Garay, Hill, Kim, Veljkovic: 14 aposentadorias confirmadas e 11 prováveis em 2021

No voleibol, chamamos de ciclo olímpico os anos que antecedem a competição mais importante do calendário deste esporte: as Olimpíadas. Em virtude da covid-19, tivemos um ciclo atípico de mais de 4 anos que já chegou ao seu final e hoje mescla-se com o início de um novo ciclo.

Como é comum, com o fim do ciclo infelizmente recebemos uma enxurrada de notícias de aposentadorias e em 2021 não vem sendo diferente. Algumas delas já estão consolidadas, algumas são dúvidas.

Neste post elencamos 21 perdas para suas seleções, para os clubes e para o esporte em geral. Confira:

Fernanda Garay, Brasil, aposentadoria das quadras

Um dos maiores nomes da história do voleibol brasileiro, a ponteira Fernanda Garay anunciou que a Olimpíada de Tóquio foi sua última competição no voleibol. Aos 35 anos, ouro em Londres e prata em Tóquio, Garay deseja dedicar-se mais à vida pessoal, incluindo a maternidade.

Dor de um país inteiro: Fernanda Garay abraça José Roberto Guimarães em sua despedida das quadras (Foto: Reuters)


Camila Brait, Brasil, aposentadoria da seleção

Ver Camila Brait em Tóquio foi lavar a alma do brasileiro, depois de uma mágoa justificável com o corte de 2016. A líbero chegou a desistir da seleção, mas reconsiderou e foi essencial para prata olímpica. Aos 32 anos, Brait agora só se dedicará ao Osasco, onde jogará sua 14ª temporada consecutiva.


Olimpíada de Tóquio foi a última competição de Camila Brait pelo Brasil (Foto: FIVB)


Kimberly Hill, EUA, aposentadoria das quadras

Sem surpresa, a MVP do Mundial, Kimberly Hill confirmou que a Olimpíada foi sua última competição. Hill já havia anunciado isso em 2020, mas com o adiamento olímpico decidiu estender seu contrato por uma temporada com o Conegliano. O ouro marca o adeus da ponteira de 31 anos das quadras.

Ouro olímpico marca despedida de Kimberly Hill da seleção americana (Foto: reprodução)


Yeonkoung Kim, Coreia do Sul, aposentadoria da seleção

Grande responsável por levar sua seleção a duas semifinais olímpicas, tendo conquistado o MVP em 2012, a ponteira Yeonkoung Kim encerrou seu ciclo na seleção. Aos 33 anos, Kim saiu de Tóquio como segunda maior pontuadora, surpreendendo pelo seu desempenho. A atleta vai continuar sua carreira pelos clubes e retornará no chinês Shanghai.

Yeonkoung Kim deixa a seleção da Coreia do Sul após segunda semifinal com a seleção (Foto: reprodução)


Stefana Veljkovic, Sérvia, aposentadoria das quadras

Ela não conseguiu voltar a tempo de jogar Tóquio e anunciou hoje que o Campeonato Europeu será sua última competição: sim, Stefana Veljkovic deixará as quadras. Aos 30 anos, a central preferiu dedicar-se à maternidade e ao seu casamento com o também jogador Srcko Lisinac. A jogadora confirmou que não tem nenhum contrato para os próximos anos, mas disse que não seria impossível voltar a jogar um dia.

Stefana Veljkovic fez a escolha por cuidar do filho e da família, deixando as  quadras após o Europeu (Foto: reprodução)


Prisilla Rivera, R. Dominicana, aposentadoria das quadras

Com uma carreira marcada por muita superação, Prisilla Rivera está se despedindo das quadras pós-Tóquio. A ponteira já havia anunciado que a Olimpíada seria sua última competição, mas reconsiderou para se despedir no Campeonato da Norceca. MVPris, como é carinhosamente chamada pelos fãs, deixará o vôlei aos 36 anos.

Prisilla Rivera foi uma das responsáveis por levar a Rep. Dominicana à sua segunda Olimpíada (Foto: FIVB)


Suji Kim, Coreia do Sul, aposentadoria da seleção

Seguindo os passos de Kim YK, ex-colega de time e grande amiga pessoal, a central Suji Kim anunciou que a Olimpíada foi sua última disputa com a seleção da Coreia. A central de 34 anos vai continuar atuando pelo IBK Altos, na sua liga local.

