As surpresas e as decepções dos três primeiros dias Montreux

É só o início do ciclo, advirto, mas precisamos considerar que uma nova história parece começar a se escrever aqui. Primeiro dia do torneio e primeira zebra, mas vamos com calma. A estreia foi com um 3x0 da China em cima da Suíça, tudo normal aí. O Brasil venceu a Polônia por 3x1 com MUITA dificuldade. A equipe polonesa jogou muito mais bonito do que no qualificatório, mas não o suficiente para vencer. A zebra do dia ficou por conta da vitória da Argentina sobre a Holanda por 3x2. Tudo bem, é a Holanda B. Ainda assim, esperávamos que com Plak na saída e Stoltemborg no levantamento, duas jogadoras experientes que foram titulares durante o último ciclo, a Holanda fosse favorita. Não foi! A Argentina jogou muita bola e pasmem, sem Castiglione, a boa levantadora titular. A Argentina atacou melhor que a Holanda B e venceu.

Argentina parou a Holanda de Plak na estreia de Montreux (Foto: Volley Masters)


Segundo dia e bem, podemos chamar esse resultado de surpreendente também: a Polônia bateu a Tailândia por 3x1. E essa sim, a Tailândia praticamente completa, sem Sittirak, sem Tomkom, mas com sua base que a torna uma das melhores seleções da Ásia. A Polônia, por sua vez, não está nem entre as 12 melhores da Europa no momento (considerando o EQT do mundial). Mas Nawrocki veio para ganhar experiência e ganhou brilho. Smarzek na saída de rede deu uma vida à Polônia que não a encontrou com Tomsia de oposta. Com a grandona livre da recepção, o sistema defensivo polonês ficou bonito. Wolosz cada vez mais ousada, abusou das meios e desconfigurou a Tailândia. Reedição da semifinal olímpica de times reservas, mas ainda deve haver aquele ódio, certo? Continuará, a China venceu por 3x2.

O espetáculo das 'zebras' não parou por aí. Em jogo duro, a Alemanha bateu o Brasil por 3x2. Sinceramente, não me recordo de uma situação sequer em que a Alemanha tenha vencido o Brasil nos últimos anos, nem mesmo quando foi campeã de Montreux em 2014. E detalhe, quem deu um upgrade na partida foi a inexperiente Keemsies, de 21 anos, levantadora reserva da seleção. Mesmo com um desempenho fraco, Lippmann foi a maior pontuadora do jogo. Há quem queira criticar Amanda, titular pela primeira vez, pela derrota sofrida. Há de se lembrar que Amanda teve o maior percentual de ataque da partida e saiu no terceiro set com 10 pontos de ataque. Natália chegou ao tie-break com 12, sem sair da titularidade. Mas o dia era das alemãs.

Brasil perdeu para a Alemanha em Montreux (Foto: Volley Masters)


Terceiro e novo dia, a Holanda precisou de um 3x1 para bater a Suíça. Com todo o respeito à Suíça, concluímos de vez que o banco holandês precisa evoluir, é pior do que esperávamos. A Alemanha, confirmando seu favoritismo, bateu a Tailândia por 3x1. Ora Tailândia, mais um ciclo apanhando? Bem, ao que parece, sim. China e Agentina, se eu citar esse confronto a vocês, apostariam num 3x0 fácil? Bem, não. Para começar, essa é a China sub20 mesmo? Não, não é. É uma China com três extremas experientes, J Li e as campeãs olímpicas Gong e XT Liu. Vocês podem considerar Gong sub20 se quiserem, mas vale lembrar que ela começou a olimpíada como titular. Inexperiência das centrais? Não pesou, já que YY Wang foi a maior pontuadora. Vamos culpar a levantadora então? Não dá! Selecionável, participou do último ciclo, foi campeã com o Jiangsu, batendo um bolão. Não tem desculpa, não tem meio-termo, a obrigação era sua China, Nizetich e a Argentina brilharam mesmo! Olho nessas 'hermanas', elas não estão vencendo por acaso.

OI? A Argentina derrotou a campeã olímpica China em Montreux (Foto: Volley Masters)


No Grupo, tudo definido! A Argentina dificilmente cairá para as suíças e mesmo se acontecer, já está classificada. A China também está classificada, Holanda e Suíça estão eliminadas do torneio e só jogam para disputarem as últimas vagas. No Grupo B, todos têm chances. Alemanha, Brasil e Polônia dependem só deles e a Tailândia precisa de um milagre. Ela enfrenta o Brasil e a Alemanha pega a Polônia. Bem, até hoje a zebra assistiu a todos os dias de Montreux. Quando será que ela aparecerá amanhã?




























