Montreux: Turquia sufoca Itália e vence azurra por 3 a 0

A Turquia jogou grandiosamente bem contra a Itália nesta terça-feira (04), primeiro dia de Montreux. As comandadas de Guidetti bateram a azurra por 3 sets a 0 (25-18, 26-24, 25-21) um placar inesperado para duas seleções de estilo parecido, no mesmo patamar, que visamos até a Itália como superior. Mazzanti optou por escalar Guerra como titular e a ponteira não foi bem. Aliás, foi justamente a recepção que "chocou" a Itália - vale lembrarmos que a seleção turca tem um dos melhores saques do mundo. Egonu não jogou bem, só fez um grande segundo set, único momento da partida em que a Itália fez frente às rivais. 

Marcação pesada surpreendeu Egonu (Foto: GetImages/Montreux Volley Masters)


A Turquia nem fez nenhum milagre ofensivo, foi simplesmente mais eficiente que as rivais e errou menos. Em três sets a Itália cometeu 25 erros, um set inteiro de graça às adversárias. Já é característica dessa seleção o número absurdo de erros, se errasse menos, estaria no topo das seleções do mundo. A Turquia me parece ter um banco fraco, mas tem um time titular muito eficiente.

Ozbay vibra na vitória contra as italianas (Foto: GetImages/Montreux Volley Masters)

Montreux Volley Masters - Dia 1

Turquia 3 x 0 Itália (25-18, 26-24, 25-21)
MP: Boz (12), Baladin, Erdem (9) | Egonu (14), Bosetti L. (8)

MP: Liu YH, Hu  (12) | Storck (11), Kunzler (9)

MP: Gabi (18), Rosamaria (16) | Goncharova (19), Ilchenko (14)

Dia 2

11h30 - Camarões x Rússia
13h45 - China x Itália
16h15 - Brasil x Polônia

Comentários

  1. Itália vai penar com a ponteira a não ser a Lucia no passe. Caterina faz muita falta nesse time.

    ResponderExcluir
  2. "A Turquia me parece ter um banco fraco, mas tem um time titular muito eficiente". Eu vou discordar de vocês to fly. A Turquia tem no banco opções até interessantes. Por exemplo, a Ebrar Karakurt, apesar de jovem e por vezes inconstante, é uma ótima opção para inversão do 5-1, poucos times tem uma oposta com o potencial dela no banco. Inversão essa que poderia ser melhor se Alikaya não tivesse pedido dispensa. Mas a Ozbay é uma grande levantadora, surge um talento mundial nessa posição.
    No meio a Eda é inquestionável (para mim a melhor central do mundo na atualidade). No entanto, a Beyza também é muito promissora, assim como a Gunes. Gunes é mais eficiente no ataque pela frente e razoável no bloqueio, e Beyza é boq no bloqueio e na "china". Nas líberos, eu acho a Gizem Orge melhor até que a Akoz, pelo menos pelo que acompanho da Orge (no vakifbank) e da Akoz (no VitrA). Acho que a grande carência dessa seleção está nas pontas. Baladin e Meliha são titulares, mas a Ercan não tem o mesmo nível. O time praticamente não tem uma 4* ponteira e várias vezes entrava a líbero Sarioglu para fazer passagens pelo fundo de quadra no lugar da Baladin, que apesar de boa atacante é ruim no passe. Acho que se a Oszoy ainda defendesse a seleção elas seriam ainda mais perigosas, e a Kirdar então (essa apesar de meio antipática jogava muito. Jogadoraça em todos os fundamentos). Acho que a Turquia tem grandes chances de desbancar Russia e Italia e garantir junto com China e EUA as três vagas do grupo B e C no final six do mundial. Turquia incomodou muito os EUA (venceu 1, e perdeu 2 para elas, ambos os 3 jogos no tie break). E sobre a oposta a Boz está bem, e salve as inconstâncias, tem a promissora Karakurt no banco como falado acima.
    Enfim, parabéns ao Guidetti que mesclou juventude e experiência e está colocando a Turquia no rol dos grandes times de voleibol feminino do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente cometário! Concordo plenamente. O nível do time turco subiu e vem subindo gradativamente com o Guidetti. E apesar de não ter "estrelas", apresenta um bom conjunto.