Suji Kim também anunciou sua saída da seleção coreana (Foto: FIVB)


Hyojin Yang, Coreia do Sul, aposentadoria da seleção

Se perder uma central titular é ruim, imagina duas? Assim como Kim SJ, a central Hyojin Yang anunciou que não jogará mais pela Coreia. Yang tem 31 anos e também não deixará as quadras, seguirá jogando pelo Suwon Hyundai, único time que defendeu em toda a sua carreira.

Hyojin Yang é a segunda central titular a deixar a Coreia pós-Tóquio (Foto: FIVB)


Lenka Durr, Alemanha, aposentadoria das quadras

A experiente líbero alemã deixou a seleção em 2019 e acabou de oficializar que também deixará as quadras. Lenka Durr, de 30 anos, foi a melhor defensora da VNL 2019 e por duas vezes a melhor líbero de Montreux. Tetracampeã nacional, encerrou sua carreira com o título do Dresdner no Alemão.

Titular da Alemanha, Lenka Durr deixa as quadras neste anos (Foto: FIVB)


Natalya Mammadova, Azerbaijão, aposentadoria das quadras

Uma das maiores estrelas da história azeri, a ponteira Natalya Mammadova também deixa as quadras neste ano. Com vasta experiência internacional, já foi campeã mundial de clubes e encerrou sua carreira na seleção no Mundial de 2018. Mammadova deixou as quadras no francês Volero Le Cannet aos 36 anos.

Natalya Mammadova já havia deixado o Azerbaijão em 2018 e agora se aposenta de vez (Foto: FIVB)


Wilavan Apinyapong, Tailândia, aposentadoria das quadras

Ela foi um dos pilares das FAB 5, o grupo de cinco jogadoras tailandesas que impactaram uma geração com o voleibol por lá. Todas já anunciaram a saída da seleção, mas Wilavan Apinyapong é a primeira a deixar oficialmente as quadras. Aos 37 anos, a ponteira encerrou sua carreira jogando a última VNL.

Após volta especial à seleção, Wilavan Apinyapong deixou de vez as quadras  (Foto: FIVB)


Miya Sato, Japão, aposentadoria das quadras

A levantadora Miya Sato era a favorita de Kumi Nakada para a titularidade da seleção, mas a jogadora acabou sofrendo uma lesão grave e perdendo a Olimpíada em casa. Com dificuldades para se recuperar, Sato anunciou sua saída das quadras aos 34 anos.

Lesão e cirurgia tiraram Miya Sato de vez das quadras (Foto: reprodução)


Taismary Aguero, Itália, aposentadoria das quadras

A lendária Taismary Aguero  de  44 anos ainda esteve em quadra até este ano! Infelizmente, a oposta enfrentou várias lesões na sua carreira e seu time atual, o Montale Volley, acabou rebaixado à 3ª divisão do Italiano. Aguero anunciou a aposentadoria, mas segue no clube com gerente.

Aos 44 anos, Taismarys Aguero jogou sua última temporada pelo Montale (Foto: reprodução)


Francesca Piccinini, Itália, aposentadoria das quadras

Dona de 42 anos bem-jogados, a maior campeã da história da Champions League deixa de vez as quadras. Francesca Piccini até já havia ensaiado, mas agora oficializou que não jogará mais, depois de duas temporadas consecutivas pelo Busto. E só para não esquecermos: são 7 Champions no currículo.

Francesca Piccinini confirmou o fim de sua carreira esportiva após segunda temporada com o Busto (Foto: reprodução)


Prováveis aposentadorias

Apesar de ainda não terem confirmado, vários nomes devem ser acrescentados às aposentadorias de 2021, considerando suas idades e ausências no ciclo. Alguns desse nomes, são:

  1. Foluke Akinradewo, EUA, quadras
  2. Jordan Larson, EUA, seleção
  3. Ni Yan, China, seleção
  4. Milena Rasic, Sérvia, seleção
  5. Miyu Nagaoka, Japão, seleção 
  6. Raphaela Folie, Itália, seleção
  7. Annerys Vargas, Dominicana, quadras
  8. Bethania De La Cruz, Dominicana, seleção
  9. Erika Araki, Japão, quadras
  10. Naz Akyol, Turquia, seleção
  11. Kubra Akman, Turquia, seleção
Jordan Larson e Bethania De La Cruz não devem mais jogar por suas seleções em 2022 (Foto: FIVB)


