EXCLUSIVO: Fernanda Garay pede dispensa e pode não voltar à Seleção Brasileira

A seleção feminina de vôlei do Brasil e o técnico José Roberto Guimarães não tiveram uma boa notícia no começo deste ano. Campeã olímpica em 2012 e imprescindível para o Brasil no Mundial de 2018, a ponteira Fernanda Garay pediu dispensa da seleção.

Os motivos são totalmente compreensíveis: Fernanda quer dedicar mais tempo à construção de sua família. Em outubro do ano passado, a jogadora casou-se com Márcio Santos e planeja dedicar-se mais à vida pessoal.

No últimos mês, Fernanda viajou para Barueri, onde se encontrou para uma conversa diretamente com José Roberto e explicou seus motivos. Inicialmente, Fernanda teria cogitado uma aposentadoria da seleção, mas Zé Roberto pediu calma à jogadora. 

Os dois chegaram a um acordo e Fernanda deve ser convocada, mas não se apresentará para torneios como Montreux e a Liga das Nações (antigo Grand Prix). A expectativa de Zé Roberto é que Garay retorne pelo menos para a disputa do Mundial de 2018.

Fernanda deixou essa decisão para o futuro, mas acatou o pedido do treinador para que não fechasse as portas definitivamente. Portanto, Garay só deve voltar a seleção (se voltar) no Mundial.

As informações são exclusivas da apuração deste blog.

Fernanda Garay pediu dispensa da seleção brasileira de vôlei (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Fico com a impressão de que o Mundial não é muito valorizado entre os jogadores, em ano de Mundial vejo muitos de Alto Nivel, nem ai p nada..Não digo que é o caso dela, mas vi outros. E ainda, uma temporada desgastante nos clubes, com varios jogadores se lesionando. Acho que o nivel técnico desse Mundial vai ser bem baixoo

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, Brasil sem chances no Mundial!!!

    ResponderExcluir
  3. Vai ter que ser Tandara de ponteira e Tiffany de oposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, Gabi, Jaque, Mari Paraíba... dificilmente Zé vai colocar Tandara como ponteira e chamar Tiffany. Gente, eu sinceramente não vejo nada de mais em Tiffany, não é preconceito, eu até acho digna e inspiradora a luta dela, mas não vejo como jogadora para seleção. O aproveitamento dela é muito baixo, falta variação de jogadas, instabilidade emocional... eu gostaria muito de ver Bruna Honório ser treinada pra ser nossa oposta reserva.

      Excluir
    2. Mari Paraiba p jogar em Competição Internacional? já viu o que ela fez no Pan? empacadora Nata de Rede,,

      Excluir
    3. Falou é verdade a Tiffany tem que amadurecer um pouco mais, ela mesma falou em uma entrevista sobre isso!!!!.. Jaqueline, Natália, Gabi, Rosamaria ponteiras, Tandara e nessa minha convocação vou colocar a Tiffany como reserva, centrais Bia, Adenizia eu acho que a Carol Gatz tá jogando muito.. Teria um lugar na seleção, eu acho, Macris, Fabíola e Dani.. Liberos Léia.. Bom vou falar a verdade o Zé Roberto vai ter uma grande dor de cabeça nessa convocação.. Porque olhando bem nessa Superliga temos umas jogadoras que tem condições de entrar na seleção e fazer bonito.. ❤️

      Excluir
    4. O que vejo em Tifany ? Vejo um bloqueio de 1,94m uma oposta desta altura o Brasil nunca teve na seleção, treinando com Zé Roberto, Tifany tem tudo pra melhorar mais ainda!

      Excluir
    5. Tbm tenho muita vontade que a Tiffany seja treinada com o Zé Roberto e ver o quão longe ela pode ir <3

      Excluir
    6. Eu vejo muito coisa na Tifany, vejo 1,94m, vejo um bloqueio enorme, mesmo que seja pra entrar nas inversões do 5x1! Uma jogadora de 1,94m entrando numa inversão do 5x1 impõe muito respeito!