Vamos com calma, é só o início do ciclo. Mas, Montreux já trouxe maus resultados para algumas seleções. No primeiro dia, a China bateu as suíças com facilidade por 3x0. Tudo certo, um resultado esperado. As surpresas começaram com a Argentina derrubando a Holanda por 3x2. Tudo bem, é o time B da Holanda, ainda assim, não esperávamos. Morrison ainda escalou Plak na saída, maior pontuadora do confronto. A Argentina veio praticamente completa, sem Castiglione. Não dá para negar que as sul-americanas seguem crescendo no cenário mundial. 

No segundo jogo a Polônia engrossou o coro contra o Brasil. Defendendo muito, algo atípico para essa seleção, ainda arrancaram um set das brasileiras e fizeram jogo duro nos sets seguintes. Mas deu a lógica, o Brasil venceu por 3x1.

Segundo dia de Montreux e a Polônia abre vencendo a Tailândia. Ainda falando de Polônia, é bom lembrarmos que depois de uma campanha pífia no qualificatório, Nawrocki fez trocas importantes. A principal delas foi deslocar Smarzek da ponta para a saída de rede. Livre do passe, a jogadora cresceu no ataque e foi decisiva para bater a Tailândia por 3x2

Comentários

  1. To FLY, a pergunta que fica no ar é: "QUE MILAGRE LUIZOMAR TERÁ Q FAZER P/CLASSIFICAR O PERU p/ o MUNDIAL??? O fato é que a AMÉRICA DO SUL tem somente 2 vaguinhas para o MUNDIAL, enquanto a EUROPA tem 8 vagas, considero meio injusto, mas enfim, quem manda é o dinheiro, não é mesmo? Acho que a AMÉRICA DO SUL poderia ter pelo menos 3 vagas... LUIZOMAR teria que fazer o PERU derrubar o BRASIL ou a ARGENTINA, o que nas condições atuais é praticamente uma MISSÃO IMPOSSÍVEL... O técnico da ARGENTINA foi muito corajoso contra as CAMPEÃS OLÍMPICAS, escalando 2 reservas para o TIE BREAK: as garotas da inversão do 5x1, a levantadora CLARISA SAGARDIA e a oposto TANYA ACOSTA, que deram muito conta do recado! TANYA ACOSTA foi SUB-utilizada pelo WAGAO no PINHEIROS, se ele prestasse mais atenção na RAÇA dessa ponteira/oposto poderia tê-la mais tempo em quadra para ajudar o PINHEIROS... Lógico que YAEL CATGLIONE, uma jogadora alta, com vasta experiência internacional, que joga a CHAMPIONS LEAGUE, faz falta à ARGENTINA, mas elas compensaram isso com muita RAÇA, característica do povo argentino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O wagao n era treinador do pinheiros cok a Tanya no Elenco

      Excluir
  2. Eu acho a maior falta de respeito do ZE ROBERTO com todas as nossas LIBEROS e OPOSTAS de OFÍCIO, desprezar o trabalho delas e ficar querendo mudar jogadoras de posição... Antes da OLIMPÍADA foi com SASSA, que foi libero na seleção e voltou a ser ponteira no FLU, e com ADENIZIA que elequeriaque fizesse o papel de OPOSTO na inversão do 5x1 na OLIMPIADA, agora é com GABIRU, que já disse voltará a ser ponteira no SESC RJ e com TANDARA que voltará a jogar como ponteira no NESTLE... Porque não dar uma chance pra uma LIBERO que jogou a temporada inteira na posição para atuar junto com a SUELEN??? O mesmo digo para as OPOSTOS!!! MONIQUE, EDINARA, BRUNA HONORIO, LORENNE se destacaram atuando como opostos na última temporada e poderiam ser melhor testadas na seleção, JULIANA PAES FILLIPELLI, Campeã Mundial SUB23 e LAIS VASQUES, Campeã SUL-AMERICANA SUB23, são liberos da nova geração que também poderiam ser testadas na posição em vez de GABIRU...

    ResponderExcluir
  3. Em relação a NAIANE: Tem Fabíola, Macris, Roberta, Giovanna Gasparini e Ananda que foram melhores que ela na última temporada. Contra TAILÂNDIA 🇹🇭 B e CHINA 🇨🇳 B, o Brasil não teve dificuldades nenhuma contra o bloqueio, já contra a EUROPEIAS da POLÔNIA 🇵🇱 e da ALEMANHA 🇩🇪, o BRASIL teve que jogar com INTELIGÊNCIA explorando o BLOQUEIO! Na final contra as ALEMÃS, não adianta ficar encarando o bloqueio de frente, tem-se que usar TÉCNICA E INTELIGÊNCIA e ir explorando as pontas dos dedos e a mão de fora e alternando força com lagardas, para MINIMIZAR O EFEITO do BLOQUEIO ALTO.

