Desculpe o transtorno, precisamos falar de Macris

Há quatro anos consecutivos ela é convidada para receber o prêmio de melhor levantadora do maior campeonato de voleibol do Brasil.  Foi assim em 2014, 2015, 2016 e 2017. Nesse período passou por Pinheiros e Brasília e pelas mais diversas formações dos clubes. Em 2015 foi maestra de um verdadeiro milagre: o título do EC Pinheiros na Copa do Brasil. Não dá para pensar que tudo isso é coincidência, precisamos falar de Macris Carneiro!

Surgiu com grande destaque aproximadamente em 2013 e daí em diante jogou em times de menores investimentos como Brasília e Pinheiros, e mesmo sem patrocinador, não ficou menos do que em sexto lugar na Superliga. É excelente defensora, tem 1m78, altura mediana para uma levantadora. A velocidade e o desempenho de Macris não podem passar despercebidos. 

Sua primeira convocação foi em 2015, quando atuou como reserva de Dani Lins no Grand Prix. Com a divisão da seleção, foi titular nos Jogos Pan-Americanos e chegou à final. Vale lembrar que nesse torneio Adenizia foi um dos grandes destaques, com algumas das maiores pontuações. Característica de Macris, usar muito de suas centrais, jogo com velocidade. Vivian, ex-companheira no Pinheiros e em Brasil, central de apenas 1m82, sabe disso. 

Macris durante o Pan de Toronto (Foto: Jogos Pan-Americanos)

Sem Dani Lins e Fabíola, acreditei que a escolha principal seria por Macris. Não foi. Com todo respeito a Roberta, a levantadora carioca só se firmou como titular na Superliga em 2016, enquanto Macris já tinha dois prêmios de melhor levantadora. Macris poderia ser a segunda opção do técnico, mas também não foi. A escolhida foi Naiane, ex-Minas e atual contratada do time de Barueri, do técnico da seleção, José Roberto. Outra jogadora que merece total respeito, mas que oscilou bastante em momentos decisivos da Superliga 2017. Jamais querendo desmerecer qualquer uma das duas, acredito, porém, que Macris merecia mais oportunidade do que está recebendo na seleção. O uso limitado de bolas de meio, as opções de levantamento nesse início de ciclo não me agradam. 

Gosto da ousadia de Macris, dos levantamentos com uma das mãos para o meio, com as chutadas para as pontas e as pipes de manchete. Essa ousadia somada à categoria de seus levantamentos me faz lembrar as grandes levantadoras da história do voleibol brasileiro. É claro que vocês podem discordar de mim, mas na minha opinião, Macris é a melhor levantadora do Brasil na atualidade.

Macris e José Roberto em 2015 (Foto: CBV)

Comentários

  1. Gente, como uma levantadora como a Roberta não usa as centrais???? Isso é inadmissível. Se Brasil esteve no auge foi por ter essas jogadas como principais e indispensáveis, e não tem nada a ver com altura, Adenizia/Bia/Jucy são excelentes e suas características alem do enorme portencial de bloqueio, é a velocidade que ambas tem. É INACEITÁVEL UMA LEVANTADORA PASSAR INÚMERAS PASSAGENS DE REDE SOMENTE DANDO BOLA PRA ENTRADA E SAIDA. ACORDA ZE, MACRIS TITULAR JÁ!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar que a falta de jogo das centrais é culpa da levantadora (independente de qual seja) é muita inocência. No caso específico a Roberta, o jogo das centrais é a base no Rio de Janeiro. Se não tem passe, não tem jogo pelo meio, é simples. E tem a ver com altura sim, salvo exceções como a Juciely. A Carol, apesar de ser ótima jogadora para clube, não tem altura para seleção. Chega a um ponto em que velocidade não supera altura. Sobre a Macris ser titular não sei se é tão fácil, o entrosamento é uma dificuldade.

      Excluir
    2. Concordo com o primeiro comentario, pq ate em contra ataque com passe A ela joga sempre na entrada... Algo errado!!! Salvo a Adenizia tbm que semprw que acionada, da conta, além de ter uma boa altura!

      Excluir
  2. POIS é...com todo respeito à Dani Lins, que foi fantástica em Londres 2012 (sem o peso da titularidade)...o Brasil já algum tempo vem desperdiçando o potencial de nossas CENTRAIS (Thaísa, Fabiana e Adenizia)...por que será? Ah! O passe tá ruim... Aí seria fácil, jogar somente com passe A...
    Pois é...sem ousadia, ficará DIFÍCIL até ganhar par ou ímpar...
    Penso que precisamos de uma LEVANTADORA mais arrojada nesse início de novo ciclo...
    Talvez, realmente, Macris seja uma ótima opção!!!

