O comando de Fabiana e a vitória do Praia sobre Osasco na semifinal

Por Matheus Vieira Felipe

Anfitrião do primeiro jogo, o Praia Clube venceu o rival Osasco por 3 sets a 2 e largou na frente em busca de uma vaga para a final da Superliga. Essa vitória marcou o terceiro trunfo do time mineiro sobre o adversário nessa temporada. E desta vez, o time de Uberlândia encontrou mais resistência do time de Osasco que fez um jogo de igual para igual.  Afinal, uma partida desse calibre, só pode ser definida no quinto set, o que levou as duas torcidas do céu ao inferno em questão de segundos. 

Fabiana Claudino foi a maior pontuadora do Praia CLube no primeiro jogo da semifinal (Foto: reprodução)

O JOGO

No primeiro set o time de Osasco contou com Leyva inspirada virando 8/9 que recebeu e fazendo a diferença para que o time paulista saísse na frente ao vencer a primeira parcial por 25x23. Apesar do equilíbrio na primeira parcial, ambas as equipes buscaram opções vindas do banco para mudar o parâmetro do jogo. 

Paulo Coco tirou Ellen Braga e trouxe Amanda para ganhar mais volume de jogo no fundo e melhorar o ataque da equipe. Assim o Praia se ajustou e Claudinha trouxe Nicole Fawcett de volta para a partida, a oposta marcou 6 pts e Waleswka 5 pts. Fabiana marcou apenas 2 vezes, mas sua levantadora a guardaria para usar na hora mais decisiva do jogo. Praia empatou o jogo em um set sem muitas dificuldades 25x19.

Nicole Fawcett foi decisiva para o Praia Clube no segundo set (Foto: João Pires/Fotojump)


Fernanda Garay foi o destaque do terceiro set, a ponteira foi simplesmente sobrecarregada na parcial virando 8/19. Pelo lado osasquense quem sobrou foi Mari Paraíba com 5 pts. O toque na rede do bloqueio adversário pois fim a mais uma parcial apertada, 25x23 para o time de Uberlândia. Tudo se encaminhava para mais um 3 sets a 1 pro time do Praia como havia sido no primeiro turno, Engano! 

Eis que Luizomar mudou os rumos da partida trazendo Carol Albuquerque no lugar de Fabíola e Natália Martins sendo efetivada entre as titulares no lugar de Ninkovic. Tandara fez seu melhor set da partida marcando 8 pts seguida por Natália Martins com 4 pts.  Pelo lado do Praia Fabiana marcou 5 pts nessa parcial. Em um set acirrado aonde os times trocaram match points eis que surge a líbero Tássia e decide a parada em uma defesa espetacular de um ataque de Waleswka que voltou para o lado adversário. Osasco 27x25! Tudo igual. 

Mudanças de Luizomar de Moura contribuíram para que Osasco chegasse ao quinto set (Foto: João Pires/Fotojump)


No tie-break Osasco começou atropelando o adversário marcando 4x0. O torcedor praiano já imaginava outro tropeço da equipe em decisões. Eis que Fabiana Claudino chama o jogo pra si e começou a reação na parcial, a bicampeã olímpica marcou 3 pts de bloqueio e 4 de ataques em um set de 15 pts. Ela fez a diferença! Enquanto Leyva se sobressaiu em Osasco com 4 pts marcados na parcial decisiva. 

O sistema defensivo e ofensivo do Praia foi determinante para conseguirem anular Tandara no quinto set, fazendo com que a oposta de Osasco marcasse apenas 2 pontos de 13 que recebeu no último set.  O público de casa elegeu a ponteira Fernanda Garay como melhor da partida. 

E com esse primeiro trunfo, o Praia buscará a segunda vitória na próxima segunda-feira dia 26, em Osasco. Já o time adversário precisa vencer diante de sua torcida para continuar vivo na briga por uma vaga na decisão do campeonato nacional.  

Praia Clube abriu a série com vitória em casa (Foto: Divulgação Praia Clube)

Superliga Feminina - Semifinal (Jogo 1)

MP: Fabiana (21), Garay (19) | Tandara (24), Leyva (18)

Segundo jogo: José Liberatti/Osasco, 26/03, 19h00, transmissão Sportv

Comentários

  1. Melhor de 3 ou 5 jogos?!

    ResponderExcluir
  2. Se o técnico do Praia não fosse cabeca dura, e tivesse tirado a Fawcett para dar lugar a Carla, o time teria vencido por 3x1.

    Em um dos Post anteriores eu comentei sobre a Bia, e sua dificuldade no ataque, ou ser uma Central mais completa, e não ficando só sendo boa Bloqueadora, Esse jogo deixa isso bem a prova, ela tem que perder peso, fico com a impressão que a volta que ela dá p atacar a china, é longa e lenta demais, sei que é pra pegar impulso, já que não é tao leve e alta, mas tem que ter mais agilidade nesse tipo de jogada. Curioso que nossas melhores e mais completas Centrais da atualidade, não jogam mais pela Seleção, Fabiana, Gattaz e Walleska. A Seleção vai contar com Bia e sua lentidão de ataque, Carol e sua mão de Pantufa e Jucy e suas lesões. Tandara é aquilo, nos pegamos sempre pelo numero de pontos que ela faz, mas quando vamos para as estatisticas de erro, vemos o quanto ela erra, e em momentos decisivos, tambem escrevi sobre isso em post anteriores, a falta que a regularidade e bola de Segurança que a Sheila era, que agora não teremos mais na Seleção, nem Sheila e nem Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou so falar da Thassia. Errou varios passes na mesma posição,em saques da Amanda. Outra que não passa confiança. De resto acho seu comentario perfeito.

