Por Matheus Vieira Felipe
Anfitrião do primeiro jogo, o Praia Clube venceu o rival Osasco por 3 sets a 2 e largou na frente em busca de uma vaga para a final da Superliga. Essa vitória marcou o terceiro trunfo do time mineiro sobre o adversário nessa temporada. E desta vez, o time de Uberlândia encontrou mais resistência do time de Osasco que fez um jogo de igual para igual. Afinal, uma partida desse calibre, só pode ser definida no quinto set, o que levou as duas torcidas do céu ao inferno em questão de segundos.
Anfitrião do primeiro jogo, o Praia Clube venceu o rival Osasco por 3 sets a 2 e largou na frente em busca de uma vaga para a final da Superliga. Essa vitória marcou o terceiro trunfo do time mineiro sobre o adversário nessa temporada. E desta vez, o time de Uberlândia encontrou mais resistência do time de Osasco que fez um jogo de igual para igual. Afinal, uma partida desse calibre, só pode ser definida no quinto set, o que levou as duas torcidas do céu ao inferno em questão de segundos.
Fabiana Claudino foi a maior pontuadora do Praia CLube no primeiro jogo da semifinal (Foto: reprodução) |
O JOGO
No primeiro set o time de Osasco contou com Leyva inspirada virando 8/9 que recebeu e fazendo a diferença para que o time paulista saísse na frente ao vencer a primeira parcial por 25x23. Apesar do equilíbrio na primeira parcial, ambas as equipes buscaram opções vindas do banco para mudar o parâmetro do jogo.
Paulo Coco tirou Ellen Braga e trouxe Amanda para ganhar mais volume de jogo no fundo e melhorar o ataque da equipe. Assim o Praia se ajustou e Claudinha trouxe Nicole Fawcett de volta para a partida, a oposta marcou 6 pts e Waleswka 5 pts. Fabiana marcou apenas 2 vezes, mas sua levantadora a guardaria para usar na hora mais decisiva do jogo. Praia empatou o jogo em um set sem muitas dificuldades 25x19.
Nicole Fawcett foi decisiva para o Praia Clube no segundo set (Foto: João Pires/Fotojump) |
Fernanda Garay foi o destaque do terceiro set, a ponteira foi simplesmente sobrecarregada na parcial virando 8/19. Pelo lado osasquense quem sobrou foi Mari Paraíba com 5 pts. O toque na rede do bloqueio adversário pois fim a mais uma parcial apertada, 25x23 para o time de Uberlândia. Tudo se encaminhava para mais um 3 sets a 1 pro time do Praia como havia sido no primeiro turno, Engano!
Eis que Luizomar mudou os rumos da partida trazendo Carol Albuquerque no lugar de Fabíola e Natália Martins sendo efetivada entre as titulares no lugar de Ninkovic. Tandara fez seu melhor set da partida marcando 8 pts seguida por Natália Martins com 4 pts. Pelo lado do Praia Fabiana marcou 5 pts nessa parcial. Em um set acirrado aonde os times trocaram match points eis que surge a líbero Tássia e decide a parada em uma defesa espetacular de um ataque de Waleswka que voltou para o lado adversário. Osasco 27x25! Tudo igual.
Mudanças de Luizomar de Moura contribuíram para que Osasco chegasse ao quinto set (Foto: João Pires/Fotojump) |
No tie-break Osasco começou atropelando o adversário marcando 4x0. O torcedor praiano já imaginava outro tropeço da equipe em decisões. Eis que Fabiana Claudino chama o jogo pra si e começou a reação na parcial, a bicampeã olímpica marcou 3 pts de bloqueio e 4 de ataques em um set de 15 pts. Ela fez a diferença! Enquanto Leyva se sobressaiu em Osasco com 4 pts marcados na parcial decisiva.
O sistema defensivo e ofensivo do Praia foi determinante para conseguirem anular Tandara no quinto set, fazendo com que a oposta de Osasco marcasse apenas 2 pontos de 13 que recebeu no último set. O público de casa elegeu a ponteira Fernanda Garay como melhor da partida.
E com esse primeiro trunfo, o Praia buscará a segunda vitória na próxima segunda-feira dia 26, em Osasco. Já o time adversário precisa vencer diante de sua torcida para continuar vivo na briga por uma vaga na decisão do campeonato nacional.
Praia Clube abriu a série com vitória em casa (Foto: Divulgação Praia Clube) |
Superliga Feminina - Semifinal (Jogo 1)
MP: Fabiana (21), Garay (19) | Tandara (24), Leyva (18)
Segundo jogo: José Liberatti/Osasco, 26/03, 19h00, transmissão Sportv
Melhor de 3 ou 5 jogos?!
ResponderExcluirMelhor de 5 ;)
ExcluirSe o técnico do Praia não fosse cabeca dura, e tivesse tirado a Fawcett para dar lugar a Carla, o time teria vencido por 3x1.
ResponderExcluirEm um dos Post anteriores eu comentei sobre a Bia, e sua dificuldade no ataque, ou ser uma Central mais completa, e não ficando só sendo boa Bloqueadora, Esse jogo deixa isso bem a prova, ela tem que perder peso, fico com a impressão que a volta que ela dá p atacar a china, é longa e lenta demais, sei que é pra pegar impulso, já que não é tao leve e alta, mas tem que ter mais agilidade nesse tipo de jogada. Curioso que nossas melhores e mais completas Centrais da atualidade, não jogam mais pela Seleção, Fabiana, Gattaz e Walleska. A Seleção vai contar com Bia e sua lentidão de ataque, Carol e sua mão de Pantufa e Jucy e suas lesões. Tandara é aquilo, nos pegamos sempre pelo numero de pontos que ela faz, mas quando vamos para as estatisticas de erro, vemos o quanto ela erra, e em momentos decisivos, tambem escrevi sobre isso em post anteriores, a falta que a regularidade e bola de Segurança que a Sheila era, que agora não teremos mais na Seleção, nem Sheila e nem Fabiana.
