As renovações, permanências e desfalques das seleções do Grand Prix 2017

Nenhuma seleção sofreu tantos golpes em seu elenco como Brasil. Das sete titulares olímpicas, pelo menos cinco estão fora do GP. Dani Lins está grávida, Fernanda Garay não jogará em 2017, Thaísa Menezes se recupera de cirurgia, Fabiana Claudino e Sheilla Castro se aposentaram da seleção. Das titulares, só Léia e Natália devem jogar o Grand Prix. O Brasil ainda não terá Fabíola, Jaqueline, Gabi e Juciely. Reservas do último ciclo e novas jogadoras na seleção devem substituir essas ausências, como Roberta, Rosamaria, Bia, Adenízia e Tandara. 2017 será um ano de testes para o Brasil.

Bicampeão olímpico, Brasil vem renovado para 2017 (Foto: Volley Masters)


A China teve poucas perdas, só com as lesões de duas jogadoras: Qiuyue Wei e Ruoqi Hui. Wei sofre com uma antiga lesão, que a tirou do último campeonato chinês mais uma vez. Hui tem problemas cardíacos e no momento não tem condições de jogar pela China. No demais, a campeã olímpica vem com força total na sua lista expensa, com nomes como Zhu, Zhang, Liu XT, Liu YH, Ding, Yuan, Xu, Lin e Li.

China tem desfalques, mas vem com sua base campeã para o GP (Foto: Volley Masters)


O time belga tem a base de sua seleção titular do último ciclo escalada para o GP: Rousseaux e Leys nas pontas, Aelbrecht e Heyrman nos meios, Courtouis como líbero. As exceções são Frauke Dirickx, experiente levantadora que se aposentou da seleção e a principal atacante, a oposta Lise Van Hecke. Van Hecke não foi inscrita para o GP, apesar de ter participado recentemente do classificatório ao Mundial 2018. Van De Vyver assume a titularidade na seleção daqui pra frente e Grobelna deve substituir Van Hecke no GP.

Van Hecke é uma exceção do time principal da Bélgica inscrito no Grand Prix (Foto: CEV)


A Itália perdeu uma de suas maiores ponteiras da história, Antonella Del Core e no Grand Prix vai ter a primeira oportunidade para substituí-la. Em compensação, promoveu-se o retorno das irmãs Bosetti, na tentativa de estabilizar a recepção da seleção. Outra titular que deixa a Itália é a central Martina Guiggi, que deve ser substituída por Danesi ou Folie. Centoni e Lo Bianco também deram adeus à seleção.

Itália tem jovens promissoras que assumem titularidade no ciclo (Foto: CEV)


A principal estrela do voleibol japonês nos últimos anos, Saori Kimura, anunciou nesse ano sua aposentadora definitiva. Essa sem dúvidas é a grande perda do Japão! Mas não é a única, já que sua principal definidora e melhor jogadora da atualidade, a oposta Miyu Nagaoka, se recupera de cirurgia e não foi inscrita. As centrais Haruyo Shimamura e Erika Araki também não jogarão mais pela seleção. Com isso, duas jogadoras injustiçadas no último ciclo voltam e devem assumir a titularidade na seleção: a central e capitã Iwasaka e a ponteira Shinnabe. Shimamura deve ser a outra cental e a posição de oposta pode ser assumida por Nabeya.

Japão deve sofrer com renovação de sua seleção (Foto: FIVB)


A Rússia também optou por testes e por isso dispensou suas duas maiores estrelas, Nataliya Goncharova e Tatiana Kosheleva. A dupla deve ser substituída por nomes como Voronkova, Ilchenko e Frolova. Além disso, a levantadora titular do último ciclo, Ekaterina Kosianenko, não foi convocada para o Grand Prix, onde Startseva e Vetrova podem brigar pela vaga - essa que deveria ser sem dúvidas dada a Sheshenina.

Se vira: Rússia vem para o Grand Prix sem lideranças ofensivas (Foto: CEV)


A Sérvia é outra seleção que tem perdas significativas. A levantadora Maja Ognjenovic, a ponteira Jelena Nikolic, a líbero Suzana Cebic e a oposta Jovana Brakocevic anunciaram suas aposentadorias da seleção. Delas, só Maja era titular, apesar da importância das outras jogadoras no banco. A briga pela titularidade do levantamento sérvio fica entre Zivkovic e o retorno da talentosa Antonijevic.

Força: Sérvia inscreveu força total para o GP (Foto: CEV)


Pronta para testes também está a Turquia. A maioria de suas titulares não estará no GP: a oposta Neslihan Demir, as ponteiras Neriman Ozsoy e Gozde Kirdar, a central Eda Erdem e a levantadora Naz Akyol. Uslupehlivan deve ser intocável na saída de rede, Yildirin e Baladin assumem as pontas, o meio pode ter Toksoy confirmada. No levantamento, Dilik e Alikaya devem disputar a titularidade.