    ResponderExcluir
  3. Macris umas das melhores do MUNDO?✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. Ganhando experiência internacional, acredito que sim.

      Excluir
    2. Macris e de longe a melhor levantadora ha quatro anos E tambem a maior injusticada na Selecao Brasileira Tem que ser a titular absoluta O Ze Roberto precisa acabar com esta implicancia pessoal e montar o melhor time do Brasil comecamdo com a melhor levantadora do Brasil

      Excluir
  4. Concordo plenamente!
    Acho a Roberta e a Naiane ótimas levantadorotas, mas hoje, na minha opinião, a melhor em atuação é a Mais e ela merecia a titularidade da seleção mais do que ela, o Brasil a merece e precisa!

    ResponderExcluir
  5. O mundo precisa saber disso!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar que ela é indisciplinada, mas por ser a melhor o Zezinho que não gosta de perder deveria usá-la, qualquer coisa é melhor que Roberta e Naiane, nem se fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de disciplina é boato. Indisciplinados foram Hooker, Spiridonov...

      Excluir
  7. É verdade, Magris é ótima, faz bolas rápidas e trabalha muito as centrais!
    Magris é seleção!!!
    Acorda Zé Roberto!

    ResponderExcluir
  8. Texto Maravilhoso ��������

    ResponderExcluir
  9. Não sei qual o critério utilizado para NAIANE estar na seleção, pois na SUPERLIGA ela bancava direto pra KARINE no MINAS. Enterrou o MINAS várias vezes em jogos decisivos, tendo que a KARINE ser jogada na fogueira 🔥 pra apagar incêndio. O jogo da NAIANE é de cartas marcadas, pouco ousada, muito previsível, não acrescenta NADA na inversão do 5x1. Acontece que MACRIS era a PRIMEIRA OPÇÃO de contratação do HINODE BARUERI e recusou a proposta, logo em seguida NAIANE aceitou, parece que isso influenciou na seleção??? Tirem suas conclusões... Outro fator importantíssimo é que MACRIS não é submissa , tem uma personalidade fortíssima, parecida com a da Fernanda VENTURINI, e o ZE parece que tem TRAUMA de levantadoras com personalidades fortes,não foi a toa que FABIOLA nunca foi a primeira opção dele e foi cortada estranhamente de LONDRES, no ano que foi eleita a MELHOR LEVANTADORA DA SUPERLIGA e foi CAMPEA MUNDIAL com o NESTLE OSASCO!

    ResponderExcluir
  10. Bem sou um grande fã da macris já faz algum tempo,e gostaria de dar minha opinião o se Roberto da prioridade a jogadoras que jogam ou com ele ou com seu Alzira técnico sendo assim quando a macris recusou ir para o Barueri óbvio que gerou uma magua do se é seu prioridade a Naiane que joga no time de seu auxiliar com isso macris virou reserva da reserva,Isso é uma grande falta de respeito a atual melhor levantadora do Brasil na atualidade,E por essas e outras que não fomos campeão em casa nas olimpíadas pensamentos ultrapassados e hora da cbv pensar melhor antes que percamos outra olimpíadas por incompetência de alguns...minha opinião ok.

