Domingo (24) e segunda (25) de decisão no Campeonato Europeu. Das 16 seleções, 12 continuam, oito se enfrentando nos playoffs e quatro classificadas diretamente às quartas de final.
No Grupo A, o Azerbaijão confirmou seu bom momento. O time bateu a Polônia ontem por 3 sets a 0, com 30 pontos da oposta Polina Rahimova. Hoje, as azeris derrotaram a Alemanha por 3 sets a 1. Invicto, o Azerbaijão garantiu o primeiro lugar do grupo e avançou diretamente às quartas de final. A Alemanha, que já havia perdido para a Polônia, garantiu sua vaga ontem, derrotando a Hungria por 3 sets a 1. A Hungria foi eliminada.
![]() |
Polina Rahimova enfrenta duplo polonês (Foto: CEV) |
O Grupo B encerrou ainda ontem e era o que tinha resultado mais previsível. Mesmo assim, a Itália sofreu e só venceu a Croácia por 3 sets a 2. A Itália joga sem Monika De Gennaro, lesionada e com Lucia Bosetti se recuperando. Mas nenhuma novidade, Paola Egonu marcou 30 e carregou a Itália. Grande jogo de Samantha Fabris, caçada na recepção e ainda assim dona de 25 pontos. No outro jogo do grupo, a Bielorrússia eliminou a frágil Geórgia, que venceu apenas um set na competição.
Samantha Fabris lamenta derrota para a Itália (Foto: CEV) |
Chegando ao Grupo C, a surpresa foi a vitória da Bulgária sobre a Turquia (falamos disso aqui). Hoje, valia a disputa da vaga na semifinal e a disputa da última vaga. A Rússia sofreu, mas bateu a Bulgária por 3 sets a 2, com direito a virada no tie-break. Infelizmente, para a Bulgária, Emiliya Nikolova teve péssimo desempenho, já é hora de investir em outra opção. Na Rússia, mantem-se um fato curioso: o jogo não flui entre Irina Filishtinskaia e Nataliya Goncharova, a oposta não tem o mesmo grande desempenho com a levantadora veloz. Mas no final, deu Rússia.
![]() |
Tatiana Kosheleva pega alto contra duplo da Bulgária (Foto: CEV) |
A Turquia se salvou e eliminou a Ucrânia. A sensação é diferente para a duas seleções no campeonato: a Turquia aquém do esperado, a Ucrânia surpreendendo. Mas acabou para a Ucrânia. Neriman Ozsoy, melhor jogadora da Turquia, marcou 18.
O Grupo D traz a surpresa do Europeu até aqui, a dolorosa eliminação para as belgas. Mesmo com fase incrível de Lise Van Hecke, a Bélgica foi derrubada pela Sérvia por 3 sets a 1 e despediu-se do campeonato sem vencer. E a Sérvia até tentou dar uma mãozinha para as belgas, quando Terzic colocou as reservas a partir do terceiro set, já com o primeiro lugar garantido. Nem assim as belgas aproveitaram e foram eliminadas.
Stefana Veljkovic bate bola rápida na vitória sérvia (Foto: CEV) |
24/09
Grupo AAzerbaijão 3 x 0 Polônia (25–14, 25–21, 25–23)
MP: Rahimova (30) | Smarzek (17)
Alemanha 3 x 1 Hungria (25–21, 19–25, 25–21, 25–18)
MP: Lippmann (19) | Dekany (19)
Grupo B
Croácia 2 x 3 Itália (23–25, 21–25, 25–19, 25–10, 11–15)
MP: Fabris (25) | Egonu (30)
Géorgia 0 x 3 Bielorrússia (8–25, 11–25, 12–25)
MP: Markarashvili (5) | Harelik (12)
Grupo C
Bulgária 3 x 2 Turquia (25-17, 10-25, 25-16, 20-25, 20-18)
MP: Rabadzhieva (19) | Erdem (16)
Grupo D
Bélgica 1 x 3 Sérvia (26–24, 20–25, 22–25, 21–25)
MP: Van Hecke (24) | Stevanovic, Bjelica (13)
República Tcheca 1 x 3 Holanda (21–25, 15–25, 25–21, 22–25)
MP: Havelkova (14) | Buijs (17)
25/09
Grupo AAlemanha 1 x 3 Azerbaijão (25–19, 19–25, 18–25, 18–25)
MP: Lippmann (26) | Rahimova (20)
Grupo C
Rússia 3 x 2 Bulgária (21–25, 25–20, 23–25, 25–21, 15–13)
MP: Kosheleva (23) | Vasileva (25)
Turquia 3 x 1 Ucrânia (25–20, 25–19, 20–25, 25–23)
MP: Ozsoy (18) | Denysova (17)
Classificação
Grupo A- Azerbaijão - 3v, 9 pts (Quartas de final)
- Polônia - 2v, 5 pts (Playoffs)
- Alemanha - 1v, 4 pts (Playoffs)
- Hungria - 0v, 0 pts
Grupo B
- Itália - 3v, 8 pts (Quartas de final)
- Bielorrússia - 2v, 5 pts (Playoffs)
- Croácia - 1v, 7 pts (Playoffs)
- Geórgia, 0v, 0 pts
Grupo C
- Rússia - 3v, 7 pts (Quartas de final)
- Bulgária - 2v, 5 pts (Playoffs)
- Turquia - 1v, 4 pts (Playoffs)
- Ucrânia - 0v, 2 pts
Grupo D
- Sérvia - 3v, 9 pts (Quartas de final)
- Holanda - 2v, 5 pts (Playoffs)
- R. Tcheca - 1v, 7 pts (Playoffs)
- Bélgica - 0v, 0 pts
NÃO FICA ASSIM LISE! Mesmo com torneio excelente de Van Hecke, Bélgica não passou da primeira fase (Foto: CEV) |
Playoffs
26/09
Holanda x Croácia
Bielorrússia x R. Tcheca
27/09
Bulgária x Alemanha
Polônia x Turquia
Quartas de final
28 e 29/09
Itália x (Holanda ou Croácia)
Azerbaijão x (Bulgária ou Alemanha)
Sérvia x (Bielorrússia ou R. Tcheca)
Rússia x (Polônia ou Turquia)
Se passar da Croácia, Holanda faz clássico contra a Itália (Foto: CEV) |
Servia favoritisssssssiiiima. É impressionante como a Servia esta desfalcada e mesmo assim é a segunda melhor do mundo. Acredito eu que os melhores bancos são justamente das melhores seleções do mundo: China e Servia.