      Excluir
  3. No dia que a Levya resolve jogar o time não acompanha, Fabiola merece banco já, e a Carol, não é de hj que deveria ser a levantadora Titular, Osasco gasta uma grana c Fabiola e Dani Lins, podendo deixar a Carol de titular e contratar uma Ponteira melhor, mais completa e regular. Achei as bolas para a Fawcett muito coladas e baixas, a Oposta estava pessima, levou muito block, errou marcação de bloqueio, o saque não entrou, nao entendi pq ela nao foi substituida pela Carla que quando entra sempre Corresponde. Claudinha surpreendeu positivamente, em alguns momentos como as bolas seguidas para a Garay, tendo a Fabiana na China atrás, mas no geral, fez bom jogo, Ellen afundou o time no primeiro Set. E um fato Curioso, antes quando nao tinha Video Chek as jogadoras falava quando a bola tocava nelas, agora q tem o video, nao falam... E aquela bola pegou claramente na defesa da Brait.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falastrão, até parece saber tudo, só q não. Fawcett bancar pra Carlão só pode ser piada. Tandara erra muito claro mas por ser extremamente sobrecarregada nos clubes, na seleção divide e dividirá a responsa com outras e a época da Sheilla passou, nem as russas caem mais naquelas largadas dela e finalizando, se nem a chorona se acusou naquele explícito toque no bloqueio no primeiro set com vídeo check e tudo, por que a Brait isso justamente num ponto decisivo como aquele? Vai lavar uma louça, ô sabidãozão.

      Excluir
    2. Quanta raiva em teu coração amigo. A louça ta lavada já.

      Você acha que a Fawcett fez um bom jogo a ponto de não puder ser substituída? O que falei da Tandara, logicamente que sei a quantidade de bolas que ela recebe, o que quis dizer foi que ela pontua em situações favoraveis, mas quando o time precisa dela na hora X, ela costuma errar.

      Respeito ao próximo é bom, e todos aqui no blog gostamos. Abraço e boa semana pra você

      Excluir
    3. Concordo que Tandara peca em momentos decisivos, inclusive na seleção. Nesse jogo de ontem, a Carla poderia ter entrado. Fawcet tava muito irregular, e Cláudia também errou demais, na minha opinião.

      Excluir
    4. Eu discordo em relação a Claudinha. Achei que ela fez uma partida consistente. Soube acionar as centrais no momento certo. Salvo um ou outro levantamento, não achei os levantamentos pra Fawcett baixos. Muito pelo contrário. A americana é que não estava numa noite inspirada.

      Excluir
  4. O Praia colheu o fruto por ter montado um time forte. Fabiana e Wal são jogadoras que decidem jogo, diferente de Bia e da Sérvia que não têm metade da qualidade da dupla do Praia. Tandara teve altos e baixos na partida, pareceu estar desconcentrada. Fabíola não fez um bom jogo. Queria entender porque Paula (oposta) não tem mais chances no Osasco, Lorenne está péssima e mesmo assim sempre entra na inversão.

    ResponderExcluir
  5. O Osasco tá parecendo a seleção russa com a Fabíola excluíndo o jogo com as centrais (Carol de titular urgente). A Ninkovic precisa ser pressionada, porque quando ela quer ela joga. No caso da Bia é aquela coisa, depende do dia, se tá inspirada ou não. Mari Paraíba precisa ser mais confiante no ataque, pois passe ela já tem. Tássia tá agarrando tudo. E Tandara não pode deixar a torcida desetabilizá-la, precisa se controlar nas decisões.
    Obs.: Não sei como ninguém conseguiu neutralizar aquela jogada da Claudinha com a Walewska pelo meio de rede.

    ResponderExcluir
  6. Tandara e Bia caíram de rendimento nessa reta final. Basta lembrar dos jogos delas pela seleção, o 1*turno da SL e até na CB. As duas são importantíssimas. No Praia bom jogo das centrais. As pontas e a Fawcett estiverem com altos e baixos na partida. No Osasco acho que a Carol Albuquerque deveria ser titular. No Praia tem que ver quem ta no melhor dia ou momento Claudinha ou Ananda, Ellen ou Amanda.

    ResponderExcluir
  7. Ainda acredito que o fator determinante no Praia é o fator nervosismo. Aquela sina de amarelar na final ou na reta decisiva precisa ser superada.

    ResponderExcluir
  8. Não Falaram Nada Sobre a Outra Semi.

    ResponderExcluir
  9. Se todos os adversários do Rextoco jogassem com a mesma raiva quando jogam contra o Osasco, as nanicas cariocas não ganhariam mais nada. Incrível como o time de Osasco desperta ira em torcidas e jogadoras adversárias. Imagine se tivesse um treinador de verdade, são incontáveis os títulos perdidos por causa do nefasto Luizomar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)