Comentários

  1. Até a Akman? O que aconteceu com ela? Problemas com o Guidetti?

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo que dói vc ver uma grande jogadora deixando a Seleção e /ou carreira também, devemos pensar que elas buscam por uma qualidade de vida pós carreira. O que adiantaria passar o resto da vida com lesão que te impede até de tarefas simples do dia a dia ? Ou nem poder brincar com seu filho?
    Atitudes bem pensadas como fizeram, por exemplo Fabizinha ( saiu no auge e vive uma vida muito boa ), Garay ( dedica-se à maternidade com o dever cumprido), em vista de uma Sokolova, que tomava dois anti-inflamatórios por dia para aguentar a dor, Zhu que está com uma lesao grave a meses já.....

    ResponderExcluir
  3. Lenka Dürr não aceito... 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano a Tandara tbm tinha comentado que essa seria sua última competição pela seleção. Não sei o que será do futuro dela diante do doping, mas... a conferir. Quem faria bem em se aposentar da seleção seria a Natália, ela teria mais tempo pra se dedicar a cuidar das sucessivas lesões e abriria espaço para novas atletas serem convocadas.

    Tomara que este seja um bom ciclo de renovação da seleção, mesmo mais curto, e que venha mais uma medalha pro Brasil em Paris 2024. Voa Ana Cristina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Natália a anos não rende na Seleção. Ela consegue fazer um puta campeonato pelo clube, chega na Seleção sofre alguma lesão e isso vem de anos. Fora que, qdo ela tá se recuperando, o Zé convoca ela ( vide 2011 na primeira cirurgia da canela pro Grand Prix que ela teve q fazer nova cirurgia após . Ou tbm Londres 2012 que foi jogar sem uma perna ).
      Isso somando a sua falta de regularidade: num jogo faz 30 pontos, no outra faz 5. Vide 2016, que deu mais pontos para a China em erros do que pro Brasil a favor.

      Excluir
    2. Ela estava voando no Moscow e, por causa de um dedo mindinho fraturado, desapareceu da seleção na Liga das Nações e na Olimpíada. Surreal.

      Excluir
  5. Será que Lavarini vai conseguir operar milagre sem a Kim? Ela carregou o time nas costas do começo ao fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se ele continua como técnico da Coreia do Sul.

      Excluir
  6. Felizmente temos aí uma Nyeme, muito promissora pra substituir a Brait, agora substituta pra Garay... Complicado. Todos os agradecimentos a ambas por tudo que fizeram na nossa seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZRG chamou pro Sula a Nyeme e Natinha. Pra ponta chamou Kasiely. Chamou Mayany pro meio. Uma pena que a Tainara não fez uma boa temporada em Osasco e espero ver a Karina no nível da Gabi algum dia.

      Excluir
  7. Akman, Naz e Nagaoka tinha muita lenha pra queimar em suas seleções. Assim como Veljkovic. É uma pena. A Akman é da mesma geração de Drussyla, Gabi, e outras, muito nova.

    ResponderExcluir
  8. Ainda vejo muito potencial na Drussyla para ocupar a vaga de Garay. Mas para mim ela errou na escolha de clube. Tinha que ter ido para Barueri. Zé expert em recuperar jogadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o maior problema com a Drussy ainda é seu temperamento e a questão da depressão. Vamos ver se ela se dá bem em clube novo.

      Excluir
  9. Pessoal, me tirem uma dúvida, a Garay se aposentou só dá seleção ou parou de jogar de vez???

    ResponderExcluir
  10. Faltou a Kosheleva que também anunciou aposentadoria da seleção!

    ResponderExcluir
  11. Muita gratidão e admiração a todas elas. A propósito, Akirandewo é bem experiente mesmo l. Se não me engano desde Pequim-08 está mulher está na seleção americana. 4 olimpíadas, já!! Vamos torcer pelos novos talentos e pela renovação vir com forca neste novo ciclo.

    ResponderExcluir
  12. As maiores atletas a disputarem os Jogos foram Fofao, Artamonova, Dani Scoth com 5 Olimpíadas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)