ResponderExcluirOs tecnicos( principalmente o ZRG) tem que aprender a fazer igual a Lang Ping e o Terzic, eles rodam o time INTEIRO, nn tem se quer uma jogadora que seja titular absoluta( exceção da Boskovic e Rasic, pq são as melhores do mundo).
Russia ainda tem chances,mas nn tem sequer um tecnico descente. Holanda e Italia vem correndo por fora.
Enfim, vamos aguardar,mas sem duvidas esse Europeu é da Servia
Verdade, Rafael!!! A Rússia tem seus maiores inimigos no próprio banco: os técnicos!!! Como pode a Ilchenko ser reserva da Voronkova e Frolova???!!! Hoje, contra a Bulgária, ela entrou e a Rússia virou!!! ILCHENKO TITULAR É OBRIGAÇÃO!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirServia é a unica seleção européia hj que encanta. China é a potencia, seguida de Sérvia, e Brasil e EUA para mim estão com níveis proximos. Hj o volei feminino europeu na minha opiniao nao é o mesmo.. Russia está mt instável. Itália não me encanta, Egonu para mim é o destaque absoluto e boas centrais e jovens. Mas precisa amadurecer. Assim como Russia instável. Holanda teve uma queda considerável. Na minha opiniao PLAK merece titularidade. Slojtes não está com ritmo e está um show de erros. Elas estão sofrendo pela falta da central.. Como sérvia tem banco, nao sentem tanto a ausência da mesma.
ResponderExcluirprevisão: Final Sérvia x Italia (Holanda tem chances.. vamos ver)
Ok que na Europa a Sérvia seja a melhor seleção, mas está longe de ser um Brasil, EUA e China. Sérvia é uma seleção inconstante de passe medonho e que sobrevive de Boskovic e em menor escala Mihajlovic e Rasic, com a Ognienovic consegue ser um time mais competitivo, mas mesmo assim é um time que sempre morre na praia e não me surpreenderia vê-la ser eliminada ou perder o título desse campeonato horroroso para a Rússia, que tem um voleibol tenebroso (vergonha alheia), como é possível a Kosheleva ser uma ponteira passadora que é a partida inteira escondida pela líbero e a outra ponteira e a nefasta Kosianenko como levantadora titular é de sangrar os olhos de quem assiste.
ResponderExcluirNa Europa a seleção de voleibol mais bonito é a Itália, mas o time depende demais da inexperiente Egonu que faz um caminhão de pontos, mas com a grande quantidade de erros, faz com que o infame trocadilho Erronu, caia como uma luva.
Bélgica 💔
ResponderExcluirAcho a Sérvia disparada favorita.. mas tem que aprender a ganhar..
Mas acho a Itália o time mais interessante..
Grobelna ��
ExcluirO problema maior não é a Rússia jogar só com 2 passadoras... O problema é que as passadoras são a Tretyakova e a Voronkova... A Ilchenko entrou muito bem contra a Bulgária hoje... Ela não pode ser reserva!!! E a Kryuchkova tinha que ser a líbero do passe também, e não só da defesa!!!
ResponderExcluirEu adoro a oposta Polina Rahimova do Azerbaijão, pra mim ela é a melhor oposta do campeonato até aqui e uma das melhores do mundo na posição. Agora impressionante como a Mammadova acrescenta nesse time do Azerbaijão. A outra ponteira, a Samadova, é ótima atacante também. Apesar delas terem o passe instável, as 3 atacantes de extremas (pontas e oposta) são exímias atacantes. Azerbaijão pega Bulgaria ou Alemanha, provavelmente a Bulgaria nas quartas, tomara que passem pras semi, será difícil, mas esterei torcendo. Se passarem pras semi tomara q briguem pelo título (acho q nas semis pegam ITA x HOL e nao seria impossivel vencê-las, principalmente se for a Holanda, time o qual o Azerbaijão venceu no quali europeu pro mundial e conquistou a vaga direto).
ResponderExcluirAzerbaijão é uma das seleções favoritas a vencer o campeonato. Isso no meu ponto de vista. Polina Rahimova é a melhor oposta da atualidade. Gosto do jogo dela. Tem muita técnica e potencial no ataque. Muita versatilidade e jogadas individuais que outras que jogam na mesma posição não tem.
ExcluirEstou aguardando ansiosamente isso. Será um jogão.
ResponderExcluir