O campeão Rexona e o audacioso Praia Clube na final da Superliga

Faltam 3 dias para a final da Superliga brasileira. Nesse ano a disputa ganhou mais emoção do que nunca, vendo as 4 semifinalistas com total capacidade de jogarem a final. Mas no final das semis, nenhuma surpresa: quem jogou em casa, venceu. O Rexona perdeu em Osasco por 2x3, mas foi para o Rio com moral e fez 3x1 e 3x0 no Vôlei Nestlé, virando a série e eliminando o arquirrival. No duelo mineiro, as comandadas de Picinin sofreram em Uberlândia no primeiro jogo e fizeram 3x2, mas em Belo Horizonte o Minas deu o troco e fez 3x1. De volta para casa, o Praia Clube fez 3x0 e eliminou o tradicional clube mineiro. Assim definiu-se a final: o maior campeão da história, Rexona Ades e o surpreendente Praia Clube, que nunca havia chegado sequer a uma semifinal.

O Duelo

Acontece nesse domingo o confronto entre Rexona e Praia Clube, dois campeões estaduais. O Rexona liderou a fase classificatória e venceu o Praia em 3 dos 3 jogos em que se enfrentaram. O time carioca é completamente favorito, o rival estar na final já é uma surpresa e exatamente por isso merece cuidado. O Rexona precisa de velocidade e um passe no mínimo bom, trabalha no ataque com inteligência, explorando o bloqueio adversário. O grande trunfo do Praia é o ataque, é uma das melhores equipes na competição nesse fundamento. Méritos disso pode dar-se às levantadoras, ambas de alto nível.

Natália é a principal atacante do Rexona Ades, que terá pela frente o bom bloqueio de Natasha e a habilidade de Claudinha nesse domingo


Comparativo

Levantadoras: os dois times tem boas peças na posição e pode substituí-las sem sofrer tecnicamente. O Rexona sofreu mais na temporada, Thompson tem dificuldades de trabalhar com velocidade nos meios e por isso Roberta tomou sua titularidade na semifinal. No Praia, considero Claudinha a melhor levantadora da competição, fazendo uma temporada excelente, ao contrário dos últimos 2 anos. Ju Carrijo no banco também é ótima jogadora.

Opostas: os times trabalham diferente nessa posição. Monique é baixa e cresceu nos playoffs se utilizando muito da pipe. Defende e saca bem, mas é deficiente no bloqueio. No Praia, a cubana tem a responsabilidade de definição e eventualmente participa da recepção para proteger a ponta americana. Se no Rexona Monique tem função tática, Daymi é uma das maiores pontuadoras da Superliga.

Ponteiras: definição, essa é a primeira palavra a ser citada quando chegamos nas pontas. Afinal, Natália e Alix Klineman disputarão sem dúvidas o título de MVP da liga. As duas pontas da rede de 3 são as bolas de decisão de seus times, a fuga das levantadoras. Natália vem gigante, batendo alto e rodando muito, tem uma defesa boa, um bom bloqueio e um passe regular. O problema de Alix começa exatamente aí, no passe: a americana é completamente frágil na recepção. Mas compensa no bloqueio gigante e parado na saída de rede. Maior pontuadora da Superliga, dispensa comentários sobre seu bom ataque. Natália é veloz e forte, Alix pega muito alto e é mestre nos populares "overs". A briga fica boa aqui! Na rede de dois Gabi é uma ponteira completa, no mínimo boa em todos os fundamentos. Não dê a mão leve para ela no bloqueio, ela vai usá-la. Michelle tem menos potencial de ataque, mas é uma defensora incrível e tem a maior responsabilidade do passe.

Centrais: a dupla do Rexona é muito boa, Carol lidera as estatísticas de bloqueio e é rápida no ataque. O saque é o melhor da Superliga. Juciely não faz sua melhor temporada, mas é uma excelente opção no ataque, principalmente se associada ao estilo de Roberta. Mas o Praia tem uma campeã olímpica que joga muita bola: Walewska. Campeã de tudo, Wal é diferenciada por sua velocidade de ataque e raciocínio, apesar de não ser tão eficiente no bloqueio como antes. Bloqueio no time é responsabilidade para Natasha, que cresceu muito nos playoffs, principalmente nesse fundamento.

