24 clubes participarão do Mundial de Voleibol Feminino da FIVB em 2018. Dois deles já têm participação garantida: Japão, sede do torneio, e Estados Unidos, atual campeão que tem direito a vaga automática. No demais, 130 federações disputam 22 vagas, divididas por continentes, da seguinte forma:
- 2 vagas para a CAVB (África): ainda não definido, mas normalmente, o campeão de cada grupo em um qualificatório promovido pela federação
- 2 vagas para a CSV (América do Sul): o campeão sul-americano e o campeão do qualificatório de grupo único;
- 4 vagas para a AVC (Ásia e Oceania): o campeão e o vice de cada um dos dois grupos do qualificatório da federação;
- 6 vagas para a NORCECA (Américas do Norte e Central e Ilhas do Caribe): os seis melhores classificados no Campeonato da Norceca 2017;
- 8 vagas para a CEV (Europa): os seis campeões de cada grupo do qualificatório da federação. Os dois melhores classificados da repescagem, uma segunda fase dos quali europeus, onde os vices de cada grupo se enfrentarão. É importante salientar que a CEV ainda tem uma disputa entre seus micro-países, que classifica a esses qualificatórios.
Atualmente acontece o qualificatório da Norceca, que define 6 vagas. CAVB, CSV, AVC e NORCECA só devem ter essas definições entre setembro e outubro. As datas da repescagem da CEV ainda não estão definidas.
![]() |
Já classificadas, americanas aguardam para conhecer candidatos na defesa do título (Foto: FIVB) |
Comentários
Postar um comentário
Oi, gente!
Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)