O "pane" holandês, a virada no tie-break e o título da Rússia na Rabobank

Aconteceu no último domingo (12) a final da Rabobank Super Series, torneio que reuniu Holanda, Rússia, Itália e Turquia. Na final, a Holanda defendia a sua invencibilidade na competição contra a Rússia, ambas as seleções com força total.

Rússia comemorou título da Rabobank (Foto: reprodução/Instagram)


As russas começaram melhor, com Goncharova jogando muita bola e fazendo 11 pontos nos dois primeiros sets. A distribuição de Startseva também estava boa, acionando com eficiência as centrais, principalmente Zaryazhko, que jogou na rede de dois. Do outro lado, a Holanda sofria apática principalmente pelo "pane" de sua principal jogadora: a oposta Sloetjes. Nos dois sets, a atacante marcou apenas 5 pontos, muito pouco para ela. Dijkema estava em dia instável e Koolhas seguia praticamente ineficaz pelo meio.

Diante disso, Morrison fez quatro alterações: trouxe a líbero Knip para o lugar de Schoot, o que melhorou o passe, Bongaerts para o levantamento, o que mudou o padrão de jogo e principalmente Lohuis para o meio. No lugar de Sloetjes veio Plak, mas surtiu pouco efeito. Bongaerts acelerou o jogo, mostrando porque vem sendo uma das principais apostas de Morrison para a laranja. Nos três sets em que jogou, Lohuis fez 12 pontos - Belien fez 8 em cinco sets. Com o crescimento de Buijs e ua grande partida de Grothues, além do "pane" passando agora para Goncharova, que mal conseguia pontuar, a Holanda cresceu e empatou a partida.

Sloetjes foi mal e Grothues comandou a definição na respirada da Holanda (Foto: FIVB)


Mas no tie-break, a experiência fez a diferença. A Holanda chegou a abrir 14x12 e teve o contra-ataque para definir a partida, mas Plak foi defendida e Ilchenko rodou. Aliás, que boa notícia a atuação decisiva da ponteira, uma vez que Kosheleva acaba de anunciar que não jogará o Mundial. Startseva viu Goncharova ser bloqueada e dar o match point à Holanda, não pensou muito na bola seguinte e colocou para Ilchenko. A ponteira rodou e empatou a partida. E foi aí que a inexperiência pesou para Bongaerts, depois de duas bolas consecutivas para Plak, a china de Belien foi bloqueada e a Rússia passou à frente. Em um erro de ataque de Plak, a Rússia foi campeã da Rabobank.

Com Goncharova anulada, Ilchenko assumiu a responsabilidade no tie-break (Foto: FIVB)


Na disputa do bronze, a Itália trouxe a seleção principal para bater a Turquia por 3 sets a 1. Paola Egonu foi a maior pontuadora do confronto com 18 pontos.

Rabobank Super Series - Final

Rússia 3 x 2 Holanda (25-20, 25-16, 18-25, 18-25, 16-14)

RUS: Goncharova (20), Voronkova (10), Ilchenko (15), Fetisova (9), Zaryazhko (11), Startseva (3) e Talysheva (L). Entraram: Romanova, Malykh (4), Khodunova (1) e Lyubushkina (1).

HOL: Koolhas (3), Sloetjes (5), Buijs (18), Belien (8), Grothues (18), Dijkema (2) e Schoot (L). Entraram: Jasper, Bongaerts (3), Plak (7), Lohuis (12) e Knip (L).

Comentários

  1. Sloetjes é um caso perdido já que não tem um padrão de jogo e é uma pipoqueira mór. A próxima temporada deve ser a última dela no Vakif já que o Ecz vem super forte e a Lonneke só continuou no time turco pq melhorou na reta final dos últimos campeonatos de clubes.

    Dijkema tá bem jaqueira ultimamente pela experiência que tem sendo há anos a levantadora titular da Holanda. Por que Stoltenborg não jogou esse torneio? Bongaerts vinha errando vários saques desde que entrou para substituir a Laura. Quando estava 14 a 12 para a Holanda, o apático Jamie Morrison não colocou outra jogadora para sacar no 1º match point. Resultado? 14 a 13, ponto de graça para as russas. Daí a Plak previsivelmente pipocou e a Rússia ganhou o jogo.