      Excluir
  4. Uma pena uma jogadora ótima e constante como ela com dúvidas sobre sua participação no mundial, espero que ela volte, a seleção precisa dela

    ResponderExcluir
  5. Se a seleção brasileira quiser boa recepção, Mari Paraíba tem sido a mais constante do campeonato nesse fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, depois do Boleto Mari melhorou muito no ataque, tem bom fundo de quadra, no último jogo contra o praia impressionante com a recepcao foi show, no ataque ate no 3 metros ela manda. O saque dela e muito bom também.

      Excluir
  6. Fê Garay é hoje nossa jogadora mais completa, a bola de segurança, espero que volte ao menos para o Mundial. Quanto a Tiffany, também a admiro por tudo, mas ela não tem nível de seleção, principalmente por sua fraca defesa, algo que o ZRG prioriza muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defesa é só treinar, porque dá pra melhorar a defesa treinando, mas nenhuma nanica fica com um 1,94m treinando. É mais fácil treinar defesa do que ter 1,94m!!!
      Nunca tivemos uma ponteira ou oposta de 1,94m na seleção! Logo, temos que ter Tifany sim! O Zé Roberto dá um jeito na defesa dela, pode escrever!

      Excluir
    2. Altura não significa muita coisa, alinhada à técnica torna-se indispensável. Um exemplo é Joycinha que tem 1,91. Joga bem no clube não funciona na seleção. É bem estranho ler que Zé vai dar um jeito em um fundamento de uma jogadora que tem 33 anos sendo que Tiffany na seleção não precisaria defender, já que seria oposta.

      Excluir
    3. E desde quando oposta não precisa defender???

      Excluir
    4. Concordo com vc Fernando! Todos nos sabemos que Sheilla era uma eximia defensora. Tamara também é boa nesse fundamento, assim como é um dos porques da convocação da Monique, que também e boa defensora. Se Tiffany com 33 anos, vindo do vôlei masculino não aprendeu a defender. Nada contra ela, pelo contrário, a aplaudo por tudo, mas não é jogadora de seleção. Altura ajuda sim, mas temos aí na reportagem o melhor exemplo de que não se pode levar a estatura acima de tudo: Fê Garay e a atacante mais baixa da seleção e ainda assim, a mais eficiente. Coerência é bom e todo mundo gosta.

      Excluir
  7. A impressão que eu tenho é que a seleção virou um fardo para as atletas veteranas. Precisa adular, pedir pelo amor de Deus pra elas jogarem.
    A únicas que não fizeram "doce" foram Jaque e Dani Lins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é ser um fardo, tem uma hora na vida que a jogadora quer casar, dar atenção ao marido, aos filhos, aproveitar mais tempo com a família e viajando com a seleção não dá para dar atenção à família! Jogadora não é escrava da seleção não! A Lei Áurea já foi assinada pela Princesa Isabel desde o século XIX, tá? Ninguém é obrigado a largar a família para ficar ano após ano servindo a seleção!

      Excluir
    2. É só ter um pouco de empatia que você entende Wendell. Esse ano a seleção se reune dia 15 de abril +-, a Garay esta na seleção desde 2010. São 8 anos saindo da sua competição de clubes e entrando na seleção, acaba a seleção volta ao clube. Corpo e mente não aguentam. Você faz um julgamento leviano ao dizer que as atletas precisam ser aduladas. As atletas se dedicam o máximo possível a seleção e com sucesso, mais do que justo abrirem espaço para outras atletas poderem se desenvolver e curtirem suas merecidas férias após grandes serviços prestados.

      Excluir
  8. É obvio que as Amarelas derrotadas na Rio 2016 irão voltar para seleção, mas elas estão vendo a China e por isso temem uma nova derrota. Antes era a Mireya; a Gamova. Agora é a ZHU - kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante seu comentário! Imagino como deve ser frustrante sua vida! Procure ajuda!

      Excluir
  9. AGORA ferrou ...o passe ja nao esta essas coisas e so com a jaque pra dar conta e a libero que nao sabemos qual sera ai meu DEUS ,CHINA tbm tem alguns problemas com lesoes e aposentadoria por conta disso e o unico titulo que falta pra nos ,espero que ate la elas mudem de ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim só a Jaque? Temos excelentes passadoras como Regiane Bidias do Lódz, Michelle Pavão do FLU, Amanda do PRaia, Mari-PB do Nestlé e até mesmo a GABI do SESC que no auge da forma passa muito bem!

