Liga Russa deve receber times de Polônia e Azerbaijão a partir da próxima temporada

Uma novidade inusitada para o mundo do voleibol: mediante à crise do voleibol na Europa, algumas ligas devem unificar-se à partir da próxima temporada ou pelo menos receber a participação de estrangeiros. É o que confirma-se em matéria do canal russo L!feNews, em que, segundo ele, as ligas de voleibol feminino da Rússia devem receber times da Polônia e do Azerbaijão. 

O fato é que as três ligas sofrem com pouco investimento. A Rússia viu uma verdadeira quebra (porque não dizer falência?) de alguns de seus principais times, como o Fakel Novy Urengoy e até o poderoso Omischka. Além disso, gigantes como Kazan e Uralochka tiveram investimento reduzido e o Krasnodar, um dos melhores times do país, passa por uma grave crise financeira. Na Polônia a situação da Orlen League não é muito diferente. O Atom Trefl Sopot, um dos mais tradicionais e mais vencedores clubes do país, e o Impel Wroclaw desistiram da Champions League por falta de recursos. Lá o Chemik Police é absoluto e em 17 partidas jogadas, não perdeu nenhuma, indo ao tie-break apenas duas vezes. Mas ninguém sofreu uma queda econômica tão brusca quanto o Azerbaijão, que teve alguns dos maiores investimentos em voleibol no mundo e hoje sustenta uma liga com apenas quatro equipes - vale lembrar que o Rabita Baku foi à falência e precisou unificar-se ao Telekom Baku para quitar suas dívidas.

Bednarek acompanha levantamento de Startseva no confronto entre Chemik Police e Dínamo Kazan pela Champions League de 2015. Partida torna-se possível de acontecer no campeonato russo a partir da próxima temporada (Foto: CEV)


A estratégia da Federação Russa é tornar seu campeonato ainda mais competitivo. A estratégia de aceitar equipes de outros países não é inédita nos últimos anos do voleibol feminino. Em 2015, a liga azeri contou com a participação do Tbilisi, um clube da Geórgia. A própria liga russa, no gênero masculino, recebeu equipes da Ucrânia, antes do confronto recente entre os dois países. A mudança deve começar a valer a partir deste ano, no início da próxima temporada, e ainda segundo o site, tem interesse também de clubes da China. O site não divulgou o nome dos times e nem a situação dos campeonatos polonês e azeri após essas mudanças.

Comentários

  1. Vendo a realidade da liga russa essa é uma das saídas mais vantajosas n só pra ela como pra CEV. A liga azerri beira a falência, maior parte dos clubes têm problemas financeiros, além do fato de q só 4 equipes russas têm um nível aceitável, o resto perde pra time juvenil daqui do br. Em relação à liga polonesa eu n sei como anda o financeiro pq no masculino os times vem crescendo ao ponto de sediar o próximo mundial de clubes. Uma liga com Kazan, Moscow, Ural, Krasnodar, Zarechi, Chemik, Impew, Atom, Tauron, Dabrowska, Azerrail, Telekom ia ser mt forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Não imaginei que isso fosse possível a esse nível e confesso que sinto uma perda de identidade das ligas nacionais, mas parece ser, infelizmente, a solução. A russa tem quatro times grandes e alguns times de bons elencos (como Proton e Lenningradka) que não tem resultados expressivos. A liga azeri quase não existe mais! Na Polônia, os patrocínios caíram MUITO de 2015 a 2016. Isso mostra Atom e Impel perdendo seus elencos principais e muitas estrangeiras deixando a liga. Só o Police resistiu. Sem dúvidas, seria uma liga e tanto!

      Excluir
  2. Está difícil ler o texto com essa cor de letra + o fundo. "/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, já fiz uma mudança nas cores para melhorar isso. O branco com o preto me pareceu mais fácil para a visualização. Não sou especialista em design, mas pretendo melhorar isso no futuro ;)

      Excluir
  3. Isso ia ser bem interessante. Mais qual seria o critério de que times iriam participar? Porque se for todos dá liga russa, mais os que tão chegando vai ficar uma liga muito grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não tem nada especificado sobre isso, nem quantos times de cada país participariam. Fica complicado entender isso já que os poloneses amam vôlei e tem uma liga com 12 times, se não me engano. Quanto ao Azerbaijão, provavelmente Azerrail e Telekom iriam. Mas vamos aguardar essa confirmação.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)