Líberos: não há muito o que se dizer de Fabí, ela é sem dúvidas a melhor líbero do país. Fabí é promessa de incômodo principalmente para as diagonais das pontas do Praia. Boa passadora e ótima defensora. Do outro lado da quadra, a raça de Tássia faz a diferença. Também é muito boa em todos os fundamentos e jogou muito nessa temporada, evoluiu muito na defesa. De líberos, os times estão bem servidos.

O DIFERENCIAL: o Rexona pode até ser individualmente inferior, mas quando Bernardinho organiza esse grupo fica difícil vencê-lo. O Praia jogou com raça a temporada toda e apesar do rival ser um tabu, pode sim conquistar o sonhado título, depende de suas jogadoras acreditarem. A final acontece nesse domingo às 9h30, com transmissão dos brasileiros Sportv e Rede Globo.

Velocidade do Rexona e bloqueio alto são principais obstáculos do Praia de Alix Klineman na final

Comentários

  1. Sinceramente, falar que a Tássia é uma boa libero é demais, sempre peca no passe e não defende muito bem. Uma linha com ela e a Alix, sobrecarrega muito a Michele, e faz a Dayme passar, o que não é la sua qualidade, acho que o Saque do Rio vai fazer diferença nesse jogo. Sacando na Alix e Tassia é meio caminho dado para tirar a bola da mão de Claudinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A responsabilidade dela em quadra hoje é muito maior do que a maioria das líberos. A Tássia é bem mais exigida no saque por ter que cobrir a Alix na recepção. Fazendo uma comparação, a Fabí tem 382 ações de recepção, a Brait 514 e a Léia em segundo lugar geral com 632. A Tássia tem 757, isso porque seu espaço de quadra é bem maior. Em eficiência as duas líberos finalistas tem exatamente 45% de eficiência na recepção.

      Em estatísticas de defesa, a Tássia tem 92% de ações positivas e a Fabí 90%. Bem, não é uma líbero ruim pelo menos rs.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. individualmente o rio é melhor sim, praia só é melhor individualmente na levantadora e oposta, pontas, meio e libero, rio é superior.na minha opiniao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se analisarmos as duplas de pontas e centrais, você tem razão. Mas considero Walewska uma das melhores centrais da Superliga.

      Excluir
  4. Acho que vc n assistiu as semis POP ON AIR. A Tássia deu show no passe e foi impecável na derrota ao Minas foi a única titular q n decepcionou. Mais concordo com vc Q a Michelle fica mto sobrecarregada as vezes e Ramirez é mto ruim no passe. Pra mim a saída e por a Pri Daroit literalmente na Saída kkk
    Pri segura o passe mesmo n sendo sua melhor qualidade em quadra e o ataque nem precisa se comentar ótima. E se a Alix n render pq tenho plena crtz q o Bernardo vai montar um esquema tático p anular tanto a Alix como Ramirez e walewska. Acho q o Picinini poderia treinar bem suas peças de reposição pra surpreender na final.(principalmente no meio).

    ResponderExcluir
  5. A Gabi vem com muita regularidade nos playoffs e, em termos de aproveitamento e eficiência dos dois principais fundamentos das ponteiras (ataque e recepção), nos PLAYOFFS está bem melhor que sua companheira Natalia. No entanto, é natural o aproveitamento da Gabi ser melhore pq o que estamos vendo nos jogos é que a Nati está muito mais sobrecarregada na recepção, sendo caçada pelo saque adversário e também na quantidade de bolas recebidas para atacar, o que torna seu ataque mais visado e estudado pelo sistemas defensivo das equipes adversárias, dificultando sua virada de bola... Ou seja, as duas estão arrebentando! Vale lembrar que a Gabi teve o problema no tornozelo, que na prática, dificultou tanto sua vida como de sua companheira Nati que ficou ainda mais sobrecarregada!
    Acho que a Monique ainda pode dar mais! Jogou muito bem no último jogo, mas ficou devendo em outros... Mas defende muito, joga para o time, é tranquila, saca bem...