Turquia deixa estrelas e aposta em renovação no GP (Foto: FIVB)


Também visando o futuro, os EUA usam uma fórmula semelhante a Brasil, Rússia e Turquia. Entretanto, mais intensa, uma verdadeira garotada vai ser testada nesse Grand Prix. Nada de Alisha Glass, Jordan Larson, Kimberly Hill, Foluke Akinradewo, Rachel Adams, Kayla Banwarth. A única titular da olimpíada inscrita no GP é Murphy. Além disso, Hodge e Robinson também não foram chamadas. Lowe e Harmotto não devem jogar mais pela seleção. A seleção titular deve ter o comando efetiva de Lloyd, com Gibbemeyer e Dixon pelos meios. A briga na ponta promete ser boa entre Barstch, Newcombe e Kingdon. A saída fica entre Murphy e McMahon, que fez uma ótima temporada. Hahn deve ser a líbero.

Estados Unidos vem com time de jovens e estreantes na seleção (Foto: NORCECA)


Não sabemos exatamente o time que a Tailândia levará ao GP, mas tem suas principais jogadoras inscritas. A Holanda vem com o time titular completo, só perdeu Steenbergen e Pietersen do time olímpico. A República Dominicana não perdeu nada, pelo contrário! Tem o retorno efetivo de Bethania De La Cruz e todo o seu elenco titular inscrito no Grand Prix.

Dominicanas, holandesas e tailandesas têm poucas perdas e inscreveram times completos no GP (Foto: Volley Masters)

Comentários

  1. Macris/Tandara
    Rosamaria/Natalia
    Adenizia/Bia
    Suellen
    Ao meu ver, esse deve ser o time titular!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo é que ainda precisamos de uma ponteira de bom passe pelo menos no banco. Rosamaria é muito exposta e quem vai cobrir? Natália? Mas realmente, dadas as circunstâncias, esse time ai é o que temos de melhor no momento.
      Obs: não gosto da Tandara de oposta. Pra mim, mesmo que perdesse ela um pouco na defesa, onde ela é a melhor do Brasil a disposição hoje, e na recepção onde, pasmem, ela também é a melhor disponível, Natália que deveria ser oposta.

      Excluir
  2. To Fly, boa noite! As liberos do Brasil para o GP serão SUELEN e GABIRU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas a Leia está inscrita.

      Excluir
    2. To Fly...faz um post sobre melhores PONTEIRAS PASSADORAS (DE PREPARAÇÃO) do voleibol Mundial na atualidade.

      Excluir
  3. Não acho que a Polen seja a oposta titular da Turquia, a jovem e alta Boz deve tomar dela a titularidade, ela foi uma das responsáveis para a classificação turca para Mundial do ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boz não é jovem, tem 29 anos e 1m94, a Uslupehlivan 26 e 1m92. Acho que a Boz foi injustiçada na seleção, mas eu gosto da Polen. A briga deve ser boa entre elas, mas acho que a Uslupehlivan não vem decepcionando nos últimos anos =)

      Excluir
    2. Não gosto muito da Polen, tem um físico privilegiado para função de oposta, pois é alta e canhota, mas sem muita técnica. No atual momento, prefiro a Boz.

      Excluir
  4. Pq pietersen saiu da Holanda? Aposentou mesmo? ��

    ResponderExcluir
  5. Por que a Lowe não jogará mais pelos EUA? Desistiu do vôlei ou o técnico desistiu dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lowe infelizmente abandonou as quadras, e vai investir em seus estudos

      Excluir
  6. Retornou aos estudos, o Voloch postou sobre isso no blog dele há umas 2 semanas!

    ResponderExcluir
  7. Quero ver o desempenho da Macris na seleção e ver se realmente ela dará um ar diferente ao que tanto se fala do voleibol que ela apresenta. Pra mim, Roberta está acima hj das levantadoras relacionadas na seleção hj.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que no ano que vem o Brasil voltará a ser TOP novamente. Thaísa, Fe Garay e Fabiola devem voltar. Jaque talvez volte.
    Em 2018 o time do mundial deve ser:
    Líberos: Suellen e Gabiru
    Levantadora: Fabiola e Macrís
    Centrais: Thaisa; Carol; Adenizia e Juciely.
    Pontas: Natália; Gabi; Jaque; Fe Garay;
    Pontas/opostas: Rosamaria e Tandara.

