Vakifbank bate Eczacibasi e é hexacampeão da Copa Turca

A Copa Turca tem um novo campeão: o Vakifbank Spor Kulubu. O time de Giovanni Guidetti bateu o Eczacibasi VitrA por 3 sets a 0 (25-22, 25-18, 32-30). A final aconteceu em Ankara e foi assistida por mais de 4500 espectadores.

O Eczacibasi começou a partida melhor e chegou a abrir 13 a 8, quando se perdeu e levou quatro pontos consecutivos do Vakif. Uma sessão de indefinições fez o jogo empatar e o Vakifbank tomou a liderança da parcial. O segundo set começou com o Vakif fazendo 4-0 e tomando um 4-5 na sequência. A parcial foi equilibrada até o 19º ponto, quando Dilik e Adams entraram e o Eczacibasi desandou. 

Vakifbank comemorou título da Copa Turca (Fot: TVF/Reprodução)


O terceiro set foi um dos melhores da temporada! O Vitra abriu três pontos, fez 21 a 18 e mais uma vez, não segurou a vantagem. O Vakif empatou, 21 a 21, e as equipes trocaram pontos até o final do set. O confronto tornou-se então uma guerra de duas máquinas, daquelas que, na minha opinião, são as melhores da atualidade em suas posições: Ting Zhu fez cinco pontos consecutivos, Tijana Boskovic fez quatro, salvando três match points. A oposta sérvia fez incríveis 11 pontos no terceiro set, não superando a ainda mais incrível atuação da chinesa com 12. No 32º ponto, o Vaki garantiu o título.

Ting Zhu foi eleita a MVP da competição, a chinesa dispensa elogios - é a melhor do mundo, disparada. Virou bolas incríveis, faz isso de qualquer posição da quadra. Dona de 24 pontos, foi a maior pontuadora, seguida de Boskovic com 21. Infelizmente o Eczacibasi teve uma atuação negativa: a líbero Simge Akoz. Quando vemos uma líbero caçada pelo time time adversário no saque, compreendemos o quanto ela está mal na recepção. Na defesa idem.

MAIS UM: Ting Zhu é a MVP da Copa Turca (Foto: TVF/Reprodução)


O título é o sexto do Vakifbank que fica atrás apenas do Eczacibasi (com oito) na classificação geral. 

Comentários

  1. O Eczacibasi VitrA precisaria de uma líbero como a Brenda Castillo. O problema é que no turco pra equilibrar um time com 3 estrangeiras tem q ser igual o Vakif que pega 4 turcas do 1* escalão e 3 estrangeiras que decidem.
    Talvez se proxima temporada montasse a base com:
    Castillo
    Dilik/Boskovic
    Beyza/Akman
    Larson/Oszoy.

    ResponderExcluir
  2. Zhu destruidora!!!
    Disparadíssima a melhor do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Não temos uma jogadora poderosa assim. Nossas opostas estão muito distantes do poderio de definição de jogadoras como Bosko e Zhu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que o Brasil nunca teve. Tivemos grandes jogadoras, mas nunca uma estrela solo. Entretanto, a Rússia tem hoje duas super definidoras, mas não consegue construir um time decente.

      Excluir
    2. Concordo nunca tivemos! A Sheilla era uma ótima atacante mas nunca foi jogadora de levar o time nas costas, por exemplo Gamova, Goncharova, Rahimova, Zhu,Boskovic ela nunca foi uma definidora e sim técnica, funciona muito bem sob pressão,mas nunca foi de fazer 20 pontos por jogo como é o caso das citadas. Na verdade o Brasil nunca teve uma jogadora assim, o que é uma pena. Mas pelo outro lado temos um time completo e não apenas "uma" jogadora.

      Excluir
  4. TOFLY me diga uma coisa, no que ficou o torneio TOP Volei? Acabou de vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou :/
      Era organizado pela Suíça/Volero e teve sua última edição em 2014, com o título de Osasco. É uma pena, era um torneio simples, mas tão felizinho!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)