As 5 melhores seleções do ranking que não se classificaram ao Mundial 2018

O Campeonato Mundial será disputado por 24 seleções, mas não necessariamente as 24 melhores seleções do mundo, claro, isso devido às vagas por federações. Aliás, segundo o ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), quatro das 24 estão de fora do torneio, enquanto duas seleções que não entram no Top 30 se qualificaram. Confiram as cinco principais seleções fora do Mundial:

Joanna Wolosz (Foto: CEV)

 Bélgica (13º lugar)

Essa é a seleção prejudicada pelo novo regulamento da FIVB que tirou uma vaga da Europa no torneio. Com seu elenco principal, a Bélgica venceu quase todos os adversários, mas não resistiu diante da Itália, perdendo a única vaga do Grupo D. Na repescagem, não resistiu diante de Holanda e Bulgária. A vaga tirada da CEV e dada indiretamente à Norceca é justamente a que seria da Bélgica.

Aelbrecht, Van Hecke e Van De Vyver não jogarão o Mundial com a Bélgica (Foto: CEV)

 Croácia (19º lugar)

Uma das melhores seleções da Europa nos anos 90, a Croácia só assiste à sua decadência na atualidade. Mesmo com jogadoras como Fabris e Barun, a equipe croata teve uma participação vexatória na qualificação ao Mundial, perdendo para Rússia, Grécia e Hungria. Com um nível baixo de voleibol, a seleção sequer conseguiu chegar à repescagem.

Croácia nem se aproximou da classificação (Foto: CEV)

 Polônia - 22º lugar

Outra que caiu feio foi a Polônia. Até 2017 o técnico Nawrocki insistia com Tomsia como titular, o que claramente não rendia bons resultados e prejudicava Smarzek, atuando como ponteira passadora. A oposta deu pane contra a República, com 10 pontos em 5 sets. Do outro lado, Havlickova bastou jogar bem para eliminar a Polônia da disputa, já que a Sérvia liderou o grupo invicta.

Escalação não ajudou muito ao time da Polônia (Foto: CEV)

 República Tcheca - 23º lugar

Se as tchecas venceram a Polônia no Grupo B, perderam para a Sérvia. Entretanto, conquistaram o direito de disputar a repescagem. Mas aí as tchecas não resistiram e acabaram derrotadas por Holanda, Bulgária e Bélgica, terminando a repescagem em quarto lugar e ficando de fora do Mundial.

Tchecas chegaram à repescagem do europeu, mas não resistiram (Foto: CEV)

 Peru - 26º lugar

Depois de perder para Brasil e Colômbia no Campeonato Sul-Americano, restou para o Peru ser campeão do qualificatório da CSV. O time não só voltou a perder para as colombianas, como ainda foi derrotado pelas panteras argentinas, que saíram campeãs. 

Enfraquecido, Peru tornou-se a quarta força da América do Sul (Foto: FIVB)

   Colômbia, Tunísia e Hungria (Bônus)

Completando a lista dos 30 colocados estão Colômbia e Tunísia empatadas em 28º e a Hungria em 30º. A Colômbia perdeu a repescagem sul-americana para a Argentina, a Tunísia terminou em 5º no Campeonato Africano e a Hungria ficou atrás de Rússia e Grécia no qualificatório europeu.

Colômbia acabou cedendo vaga à Argentina; Tunísia e Hungria também ficaram de fora (Foto: FIVB)


Em compensação, o Quênia (33º) e Trinidad e Tobago (34º), essa última com uma ajudinha da FIVB, foram as seleções de fora do Top 30 que jogarão o Mundial 2018.

Comentários

  1. A Colômbia venceu a Argentina no Sula por 3 a 2 e dois meses depois perdeu por 3 a 0 no qualificatório para o Mundial, vacilo dos grandes. Mas ainda sim o time do Rizola tem muita margem de crescimento e segue como a 2ª força do vôlei feminino sul-americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A equipe colombiana pode crescer mto. Fez um jogo bom X Brasil no sul americano e está iniciando um bom trabalho de base por aqui. Fundamentos importantes como bloqueio ainda deixa a desejar .Mas será uma força a mais no nosso cotinente nos próximos anos.

      Excluir
  2. A FIVB precisa fazer coisas deste tipo para popularizar o esporte em áreas do mundo onde ele está "engatinhando". Mas convenhamos, serão poucas seleções "fracas" disputando o mundial. Nós já sabemos mais ou menos quem vai ficar pelo caminho e voltar mais cedo para casa.

    ResponderExcluir
  3. Todas as seleções citadas são fracas. Bem provável nem avançariam da 1a fase no mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Carlos Eduardo. ..Será que as equipes já nascem prontas? O Brasil por ex..demorou anos para superar o Perú. Cuba trimundial e triolímpica e sempre teve tradição e hj na adulto deixa a desejar.China aparece nos últimos 20 anos e o Brasil ganhava fácil dela.Passar ou não para outra fase é mto relativo (Rio2016).TemoSair que pensar na oportunidade para todos e que consigam se sustentar e as nossas seleções nada pode falar atualmente,e sim tentar ganhar um sul americano por ex.Quem imaginária que Turquia te ria voleibol um dia.Cuba perdendo para México. E por aí vai.Organização,fomento,treinamento adequado,política esportiva ..juntas podem dar certo. Abraço


      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)