11. Eu já imaginava a eliminação da Cuba e da Coreia.O Brasil eu achava que podia chegar no final six ou até no pódio, mas não esperava o título.Mas a Turquia realmente foi muito mal, imaginava elas no final six ou pelo menos fazendo jogo duro com as melhores seleções do campeonato.

    ResponderExcluir
  12. Fui eu que fiz aqueles comentários que desagradaram sobre o racismo que os poloneses teriam contra outras raças. Gostaria de pedir desculpas a todos! Eu não lembrava que a POL tinha sido perseguida pelos Alemães. Eu não lembrava que o ódio; a perseguição e o pavor tinham assolado o passado polonês. Sabia que existe uma rivalidade entre eles e os russos ou que judeus foram massacrados naquelas câmaras de gás horripilantes! durante as terrível guerra. Por isso Não ao fascismo! Não as perseguições! Não a tortura! Não a qualquer circunstancias que inibam a liberdade. Temos que refutar qualquer hipótese de mordaças; de calar reivindicações. Não foi minha intensão discriminar o Leon de Cuba. Vi uma cena terrível dos fascistas da época das perseguições: eles obrigavam a força que crianças entrassem em caminhões lacrados para terem um fim trágico!!! Refuto qualquer pessoa que tenha perfil e características do autoritarismo. Não para todos eles. Temos que priorizar a liberdade e a democracia!! Minhas desculpas e não ao militarismo!!! Esse grupo carioca é nefasto! Cheios de caricaturas e deboches. Agridem e falam o que quer. Não responsáveis e autoritários. Liberdade sempre e não ao racismo que nem sempre se revela por separações de cor de pele das jogadoras ou do povo! O filho não presta!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)