    O Praia tem duas principais atacantes, as estrangeiras Daymi e Alix. Isso torna o jogo do praia ainda mais marcado, até por que a Michelle, apesar de ser muito boa no fundo de quadra, é limitada quando o assunto é rede. Apresenta um ataque e bloqueios fracos perto das outras 5 pontas/opostas dos dois times e pode estar aí uma das diferenças desta final. Ainda assim, ela demonstrou evolução em seu jogo da rede nestes últimos jogos... Vale constar que a Daymi numa noite inspirada é capaz de carregar um time sozinha... atenção com a cubana. Só que basta uma das duas estrangeiras estar em uma má noite para o sonho do Praia ficar pelo caminho.

    Quantos às centrais, há um equilíbrio muito grande entre os dois times. A Carol vem como melhor bloqueadora desde a fase de classificação, já a Walewska tem uma experiência inegável e vem figurando entre as melhores atacantes da superliga também desde a fase de classificação. Jucy pode desafogar o ataque das pontas do time carioca e Natasha, segundo consta, é o tipo de bloqueadora que amortece muitas bolas, facilitando a defesa. Ou seja, temos duas centrais menos definidoras e mais bloqueadoras: Carol e Natasha e duas exímias atacantes Walewska e Jucy. As levantadoras (considerando que a Roberta jogará) têm o mesmo nível de confiança em suas jogadas com as centrais de maneira que não vejo muita diferença neste duelo. Com certeza a jogadora mais decisiva pelo histórico é a Walewska.

    Líberos não precisamos comentar.... Fabizinha anos luz na frente de Tassia, que é uma boa líbero, esforçada, mas pode por tudo a perder em dias que não está com a cabeça boa. Se não comprometer e fizer o básico feijão com arroz, Praia segue com chances.

    Levantadoras: Considerando que a Roberta irá jogar, percebermos que são ambas (Claudinha e Roberta) novas. Não me lembro bem, mas acho que é a primeira final da Claudinha jogando de titular, assim como será a primeira final de Roberta começando como titular. Primeiro tenho que parabenizar estas duas jogadoras! Claudinha deu a volta por cima, tá jogando solta e com alegria. Roberta é sempre muito concentrada e exigente, difícil de sorrir, mas tem um jogo muito eficiente, é muito entrosada com suas atacantes e está distribuindo muito bem. Acho um confronto equilibrado neste quesito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reservas: O Rio tem um banco bem melhor e que pode fazer a diferença! A começar pela levantadora americana, Thompson, que pode não ter atuado muito bem nos últimos jogos, mas é experiente e saca bem. Drussyla tem entrado muito bem tanto para sacar como para jogar efetivamente, seja no passe, defesa ou no ataque, nas inversões 5/1. No saque, sempre consegue ajudar seu sistema defensivo e “pontuar”. Ainda tem a Lorenne que é alta e pode fazer uma boa passagem na rede.

      O Praia tem uma inversão fraca, que no último jogo, pela primeira vez, ajudou seu time a reverter uma situação desfavorável. A Ju Carrijo não é tão confiável ainda, apesar de ser promissora... A Pri Daroit e a Ju Costa podem contribuir, a Ju Costa é bem experiente, a Pri tem entrado bem, mas acho difícil mudarem a cara de um jogo, caso tenham que substituir uma das três ponteiras/opostas.

      Acho que o Rio é favorito, mas o Praia num dia inspirado de suas jogadoras, principalmente das estrangeiras, pode vencer também. Torço para um 3x2 bem emocionante!!!

      Ps.: Estranho não termos na final nenhuma titular (a priori) da seleção... Jaqueline numa Superliga horrível, Fabizona fora, Thaisa e Dani Lins também não jogaram tudo que sabem... Pelo menos Garay tem atuado muito bem e, nessas alturas, já sabe muito bem como atacar/trabalhar com bolas altas e bloqueios mais altos ainda! Na Sheilla eu confio, mas ela vai ter que mostrar na bola!

      Agora, as reservas da seleção (time do Rexona) está jogando bem e de forma muito regular, pelo menos.

      Excluir
    2. Concordo contigo Rein,mas Walewska é titular da seleção,basta ela aceitar uma convocação...

      Excluir
    3. Sim A II, a Walewska tá top! Alias, será que ela aceitaria?