    Koolhaas é um desperdício de altura. Tem 1.98, mas é um cone em quadra.

    Não entendo pq a Pietersen não voltou ainda para a seleção holandesa. Tem jogos que o Morrison ainda insiste erroneamente na Plak de ponteira.

    Holanda deve ficar fora do Final Six do Mundial. Dos grupos A e D devem passar para a fase final Brasil, Sérvia e Japão.

    ResponderExcluir
  2. Se as russas, principalmente Startseva, tirarem esse jogo como exemplo, e perceberem que as centrais podem mudar e definir o jogo, a Rússia pode vir forte, é o que eu espero. Esse time só precisa trabalhar mais com as centrais e com o passe da Voronkova, com o passe na mão ela, a Fetisova
    e a Goncharova podem detonar a quadra adversária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Matheus. Vejo um bom time se formando. Ilchenko, Voronkova, Kotikova e Khodunova estão dando novos ares na linha de passe russa, que ainda é instável, obviamente. Torço pra esse time dar liga!!!

      Excluir
  3. E o Mazzanti não é bom de estratégia. Além de dar uma semana a mais de descanso para Egonu e cia no começo da VNL que custou o Final Six para a Itália, ele usou o time reserva na semi da Rabobank e as titulares também contra as turcas na fase classificatória desse torneio. Deveria ser ao contrário já que a semi estava automaticamente garantida, mas enfim.

    ResponderExcluir
  4. Alguns AFIRMAVAM:
    - Sloetjes fez Sheilla bancar, pq ela é melhor.

    Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Sloetjes é mais pipoqueira que Amanda,Rosamaria juntas! As holandesas acharam que o jogo estava ganho!

    Será uma nova Rússia agora? Voronkova e Goncharova vão conseguir liderar esse time pro final Six?

    PS 1: Koolhas é a Mara holandesa!
    PS 2: Como regrediu Djikema!
    PS 3: To Fly, De Kruif vai voltar mesmo? pq com a Koolhas esse time vai perder até pra times pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaike, acho que esse time russo tende a crescer. Sem a Kosheleva, espero que o Pankov leve a Khodunova como quarta ponteira e deixe a Kutiukova de fora, porque ela é horrível!!! Ilchenko, Voronkova, Kotikova e Khodunova tem que ser as 4 ponteiras.

      Excluir
    2. A Filintiskaya seria a melhor opção de levantadora no momento.

      Pankov tomou as dores da filha e tirou a promissora levantadora da lista, a única que não levanta balãozao pra cima.

      Esse time russo tem condições de fazer um bom Mundial, EUA,Servia,Italia,Brasil e China estão praticamente no final Six, a briga russa será contras as turcas, que é só anular a Boz que aquele time treme na base.

      Kotikova joga de oposta também? Ela é boa mesmo!

      Kutiukova está a anos na seleção russa e nunca se destacou, é igual a Monique no Brasil.

      Torcendo pro Pankov não levar a Zariasko que é a pior central do planeta Terra!

      Excluir
    3. de Kruijf faz muita falta no time holandês. Ela fez a cirurgia no joelho no começo de março, mas já vem de outras lesões. Não dá pra saber a situação da Robin, só ela mesmo pode esclarecer isso.

      Filishtinskaya deu uma pausa na carreira que coincidiu com o boicote injusto do Pankov.

      "Esse time russo tem condições de fazer um bom Mundial, EUA,Servia,Italia,Brasil e China estão praticamente no final Six, a briga russa será contras as turcas, que é só anular a Boz que aquele time treme na base."

      Entre os grupos B e C, vai ser difícil Rússia e Turquia tirarem as vagas de China, Itália e US para a fase final do Mundial.

      Entre os grupos A e D, Brasil e Sérvia devem avançar, com Japão e Holanda disputando a 3ª vaga do Final Six.

      E a Boz não é uma oposta constante e extremamente confiável.

      Kotikova joga de oposta também. Difícil a Zaryazhko não jogar o Mundial.

      Excluir
    4. A China cederia a vaga pra Rússia se:

      * Zhu lesionar.
      * Ding for previsível.
      * Yingying Li desistir de jogar.

      As turcas ficaram se achando depois da prata na VNL! Acharam que pisariam nas Yankees e amarguraram a prata.

      Boz é a Monique Turca! Vive de explorar Block e é bem afrontosa.

