A nova Rússia e a força da Sérvia no confronto do título da Yeltsin Cup

Terminou nessa sexta (30) a 16º edição da Copa Boris Yeltsin, mais conhecida como Yeltsin Cup. O tradicional torneio promovido pela federação russa, contou em 2017 com cinco seleções: Bulgária, Sérvia, Turquia, Cazaquistão e as donas da casa, a Rússia. O torneio acontece no sistema de Copas, todos contra todos, sem final. Porém, Rússia e Sérvia venceram todos os adversários e acabaram por decidir entre si mesmas o título do torneio.

A Sérvia era totalmente favorita, tinha sua seleção principal com algumas exceções, como Boskovic machucada e Malesevic poupada. Bjelica e Busa as substituíram e no demais, suas estrelas atuaram. A Rússia vivia outra realidade: apenas uma das titulares do seu último ciclo esteve em quadra, Fetisova. Fetisova que era a atacante titular mais irrelevante do último ciclo. Outros nomes importantes e de relevância da Rússia ficaram no banco: Ilchenko, Zaryazhko, Startseva nem foi relacionada. A Sérvia enfrentava uma Rússia renovada. E as russas deram um trabalhão! 

Efimova ultrapassa duplo de Rasic e Mihajlovic (Foto: Yeltsin Cup)
Apostando em Frolova como passadora, Kuzyutkin viu que seu time pode jogar com velocidade. Cabe mais um elogio a Filishtinskaya, que saiu do banco e mudou a cara de seu time, acelerando as jogadas. O trabalho atual de Startseva e Filishtinskaya na seleção mostram o mal que Pankova e Vetrova fizeram a esse time. A Rússia, B, cheia de jovens, renovadas, encarou de frente a seleção da Sérvia e as levou para o tie-break. Isso sem Goncharova e Kosheleva! A Rússia teve o match point, abriu 14x13, mas sofreu por inexperiência. Frolova e Voronkova tomaram dois bloqueios consecutivos em momento de decisão, permitindo a virada. Vamos falar de Fetisova novamente? Maior pontuadora do jogo com 21 pontos. Eu não me lembro, nunca, de ter visto Fetisova sair de um jogo como maior pontuadora ou sequer fazer mais de 15 pontos. Aliás, pasmem, as centrais russas pontuaram mais do que as sérvias, foi um 35 x 32. 

O que faltou à Rússia, sobrou à Sérvia. Se alguns questionaram a forma de Mihajlovic, ela deu a resposta: foram 31 pontos no confronto. Mihajlovic praticamente carregou a Sérvia, aliada ao bom desempenho de suas centrais, principalmente no bloqueio, e à boa entrada de Malagurski no lugar de Bjelica. A Sérvia, com nova líbero, apostando em Lazarevic que substituiu Busa, tem seus méritos. 

Comemoração sérvia (Foto: Yelstin Cup)


A Rússia parece finalmente caminhar para uma renovação e provavelmente nunca teve tanto bom material humano para isso. A Sérvia mostrou que se mantém forte e que vai trabalhar suas baixas para manter-se como uma das melhores seleções do mundo. Duas ótimas seleções que prometem grandes brigas na Europa. Que venha o ciclo de Tóquio, estamos ansiosos!

Yeltsin Cup
Serbia 3 x 2 Russia (25-19, 22-25, 25-21, 26-28, 16-14)

SER: Zivkovic (2), Mihajlovic (31), Rasic (16), Bjelica (7), Busa (2), Stevanovic (16), Pusic (L). IN: Malagurski (12), Antonijevic (3), Veljkovic (0), Lazarevic (3). 

RUS: Romanova (0), Frolova (7), Fetisova (21), Voronkova (17), Kutiukova (8), Efimova (14), Tretyakova (L). IN: Galkina (L), Filishtinskaya (3), Zaryazhko (0), Lazareva (0), Ilchenko (5). 

