A derrota histórica que eliminou o Yenisei da Champions e causou a demissão de seu técnico

Aconteceu no último sábado (11) a última rodada classificatória da Champions League. Vakifbank e Conegliano só cumpriram com o esperado, atropelaram seus rivais por 3 sets a 0. Com todo respeito, esses dois times nem deveriam passar por esse tipo de classificação. O SkyRes também venceu, mesmo perdendo um set. Mas os holofotes ficam com Yenisei e Maritza Plovdiv. 

O Yenisei foi o terceiro colocado do último russo e para isso derrubou o Uralochka, da lenda Karpol. Assim, conquistou vaga inédita para jogar a Champions League, mas antes teria que vencer dois jogos da fase classificatória. Seu rival nem tem muita experiência, que dirá renome. O Maritza Plovdiv, time de investimento reduzido, sem muitas estrelas, da inexpressiva liga búlgara.

Time de Mariia Frolova foi eliminado antes da fase principal (Foto: CEV)


Na casa das adversárias, o Yenisei sofreu. Ainda assim, arrancou a vitória em Plovdiv por 3 sets a 2. Tudo bem, era a primeira partida a nível internacional do time na temporada. O segundo jogo foi em casa, Krasnoyarsk e o Yenisei era totalmente favorito. Selecionáveis compõem seu elenco: a oposta Malykh, as ponteiras Frolova e Chaplina, a central Efimova, a líbero Kryuchkova... O jogo começou fácil e as russas abriram 2x0, com Malykh se impondo.

Mas a partir do terceiro set, a coisa mudou. Meu respeito a Ivan Petkov, técnico do Maritza, que tomou dois sets seguidos e fez várias substituições. Teve coragem inclusive para colocar sua levantadora da seleção, Lora Kitipova, no banco. E o banco fez bem a Kitipova que voltou e foi fundamental na virada do jogo, o Maritza venceu por 3x2 e levou a partida para o golden set. Foi lá que aconteceu o inesperado: dentro de casa, com um time de selecionáveis, o Yenisei perdeu a chance história de jogar a Champions League e foi eliminado pelo Maritza Plovdiv.

Esta será a primeira vez  na história em que o Maritza Plovdiv vai jogar a Champions League-  se é que já houve algum outro time búlgaro. E claro, os russos não perdoam. Nem a medalha de bronze de Alexander Koshkin no início do ano, o livrou: o técnico foi demitido. O Yenisei anunciou que Koshkin deixaria o time para que Alexander Yurievich assumisse. 

Alexander Koshkin foi demitido após derrota para o Maritza (Foto: CEV)


Confiram os resultados dos jogos de volta do returno da 3ª fase classifiatória da Champions League:

Champions League - 3ª Fase Classificatória (returno)

MP: Malykh (17) | Petkova, Kameno (18)

MP: Sloetjes (14) | Kavalchuk Stoliar (9)

MP: Bricio (12) | Wolt (6)

MP: Rousseaux (16) | Mlakar (31)

Classificados da Champions League 2017/2018

 Fenerbahçe - campeão turco
 Galatasaray - vice-campeão turco
 Dinamo Moscow - campeão russo
 Dinamo Kazan - vice-campeão russo
 Chemik Police - campeão polonês
 Budowlani Lodz - vice-campeão polonês
 Volero Zurich - campeão suíço
 Igor Volley Novara - campeão italiano
 Mullhouse - campeão francês
 Alba Blaj - campeão romeno
 Agel Projestov - campeão tcheco
 Vizura Beograd - campeão sérvio
 Vakifbank - 3º colocado no turco, fase classificatória
Bulgaria Maritza Plovdiv - campeão búlgaro, fase classificatória
 SkyRes Rsezow - 3º colocado no polonês, fase classificatória
 Imoco Conegliano - campeão da fase de grupos do italiano. fase classificatória

Campeão búlgaro em 2016/2017, Maritza Plovdiv vai jogar a Champions pela primeira vez na história (Foto: CEV)

Comentários

  1. To Fly, já houve 3 campeões da Champions, que eram times búlgaros, mas foi há um bom tempo atrás. O VC CSKA Sofia, campeão nas temporadas 1978–79, 1983–84 e o Levski Sofia, campeão na temporada 1963-64.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima informação, Gleidson! Como a Champions é antiga senti o receio de dar essa certeza. Obrigado ;)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não considero um número baixo, até pq são poucas ligas de grande relevância. Li até notícias de que alguns times na Polônia não queriam disputar a liga dos campeões no feminino por causa de orçamento.

      Excluir
  3. Como é possível apenas o campeão italiano se classificar? E dois poloneses já garantidos. É revoltante, pois todos sabemos que a Liga Italiana é a melhor do Mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendi, sem falar que o italiano tem o atual vice campeão europeu na champions que é o próprio conegliano,então deveriam ser 2 vagas diretas e mais uma na repescagem assim como o turco

      Excluir
    2. A CE V distribui as vagas conforme o ranking por país, sendo q a pontuação é definida nas 3 competições européias de clubes. O problema é q os clubes italianos dão preferência a sua liga local, ao invés da segunda e terceira "divisão". Agora alguém poderia me explicar aonde estão os times alemães????

      Excluir
  4. Incrível como os técnicos russos são péssimos!!! Com exceção de NICOLAI KARPOL a seleção feminina só teve técnicos de medianos a ridículos.

    ResponderExcluir
  5. To fly uma dúvida, porque é o conegliano que está disputando a Champions league e não o Modena o vici do italiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No campeonato italiano, o campeão da fase de grupos tem o segundo lugar assegurado, mesmo que não chegue à final. Conegliano foi o melhor time da fase classificatória, embora não tenha chegado à disputa do título.

      Excluir
  6. Ainda bem que o Yenisei foi eliminado, ninguém merece ver essa FEIOSA da FROLOVA atrapalhando a beleza do voleibol. Xô baranga!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)