      Excluir
    2. Sério que voce considera a Regiane, Michele, Amanda, e até mesmo a Mari com nivel de Seleção?? Quando essas chegam na Rede, empacam geral. A Gabi faz la suas graças explorando bloqueios mas mesmo assim não é eximia passadora. Só temos a Jaque mesmo, mais completa.

      Excluir
  10. Gente, uma transformação gigantesca nessa seleção de uma vez só!! Quero minha seleção de volta 😭😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  11. A Gamova tomou os únicos 2 títulos Mundias que o Brasil sonhou em conquistar. Foram 2 surras da gigante russa. Implacável! a Gamova jogava afrontando e com gritos ao atacar. Tornou-s e a Maior Pontuadora em finais de Mundiais contra uma mesma seleção:era um pesadelo! No Mundial seguinte os Estados Unidos se agigantaram. Agora chegou a vez do Mundial 2018, com as chinesas e Servia como favoritas.
    um a mesma seleção. Vale ressaltar que a RUS Campeão colecionou esses outros títulos Mundiais também com a preciosidade da Sokolova. Elas tinham técnicos competentes e jogadoras incríveis como a Godina! para Ganhar um Mundial - campeonato longo - tem que existir Platel, ter jogadoras poderosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem Sokolova, Gamova, Godina e Artamonova acabou a Rússia, agora só tem a Ksenia Ilchenko de ponteira-passadora que presta, o resto é uma M...

      Excluir
    2. É verdade sem as estrelas do passado recente,a RUS afundou-se. Com péssimos técnicos e comissão técnica que não estudam nada, eles confiam na altura das meninas e ignoram as seleções oponentes. Mesmo assim, elas ainda podem ser fortes com o que tem. É só melhorar o passe e bola para o alto mesmo.

      Excluir
  12. As seleções já estão fazendo suas convocações de jogadoras e o zrg poderia convocar pra treinar e fazer alguns amistosos.
    Levantadoras: Roberta, Macris, Ananda e Claudinha.
    Essas pra mim são as melhores da SL. Sabendo que a Carol Albuquerque n tá mais com idade.
    Opostas: Tandara, Bruna, Tiffany e Edinara
    Ponteiras: Jaque, Gabi, Natália, Kasiely, Fernanda Tomé, Suele, Amanda, Drussyla.
    Tem que fazer mais testes e da oportunidades.
    Centrais: Adê, Thaísa, Gattaz, Carol, Lara, Mariana Aquino, Jucielly e Bia.
    Líberos: Tassia, Suelen e Natinha.
    Ainda tem peças que poderiam ser convidadas pra treinos com a seleção.
    L: Vivian Lima do Brasília
    Iarla do Sesi
    Carol Leite do Rio
    O: Pamela Sanabio do Flu
    Malu do Brasília
    Tainara do Barueri
    P: Sonally, Ariele, Gabi Cândido, Gleyci, Paula Morh
    C: Diana, Lays, Milka, Kauane, Raquel Löf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que convocação louca cheia de jogadora fubazenta!
      Claudinha na seleção é piada?
      Levantadora tem que ser Macris, Roberta e Fabíola.
      Kasiely, Tomé e Suelle? Com Regiane batendo um bolão na Polônia? Sou mais Regiane!
      Natinha de líbero? Sou mais Suellen e Léia!

      Excluir
    3. A Pamela Sanabio do Fluminense é chilena.

      Excluir
    4. Nossa! Com essa convocação vc não ganha nem o Sul-americano. Não é pra fazer testes! É ano de mundial. Tem que ir com o que tem de melhor. Pra quê Suelle, Jaqueline, Kasiely juntas? Basta duas jogadoras de “fundo de quadra”.
      A convocação tem que ser essas na minha opinião:
      Roberta, Macris e Fabíola. Tandara, Bruna e Tiffany. Natália, Gabi, Jaqueline, Mari Paraíba, Rosamaria e Drussyla. Adenízia, Carol, Bia, Mayhara e Thaísa. Tássia, Léia e Suellen.