Todos os resultados:

1º dia (26 de junho)
Sérvia - Bulgária 3-0 (25-12, 25-15, 25-14) 
Rússia - Cazaquistão 3-0 (25-17, 25-5, 25-17)

2º dia (27 de junho)
Bulgária - Cazaquistão por 3-1 (25-14, 25-20, 19-25, 29-27) 
Rússia - Turquia 3-1 (20-25, 25-18, 25-22, 25 -22)

3º dia (28 de junho)
Sérvia - Cazaquistão por 3-0 (25-12, 25-10, 25-13) 
Turquia - Bulgária 3-0 (25-11, 27-25, 25-20)

4º dia (29 de junho)
Sérvia - Turquia 3-1 (25-17, 25-18, 21-25, 25-22) 
Rússia - Bulgária 3-0 (25-22, 26-24, 25-18)

5º dia (30 de junho)
Turquia - Cazaquistão 3-0 (25-15, 25-15, 25-17) 
Sérvia - Rússia 3-2 (25-19, 22-25, 25-21, 26-28, 16 -14) 

Classificação Final:

1. Sérvia - 4v, 11 pts 
2. Rússia - 3v, 10 pts 
3. Turquia - 2v, 6 pts 
4. Bulgária - 1v, 3 pts 
5. Cazaquistão - 0v, 0 pts

Premiações Individuais:

MVP: Brankica Mihajlovic (Sérvia) 
Melhor Levantadora: Bojana Zivkovic (Sérvia) 
Melhor Bloqueio: Irina Zaryazhko (Rússia) 
Melhor Saque: Raddmila Beresneva (Cazaquistão) 
Melhor Líbero: Simge Sebnem Akoz (Turquia) 
Revelação Russa: Ana Lazareva (Rússia) 
Miss do torneio: Elitsa Vasileva (Bulgária)

Comentários

  1. Essa Russia ta até boa viu...
    Apostaria no mundial 2018 esse time:
    Filishtinskaya/Goncha
    Voronkova ou Kosheleva (quem estiver melhor)/ Ilchenko
    Fetisova/Zaryazkho
    ??? (libero espero que Malova)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voronkova jogou bem esse torneio, mas no geral o passe dela eh tao ruim quanto o da Kosheleva, e pegando uma selecao jogando em alto nivel tecnico isso tende a comprometer. O tecnico pro mundial nao tem moral de deixar a Kosheleva no banco,

      Excluir
  2. Fetisova jogando anos com Pankova no clube e na seleção, nunca foi tão acionada na vida, pontuou em momentos decisivos e virou praticamente todas as bolas que recebeu, era desperdiçada com a Pankova recebendo 5 por jogo.
    Achei muito bom esse estilo que o Kuzyutkin colocou na Rússia, ponteiras com fundo de quadra bom, mas com o ataque + "limitado" fazendo que as levantadoras tenha que forçar o jogo com o meio.
    Filishtinskaya é uma ótima levantadora,e espero que não aconteça o mesmo que aconteceu com a Pankova, iniciou super bem em ano pós olímpico, ousando e variando o jogo pra depois virar essa levantadora que só empina bola e esquece as centrais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O time Russo é bom ao contrario do que muitos acham não brigará para cair no Grand prix se chegar a fase final será Ótimo . Ganhar uma medalha para elas será perfeito .

      Excluir
    2. Amei a atuação da Filishtinskaya com o jogo acelerado. Fetisova surpreendeu a tudo e a todos, mostrou que tem ótimo potencial, e que só basta ser acionada mais vezes. A Rússia voltará a ser potência novamente se trabalhar nesse estilo de jogo, porque suas centrais são peças muito úteis na hora de decisão.

      Excluir
  3. Obrigado Tô Fly, sempre trazendo as informações completas! Vocês são os melhores!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ódio que mesmo sem a Maria Olheira levantando, as cocozentas venceram.

    ResponderExcluir
  5. Que seja o fim da passagem da Kosianenko na seleção .

    ResponderExcluir
  6. Nem parecia a Rússia! Volume de jogo, bom fundo de quadra, jogadas de meio, até jogadoras com menor estatura é estranho se tratando de Rússia. Gostei do que vi. A levantadora então, é de encher os olhos comparada a Pankova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pankova e Shcherban massacraram a Rússia aqui no Rio. Ainda bem que a equipe está com melhores levantadoras.

      Excluir
  7. Como a Bosko se machucou? Qual o atual estado dela?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)