      Excluir
    2. Concordo em partes.

      A Karakurt é realmente muito inconstante, as vezes ela entra mais pela força de vontade do que pela qualidade. Personalidade ela têm, mas é muita força pra pouca inteligência, coisa da idade.
      Com a saída da Alikaya, eu não conheço direito a outra levantadora, então nem vou falar. Mas a Ozbay foi pra mim o maior "achado" do Guidetti nesse ano. Sensacional. Ela já entrava muito bem nas rotações do Vakif no ano passado, e nesse ano ela foi decisiva nas partidas contra o Vitra e no F4 da Champions.
      E, justamente quando a Naz tirou um período de férias, a Ozbay entrou e tá tomando conta da posição, tanto no Vakif quanto na Turquia.
      Quanto as ponteiras, eu não coloco muita fé em nenhuma delas. A Meliha é de lua. E a Baladin apesar de ser a melhor dentre as 4, sofre demais no fundo de quadra.
      A Boz também é outra, em um jogo ela supera as expectativas e no outro fica muito aquém do esperado. Resumindo, ela não é confiável.
      Agora, se tratando das centrais. A Eda é impressionante, e eu concordo contigo, é a melhor central na atualidade. E a Gunes tem um potencial enorme, 19 anos, jogando com a Rasic no Vakif e com a Eda na Turquia, conseguiu roubar a vaga da Kubra Akman no final da temporada de clubes, e ela não se esconde em nenhum jogo. Sem contar com a Beyza, que fez uma ótima temporada com o Vitra, e ainda tem a Kubra. O grupo de centrais da Turquia é excelente.

      E, pra mim, o maior potencial da Turquia no banco é o treinador. O Guidetti faz trabalhos excepcionais, ele entrega o que promete. Muita gente guarda rancor com ele, por causa do episódio da Sheila (no qual ele estava correto). Mas ele é, inegavelmente, um dos melhores treinadores e motivadores no vôlei.

      No ano que ele perde a Kidar, a Neslihan, ambas aposentadas. E ainda de quebra perde a Naz (grávida), ele conseguiu montar um time que está batendo de frente com todas as seleções favoritas. Guidetti merece muitos créditos e muitos elogios pela seleção que montou. Espero que consiga manter isso no Mundial. Grata surpresa na temporada.

      Excluir
    3. Alikaya não pediu dispensa. Ela se desentendeu com o Guidetti e não seguiu com a seleção turca na preparação para o Mundial.

      E a Kirdar é mega e não meio antipática.

      Excluir
  3. Achei que o Tofly não iria fazer uma publicação separada sobre o jogo da Itália, ledo engano.

    Falei no post de ontem, a Itália comete os erros mais bizarros que eu já vi. Passa a impressão de que a seleção é muito displicente em relação aos campeonatos.

    Tem um time com um potencial suficiente pra bater de frente com os Eua, China e Brasil, mas sempre se contentam com aquela vitória na fase de grupos contra a China. Aliás, parece que a Itália só serve pra ganhar da China, impressionante.

    Na minha opinião foi a seleção que fez a pior preparação pro Mundial, eu sequer sei quais serão as ponteiras titulares da Itália. É um time que comete MUITOS erros, que não sabe aproveitar a levantadora maravilhosa que eles têm, a líbero que é uma das melhores do mundo, e a Egonu, que tem um potencial enorme à ser explorado.

    Sem contar com o Mazzanti, sempre parece perdido no lado da quadra. Com uma cara de paisagem.

    Devem ganhar facilmente da China B/C hoje, a função da Itália é ganhar da China. Mas esse torneio deve ficar entre a Turquia e o Brasil. E a unica opção que eu vejo é do time italiano crescer no decorrer do Mundial. Hoje, é um time muito instável. Muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia Bosetti é uma das ponteiras titulares da Itália no Mundial, com certeza. Ela não é boa no ataque, mas tem passe e fundo de quadra consistentes.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)