Nova proposta da FIVB tira Quênia do Grand Prix e dificulta participação em competições futuras

Uma nova proposta econômica da FIVB tem causado problemas para algumas seleções, principalmente da África. A FIVB, Federação Internacional de Voleibol, determinou que a partir de 2017, cada seleção terá que arcar com suas próprias despesas em campeonatos internacionais. Isso impossibilita que algumas seleções, como as africanas, participem de torneios internacionais como o Grand Prix, o Mundial e a Copa do Mundo.



Esse foi o motivo que levou o Quênia a desistir da disputa da segunda divisão do Grand Prix em 2017, dando consequentemente oportunidade da França participar. O jornal queniano Daily Nation falou com o presidente da Federação Queniana de Voleibol, Waithaka Kioni. Kioni contou que sua seleção não tinha condição de pagar os 10 milhões de xelins quenianos (algo em torno de R$322.000,00) para viajar para Peru, Cazaquistão e Coréia do Sul.

"Nós conversamos com o Governo, mas nos disseram que não havia dinheiro e o que recebemos dos patrocinadores da equipe não era suficiente. Após as deliberações com alguns colegas, concordamos que é mais sensato enviarmos uma equipe ao Campeonato Mundial Sub-23 na Eslovênia em setembro" - disse Kioni, que também é o vice-presidente da Confederação Africana de Voleibol (CAVB).

A levantadora e capitã do Quênia, Janet Wanja, também lamentou a ausência de seu time no Grand Prix e a atual condição para os futuros torneios: "esses torneios internacionais sempre nos ofereceram uma experiência única para sermos grandes na África. Se começarmos a perder essas chances, nossos padrões, sem dúvida, serão afetados, especialmente as jogadoras jovens".

Janet Wanja lamentou a decisão da FIVB que prejudicou seleções com menos investimentos (Foto: capitalfm)


A proposta é um retrocesso, comparado à notícia de que a FIVB triplicará o prêmio para o campeão da categoria principal, de 200 mil de dólares para 600 mil.

Comentários

  1. Óbvio que o ranking não influenciou em NADA na escolha das seleções. O que interessa para a FIVB é o quanto essas federações tem dinheiro para GASTAR COM O VÔLEI!!! ÓBVIO que os RICOS PAÍSES ASIÁTICOS como JAPÃO, KOREA, TAILÂNDIA E CHINA gastam muito mais dinheiro investindo no volei do que KENIA, CUBA, EGITO e REPÚBLICA DOMINICANA!!! O que manda é o DINHEIRO!!! OS países ASIÁTICOS são muito mais RICO$$$$ e gastam muito mais dinheiro com o VÔLEI!!! Por isso tem seus privilégios!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mesquita. Desculpe, mas eu não entendi suas considerações.

      Excluir
    2. TO FLY, eu quis dizer que a FIVB não quer ficar bancando viagens de equipes para os torneios como fez com o KENIA em 2016, ajudando a a equipe a disputar a primeira rodada do GRAND PRIX na ARGENTINA e depois o PRE-OLIMPICO em PORTO RICO. Eu quis dizer que a FIVB não quer ficar bancando ninguém, a FIVB quer privilegiar países que invistam no vôlei, que trazem DINHEIRO E PATROCINADORES para o esporte. O Kenia não trás nada para enriquecer o voleibol, não traz dinheiro, não traz patrocinadores, faz jogos ruins e não tem atletas fenomenais, logo o Kenia não traz não de interessante para o vôlei... Quem gastaria dinheiro para comprar ingresso para assistir a um jogo SÉRVIA X KENIA??? Só um fanático mesmo, pois todos sabem que seria um massacre de 3x0, enfim NÃO HAVERIA JOGO! É disso que eu estou falando, a FIVB está privilegiando países que REALMENTE INVESTEM NO VOLEI... E definitavamente, o KENIA não é um deles! O kenia não investe NADA no volei, logo tem mesmo que ficar de fora da elite!