    ResponderExcluir
  4. E essa premiação? Kkkkkk
    Rodriguez disparada a melhor ponteira e Adenizia disparada a melhor central. Acho que confudiram o DA SILVA, visto que colocavam em ambas (Adenizia e Carol) esse parte do sobrenome!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahahaha.. Tandara tb foi injustiçada.. muito melhor que a Natália

      Excluir
    2. JESS, boa tarde, TANDARA, como oposto, não estava concorrendo com a ponteira NATÁLIA e, sim, com a OPOSTO GONG, uma das campeãs olímpicas da CHINA. Acho que a uma boa formação para o BRASIL seria com TANDARA e NATÁLIA ou DRUSSYLA nas pontas e MONIQUE de OPOSTA-PASSADORA.

      Excluir
    3. Eita.. foi mesmo, esqueci que ela tava de oposto..

      Excluir
  5. SELEÇÃO DA MONTREUX VOLLEY MASTERS:
    Melhor Levantadora: Roberta Ratzke,Brasil. Com 57.69% de sucesso na defesa, 8.97% de ACES dentre os saques efetuados, 9.52% de sucesso no bloqueio, 44.44% de sucesso no ataque de segunda e 34.18% de sucesso na armação das jogadas.

    Melhores Centrais:
    Ana Carolina da Silva,Brasil. Com 42.11% de sucesso na defesa, 4.76% de ACES dentre os saques efetuados, 20.24% de sucesso no bloqueio e 51.56% de sucesso no ataque.
    Marie Schölzel,Alemanha. Com 55,56% de sucesso na defesa, 4.55% de ACES dentre os saques efetuados, 25.00% de sucesso no bloqueio e 46.67% de sucesso no ataque.

    Melhores Ponteiras-passadoras:
    Yamila Nizetich,Argentina. Com 45.04% de eficiência no passe, 71,79% de sucesso na defesa, 4,35% de ACES dentre os saques efetuados, 25,81% de sucesso no bloqueio e 36,59% de sucesso no ataque.
    Natália Pereira,Brasil. Com 58.39% de eficiência no passe, 69.70% de sucesso na defesa, 5.49% de ACES dentre os saques efetuados, 28.57% de sucesso no bloqueio e 35.47% de sucesso no ataque.

    Melhor Líbero: Lenka Dürr,Alemanha. Com 57.76% de eficiência no passe, 62.16% de sucesso na defesa.

    Melhor Oposto: Gong Xiangyu,China. Com 71,21% de sucesso na defesa, 7,59% de ACES dentre os saques efetuados, 30,76% de sucesso no bloqueio e 40,51% de sucesso no ataque.

    MVP:Ana Carolina da Silva,Brasil.

    Creio que o bom desempenho na final foi fundamental para que ANA CAROLINA fosse eleita a MVP DA MONTREUX VOLLEY MASTERS. Concordo que ADENÍZIA foi a MELHOR BLOQUEADORA do torneio, no conjunto dos fundamentos SAQUE,ATAQUE e BLOQUEIO, CAROL acabou se saindo melhor que ADENÍZIA... Imagino se JUCIELY estivesse jogando esse torneio, ela iria arrasar!!! Ana Carolina teve um desempenho melhor no ataque que no bloqueio, ao passo que Adenízia foi melhor no bloqueio que no ataque. Considerando o conjunto da obra, SAQUE, ATAQUE e BLOQUEIO, ANA CAROLINA foi eleita MVP da MONTREUX VOLLEY MASTERS.

    Considerando o DESEMPENHO DA FINAL 3X0 contra a ALEMANHA, as brasileiras tiveram o seguinte desempenho na decisão:
    PASSE:
    1. Suelen 88.89% de sucesso
    2. Amanda 66.67%
    3. Natalia 50.00%
    4. Rosamaria 31.25%

    No passe, nossa líbero SUELEN beirou à perfeição no fundamento nessa final contra as alemãs, ao passo que ROSAMARIA sofreu muito no fundamento, mas tentou compensar no ataque.

    DEFESAS:
    1. Natalia 10
    2. Tandara 8
    3. Roberta 7
    4. Suelen 6
    5. Rosamaria 4
    6. Adenizia 2
    7. Ana Carolina 1
    7. Edinara 1

    O quarteto NATÁLIA, TANDARA, ROBERTA e SUELEN defendeu muito bem, superando as alemãs no fundamento.