    ResponderExcluir
  11. Por mim as duas levantadoras do Ciclo seriam Macrís e Fabíola. A Fabíola é experiente e trabalha muito bem jogadas de bolas altas nas pontas, estilo da Natália no Fener e Tandara também. Fabíola é ótima nesse tipo de jogada, coisa que a Dani Lins tem dificuldade (de inverter). Já a Macrís é ótima porque usa muito a velocidade e com ela as centrais seriam peças chaves. A melhor competição da Adenízia com a seleção foi o PAN de 2015, onde a Macrís fez dela uma das bolas de segurança, havendo jogos que a Adenízia ultrapassou a marca dos 20 pontos. Além disso Macrís é ótima para jogadoras como Rosamaria e Gabi que precisam de bolas mais rápidas e chutadas para terem ótimo aproveitamemto de ataque, já que não são jogadoras de bolões nas pontas. Acho que Macrís faria bem até pra Fê Garay, outra que fez um belíssimo PAN, pra mim inclusive foi a melhor jogadora do Brasil naquele campeonato e a Macrís foi uma das responsáveis dosando muito bem altura e velocidade. Pra mim Fabíola e Macrís são dois estilos diferentes que se completariam e deixariam nossa seleção muito bem servida de levantadoras.
    A impressão que eu tenho dos últimos ciclos é que o Zé Roberto se escora nas jogadoras lançadas pelo Bernardinho pra jogar na seleção. Vimos isso com a Gabi, a Carol, e agora a Roberta e Drussyla (jogadora de 3 ou 4 jogos bons na superliga). Por exemplo, ninguém pode lembrar delas, mas a oposta Lorenne ex-Sesi e a ponteira Vanessa Janke do Pinheiros foram ótimos destaques nessa superliga e nem sequer foram lembradas. Tenho certeza que se elas estivessem no Rexona treinadas pelo Bernardo o Zé as convocaria. O Zé tá preguiçoso pra lapidar jovens jogadoras. Ao meu ver Naiane e Edinara só foram chamadas porque vão integrar o time dele. Vcs lembram da Pri Daroit e até dos retornos da Gattaz e Walewska a seleção na época do extinto Amil/Campinas? Ele não está renovando como deveria. A Natália tá visualmente cansada e não teve folga nem no fraquíssimo torneio de Montreux. A Tandara e a Adenizia fazem sentido por tarem tendo a chance de se firmar agora como titulares depois de anos nas sombras de Sheilla e Fabiana. Mas a Natália já teve multiplas chances e a exemplo da Fe Garay deveria folgar nesse ano pra abrir espaço pra outras. A males que vem para o bem, alguém duvida que se Gabi e Jucy tivessem no GP e Léia não tivesse pedido dispensa o ZR não iria colocá-las de titular? O time seria: Léia; Roberta; Jucy; Adenizia; Natalia; Gabi; Tandara. Isso não é renovar. Ainda bem que assim Suellen, Bia e Rosamaria (que são as únicas renovações dessa seleção) estão tendo chances para serem titulares. O destino quer ajudar o Zé Roberto, mas parece que ele próprio não quer ser ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Adenizia e Jucy só rendem se recebrem muitas bolas pra ganharem segurança. Visto que no Pan e Grand Prix, respectivamente, essas duas reinaram no meio!!!

      Excluir
    2. CONCORDO COM VOCÊ E QUERIA VER MAIS JOGADORAS NOVAS NA SELEÇÃO COMO ESTA ACONTECENDO EM SELEÇÕES COMO A TURQUIA POR EXEMPLO E ESPERO QUE NO SUL AMERICANO ELE DÊ CHANCES PARA JOGADORAS REALMENTE NOVAS JOGAREM ATE PORQUE É UMA COMPETIÇÃO BEM MAIS FRACA!

      Excluir
  12. Disse tudo, Macris é a melhor da atualidade. Não dá pra entender certos "critérios " do Zé Roberto.

    ResponderExcluir
  13. Vendo o ponto em que ela faz na vitória do 2º set contra as ianques na fase de classificação do Pan de 2015. Não é necessário comentar mais nada.

    ResponderExcluir
  14. A pergunta que não quer calar: Cadê a MACRIS??? Não é possível que o Zé acha a NAIANE melhor que a MACRIS!!! Será que é porque e NAIANE aceitou o convite pro HINODE BARUERI e MACRIS não??? Vejam no YOU TUBE BRANKICA MIHAJLOVIC e ANA BJELICA baixando a porrada pela SÉRVIA... Nossa, Ana Bjelica deve ter dado graças a Deus de ter se livrado dos levantamentos baixos e espetados da DANI LINS!!! DANI LINS já queimou várias jogadoras de BOLAS ALTAS, ela não sabe jogar com esse tipo de jogadora... Dani Lins é acomodada ela quer que a atacante se adapte às bolas baixas dela, quando deveria ser o contrário, a levantadora se adpatar à atacante!!! A lista de jogadoras de bolas altas que a DANI LINS já queimou é enorme: Joycinha, Lise Van Hecke, Kenia Carcaces Ópon e a coitada da Ana Bjelica... É impressionante como Dani Lins conseguiu desperdiçar todo o potencial de ataque da SÉRVIA Ana Bjelica no NESTLÉ/OSASCO!!! DANI LINS, ANA TIEMI e agora NAIANE são as protegidas da PANELA ZE ROBERTO/PAULO COCO! Ao contrário de FABÍOLA E MACRIS, acontece que FABIOLA E MACRIS tem sangue nas veias, personalidade, ousadia, criatividade e NÃO SÃO SUBMISSAS como LINS, TIEMI e NAIANE!!! FABIOLA E MACRIS já sofreram muito nas mãos do ZE, sao INJUSTICADAS!!! A melhor RENOVAÇÃO DA SELEÇÃO seria a TROCA DE TÉCNICO!!!

