Visto do Peru e burocracia obrigam Cazaquistão a desistir da Challenger Cup

Uma situação desagradável obrigou a seleção do Cazaquistão a abandonar a disputa de uma vaga na Liga das Nações de Vôlei. As cazaques foram as campeãs do qualificatório asiático, batendo Taipé Chinês e Austrália, mas tiveram sua situação complicada quando a sede da Challenger Cup foi definida: Lima, capital do Peru. O torneio acontece a partir do próximo dia 20.

Seleção do Cazaquistão foi campeã do qualificatório asiático (Foto: VFRK/Reprodução)

A seleção até se dispôs a viajar para o país, mas segundo a Federação da República do Cazaquistão de Voleibol (VFRK), a principal razão para desistência foi a dificuldade em obter o visto para atletas e comissão técnica no Peru. 

A opção mais prática para a seleção cazaque seria viajar de Altay, no Cazaquistão, para Moscou (Rússia), em seguida para Barcelona (Espanha) e só então embarcar para Lima. Mas a autorização do visto peruano na embaixada de Moscou levaria não menos do que 14 dias. E mais: para chegar à Espanha, precisariam do visto do Acordo de Schengen, cujo registro leva pelo menos 10 dias.

O Cazaquistão ainda tentou negociar uma segunda opção, viajar de Altay para Istambul (Turquia) em um voo de 36 até Lima, o que custaria 30% a mais da primeira opção. Isso foi totalmente rejeitado pela comissão técnica e teve ainda um agravante: a Federação Peruana recusou-se a arcar com alojamento e refeições antes do prazo estabelecido.

Em último recurso, a VFRK solicitou que os Serviços de Migração e Estrangeiros do Peru, autorizasse o visto na chegada a Lima, ao invés de fazê-lo na embaixada em Moscou, mas o órgão recusou o pedido cazaque.

Encontro de Cazaquistão e Peru não acontecerá em Lima, o último foi no Grand Prix de 2016; na foto, Berenesva e Uribe, capitãs de suas seleções (Foto: FIVB)


Sem opções, o Cazaquistão está oficialmente fora do torneio. A substituta será a seleção da Austrália, 3ª colocada no qualificatório asiático. Taipé Chinês, segundo colocado, não se manifestou sobre a vaga.

Comentários

  1. Mais uma vez a "burrocracia" atrapalhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ia esquecendo. Essa camisa 11 aí do Cazaquistão serve de nora pra minha mãe :D

      Excluir
  2. E o Peru ainda quer voltar a ser uma potência no vôlei sabotando os adversários hahaha Ridículo. As peruanas não ganham essa Challenger Cup. Bulgária vem forte.

    ResponderExcluir
  3. É simplesmente ridículo esse tipo de burocracia acontecer ainda em pleno século XXI!!!

    ResponderExcluir
  4. Que "xaxo" das autoridades peruanas, isso está cheirando armação inca, não adiantará nada. Bulgária campeã !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)