    ATAQUE:
    1. ANA CAROLINA 71.43% de sucesso
    2. EDINARA 60%
    3. ADENÍZIA 57.14%
    4. NATÁLIA 50.00%
    5. ROSAMARIA 47.83%
    6. TANDARA 25.00%

    Excelente partida de CAROL no ataque com mais de 70% de sucesso no ataque, quem teve dificuldades foi Tandara, que não foi muito bem no ataque, mas ajudou bastante na defesa.

    PONTOS DE BLOQUEIO:
    1. ADENÍZIA 5
    2. NATÁLIA 3
    2. ANA CAROLINA 3
    4. ROSAMARIA 1
    4. ROBERTA 1
    4. TANDARA 1

    ADENÍZIA, CAROL e NATÁLIA juntas marcaram 11 dos 14 bloqueios brasileiros, que bloquearam mais que as alemãs nessa final.

    ACES:
    1. ROSAMARIA 3

    ROSAMARIA FOI a única a marcar ACES pelo seleção brasileira na final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é chato eim, coloca o msm comentário em tudo que é site!

      Excluir
    2. Acho que o Brasil ficará muito forte novamente quando as sino-brasileiras LinLéia,ThaiXu e Nating Zhulio atuarem juntas novamente. Problema será quando encontrar a China e saber qual nacionalidade pesará mais

      Excluir
  6. Brasil ficará forte novamente quando a Brait voltar, isso sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o time titular do Grand Prix será:
      Suellen
      Macrís/Tandara
      Rosamaria/Natália
      Adenízia/ Bia ou Carol

      A Jucy acho que pediu dispensa. A Gabi acho que volta pro Grand Prix, mas como passou por cirurgia não deve ser titular logo de cara. A Monique parece que foi convocada pro Grand Prix. Acho um erro, pois Monique é muito baixa pros padrões internacionais uma oposta de 1.78m não dá. Sem contar que chegará a Toquio com 32/33 anos. Valeria mais a pena está lapidando a Lorenne e Edinara que tem 20 e 21 anos e são mais altas e dariam pra no minimo 3 ciclos olimpicos. A china foi campeão olimpica com as suas principais atacantes sendo sub-23: Zhu Ting (22); Zhang Changning (21); Yuan (19); Gong (20).
      A Servia tinha Boskovic com 19 arrebentando na Olimpiada.
      Acho que o Zé tá se preocupando muito em ganhar tudo e não em lapidar essas jogadoras mais novas. Pra mim não havia necessidade alguma de levar a Natália e a Adenizia pra Montreux. Elas tiveram temporada desgastante na Europa e ja sao rodadas na seleçao. Era pra assim Mara e Rosa terem mais oportunidades

      Excluir
    2. Lorrene tem potencial. Ela deveria passar por Bernadinho. Monique é bem técnica, porém, não arrega quando está sob pressão.

      Excluir
  7. O Zé Roberto deve manter o time titular de Montreux no Grand Prix: Roberta/Tandara, Rosamaria/Natalia, Carol/Adenizia e Suellen. Acho que a lesão da Bia (que já tá treinando) tirou ela da disputa, apesar de achar a Bia melhor que Carol. A Bia deve no decorrer da competição ter mais oportunidades, mas a princípio o Zé vai escalar a Carol. A inversão 5/1 vai ser com a Monique e Macris. Apesar de achar a Macris melhor que a Roberta. Nas pontas vai ficar revezando com a Amanda pra fazer fundo de quadra.
    Sobre o Montreux, eu achei que com a entrada da Rosamaria o Brasil mudou de postura. Foi um time mais potente. Ela ainda está melhorando no passe, mas já é visível uma melhora nela desde a Superliga. É muito difícil essa mudança de oposta pra ponteira. A Responsabilidade aumenta e muito. Creio que a Rosa vai ser fundamental na disputa do Grand Prix!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosamaria é uma ótima oposta. Acho que o ZRG deveia investir na Monique e na Rosamaria nessa posição. Nas postas eu confio muito na Tandara e Natália como titulares. Nas centrais, Adenísia e Juciele. Na minha humilde e amadora opinião. Levantadora Macris. Isso no time titular.