    ResponderExcluir
  15. A melhor geracao do volei feminino brasileiro foi a de ANA PAULA RODRIGUES HENKEL, ANA FLAVIA, IDA, LEILA, ANA MOSER, HILMA, MARCIA FU, VENTURINI E FOFÃO!!! A mais tecnica, a mais talentosa e a mais homogênea de todas! Pena que foi contemporânea do time cubano! BRASIL E CUBA dominavam o VOLEIBOL MUNDIAL nessa epoca! MACRIS tem personalidade e talento parecido com VENTURINI, ZE ROBERTO tem trauma da VENTURINI, por isso veta levantadoras como a MACRIS NA SELEÇÃO!

    ResponderExcluir
  16. A conclusão é a seguinte: para MACRIS ter alguma chance REAL na seleção, Ze ROBERTO tem que estar fora!

    ResponderExcluir
  17. Pra mim o tempo do JRG já passou na seleçao. O ideal seria Wagao ou Spencer Lee. Natália está decepcionando todos veem seu semblante "não-feliz" na seleção. Adenizia ou tandara mereciam ser capitã. Naiane, Carol, Amanda, Drussyla, Gabiru, não são jogadoras de cacife pra seleção. Tem que entender que posicionamento de bloqueio e técnica se aprende em treinos, Temos Valquiria(1,94), Flávia(1,96), Milka(1,90), Fran(1,90), Carla(1,96), Jéssica(2,08), Ingrid Ferrari(1,96), todas centrais com mais de 1,90. E nenhuma na seleção nem treinando junto. Mto menos a Jessica Central de 17 anos com mais de 2m. Júlia Bergsman(1,96), Fernanda Tomé(1,94), Suelle(1,88), Ariele(1,87) Paquiardi(1,88), Natália Fernandes(1,90), Amabile(1,89), Kasiely(1,87),Vanessa Janke(1,89), todas ponteiras com mais de 1,87 e não estão na seleção. Lorenne(o caso mais injusto), Paula Borgo, Fran Lemos, Malu, Sabrina Mâncio, Ivna, todas opostas que poderiam Ser testadas e nada até aqui.
    No caso de Libéro se eu fosse o JRG aguardaria e implorava a volta da Brait pra juntamente com Suelen serem as líberos da seleção. Fora que na minha opinião Dani Terra ou Ju Paes mereciam mais que Gabiru estar ali. Fora a Macris, Fabíola, Giovana, e até a Carol Leite merecia mais está ali que a Naiane.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, a maioria das informações referentes a altura das jogadoras está incorreta. Kasiely tem 1m82, Vanessa Janke 1m84, Paquiardi 1m81, citando apenas três exemplos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sr. Anônimo dono da informação de atletas, me passa a altura correta dessas ai que citei no comentário por favor já que estão incorretas.

      Excluir
    3. A Fran tem 1.88m a Valquiria 1.90.

      Excluir
    4. A Jéssica tem 2m03cm, a Júlia 1m90cm, Amabilie 1m85cm, Suelle 1m87cm, Ariele 1m85cm.

      Excluir
  19. Dani Lins é muito "óbvia" em destruição. Roberta não rende na seleção metade do que rende no Rio (afinal no clube é o Bernardo, já na seleção...). Naiane nem sei pq diabos ainda tá na seleção (Barueri?). Macros tem a ousadia, rapidez e técnica q precisamos para crescer. Zé, engole esse orgulho e pense no melhor para seleção.