    Meu time titular:
    Suellen
    Macrís / Natália
    Rosamaria / Fe Garay
    Thaísa / Adenízia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda gostaria de ver essa formação:
      Fabiola/Natalia
      Jaque/Garay
      Adenizia/Thaisa
      Brait
      Mas torço pra que Tandara continue em alto nível pois tbm merece ser titular e sobre a Jaque, ainda acho que ela tem muito a oferecer a seleção, pois sem Brait, o fundo fica muito, mas muito vulnerável, visto isso na olimpíada!

      Excluir
    2. Nunca me conformarei em ver a Brait fora da seleção por uma injustiça do treinador que levou uma líbero que fez duas boas partidas em um Grand Prix. Triste ver que a última bola da Zhu era completamente defensável, mas a Leia estava completamente adiantada. Se tivéssemos a Fabi ou até a Brait acho que teríamos vencido aquele fatídico jogo.

      Excluir
    3. Não sei de onde a Léia achou que a Zhu, em um 14×13 num tie break, daria uma largada.
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Sem contar a jacadas que ela sempre dar na recepção em momentos importantes.
      Não passa confiança.

      Excluir
  9. Não entendo pq vcs insistem tanto me Jaqueline ela n rende mais a idade chega pessoal. Não entendi a não convocação da Vanessa Janke e da Samara que são nossas especialistas em passe na atualidade. Edinara, Lorenne e Paula mereciam participar do ciclo mais efetivamente. Valquiria, Francine, Raquel Loff, tantas centrais novas esse Montreux era pra ter levado so novatas mesmo que não tivesse ganhando olhai os Estados Unidos estão renovando agora para colher os frutos depois, não importa se vão perder agora.

    ResponderExcluir
  10. Não entendo pq vcs insistem tanto me Jaqueline ela n rende mais a idade chega pessoal. Não entendi a não convocação da Vanessa Janke e da Samara que são nossas especialistas em passe na atualidade. Edinara, Lorenne e Paula mereciam participar do ciclo mais efetivamente. Valquiria, Francine, Raquel Loff, tantas centrais novas esse Montreux era pra ter levado so novatas mesmo que não tivesse ganhando olhai os Estados Unidos estão renovando agora para colher os frutos depois, não importa se vão perder agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Relação a Vanessa Janke e a Lorenne. As duas mereciam seleção. Valquiria também merecia ser ao menos testada

      Excluir
    2. Só insistimos em Jaqueline porque não temos ninguém à altura.
      Me diga uma só ponteira ou líbero no Brasil, disponível para a seleção, que tenha uma combinação tão boa de passe/defesa.
      Uma coisa é você ser normalmente uma boa passadora, outra coisa é você ser uma excelente passadora sob pressão...
      Jaque nunca errou nos momentos de pressão, não na defesa e recepção, que são sua obrigações na seleção.

      Excluir
  11. Concordo em tudo que foi dito Rah, o ZRG só está pensando no agora, nas vitórias AGORA, porém logo mais as principais seleções do mundo estarão com suas novatas brilhando e o Brasil insistindo nesse mesmo erro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria tanto que tivéssemos sangue novo no comando da nossa seleção. ZRG tem pânico de renovação, ele só joga com atletas prontas (mastigadas), se Boskovic, Goncharova e Ting Zhu fossem brasileiras, creio de dificilmente seriam convocadas e se fossem seriam banco pra Monique, Gabi e etc.

      Excluir
    2. Gente, o Zé também não pode de repente tirar todas a jogadoras antigas e tacar lá só novatas não.
      Ainda não começou nem o primeiro GP pós olímpico.
      Daqui pra lá, muitas jogadoras irão se aposentar, outras sair da seleção e muitas serão trocadas com o tempo.
      Um ciclo dura 4 anos e as coisas devem acontecer aos poucos. Jogadoras mais antigas continuaram no grupo pra dar experiência pras novatas.
      Olha o caso da Itália, tentou uma seleção só com jovens no início do ciclo passado, mas para o mundial teve que chamar as 'velhotas' pra não fazer feio dentro de casa, pra olimpíada teve que recorrer as 'velhotas' de novo.
      Povo sem paciência, credo!

      Excluir
  12. Estou um pouco desinformado, Macris está inscrita??

    ResponderExcluir
  13. A jogadora japonesa q se aposentou da seleção foi a Yamaguchi ou a Shimamura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saori Kimura, Erika Araki e Mai Yamaguchi não defenderão mais a seleção.
      A primeira aposentou-se do vôlei e não só da seleção.

      Excluir
  14. TALVEZ O BRASIL NAO LEVE O GRAND PRIX 2017 ACHO QUE ACHINA TA MAIS FORTE DE TODAS AS OUTRAS SELECOES MAS...O BRASIL PODE FICAR ENTRE OS 3 PRIMEIROS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)