      Excluir
  8. É...que o título em Montreaux não crie falsas impressões e/ou expectativas...
    RESPEITO os títulos do Sr ZRG... contudo, será que não vê ou reconhece a necessidade de RENOVAR a seleção para os ciclos olímpico e Mundial!?
    Como enfrentar, na atualidade, China, Sérvia e EUA, com uma visão tão reducionista?!
    Equipe precisa de LÍBERO e PONTEIRA PASSADORA...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, se a seleção da última olimpíada ainda não era melhor q China, USA e Sérvia, q dirá essa. Não entendo o q se passa na cabeça do ZRG qdo se fala em renovação convocando jogadoras com 25 anos ou mais. Renovação fez a China, faz os Estados Unidos e atualmente a Itália, q na minha opinião, tem tudo pra virar potência. Brasil só ganha esse grand Prix se as grandes seleções​ não tiverem interesse em mandar seu melhor plantel, caso mandem, não teremos nem um bronze.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...necessita urgentemente uma mudança de MENTALIDADE!!!

      Excluir
    2. A China preparou basicamente uma seleção sub-23 no ultimo ciclo olímpico e foi simplesmente:
      Prata no Mundial
      Ouro na Copa do Mundo
      Ouro na Olimpiada.

      Vc oha pra China e ver Yuan (central 19 anos 2.01m), Gong (Oposta 20 anos 1.88m); Zhu Ting (ponta 22 anos 1.98m); Zhang Changning (ponta/oposta 21 anos 1.93m)..
      Lang Ping foi genial. Não é fácil fazer um grupo jovem desse desbancar os times experientes que tinha Brasil, Russia e EUA. A Servia é outro exemplo de belíssimo trabalho de renovação sendo Prata na Copa do Mundo e Prata na Olimpiada: Boskovic (oposta 19 anos 1.93m); Mihajlovic (ponta 26 anos 1.89m); Stevanovic (central 22 anos 1.92); Milena Rasic (central 26 anos 1.93m).
      Seleçoes jovens e que ao meu ver saem muito a frente das demais pros próximos 2 ciclos olimpicos.
      Brasil brigará com EUA, Russia e Italia pra entrar no pódio.

      Excluir
    3. Eu acho que a China vai com time principal sim, mas NA FASE FINAL. Como elas serão o país sede vão utilizar a fase classificatória pra rodar o time e ai na fase final, diante de sua torcida, vão vir com força máxima pra ganhar. Estão empolgadas: atuais campeãs olímpica, o público chinês gosta de volei, Lang Ping(apesar de está ausente da seleção nesse ano) é ídola nacional e Ting Zhu caminha a passos largos pro mesmo caminho. Por falar em Zhu a mulher tá podendo viu. Saiu uma lista de um site chinês onde ela aparece como a 6* atleta mais valorizada/paga do esporte chinês (que é uma pontência economica e olímpica). Eu sou fã demais da Ting Zhu. Ela merece todo sucesso que vem tendo, parece ser muito simpática além de craque de bola.

      Excluir
    4. A Sérvia era melhor que a China sim! O que foi o diferencial na conquista olímpica foi a comissão técnica. São as únicas equipes que renovaram e que tem ótimas jogadoras. A Sérvia está bem servida de opostas, centrais e levantadoras. O que falta são ponteiras boas de passe e definição.

      Excluir
    5. Concordo!
      Nem só de Boskovic vivia a Sérvia. Centrais e ponteiras que desafogavam na olimpíada.
      A china por outro lado, viveu de Zhu a olimpíada inteira, não consigo ver outro destaque absoluto da China.
      O problema daquela final foram dois: comissão técnica e passe. Sinceramente, Popovic não me enche os olhos. Talvez uma líbero de nível mais alto, segurando o passe, teria levado a Sérvia ao ouro.

      Excluir
  11. Pois é...parece que, para o Brasil, enquanto tiver essa mentalidade... "uma jovem jogadora, idade 24 a 26 anos"...ficará difícil pensar em RENOVAÇÃO.

    ResponderExcluir
  12. Ah, e o Azerbaidjão está vindo com tudo. Na minha humilde e amadora opinião, Polina Rahimova é a melhor oposta da atualidade e a sua reserva na seleção não fica atrás. E Mamadova tá jogando um bolão. Temos que focar nessa seleção. Se não tiver o passe na mão, as jogadoras de extremas são definidoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ponteira Samadova também é muito boa. A líbero (que é irmã da Mammadova) defende demais. É impressionante. Mammadova com 32 anos não é a mesma de seus aureos anos, mas aibda bate um bolão. Ótima ponta de definição. E aquele saque viagem? Parece masculino. Rahimova oposta de primeiro nível. É aquele tipo de jogadora que leva um time nas costas. Saque viagem também fortíssimo. Acho que os pontos fracos delas são o passe e as centrais, mas se corrigirem isso quem sabe nao façam um bom papel no mundial ano que vem e até pegar uma das vagas europeias pra Toquio 2020.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)