      PS1: Narradores falam que Monique não afronta ou xinga o adversário, estão muito enganados! Mandou até o árbitro tomar naquele lugar, no Sul Americano.

      Excluir
    5. Muito difícil a China deixar a vaga do Final Six escapar, ainda mais pra Rússia e com a volta da Zhang melhorando o passe.

      É fato que a seleção chinesa joga em função da Zhu. Por que a Yingying Li desistiria de competir no Mundial? Com a volta da Zhang, ela vai pra reserva. Acho difícil a Li jogar na saída no lugar da Zeng.

      A Turquia volta para a realidade como equipe de segundo escalão no Mundial, pode apostar.

      Ainda bem que a Monique é passado na seleção. Espero que ela nunca mais volte para o time principal do Brasil.

      Excluir
    6. Dizer que a Boz é como a Monique é palhaçada. Não assistiu o último jogo dela contra o Brasil na Liga das Nações, só pode. Faça mil favor

      Excluir
    7. Boz NAO É DESSAS! Não é PORRADEIRA! Não é Tandara,Bosko ou Egonu.
      Então é Monique SIM!

      Até a Ebrar Karakurt é mais agressiva que a Boz. Veja os jogos e depois conversamos!

      Excluir
    8. Também acho. Tands, Bosko e Egonu têm braços rápidos extremamente fortes. Fora que são as referências nos ataques de suas respectivas seleções. A bola de segurança da Turquia é a Eda e não a Boz.

      Excluir
    9. Olha Kaike, qdo a Slotjes fez a Sheilla bancar, ela era uma das três melhores opostas do mundo, um índice impressionante de aproveitamento no ataque. Sheilla por outro lado vivia uma fase ruim, o que está acontecendo exatamente agora com a holandesa.

      Excluir
    10. Sloetjes nunca fez parte do top 3 de opostas do mundo. A fase boa dela na época da Rio 2016 não foi suficiente para chegar nesse nível de prestígio comparando com outras jogadoras da posição.

      Excluir
    11. Sloetjes nunca vai vingar! Ela quer pagar de Sheilla, mas não consegue!

      É igual a Monique, larga aquela bola na diagonal (CLASSICA DELA), mas acerta, não porque é boa jogadora, e sim por que a adversária é lerda mesmo.

      Toda oposta se inspirou em Sheilla Castro ou Ekaterina Gamova. E tentam copiar suas jogadas ao máximo, mas pra fazer aquilo tudo, precisa ter TALENTO.

      No Vakif, Sheilla só bancou porque o Guidetti QUERIA ATRAPALHAR a Sheilla antes das olimpíadas. Não deixou ela jogar e deu preferência pra jogadora de sua seleção.

      Sheilla PATROA de Sloetjes!

      Excluir
    12. Guidetti é um paneleiro. O Vakif já tá virando uma extensão da seleção turca.

      Excluir
    13. @Kaike Lemos...biatch

      Excluir
    14. Não era o que acontecia nos jogos do Vakif com a Slotjes jogando muito. Ela nessa época era sim uma das três melhores opostas do mundo meu caro anônimo, se vc não viu, não assistia os jogos. Na Rio 2016 ela simplesmente voltou a jogar o que jogava anos antes. Veja os jogos do Vakif qdo Sheilla bancou pra ela, contra fatos não há argumentos. Quanto a dizer que todas as opostas se inspiraram em Sheilla e Gamova, concordo. A própria Boskovic afirmou no mundial de 2014 que Sheilla era sua inspiração. Vamos ser coerentes não é? Mas volto a dizer, assista aos Jogos do Vakif e verás que Sloetjes já foi sim uma das três melhores do mundo na posicao.

      Excluir
    15. Há, o que estou colocando aqui em questão foi uma ótima fase da Sloetjes, que foi ressurgida na Rio 2016 e não o talento dela em superar a Sheilla, até pq superar a Sheilla em talento tá muito dificil pra ela, mas toda jogadora tem melhores momentos e recaídas. Por um tempo a holandesa foi mais definidora do que a brasileira, porem, o talento de Sheilla e invomparavel.

