Um episódio polêmico acontece nos últimos dias pela Rússia. A VFV (Federação Russa de Voleibol) publicou na última semana que punirá jogadores russos que se recusarem a defender a seleção nacional, considerando-os estrangeiros em suas ligas nacionais. O exemplo mais prático disso é o central Dmitriy Muserskiy, que no ano passado pediu dispensa da seleção nacional, alegando problemas físicos. A polêmica ficou ainda mais acentuada quando o novo técnico da seleção masculina da Rússia, Sergey Shliapnikov, citou diretamente a Muserskiy em uma entrevista concedida ao site do Belogorye, onde Shlyapnikov disse que não deveria ser necessário pedir a um jogador para sentir orgulho de defender a Rússia. Imediatamente, o gigante respondeu. No dia seguinte à publicação da matéria, o central campeão olímpico publicou em seu twitter um link com reportagem e o seguinte comentário: "tudo caminha bem para que o voleibol da Rússia morra definitivamente!"
A federação russa, claro, respondeu. O secretário geral da VFV, Alexander Yaremenko, disse em entrevista ao Sovsports:
"É difícil comentar sobre esta afirmação, porque não ficou claro que o técnico estava se referindo a Dmitriy. Posso dizer que na Rússia o vôlei está vivo para todos nós, os líderes da Federação e para Muserskiy, por isso vai estar vivo e continuará. Quanto à entrevista com Shlyapnikov, muitas das suas palavras foram mal interpretadas. O próprio Dmitriy não pôde ir para a equipe nacional com a seleção olímpica e nenhuma sanção foi tomada contra ele. Neste caso, houve um problema de mal-entendidos, as pessoas erraram quanto à informação e nós vamos lidar com isso."
O que a VFV não esperava era um apoio de peso ao gigante russo, aliás, apoio de gigante para gigante. A lendária Ekaterina Gamova, comentou o acontecido e apoiou as palavras de Muserskiy:
"Eu entendo o sentimento de Dima (apelido para Dmitriy). Atletas se preocupam sobre seu esporte e querem apenas o melhor para o seu desenvolvimento. Esta mensagem de Dmitry é sua opinião pessoal. Nosso vôlei tem agora um monte de problemas, incluindo do ponto de vista financeiro. Equipes estão desmoronando, a quantidade de times na liga foi reduzida e agora ainda é considerada a opção da participação de equipes estrangeiras na nossa liga para a próxima temporada. Claro, tudo isso não é um bom sinal. Portanto, todos nós queremos fazer o melhor para o voleibol da Rússia, que reduzamos esses problemas, seja interessante para o público e transmitida a liga nos principais canais. Estes são os principais problemas e questões que me perturbam." - disse Gamova ao Sovsports.
Gamova manifestou-se em defesa da opinião de Muserskiy (Foto: russiavolley) |
Todos deveriam se unir o esporte russo como um todo é uma palhaçada, se os atletas não se manifestarem vai virar uma bagunça ainda maior
ResponderExcluir