Faltou so falar da Thassia. Errou varios passes na mesma posição,em saques da Amanda. Outra que não passa confiança. De resto acho seu comentario perfeito.
ExcluirNo dia que a Levya resolve jogar o time não acompanha, Fabiola merece banco já, e a Carol, não é de hj que deveria ser a levantadora Titular, Osasco gasta uma grana c Fabiola e Dani Lins, podendo deixar a Carol de titular e contratar uma Ponteira melhor, mais completa e regular. Achei as bolas para a Fawcett muito coladas e baixas, a Oposta estava pessima, levou muito block, errou marcação de bloqueio, o saque não entrou, nao entendi pq ela nao foi substituida pela Carla que quando entra sempre Corresponde. Claudinha surpreendeu positivamente, em alguns momentos como as bolas seguidas para a Garay, tendo a Fabiana na China atrás, mas no geral, fez bom jogo, Ellen afundou o time no primeiro Set. E um fato Curioso, antes quando nao tinha Video Chek as jogadoras falava quando a bola tocava nelas, agora q tem o video, nao falam... E aquela bola pegou claramente na defesa da Brait.
ResponderExcluirFalastrão, até parece saber tudo, só q não. Fawcett bancar pra Carlão só pode ser piada. Tandara erra muito claro mas por ser extremamente sobrecarregada nos clubes, na seleção divide e dividirá a responsa com outras e a época da Sheilla passou, nem as russas caem mais naquelas largadas dela e finalizando, se nem a chorona se acusou naquele explícito toque no bloqueio no primeiro set com vídeo check e tudo, por que a Brait isso justamente num ponto decisivo como aquele? Vai lavar uma louça, ô sabidãozão.
ExcluirQuanta raiva em teu coração amigo. A louça ta lavada já.
ExcluirVocê acha que a Fawcett fez um bom jogo a ponto de não puder ser substituída? O que falei da Tandara, logicamente que sei a quantidade de bolas que ela recebe, o que quis dizer foi que ela pontua em situações favoraveis, mas quando o time precisa dela na hora X, ela costuma errar.
Respeito ao próximo é bom, e todos aqui no blog gostamos. Abraço e boa semana pra você
Concordo que Tandara peca em momentos decisivos, inclusive na seleção. Nesse jogo de ontem, a Carla poderia ter entrado. Fawcet tava muito irregular, e Cláudia também errou demais, na minha opinião.
ExcluirEu discordo em relação a Claudinha. Achei que ela fez uma partida consistente. Soube acionar as centrais no momento certo. Salvo um ou outro levantamento, não achei os levantamentos pra Fawcett baixos. Muito pelo contrário. A americana é que não estava numa noite inspirada.
ExcluirO Praia colheu o fruto por ter montado um time forte. Fabiana e Wal são jogadoras que decidem jogo, diferente de Bia e da Sérvia que não têm metade da qualidade da dupla do Praia. Tandara teve altos e baixos na partida, pareceu estar desconcentrada. Fabíola não fez um bom jogo. Queria entender porque Paula (oposta) não tem mais chances no Osasco, Lorenne está péssima e mesmo assim sempre entra na inversão.
ResponderExcluirO Osasco tá parecendo a seleção russa com a Fabíola excluíndo o jogo com as centrais (Carol de titular urgente). A Ninkovic precisa ser pressionada, porque quando ela quer ela joga. No caso da Bia é aquela coisa, depende do dia, se tá inspirada ou não. Mari Paraíba precisa ser mais confiante no ataque, pois passe ela já tem. Tássia tá agarrando tudo. E Tandara não pode deixar a torcida desetabilizá-la, precisa se controlar nas decisões.
ResponderExcluirObs.: Não sei como ninguém conseguiu neutralizar aquela jogada da Claudinha com a Walewska pelo meio de rede.
Tandara e Bia caíram de rendimento nessa reta final. Basta lembrar dos jogos delas pela seleção, o 1*turno da SL e até na CB. As duas são importantíssimas. No Praia bom jogo das centrais. As pontas e a Fawcett estiverem com altos e baixos na partida. No Osasco acho que a Carol Albuquerque deveria ser titular. No Praia tem que ver quem ta no melhor dia ou momento Claudinha ou Ananda, Ellen ou Amanda.
ResponderExcluirAinda acredito que o fator determinante no Praia é o fator nervosismo. Aquela sina de amarelar na final ou na reta decisiva precisa ser superada.
ResponderExcluirNão Falaram Nada Sobre a Outra Semi.
ResponderExcluirCalma que tem um post só pra ela hahaha
ExcluirSe todos os adversários do Rextoco jogassem com a mesma raiva quando jogam contra o Osasco, as nanicas cariocas não ganhariam mais nada. Incrível como o time de Osasco desperta ira em torcidas e jogadoras adversárias. Imagine se tivesse um treinador de verdade, são incontáveis os títulos perdidos por causa do nefasto Luizomar.
ResponderExcluir