      Excluir
  2. Fala sério!!! Se o KENIA não tem dinheiro nem para as viagens, que fique defora mesmo! Já basta que a FIVB em 2016 bancou o KENIA no GP e no PRÉ-OLÍMPICO, então se não tem grana quefique de fora mesmo! Pois no PRÉ-OLÍMPICO foi a PORTO RICO dar vexame, pois NÃO JOGOU NADA esse KENIA!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara você só falou merda, me ajuda aí! O que tem haver os ricos asiático e a falta de condição Queniana dentro do contexto dessa matéria ? Até porque Quênia não deu lugar a um asiático, e sim um Europeu, esse muito menos expressivo no esporte mas com condições econômicas e interesses pessoais na FIVB! E outra falar de vexame? O que você espera além das últimas colocações quando uma seleção africana joga campeonatos de vôlei pelo mundo? Esperar mais que isso é sanidade pura. No vôlei a África não tem vez, não agora. Eles se contentam apenas com o atletismo, assim como Cuba se contentou com vôlei e boxe e hoje tem decaído a cada ano por uma seleção sem técnica não por falta de estrutura ou pessoas por volta de um projeto, mas sim por um interesse econômico que falou mais alto que o saltos que Mireya dava. Eu espero que essa política de deixar as jovens cubanas como Melissa Vargas e Alfonso poderem jogar em países "parceiros" e ainda sim voltarem a seleção seja bom pra desenvolver !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "me ajuda aí"??? Não posso (e também não quero) te ajudar em nada se vc é um analfabeto funcional e tem um enorme déficit cognitivo, já que não sabe interpretar o que lê...

      Excluir
    2. Calma Mesquita, o cara apenas não entendeu seu ponto de vista e deu o dele, não precisa dessa resposta

      #Paz

      Excluir
    3. Concordo jess, não precisava dessa apelação!

      Excluir
    4. Boa tarde Jess, vc me pediu calma, mas vc não viu que o tal cara aí de cima disse que eu so escrevi "MERDA". Então está certo ele dizer isso? Se ele não entendeu o que eu escrevi, isso lhe dá o direito de dizer que eu so escrevi merda? Posso não concordar com o ponto de vista dos outros, mas não saio por aí dizendo que os outros só escreveram MERDA. Acho que os valores estão INVERTIDOS, pois eu não ataquei ninguém primeiro, esse cara que veio me atacar do nada, sem sequer ter noção direito do que escrevi...

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Então tá bom Jess. Se eu disser q vc escreveu MERDA está bom pra vc, não é uma ofensa? Então vou dizer quando vc escrever algum comentário que vc escreveu um MONTE DE MERDA e vc não vai levar isso como ofensa, tá bom? Opinião sua!

      Excluir
    7. Jess você só falou merda, me ajuda aí!

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Apenas achei exagerada.. sua reação

      #Paz

      Excluir
    10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    13. Gente, pra quê isso? o_o
      Estamos aqui juntos pelos mesmo objetivo, aprender, discutir e discordar sobre voleibol. Não vamos partir para ofensas pessoais e vamos respeitar a opinião alheia, por favor. Vivemos em uma sociedade tão ríspida, tão preconceituosa, tão difícil de se viver. Não vamos trazer isso para dentro do esporte, do nosso meio. Compartilho essas matérias com vocês por amor ao esporte, mas acima de tudo acredito que podemos fazer de cada mínimo passo nosso, do mundo melhor. Comecemos por aqui, obrigado <3

      Excluir
    14. Concordo contigo TO FLY, desculpe-me por usar o teu espaço para responder à patrulha hipócrita dos que se consideram politicamente corretos e acham que podem dizer o que e como os outros devem opinar. Gosto de opinar sobre volei e não de como os outros escrevem ou deixam de escrever, não é meu intuito ficar patrulhando ninguém, porém tem gente que entra nos blogs achando que são agentes da censura politicamente correta e começam a te rotular. Enfim, vamos ao vôlei, falemos de vôlei e respeitemos os outros colegas de Blog. Muito obrigado pelo espaço TO FLY, sempre com temas interessantes sobre vôlei, parabéns!

      Excluir
    15. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. É no mínimo contraditório para FIVB, já que a mesma prega a política de expandir o vôlei pelo mundo.
    Não sei ao certo como a FIVB deveria agir, porém, o Quênia ñ deveria ter ficado de fora (conquistou na quadra o direito de disputar a 2a divisão do torneio).

    ResponderExcluir
  5. Cada dia tenho mais preguiça da FIVB ,essa gestão acaba com o esporte , e as federações não se unem , aí fica difícil . Cada dia eles tem uma nova , mexe nisso mexe naquilo e cada um que se salve , se puder,é claro .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)