      Excluir
    16. A Sloetjes jogou super bem basicamente em 2016. Pra mim, uma única temporada especial de clubes/seleção não é suficiente para colocá-la no top 3 de opostas da época. Aliás, quem deveria ter ganhado o prêmio de best opposite spiker na Rio 2016 era claramente a Bosko que foi imprescindível para levar a Sérvia à final. Lonneke fez mais pontos na Rio, mas Tijana foi mais decisiva. Depois disso a holandesa foi só ladeira abaixo com direito a muita pipoca. Acredito que essa seja a última temporada dela no Vakif. Ela escapou de deixar o clube turco agora pq melhorou o desempenho na reta final dos últimos campeonatos. Mas em 2018/2019 ela será bem mais cobrada a dividir a responsabilidade do ataque com a Zhu já que o Ecz vai ser só pancadaria com Kim na entrada e Bosko na saída. E a Sheilla bancar para a Sloetjes tem muito mais a ver com o desejo do Guidetti em manter a titular da seleção que ele treinava na época em atividade do que com propriamente uma diferença astronômica de rendimento entre as duas atletas. Sabemos muito bem como o Giovanni é.

      Excluir
    17. A Sheilla bancou para a Sloetjes porque a holandesa estava melhor, simples. Guidetti foi paneleiro com a Buijs, já que a Hill estava jogando MUITO melhor e tinha acabado de ser MVP do Mundial.

      Excluir
    18. Buijs não aprendeu a passar direito sendo comandada por Bernardinho e Guidetti, misericórdia.

      Hill desandou depois no Mundial e não jogou bem na Rio, principalmente no jogo mais importante contra a Sérvia. Depois de bancar no Vakif, viu que tava decaindo ainda mais, se tocou, foi pro Cone e melhorou desde então.

      Excluir
    19. Verdade Gustavo, o que aconteceu foi simplesmente isso. Panela ela fez com a Buijs, a Sloetjes merecia a titularidade naquele momento. Quem assistiu os jogos, confirma esse fato.

      Excluir
  5. To fly, no Mundial Infanto de 2009, surgiu outra holandesa gigante de 1.98 (senao me engano) com a Koolhas, que nao me recordo o nome. Que fim ela teve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não faço ideia =x
      Vc sabe qual era a categoria?

      Excluir
  6. To fly, vai fazer post sobre o terceiro amistoso? Quero saber as pontuações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana que vem a CBV vai marcar 4 amistosos contra os EUA sub-15, para ver se esse timeco amarelo vence pelo menos um.

      Excluir
    2. "Semana que vem a CBV vai marcar 4 amistosos contra os EUA sub-15, para ver se esse timeco amarelo vence pelo menos um."

      Vá arranjar o que fazer, desocupado.

      Excluir
  7. Não tem como comparar Sheilla e Sloetjes na época do Vakif, a nossa oposta já estava no fim do carreira e Sloetjes estava no auge da forma física, entre as duas há 10 anos de diferença, dentro do esporte isso equivale ao dobro ou muito mais.
    Nunca vi nenhuma oposta como a Sheilla, era em altura a mais baixa, mas era a mais habilidosa, também era excelente em todos em fundamentos, eu ainda digo que não há uma jogadora com a variedade de golpes que a Sheilla tem, ela tem todos e além disso ela era muito decisiva! A bola pra fechar o set, o jogo era pra ela. E ela definia. Acho que mesmo nesse auge da Tandara, não vejo ela tão decisiva como a Sheilla era, apesar de ser uma grande pontuadora e ser uma das melhores do mundo na sua posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais assusta é a queda de rendimento da Sloetjes desde a Rio. Sheilla não precisava provar mais nada pra ninguém na época da Rio 2016 pq o seu posto de oposta mais habilidosa da história do vôlei mundial já estava super consolidado.

      O grande teste da Tandara vai ser agora no Mundial. De acordo com o desempenho dela na competição, pode passar a Bosko na disputa de melhor oposta do mundo atualmente. O time vai depender muito da Tands no Japão e acredito que ela vai responder bem apesar de toda a pressão. Os adversários virão preparados com o objetivo de pará-la, então vai ser a hora da Tandara ter mais serenidade em não resolver tudo na pancada. Desde o ano passado é visível que ela quer fazer história com a camisa da seleção. Torço para que isso se concretize em outubro <3

      Excluir
    2. Isso mesmo Edu, naquela época a holandesa jogou até melhor do que jogou na Rio 2016.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)