      Excluir
    5. A Pamela Sanabio e2 naturalizada brasileira e já atua nas categorias de base do Brasil. É ano de testes sim tem Montreux, várias fases da liga das Nações Pow n vamos viver sempre de Sheila, Fabiana, Garay, Jaque, Tandara, o tempo passa e se n houver testes o mais rápido possível e provável que a seleção seja forçada a isso é logo saia do top 10 da fivb se brincar. Todas as seleções estão já com titulares novas juvenis como:
      Turquia: Karakurt
      Itália: Egonu
      China: Jing Li
      Servia: Boskovic
      Até o México: Samantha Bricio.
      E o Brasil? Só inconstantes como: Rosamaria, Drussyla.
      Tomé atuou anos luz melhor que Rosa e olha que o time dela era bem menor. Glayce é outra que atuou mto bem no Sesi e Kasiely ta salvando o Sesc no passe a temporada toda mostrando ser uma jogadora completa e todos estamos vendo. Não custa gente ver a qualidade que temos e sabermos que seleção é outro nível tem jogadora q n rende na seleção então bora botar a prova e renovar essa SFV mais o ze é paneleiro mesmo. Quem aqui tem coragem ainda de dizer q Fabíola ta jogando mais que Claudinha essa temporada? Fabíola só vive do nome e do que fez no passado pelo atual clube. Carol Albuquerque sim ta merecendo ser a titular do time. Levantadora completa. E outra que se Claudinha se mantiver nessa inconstância quem assume é Ananda que por via faz ótimas atuações e atuou bem no Pinheiros na superliga passada. Merecia chance tbm.

      Excluir
  13. Garay? Mds perdemos uma excelente ponteira! Jaque agora vai ter que salvar o passe , queria ver na seleção Jaque e Gabi de ponta e Tandara na saida e as centrais super acionadas! Ai fica imbativel.
    Uma ponteira que mostrou que tamanho nao é documento e se agigantava do jeito dela! O jeito Fê Garay de ser ♥!
    - Kaike Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só faltou lembrar que as CENTRAIS não são mais a Fabiana e Thaisa, ou seja Tchau ATAQUE, essas Centrais atuais, Bia Lentidão, Carol Pantufa, e Ade esquecida pelas levantadoras, bloqueiam bem, mas estão anos luz de serem a bola de Segurança que a Fabi e Thaissa foram, e de fazer o time girar em torno delas..

      Excluir
  14. Bah, Fernanda Garay vai deixar saudades. Personagem olímpica em 2012 e a veterana que guiou a seleção em 2013.
    Espero que continue jogando muito ainda em clubes pra podermos acompanhar toda essa qualidade técnica e aqueles lindos movimentos de ataque e bloqueio.
    Jogadoraça essa Fernanda Garay, dos saques milagrosos contra a Rússia em Londres 2012 e do ponto final contra os EUA.

    ResponderExcluir
  15. Ele deveria convocar novas pra disputar Montreaux Tomé, Sonally, Diana Alecrim 1'94 , Mariana Aquino 1,93 centrais. Bruna Honorio oposta , Tiffany opposta, Malu oposta, Milka central, São Caetano tem tanta novata boa. Acho que Tomé traz ganhos ao bloqueio e recepção nem tanto no ataque, saque bom.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de ser idiota! Só porque a MALYGINA é uma merda vc quer dizer que toda jogadora de 1,90m ou mais vc merda também? Altura importa sim! O vc vais dizer que jogadoras de 1,90m como Kim, Zhu, Boskovic, Mihajlovic, Sokolova e muitas outras que tem por aí são merdas?
      E outra, se EBATA tivesse 1,90m não seria muito melhor do que se tivesse 1,70m? Larga de ser ridículo! Então a seleção da SÉRVIA inteira não presta, não é? Porque lá só tem gigante!
      Temos que ter sim Régis de 1,90m e Tifany de 1,94m na seleção, ou vc quer ter uma seleção só com anãs?

