Vitória da tradição: o empate de Osasco e o atropelamento do Rio

Por Matheus Vieira Felipe

Osasco x Praia 

Diante de sua torcida fanática, a equipe do Vôlei Nestlé tinha a missão de vencer o Praia Clube, e apagar a imagem do último encontro entre as duas equipes no Ginásio José Liberati, naquela oportunidade o rival venceu com facilidade aplicando um sonoro 3x0. Mas em uma Semifinal de Superliga isso não aconteceria tão fácil assim. 

A equipe do técnico Luizomar de Moura estava engasgada com a derrota no primeiro jogo em Uberlândia, e se impôs dentro de quadra. Mantando o Praia Clube taticamente, começando por um serviço de saque consistente, quando Ninkovic e Mari Paraíba faziam suas passagens pelo saque, dificultavam muito a recepção adversária.  

Jogando em casa, Osasco empatou a série (Foto: João Pires / Fotojump)


Com o saque quebrando a recepção adversária, o técnico Paulo Coco fez alterações na equipe titular e trouxe Ellen Braga no lugar de Amanda e de nada adiantou nas duas primeiras parciais. Sem ter o passe na mão, o que foi determinante para as ações com as centrais na primeira partida. Claudinha se apoiava nas ações pelas extremas com Nicolle Fawcett, a oposta sofreu com a marcação adversária e não pode ajudar muito na virada de bola, foram 7 de 29 no ataque, chegando a bancar para Carla, mas de nada adiantou. Quem veio do banco mineiro pouco fez em quadra, nem a levantadora Ananda conseguiu reverter a situação. 

A ponteira Fernanda Garay foi a mais atleta mais regular da equipe durante o confronto, embora tenha sido neutralizada em boa parte do confronto ao rodar apenas 9 de 26 no ataque, ela chamou atenção com seu ótimo posicionamento de bloqueio ao marcar 5 pts nesse fundamento. 

Tudo o que faltou no Praia Clube durante a partida, sobrou no time de Osasco que teve suas ponteiras Mari Paraíba (11 pts) e Angela Leyva (13 pts) em uma noite inspirada na recepção, ambas obtiveram 80% de aproveitamento no fundamento. A líbero Tássia obteve 77% e manteve a trinca de passadoras do time osasquense entregando os saques na mão das levantadoras. 

Amanda ataca contra duplo de Tandara e Bia (João Pires / Fotojump)


Após a primeira passagem sucessiva de erros da então titular Fabíola, Carol Albuquerque entrou e não saiu mais, sendo fundamental para a vitória da equipe no quarto set. Vale ressaltar a entrada de Natália Martins (5 pts), assim como no primeiro jogo essa dupla veio do banco e contribuiu para o êxito da equipe paulista. 

As centrais que desequilibraram no primeiro confronto estiveram muito aquém, Fabiana virou apenas 8 de 15, não marcou nenhum ponto de bloqueio. Enquanto Waleswka anotou 3 e virou 7 de 18 no ataque.
Mesmo não estando muito efetiva na virada de bola, aonde marcou apenas 6 de 16, a central Ana Beatriz parou o ataque adversário 6 vezes. 
Tandara mais uma vez foi o destaque da equipe paulista, chamou a responsabilidade e virou 20 de 49 que recebeu e mais uma vez foi a maior pontuadora da partida com 23 pts marcados. Haja espaço na casa da oposta, porquê mais uma vez ela foi eleita pelo público melhor do jogo. 

Com Osasco jogando taticamente perfeito, o resultado só poderia ser vitória, o duelo está empatado! As duas equipes viajam para Uberlândia em busca da segunda vitória na série, o terceiro compromisso entre ambas equipes será na sexta (30) às 21h30. 

Superliga - Semifinal (Jogo 2)

MP: Tandara (\23), Leyva (13) | Fernanda Garay 14. 

Sesc x Minas 

O time do técnico Stafano Lavarini mal teve tempo para se recuperar do baque sofrido na Arena BH quando teve chances de vencer a partida por 3x0 ou 3x1 e desperdiçou uma grande oportunidade. 
E quem aproveitou isso foi o Sesc Rj que voltou para casa cheio de MORAL com esse primeiro trunfo conquistado fora de casa, e com isso podendo matar a decisão em casa, diante de seus torcedores.

Nem o próprio time do Sesc esperava uma partida atípica como foi, o time do Minas não ofereceu resistência alguma ao time do técnico Bernardinho. O sistema defensivo carioca anulou Rosamaria, a ponteira já veio de uma atuação abaixo na primeira partida, mas conseguiu fazer o seu pior jogo individualmente nessa edição 17/18.

Sesc não tomou conhecimento do rival mineiro (Foto: Alaor Filho/Sesc RJ)


Rosamaria saiu zerada da partida, recebeu 11 bolas, errou 1 ataque e foi parada pelo block adversário 3 vezes. Além do aproveitamento baixo na recepção de 27%. As outras duas ponteiras Newcombe que vinha fazendo ótimas partidas não manteve a sua regularidade, a americana marcou 7 pts. Já Priscila Daroit vinda do banco nada pode fazer. A líbero Leia deixou a desejar no sistema defensivo. 
A levantadora Macris tentou todas as opções possíveis, mas o que já era de se esperar, apenas Destinne Hooker que marcou 14 pts e Carol Gattaz jogando no sacrifício e por duas, já que Mara Leão não fez sua parte, Gattaz marcou 7 pts, apenas duas atacantes tentavam reverter aquela situação. Mas não conseguiram, o time mineiro foi engolido pelo coletivo do SESC RJ. 

Roberta jogou o tempo inteiro com passe na mão, usou e abusou das opções que tinha e priorizou a distribuição entre as atacantes de ponta. Drussyla e Monique que garantiu a titularidade de vez, foram autoras de 13 pts marcados na partida. A ponteira foi eleita pelo público a melhor do jogo! 

Mayhara marcou 5 pts de bloqueio, praticamente a metade dos 12 que o time do Rio marcou nesse fundamento no jogo, Jucy  teve uma atuação discreta, enquanto isso Gabí (9 pts) dividia o fundo de quadra com a maestrina Fabí que mais uma vez proporcionou até ponto de defesa para o torcedor carioca ao defender dois ataques de Hooker pela paralela.

Rosamaria sofreu contra a marcação pesada do Sesc (Foto: Alaor Filho/Sesc RJ)


Jogando taticamente sem pressão e fazendo o papel de uma equipe grande na prática, o SESC não teve dificuldades contra o Minas, agora foca suas atenções para o terceiro e último jogo da série para o time carioca no Sábado (31) às 15h00. 

Enquanto isso, o Minas precisa recuperar a confiança e jogar seu melhor voleibol, caso contrário, a Superliga acaba para o time da Rua Bahia!  

Superliga - Semifinal (Jogo 2)

MP: Drussyla, Monique (13), Mayhara (11) | Hooker (14), Gattaz, Newcombe (7) 

Comentários

  1. Que ódio do Chinês aquele Shanghai entregou o jogo porra!!! Tinha tudo pra fechar hj! Que ódio, merece perder mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece q os únicos times q não arregam são o Vakif e o Rextoco.

      Excluir
    2. O passe dessas Chinesas são um pouquinho melhor que o da Russas, o que elas levam de pontos de saque e erram defesa nesse Campeonato é fora do Comum, e as atacantes tambem, são poucas q se salva,;

      Excluir
    3. Tentando entender porque agora postou sobre o jogo 2... Mas tudo bem, adoro o blog 💓

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)