Terminou neste domingo (10) a Copa dos Campeões de Vôlei Feminino. A China fechou a competição vencendo o Japão por 3 sets a 1, sagrando-se bicampeã do torneio. Na verdade, a China já começou a quinta e última rodada com o título garantido, já que foi a única a vencer quatro partidas no torneio.
E contra o Japão, não foi diferente: quinta e absoluta vitória. Mais uma vez com o brilho absoluto de Ting Zhu, dona de 26 pontos. Insisto que esse campeonato deixou claro quem é a melhor jogadora do mundo na atualidade. Maior pontuadora e melhor atacante do torneio, Zhu atuou em cinco partidas chamando a responsabilidade para si, com um percentual alto de ataque ao final do torneio: 55% de sucessos, além de 100 pontos.
Ting Zhu, líder e capitã da seleção chinesa (Foto: FIVB) |
Vale lembrar que, do time campeão olímpico, há várias modificações: Hui, Yang e Xu machucadas, Wei encerrando a carreira. Mas a China é só Zhu? Não, claro que não! Comecemos por Yuan, décima maior pontuadora do torneio, uma central. É bom avisarmos que a meio dos gritos estridentes vem se mostrando uma das melhores da posição na atualidade. Zhang ainda oscila, mas é a segunda maior atacante desse time e quem tem a maior responsabilidade numa possível ausência de Zhu. E, pra mim, a grande estrela do momento na China: Ding, a levantadora. Jogando no sacrifício, tendo sofrido uma lesão no joelho, dias antes da competição, jogou todo o torneio como titular absoluta. E o crescimento e a humildade de Zeng não podem ser esquecidos, oposta injustamente cortada às vésperas da Rio, que voltou como oposta digna de um passe A.
A China chegou em Tóquio mordida e muito criticada pela campanha do Grand Prix. Há de se entender que Zhu jogou machucada e Zhang estava voltando de lesão, além da ausência da melhor oposta chinesa, Zeng. O diferencial da China, também, é seu banco, ter jogadoras como Gong e Liu, que entram sem sentir o jogo, faz muita diferença. Deu o óbvio, venceu a seleção mais forte: a China, sob os olhares de Lang Ping, foi campeã.
Seleção da China no pódio da Copa dos Campeões. Ao centro, de calça azul, a técnica Lang Ping (Foto: FIVB) |
Em disputa direta pela prata, o Brasil atropelou a seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 0. A Rússia venceu com facilidade a Coreia do Sul, mas não alcançou o bronze. Confiram os resultados e a classificação do torneio:
Copa dos Campeões - 5ª Rodada
MP: Zhu (26), Zhang (16) | Nomoto, Shinnabe (17)
MP: Tandara, Gabi (16) | Larson, Drews (12)
MP: Goncharova (16), Ilchenko (11) | Lee (15), Yoo (8)
Classificação Final
- China - 5 vitórias, 14 pontos
- Brasil - 3 vitórias, 11 pontos
- EUA - 3 vitórias, 7 pontos
- Rússia - 2 vitórias, 7 pontos
- Japão - 2 vitórias, 6 pontos
- Coreia - 0 vitórias, 0 pontos
Seleção do Campeonato
MVP: Ting Zhu (CHI)
Melhor Levantadora: Koyomi Tominaga (JAP)
Melhor Oposta: Tandara Caixeta (BRA)
Melhores Ponteiras: Ting Zhu (CHI) e Jordan Larson (EUA)
Melhores Centrais: Xinyue Yuan (CHI) e Ana Carolina da Silva (BRA)
Melhor Líbero: Kotoe Inoue (JAP)
Seleção do campeonato, um timaço! (Foto: FIVB) |
Merecidíssimo!!! As melhores do mundo. Só os estúpidos para dizerem que a China é time de uma jogadora só.
ResponderExcluirE então? Onde estä o time de uma jogadora só? Esses entendendores fajutos que dizem entender de volei só faz me rir. A China é uma seleção completa e será dificil bate-la por muito tempo, pois ainda são extreeeeeeeeemamente jovens e podem ir ate a Olimpiada de Los Angeles em 2028.