      Excluir
    2. Hahahaah, interpretação é o que falta pra esse povo! Lógico que altura importa (Saudades Gamova, Godina, Artamonova, Merkulova, Carvajal, Regla Torres, Zhu, Boskovic, Yuan... E muitas outras, amo jogadoras altas), e ao meu ver as melhores jogadoras do mundo tem mais de 1,90m. O que eu disse foi que altura por si só não ajuda em nada, Gamova e Malygina tem a mesma altura, mas é só ver a diferença, uma detonava e a outra não.
      Tifany com certeza pode ir pra seleção, mas tem que amadurecer ainda. Tandara e Fernanda Garay, com menos de 1,90m são mais constantes que ela.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Exatamente Mateus! Se só altura contasse, seleções como República Dominicana, Azerbaijão e Argélia seriam algumas das melhores do mundo. Estatura sem técnica de nada serve.

      Excluir
    5. Matheus, sei que a intensão é a melhor e de sempre ver a seleção na sua melhor formação, porém, você sinceramente acha que uma jogadora de 33 anos vai amadurecer? Não me interprete mal, não estou aqui falando do ser humano, mas sim da atleta profissional Tiffany. Já está no vôlei a mais de 15 anos, não é uma jóia que surgiu agora, foi um jogador inexpressivo que se tornou uma jogadora que só tem a força que trouxe da sua vida anterior! Me desculpe, mas tirando o tamanho e essa força física diferenciada, não pode ser comparada em talento com nenhuma atleta citada em seu comentário! Abs

      Excluir
  17. Precisamos de boas jogadoras zé tem obrigacao deddedica transformar pedras em diamantes como faz Bernardo, so pegar pronto e facil Fernanda garay nao quer Tiffany, ta pedindo passagem, fodam - se os do contra, afinal o que e certo nesse pais piada???

    ResponderExcluir
  18. Essa questão da Tifany na Seleção tem um grande Problema, uma coisa é ela detonar contra um clube da nossa Superliga, outra é ela detonar a Seleção Chinesa, Japonesa que manda na FIVB, ja pensou a China eliminada e a Tifany jogando super bem, logo logo a Fivb mexeria para mudar as regras, claramente.

    Confesso que não vejo atualmente quem seria nossas Ponteiras Titulares, não vejo nenhuma de nivel internacional, se elas ja tremem em jogos do nivel da nossa Superliga, imagina num Mundial. A Mari Paraiba como alguns cogitam, eu peguei ranço dela quando ela empacava rede dos times, seleçao que jogava, tomei abuso. A gota dagua foi ela no PAN, a quantidade de block que levava era fora do comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa que comentário ridículo desse POP! A determinação é do COI e a FIVB não pode passar por cima do COI que gere as regras de participação nos esportes olímpicos.
      E, outra, esse POP nunca deve ter viajado mundo a fora, não conhece a cultura chinesa e nem a japonesa, para achar que eles tem pensamentos mesquinhos e idiotas que nem o desse POP. Ainda mais esse POP não sabe que já tem vários outros atletas TRANS atuando e competindo por vários esportes e representando outras nações, ou ele acha que a única atleta TRANS do mundo é a Tifany? É muita ignorância numa pessoa só!

      Excluir
    3. hauheau me ama né querido. Tifany não tem nivel p Seleção Mundial, só tem força e olhe lá, muitas das vezes para não cairem em cima dela ser um homem, ela encolhe o braço. Tchau Querida

      Excluir
  19. Acho q para o Mundial ela volta. A meu ver a seleção para a Liga das Nações e Mundial deve ser:
    Fabíola, Roberta e Dani para ganhar ritmo
    Tandara, Monique, Bruna e Tiffany que tem que ser testada
    Gabi, Natália, Jaqueline, Mari PB, Regis e (Fe Garay para o Mundial)
    Gattaz, Bia, Adenízia, Carol, Thaísa e (Fabiana, quem sabe dá certo).
    Leia, Suellen e (Brait sonhar não custa né?)


    ResponderExcluir
  20. Tudo culpa da vagabunda da FIVB, que sempre coloca os campeonatos no submundo Ásia, com jogos de madrugada aqui e por conseguinte repercussão nula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)