Garra, união e superação: Conegliano é campeão italiano

O domingo foi um dia histórico para Villorba. O Imoco Volley Conegliano derrotou o Igor Volley Novara pela terceira vez na série de final e tornou-se campeão da Itália. A união do time, a superação de tantas adversidades e uma garra impressionante marcam o segundo scudetto da história das panteras.

Panteras erguem a taça pela primeira vez (Foto: Imoco Volley)


Um elenco excelente, que assistiu ao crescimento efetivado da levantadora polonesa Joanna Wolosz, eleita a melhor jogadora da final. Devido às várias lesões, o Conegliano precisou se reestruturar várias vezes durante a temporada, inclusive no italiano. Na reta final do italiano, Fabris mostrou ser a grande jogadora que conhecemos: hoje foram 31 pontos. Associe isso a uma das melhores líberos do mundo, De Gennaro e a duas ponteiras completas. Hill e Bricio foram a cara desse time: o Conegliano sequer teria chegado até aqui sem as grandes atuações da americana que comandou o início da temporada. Bricio assumiu um maior poder de definição na fase final, mas ambas atuaram muito bem no passe, durante quase toda a temporada. 

GRANDE ATUAÇÃO: Samanta Fabris fez 31 pontos na partida final (Foto: Rubin/LVF)


O último jogo foi marcado por um duelo forte entre Fabris e Egonu no primeiro set, muito equilíbrio, que acabou pesando para a oposta croata. Barbolini optou por Enright titular no lugar de Plak, abortando a estratégia ousada com duas ponteiras que não passavam. Mas não deu certo e Plak feio efetivamente para o terceiro set, mudando o jogo e dando vitória ao Novara. Mas no set seguinte, o Novara foi desestabilizado, inclusive pelos poucos passes do qual Plak participou. Fabris encheu o braço para marcar quatro aces consecutivos. Desestabilizado, o Novara foi atropelado. 

Mudança de Barbolini com Enright titular não funcionou para o Novara (Foto: Rubin/LVF)


O Conegliano caiu em três momentos decisivos para o Novara: final da Supercopa, da Copa e decisão da liderança no grupo da Champions. Mas no mais importante título, foi absoluto e campeão da Itália.

A superação do Conegliano

Mas esse tem um sabor especial! Afinal, o Conegliano foi um dos times que mais enfrentou lesões e problemas de saúde em todas as ligas do mundo. Para começar, o time perdeu Megan Hodge nas primeiras rodadas do campeonato, com uma lesão no tendão de Aquilhes. Hodge não retornou mais. Na sequência, Samanta Fabris enfrentou um problema na mão, no pulso e crises alérgicas, o que acabou colocando-a no banco durante boa parte da temporada. Athina Papafotiou, segunda levantadora, acabou deixando o time por lesão, embora tenha jogado na Polônia posteriormente. Raphaela Folie, outra titular, sofreu com uma fascite plantar, voltando às quadras no final de fevereiro. Monika De Gennaro precisou se afastar das quadras com dores nas costas e Kimberly Hill teve um falecimento familiar, o que custou o primeiro lugar ao time na reta final da temporada. Em março, foi Robin De Kruijf quem torceu o joelho e desfalcou as panteras, com Folie assumindo a titularidade. Já na série de final, em abril, Rapha Folie sofreu uma torção feia no joelho e foi substituída pela quarta central do time. Assim, o Conegliano ficou sem três titulares: Hodge, De Kruijf e Folie.

JOGANDO POR FOLIE: com símbolo do coração e número 7, todas as jogadoras homenagearam a central Raffa Folie (à direita) por lesão grave no joelho (Foto: Rubin/LVF)

Campeonato Italiano - Final (Jogo 4)

MP: Fabris (31), Bricio (14) | Egonu (18), Gibbemeyer (12)

IMOCO VOLLEY CONEGLIANO: Campeão Italiano 2018

Samantha Bricio, Silvia Fiori, Simone Lee, Robin De Kruijf, Elisa Cella, Raphaela Folie, Megan Hodge, Laura Melandri, Monika De Gennaro, Anna Danesi, Samanta Fabris, Joanna Wolosz, Kimberly Hill, Anna Nicoletti, Marta Bechis.

(Foto: Rubin/LVF)

Comentários

  1. Torci para o Novara a temporada inteira, mas esse título era do Conegliano, que exemplo de superação!

    ResponderExcluir
  2. Hill conquistando títulos por onde tem passado. Torço muito por ela, grande jogadora e uma das minhas ponteiras favoritas.
    Excelente vitória do Conegliano!

    ResponderExcluir
  3. Difícil é escolher a MVP entre tantas ótimas atuações das jogadoras do Conegliano durante a competição.

    ResponderExcluir
  4. Bricio: RAINHA MEXICANA!!! Parabéns, Conegliano!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. No puedo esperar al final four en la champions vs Vakifbamk 😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)