ResponderExcluirEfim, procurem estudar mais um pouco pra depois comentarem algo com argumentos
Passei aqui pra ver as seleções protagonistas do vôlei mundial segundo os patetas, Brasil e EUA, mas só encontrei a China no pódio do título... POR QUE SERÁ??? HAHAHAHAHA!!! CHINA, O PAÍS DO VÔLEI!!!
ResponderExcluirO pódio é composto por 7 jogadoras Zhu e Xu(se não me engano) da China e o resto de outros países sendo Carol e Tandara que a não ser que naturalizaram por via expressa são brasileiras. O título chinês foi merecido agora equipe imbatível elas não são. O Brasil como equipe que muitos consideraram abaixo da média deu trabalho e quase levou. Uma vitória naquele jogo poderia mudar completamente o campeonato.
ExcluirEU FALEI PÓDIO DO TÍTULO!!! NÃO FALEI PÓDIO DAS MELHORES DO CAMPEONATO!!! CADÊ O BRASIL E OS EUA NO LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirDiscordo! Larson sem sombra de dúvidas dá mais volume de jogo que a Gabi. Além disso, a americana também pontuou demasiadamente, haja vista que essa não é a sua principal função. E convenhamos que a Gabi é um flop, dentre 10 ataques, 11 é explorando o bloqueio, chega cansa de vê-la jogar.
ResponderExcluirPor isso acho justo o prêmio de melhor ponteira ter sido da Larson.
Acho engraçado esses sino-brasileiros de araque que para elogiar a China ficam desmerecendo o Brasil, que fez ótima campanha mantendo apenas 1 TITULAR, do time da Rio 2016. Mas vai ver eles precisam disso, de arrumar confusão pra se sentirem bem. Coisa de gente baixa.
ResponderExcluirPois eu torço muito pelo Brasil e sei reconhecer que a China é a melhor do mundo atualmente sem desmerecer as demais. Vale lembrar que nesse torneio o Brasil ainda esteve sem jogadoras importantes mesmo caso dos EUA (Robinson,Murphy e até a Glass que foi mãe recentemente). Os argumentos pra China ter sido 4* no GP foi (Zhu ta lesionada, Zhang mal jogou, Zeng e Yan Ni não foram convocadas). Quer dizer que os desfalques só contam quando lhes convém?
Ano que vem,com todas as seleções completas e dando a vida pelo mundial, não existe nenhuma seleção muito superior, pois o volei feminino caminha pra um equilibrio muito grande.
Por fim quero dizer que a Ding Xia merecia demais o prêmio de levantadora, sou fã dela. A Zhu é um fenômeno. Acho que na seleção do campeonato faltou a Ding no lugar da Tominaga. De resto achei justo. A líbero Inoue do Japão é excelente, a Carol foi escolhida pelas estatística de bloqueio e a Yuan no geral foi a melhor central do campeonato. Boa dupla. Zhu tinha que está mesmo. A Larson foi a melhor americana do torneio e a Tandara finalmente foi reconhecida, 2* maior pontuadora no geral e a oposta que mais pontuou no campeonato.
Excelente comentário!
ExcluirChina é, sem dúvida, a melhor seleção do mundo. Sérvia vem logo em seguida, e quando completa, pra mim, é a única seleção que pode fazer frente às chinesas. Fiquei surpreso com a qualidade da levantadora chinesa, muito inteligente e habilidosa. A seleção americana é um time com muito potencial, mas parece que o Kiraly não consegue mais evoluir a equipe e talvez seria interessante uma troca de comando, quem sabe até assumir um técnico estrangeiro. O Brasil, mesmo não sendo brilhante, fez seu papel e mostrou que é uma equipe coletiva e bem treinada. Só não gostei muito dos elogios que a Gabi recebeu por jogar como libero, não que ela não mereça, mas isso pode criar a falsa ilusão de que ela é a jogadora certa pra assumir esse papel na seleção e sabemos que não é.
ResponderExcluirTo Fly, estou esperando o post sobre o Europeu rsrs