As três viradas do Fenerbahçe em um jogo épico contra o Eczacibasi

A Turquia assistiu nessa quarta (12) à maior e mais emocionante partida de seu campeonato nacional. No ginásio Buhran Felek, o Fenerbahçe era o mandante contra o Eczacibasi. O Eczacibasi havia vencido o jogo de ida por 3x0 com uma escalação quase inédita, atípica, que jogou muito bem, fez sucesso e voltou a ser escalada no segundo jogo. E começou mais uma vez, voando. A escalação trazia Ognjenovic, Demir, Larson, Baladin, Adams, Cansu e Kuzubasioglu, sendo que Kosheleva nem relacionada para a partida chegou a ser. O Fener começou a reação, a partir do segundo set, intensivou-se no poderio de ataque e equilibrou a partida. A partir dali, o Eczacibasi só precisava vencer um set para chegar à final. Barbolini percebeu que o time não virava e arriscou: pôs Demir na entrada de rede e trouxe sua artilharia pesada, Boskovic, para o lugar da apagada Baladin. O que forçou a saída de Adams. No quarto set, um jogo maravilhoso acontecia entre as duas equipes! O Eczacibasi marcou 22-21 em bola de cheque de Maja Ognjenovic, onde a levantadora sérvia vibrou de frente para a rede das rivais. Em atitude polêmica, o árbitro deu cartão vermelho à sérvia e empatou a partida. Daí em diante, o Vitra se desconcentrou e perdeu o set. Fener 3x1, acontecendo assim a primeira virada.

Eda Erdem ataca contra duplo do Eczacibasi (Foto: Fenerbahçe)


Jogo quente no golden set, mas o Eczacibasi jogava uma partida excelente. Demir e Boskovic seguiam comandando o setor ofensivo e o Vitra tinha grande vantagem. Foi quando Avci chegou ao saque e Boskovic marcou, 14-10, match point para o Eczacibasi. Foi aí que o Vitra parou. Ognjenovic tinha sua pior rede, Larson sem poder de definição e Arisan de titular. As suas definidoras estavam no fundo e, por lá, Boskovic tomou dois tocos, além de duas largadas fáceis para a defesa rival. O Fenerbahçe teve Erdem sensacional, um paredão, lacrando a rede e em Kim sua bola de confiança, a melhor ponteira do mundo e virou o set para 16-14. Segunda virada. Com a vitória, o Fenerbahçe desempatou a série e eliminou o Eczacibasi em um jogo sensacional! Terceira virada. O Fenerbahçe encara o Galataray na final, disputa de dois dos maiores clubes de futebol (consequentemente, das maiores torcidas) da Turquia. Eczacibasi e Vakifbank disputarão o terceiro lugar e uma vaga na Champions 2018. Confiram os números:

Festa de jogadoras do Fener após classificação á final (Foto: Fenerbahçe)


Fenerbahçe 3 x 1 Eczacibasi (20/25, 25/23, 25/15, 25-22)
Golden Set: 16 x 14
MP: Erdem (21), Kim (19) | Demir (22), Boskovic (17)

Comentários

  1. Eda Erdem melhor jogadora do campeonato turco disparada. Aliás as centrais dos finalistas são excelentes, a Sinead Jack do Galatasaray fez uma semifinal impecável contra o Vakifbank, dando 3 bloqueios só na Ting Zhu.
    A final vai ser bem interessante.
    As líberos se equivalem. A levantadora Alikaya leva vantagem sobre a Tonkom. As centrais Eda e Jack muito boas e as turcas um pouco apagadas. Nas pontas ampla vantagem do Fener com kim e Natalia. Na saída Centoni é melhor que Polen. Vai ser equilibrado.
    Vcs acham que o Galatasaray vai investir forte próxima temporada na volta a champions? Acho que a líbero, a levantadora Alikaya, a central Jack e a ponteira Onal formam uma boa base que pode continuar. Falta uma ponteira de definição, uma central mais forte pra jogar a champions e uma oposta mais definidora como a Nádia Centoni.
    Acho que a central Toksoy, a Ponteira Megan Easy e a oposta Rahimova seriam excelentes. Seria um investimento bom.
    Alikaya/Polina Rahimova
    Bahar Toksoy/Sinead Jack
    Önal/Megan Hodge-Easy
    + a líbero turca.

    Olha eu acho que ficaria um time bem interessante e respeitando a regra de 3 estrangeiras + 4 turcas.

