A Sérvia tem muito a lamentar neste ciclo. Quatro ícones de sua seleção anunciaram recentemente a aposentadoria da seleção principal: a levantadora Maja Ognjenovic, a oposta Jovana Brakocevic, a ponteira Jelena Nikolic e a líbero Suzana Cebic. Em reportagem do sérvio Zurnal, elas explicam seus motivos.
![]() |
Ognjenovic (10) e Brakocevic (2) não jogarão mais pela Sérvia (Foto: OSSRB) |
Já era esperada a ausência de Nikolic, de 35 anos, que confessa ter pensado em parar antes:
"Pensei em fazer isso em 2011, após o Campeonato Europeu em Belgrado, mas eu tenho que dizer que felizmente, não fiz. Agora, quando os jogos (olímpicos) terminaram, eu senti que meu lugar não é mais aqui, que devem vir algumas jogadoras novas para irem a Tóquio. Estou orgulhosa de tudo o que eu tive a oportunidade de jogar por meu país e isso é algo que todo grande atleta deseja."
Brakocevic é mais jovem, tem 29, mas o motivo de sua decisão é sentimentalmente mais compreensivo:
"Meu filho Viktor é a principal razão de ter acabado de finalizar minha relação com a equipe nacional. Como mãe, era muito difícil deixá-lo por algumas semanas ou mesmo meses. Há meninas que estão prontas para tomar o meu lugar. Afinal, ganhei medalhas em grandes eventos e estou orgulhosa disso, especialmente sobre o ouro no europeu em Belgrado e a prata olímpica no Rio."
Madrinha de Viktor, Suzana também encerra a carreira na seleção aos 32 anos:
"Estou orgulhosa de cada partida, houve festa, houve tristeza também, mas eu percebi como é grandioso vestir a camisa da equipe nacional, com tantas jogadoras em uma geração tão bem sucedida. Deixamos nosso legado e que venha um talvez até melhor, mas abençoado pela prata olímpica, sem precisarmos nos preocupar com o futuro do vôlei feminino da Sérvia."
Uma das mais dolorosas perdas para esta seleção é a levantadora titular absoluta, Ognjenovic de 32, uma das melhores do mundo na posição:
"Nós conversamos depois do Rio e eu disse que se eu não estivesse na lista, isso significaria que eu não estaria mais na equipe. É isso aí... O técnico tem um grande desejo de ganhar o título mundial no próximo ano no Japão, mas eu acho que é muito cedo para falar sobre esse assunto. Eu gosto de dizer: nunca diga nunca". - finalizou Maja, deixando um pingo de esperança quanto a uma possível volta.
![]() |
Nikolic e Cebic não vestirão mais a camiseta da Servia (Foto: Arhiva VN) |
Que tristeza!!! A rainha das levantadoras Maja Ognjenovic não pode sair da seleção... VOLTA MAJA!!!
ResponderExcluirA Posição de Ponteiras tambem são bem precárias, caso a Mihailovic esteja ruim, não tem outra no nivel dela, a Bursa, e outras são muito ruins
ResponderExcluirA gente se acostuma a ver seleções ganhando destaque a cada ciclo e não se acostuma com esse adeus. Muito triste com a aposentadoria dessas grandes jogadoras sérvias. Dá mesma forma que me entristeço com a aposentadoria das nossas meninas. Acompanho nossa seleção desde a nossa grande levantadora Célia que pouco tempo passou na seleção mas teve grande destaque.
ResponderExcluirA gente se acostuma a ver seleções ganhando destaque a cada ciclo e não se acostuma com esse adeus. Muito triste com a aposentadoria dessas grandes jogadoras sérvias. Dá mesma forma que me entristeço com a aposentadoria das nossas meninas. Acompanho nossa seleção desde a nossa grande levantadora Célia que pouco tempo passou na seleção mas teve grande destaque.
ResponderExcluirCom exceção da Ognjenovic as outras já eram reservas e foi um trabalho bem feito e corajoso do Terzic dá experiência e rodagem a jovens como Malesevic e Boskovic que foi premiado com a prata na Copa do Mundo e Olimpiadas. Acho que a Antonjevic é muito boa levantadora, se ela não sofrer com lesões a Servia não irá nem sentir faltas da Maja. Ana é muito talentosa, queria vê-la aqui no Brasil.
ResponderExcluirA Servia só deveria pensar numa outra líbero porque a Popovic é a Tássia européia. Consegue passar pior que a Malesevic e no mesmo nível da Mihajlovic. Popovic e Léia entregaram bonito muitos pontos em erros de passe e cobertura para a China. Popovic pelo menos tem 2 atacantes de potencia que viram bola que vem de passe D, E, Z e que acabam mascarando suas falhas. Aliás bem de líberos está a Itália e a Rep. Dominicana as outras seleções vão sofrer nessa posição. Quem tiver uma Zhu, Miha, Bosko, Goncha pra virar bola até com passe Z vai escapar um pouco.