      Excluir
  6. Eu acho dificil o Praia Clube vencer o Rio de Janeiro. É impressionante comos os times "respeitam demais" a equipe carioca. Em alguns jogos os outros times abrem 5 ou 6 pontos sobre o Rio de Janeiro e simplesmente parecem não acreditar na vitória. Foi assim com Osasco, Rio do Sul, Brasilia e contra o próprio Praia Clube que na final da copa brasil chegou a abrir 7 a 2 no 3* set e deixou as cariocas vencerem por 3 a 0.
    O Rio é amplamente favorito por todo esse aspecto emocional e tática de jogo. Já em termos de investimento no time titular acho que o Praia tem o mesmo o orçamento ou até maior do que o Rexona.
    Agora to fly, li em alguns sites que a Mari Paraíba irá jogar pelo Volero Zurich. Sabem se isso é verídico?
    Se for acho que a Mari tem tudo para ajudar a equipe suiça no fundamento que mais prejudica o time: o passe. Mari é uma atacante apenas regular, mas em termos de passes é uma das melhores do Brasil. E jogando com a Fabíola tenho certeza que a Mari evoluirá ainda mais. A Fabíola saberá usar a Mari apenas quando necessário: apenas bolas rápidas pela ponta, porque definição lá será com a Rykhliuk e a Mammadova. Com o passe mais estabilizado as centrais Orlova e principalmente a Akinradewo serão mais acionadas e o time suiço ganhará muito. Então eles poderiam manter a Rabadzhieva para entrar como oposta nas inversões de 5 e 1.

    ResponderExcluir
  7. Tenho é muita pena do LUIZOMAR pq trabalhar com aqueles EGOS INFLADOS no OSASCO não é fácil não, o coitado teve até problema do coração por causa disso. Enquanto PRAIA e REXONA mostraram que a união do time conquista objetivas, o ESTRELISMO do OSASCO ficou de fora, inclusive prejudicando a saúde do técnico.
    Prestem atenção à uma declaração da THAÍSA após uma derrota p/o REXONA:
    “(O time do Vôlei Nestlé estava) irritado, porque é muito erro, é erro atrás de erro.A Dani já não tem mais o que fazer,ela deixa as meninas no simples,mas nossas ponteiras não estão rodando.Eu não posso mandar uma bola dessas para fora ou tomar um toco da Carol(central do Rexona-AdeS).O jogo pelo meio,com o passe estourando,está difícil”.“A gente precisa assumir(o jogo) um pouco mais.A Chica tá errando pra cacete(sic),não pode!Nosso time é grande,não pode errar tanto.É isso o que irrita”,disse Thaísa em tom de DESDÉM e DEBOCHE.Analisando a declaração da Thaísa:
    1.Como assim não pode tomar um toco da ANA CAROLINA?Só pq a ANA CAROLINA é mais baixa?Que preconceito e falta de respeito uma bloqueadora espetacular como ANA CAROL.THAÍSA deveria era ter vergonha do alto do seus mais de 1,90m não conseguir ser tão ágil quanto ANA CAROL.
    2."O jogo pelo meio,com o passe estourando,está difícil”.Fica detonando o passe das próprias companheiras de time, porque ela não faz igual a FABIANA CLAUDINO que ataca mesmo com PASSE B e jogando com levantadoras que não são TOP DE LINHA(CAROL LEITE e PRI HELDES). Ou então faz como a WALEWSKA fez no AMIL que assumia o PASSE e ATACAVA AO MESMO TEMPO???
    3.Chamar a CARCASES,própria companheira de clube de "CHICA",que baixaria!Que falta de respeito,afinal a cubana tem nome e,ao contrário da Thaísa,que PIPOCOU em vários momentos decisivos,CARCASES foi o desafogo do OSASCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para contrastar com o desrespeito e preconceito da Thaísa e da Yona com as demais jogadoras vejam a declaração da ANA CAROL,que serve bem de resposta para a desbocada da Thaísa,já não bastasse a resposta dada DENTRO DE QUADRA,no jogo em si:“Tenho muito orgulho de defender um time que respeita ao próximo,joga com coletividade e que pensa no lado humano das pessoas.É muito gratificante pode ajudar o Rexona-AdeS a chegar a mais uma final.O time e a comissão são incríveis. Agora, vamos para Brasília em busca deste título”,finalizou Carol.
      A carapuça serve não é?Parabéns CAROL!!!
      Como a Glaucia disse:"Não entendi o tom na entrevista dela sobre o ”toco da Carol” levou dois da Jucy, meteu bola pra fora, bloqueou quase nada para uma jogadora do quilate dela e vem nesse tom de desprezo como se fosse a Gamova contra o time do meu bairro,ela deveria cuidar menos da maquiagem,não se preocupar tanto com o cabelo e lembrar em qual local ela deixou o voleibol dela.Sempre gostei dela, mas sandálias da humildade já!!!"
      E o MARCOS:"Ridícula, assume seus erros, Criticou a Gamova que não era humilde, e ela faz pior. O Pior é a midia falando que ela e a musa da seleção."
      E O ROGERIO:"A Thaisa é técnica?A Thaisa ainda joga volei?A Thaisa ainda é central?Não entendo ela falou dos erros dos outros e os dela ? Ela está mal desde o mundial em 2014 que as Americanas deitaram e rolaram no bloqueio”inexistente” dela.
      E O WILL:"Thaísa depois que acha que é a Barbi modelo,seu volei se foi.Agora reclamar da Carcaces foi f..., ela não anda saltando nada,nao ataca como antes e seu bloqueio e saque decaiu muito."
      E O TITANIC:"O problema da Thaysa é que ela se acha no direito de reclamar de tudo e de todos os técnicos. Mas o Zé e o Bernardo não abaixam a cabeça pra ela. Por isso saiu do Rio e só ainda está na seleção brasileira porque se acha muito estrela mas o Zé descasca ela. Já no Osasco ela é quem manda, aliás até no técnico pois ele tem medo dela e nunca vi reclamar diretamente com ela."
      O fato é que Thaísa só foi titular nas Olimpíadas de Londres porque Walewska não quis ir... Mas se WALEWSKA resolver mesmo voltar p/disputar a Olimpíada ela tomba a arrogante Thaísa.Se Wal voltar é FABIANA e WAL de titulares, sem dúvida!!!Vale ressaltar que WALEWSKA lidera o ranking e MELHOR ATACANTE DA SUPERLIGA COM 45.7% DE EFICÊNCIA!!!