    ResponderExcluir
  20. Macris pode ser uma opção interessante. Levantadora corajosa, veloz, gosta de colocar o meio pra jogar, mas é muito irregular, pecando muitas vezes na precisão. Não é um talento nato como foi Fernanda Venturini….. não é uma boa jogadora com potencial de se tornar espetacular como foi Fofão…. nem tem a mesma mão de Dani Lins que está anos-luz a sua frente. Vejo-a como uma opção, assim como a Roberta, e talvez ambas se completem. Macris é mais rápida e precisa com os meios, Roberta bloqueia mais, saca e defende de forma excepcional. Quanto a Naiane e Juma, são opções para o futuro, ainda imaturas, mas com maior potencial de atingir um nível alto do que Macris. Vejo muitos poréns no ZRG, mas neste caso das levantadoras acho que ele está correto. Tem que deixar a levantadora jogar um pouco. No caso, ele escolheu a Roberta. Poderia ter sido a Macris, mas acho que estão no mesmo nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completando…. Vejo esse endeusamento da Macris como semelhante ao que vimos em 2011/2012 antes dos Jogos de Londres com relação à Fernandinha…. falavam que era um absurdo a grande levantadora brasileira que brilhava na Europa não ter oportunidade. Deu no que deu…. Para quem não acompanha a Macris, parece que estamos falando de uma Takeshita… vamos com calma, é uma boa levantadora sim, com qualidades, mas com limitações. Torço para que seja testada, mas definitivamente não faz parte do pelotão de estrelas do voleibol mundial.

      Excluir
    2. Boa tarde DANIEL COELHO, o que se discute não é a ROBERTA ser titular e sim a NAIANE que bancava direto pra KARINE no MINAS estar na seleção e a MACRIS fora. Se até no HINODE BARUERI a MACRIS era a PRIMEIRA OPÇÃO, antes de NAIANE pq na seleção uma jogadora eleita quatro vezes melhor da SUPERLIGA está de fora? MACRIS é, sem dúvidas, melhor que DANI LINS e NAIANE. É preciso lembrar e imensa dificuldade de Lins inverter a bola pra saída e matar as jogadoras de BOLAS ALTAS com bolas espetadas e baixas... A lista de jogadoras de bolas altas q Dani Lins queimou é extensa, que eu lembre: JOYCINHA, LISE VAN HECKE, KENIA CARACACES OPON e, nessa temporada, a coitada da ANA BJELICA...

      Excluir
    3. Não acho q Macris será a salvadora da pátria, mas ela é a levantadora mais arrojada atualmente no Brasil e talvez seja isso q nossa seleção precise, afinal, já tentaram todas as outras e não tem dado resultado.

      Excluir
  21. Com todo respeito às conquistas do Sr ZRG...mas, qual será o futuro do vôlei feminino brasileiro, a partir dessa "proposta" de "renovação" (mais do mesmo) na nossa seleção?!?!?
    Pois é... O técnico é o "dono" da seleção...e, visivelmente, faz tempo colocar suas jogadores de clube para treinar na seleção... #Pronto falei... sejamos claros...

    ResponderExcluir
  22. Bom, Macris foi testada nos amistosos que o Brasil fez - sendo que foi chamada as pressas e entrada nas inversões - o resultado não foi bom, não houve sincronia, errava as bolas de tempo, levantamentos baixos, mas isso é justificável pela falta de entrosamento, oq não significa que ela deveria ser testado, pois talento tem. Mas como o Zé é de momento (Camila Brait que o diga), a deixou inscrita e nem se quer está dando oportunidade. O chato é que ela é uma levantadora jovem, tem muita experiência pra ganhar, porém nossa seleção é assim e estamos vendo com os resultados. Vamos esperar as próximas competições e como se firma esses "novos" nomes.

    ResponderExcluir
  23. Inacreditável o que li aqui. Bom, acho melhor mandar o Zé embora e toda a comissão técnica, estatísticas e tudo, vamos contratar o cara que escreveu o artigo e colocá-lo como técnico. Também não chamaremos mais as atletas que foram esculachadas aqui, Dani, Roberta, Natália, Gabi, Jucy, iiiii me dei conta que todas são ou foram jogadoras do RJ. Ta parecendo choro de despeitados. ACORDA, o Zé foi campeão de todos os torneios que disputou este ano com uma seleção renovada, Roberta saca mais, bloqueia mais e joga melhor com passe B e ainda obedece o técnico. Aquele pessoal que está na comissão técnica tem função e muito importante, tão pensando o quê. Respeita o moço

    ResponderExcluir
  24. Tbm concordo. Não da pra viver do passado gloriosos das outras levantadoras e nem querer forçar algo com outras meninas que ainda não estão preparadas. A Macris há muito tempo vem mostrando uma evolução gigantesca, e mesmo sem grandes patrocinadores tem mantido suas equipes entre as 8 primeiras. Agora com as grandes contratações do Minas não há menor dúvida do talento dessa fantástica levantadora!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)