    ResponderExcluir
  2. Qual a pontuação da Nati nesse jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16 pontos. Foi a 3* maior pontuadora do time

      Excluir
    2. Ela vinha sendo a maior pontuadora nos últimos confrontos. A marcação estava pesada para cima dela, no bloqueio e na defesa. Sinceramente, achei que a Natália seria um total desastre na Turquia pois seu voleibol nunca me despertou confiança, mas ela calou a minha boca. Tem sido mais regular que a própria Kim. Natália com a altura da Boskovic faria estrago maior que a própria. Sua temporada foi digna de uma ponteira world class. Precisa ser mais decisiva, visto que tende a cometer erros bobos em momentos comprometedores por ansiedade e nervosismo. Fora isso, tem se mostrado uma jogadora completa.

      Excluir
    3. O que é a Natália na defesa na temporada? Tá parecendo até ponteira asiática. O problema dela é a recepção. Quando ela começa a errar nesse fundamento perde a confiança no ataque. Mas to com vc. É uma temporada muito boa dela. Tomara que renove e seja cada vez mais valorizada lá. Ela e Eda vinham sendo os grandes nomes do time. Ainda bem que a Kim acordou e jogou melhor no último jogo.

      Excluir
    4. Mesmo no passe ela tem tido bons momentos. Em alguns jogos ela tem batido a Kim no saldo de recepções positivas. Ela precisa treinar esse fundamento até o cansaço para adquirir mais consistência e confiança. Todos os craques cometem um erro bisonho vez por outra. Boskovic errou horrores nessa semifinal. Maja e Larson, idem. A Natália, a meu ver, tende a se abalar na primeira falha e passar a errar repetidamente. Foi o que aconteceu na fatídica quarta de final da Rio 2016. Ela tem que aprender a zerar e partir para a outra sem permitir que o erro anterior a desestabilize emocionalmente. Talento ela sempre teve, mas me parece uma atleta com o emocional um tanto débil. Outro aspecto que a tornaria mais efetiva ainda no ataque é aprender a explorar o bloqueio, bater na mão de fora etc. Ainda vejo a Natália querendo resolver tudo na pancada. Com bloqueios gigantes como o que ela encontra lá na Turquia, não dá para querer afundar a bola na quadra sempre.

      Excluir
    5. Eu vejo que ela e Tandara são nossas esperanças nesse ciclo olimpico. Pra duas atuarem tem que ser uma na saída e outra na entrada. As duas como pontas nao dá. O que preocupa é que não temos nenhuma ponteira de preparação para ajudar. Gabi a nível internacional nao cola. Nessa semifinal da SL até a Drussyla passou melhor que ela. Fe Garay é craque, mas o passe também não é o seu forte. Sem contar que agora em 2017 deve receber folga da seleção. A líbero então. Minha nossa. Fabí seria a ideal pra ajudar segurar o passe, mas infelizmente não volta mais. Brait também não volta. Léia tá horrível. Quem sabe a Suellen que agora tá mais magra e foi titular no Bergamo durante a lesão da Cardullo seja um bom nome. Pra ponteira de preparação pensei na Amanda do Terracap Brasilia. Ótima sacadora, passe muito bom, defesa e no ataque foi regular. Dizem que ela vai pra Baruerí. Tomara que evolua com o Zé. De levantadoras temos a Macrís e a Roberta. A Dani acho que só volta no mundial. De centrais tem me agradado a Adenizia e a Ana Beatriz. Juciely eu nao chamaria pra mais um ciclo. Thaísa tbm acho que só volta pro mundial. Acho que na minha visao o time pra começar o ciclo seria
      Suellen
      Macrís
      Adenízia
      Ana Beatriz
      Tandara
      Amanda
      Natália

      Banco: Léia; Roberta; Milka; Carol; Gabriela; Rosamaria; Edinara.

      Excluir
    6. Eu poria a Mara no lugar da Milka e botaria a Gabi no lugar da Amanda como titular;
      Rosamaria eu não convocaria, mas sem dúvida apostaria muito na Edinara;

      Excluir
  3. Respostas
    1. 1 Jogo: Quinta-feira 27 de abril de 2017 18:00 Fenerbahce - Galatasaray
      2 Jogo: Sábado 29 de abril de 2017 16:00 Fenerbahce - Galatasaray
      3 Partidas: 2 de maio de 2017 Terça-feira 18:00 Galatasaray - Fenerbahçe
      4 Partidas: 4 Maio de 2017 18:00 quinta-feira Galatasaray - Fenerbahce
      5 Jogos 7 de maio de 2017 16:00 de domingo Fenerbahce - Galatasaray
      É a tradução automática de um site turco. Pelo que entendi é uma melhor de cinco.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)