      Excluir
    2. Ela nao chamou a Carcaces de "chica" nao. No mais, é isso aí!

      Excluir
    3. Rodrigo Costa, Thaísa não só chamou a CARACASES de "CHICA",como também largou um PALAVRÃO DESNECESSÁRIO "CACE...". Além disso, disse que NÃO PODE e que isso irrita a dondoca!!!
      "A Chica tá errando pra cacete(sic),não pode!Nosso time é grande,não pode errar tanto.É isso o que irrita", saiu da boca da Thaísa.

      Excluir
  8. TOFLY,gostaria de deixar um recado para os PATROCINADORES: POR FAVOR,parem com esses saiotes ridículos como usam o NESTLÉ/OSASCO e o TERRACAP/BRASÍLIA. Essas saias são ridículas e ficam parecendo BALÕES CAINDO,o efeito visual é horrível.Pelo bem do Vôlei chega desses saiote cafonas!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho dificil o Praia Clube vencer o Rio de Janeiro. É impressionante comos os times "respeitam demais" a equipe carioca. Em alguns jogos os outros times abrem 5 ou 6 pontos sobre o Rio de Janeiro e simplesmente parecem não acreditar na vitória. Foi assim com Osasco, Rio do Sul, Brasilia e contra o próprio Praia Clube que na final da copa brasil chegou a abrir 7 a 2 no 3* set e deixou as cariocas vencerem por 3 a 0.
    O Rio é amplamente favorito por todo esse aspecto emocional e tática de jogo. Já em termos de investimento no time titular acho que o Praia tem o mesmo orçamento ou até maior do que o Rexona.
    Agora to fly, li em alguns sites que a Mari Paraíba irá jogar pelo Volero Zurich. Sabem se isso é verídico?
    Se for acho que a Mari tem tudo para ajudar a equipe suiça no fundamento que mais prejudica o time: o passe. Mari é uma atacante apenas regular, mas em termos de passes é uma das melhores do Brasil. E jogando com a Fabíola tenho certeza que a Mari evoluirá ainda mais. A Fabíola saberá usar a Mari apenas quando necessário: apenas bolas rápidas pela ponta, porque definição lá será com a Rykhliuk e a Mammadova. Com o passe mais estabilizado as centrais Orlova e principalmente a Akinradewo serão mais acionadas e o time suiço ganhará muito. Então eles poderiam manter a Rabadzhieva para entrar como oposta nas inversões de 5 e 1.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)