Um dos maiores clássicos do vôlei mundial, Istambul sediou ontem o confronto entre os gigantes Vakifbank, líder invicto do turco e Eczacibasi, até então vice-líder. Quem esperava um jogão, uma grande partida, se decepcionou. O Vakifbank está muito distante taticamente do Eczacibasi no turco. Na verdade, o histórico do Vitra contra seus arquirrivais na temporada não é bom: tomou um 0x3 do Fenerbahçe na Copa, sendo eliminado; levou um 2x3 do Vakifbank na segunda rodada da Champions e na própria liga turca seu saldo é ruim, tendo vencido apenas o Fenerbahçe por 3x1 no turno e perdido por 2x3 no returno. Já contra o Vakifbank, foi um 2x3 e um 0x3, o atual. O grande resultado do Eczacibasi foi no Mundial de Clubes, quando derrubou o Vakif por 3x1. Em suma, dos 7 confrontos contra Vakif e Fener, o Vitra perdeu 5. Os 4 jogos contra o Vakifbank, foram 3 derrotas do Eczacibasi.
![]() |
Kosheleva foi muito marcada na partida contra o Vakifbank e não rendeu (Foto: Vakifbank SK) |
Ontem contra o líder, Barbolinni usou uma escalação diferente, trazendo Ognjenovic, Larson e Kosheleva como titulares, com Boskovic no banco e Thaísa e Adams não-relacionadas. Ter Kosheleva no time obriga o técnico a contar com Demir (Darnel) na saída, recepcionando. O ideal para o time era ter Kosheleva e Boskovic, mas aí, quem recepciona? Ao meu ver, o ideal era que Boskovic sempre fosse a primeira opção como titular e Kosheleva teve uma atuação esquecível, como poucas vezes vimos a russa jogar, principalmente no segundo set. A função de Larson ali é sacrificar seu ataque pelo passe. O Vitra só incomodou de verdade no terceiro set, quando Boskovic veio para a quadra e Baladin substituiu Kosheleva - me parece essa uma melhor escalação para o turco. Quanto às centrais, é complicado analisar. As turcas são muito pouco eficientes, mas ter Thaísa ou Adams em quadra significa praticamente pôr Ognjenovic no banco. Escolhas!
![]() |
Eczacibasi sofreu terceira derrota consecutiva para o Vakifbank (Foto: Eczacibasi VB) |
O Vakifbank dispensa comentários, teve Rasic regular durante toda a partida, Zhu comandando o jogo nos dois primeiros sets e quando o Vitra cresceu, Sloetjes chamou a responsabilidade. E como não citar a sensacional Kirdar (Sonsirma), com aproveitamento de líbero no passe e eficiência no ataque. Se cabem elogios a Kirdar, claro, como não elogiarmos a levantadora Aydemir, única titular absoluta dentre os grandes, já que é de longe a melhor levantadora da Turquia. Assim, o Vakifbank chegou a sua 17ª vitória em 17 jogos no turco. No confronto entre os gigantes turcos, o Vakifbank tem 4 vitórias em 6 jogos, tendo perdido em dois momentos decisivos: a final da Copa Turca para o Fener e a semifinal do Mundial de Clubes para o Vitra. O próximo confronto entre os dois está realmente próximo e acontece nessa quarta (22) pela Champions League. Será que o Vitra quebrará esse tabu?
![]() |
OVER: Rasic pega alto por cima de bloqueio de Arisan (Foto: Vakifbank SK) |
Nos outros jogos da rodada, Jerkov e Kestirengoz se uniram para provar que não tinham medo do Fenerbahçe e levaram as yellow angels a um tie-break complicadíssimo. Grande partida do Canakkale, provando porque está tão bem na liga e que fase é essa de Jerkov! Mas a dupla encontrou Kim e Natália pela frente e o jogo do Fener tornou-se melhor quando Tomkom entrou em quadra. No final, vitória sofrida do novo vice-líder da competição. Halbank, Seramiksan, Bursa e Galatasaray também venceram na rodada. Confiram todos os resultados:
Liga Turca - 17ª Rodada
MP: Zhu (14) | Boskovic (13)
MP: Jerkov (24) | Kim (28)
MP: Salas (27) | Sanchez (23)
MP: Ilyasoglu (19) | Yaneva (18)
MP: Joycinha (19) | Trushkina (17)
MP: Onal (14) | Rousseaux (11)
Classificação
1.Vakıfbank 52,08 (17-0)
2.Fenerbahçe 42,36 (14-3) ↑
3.Eczacıbaşı 40,87 (12-5) ↓
4.Galatasaray 34,02 (12-5)
5.Bursa BB 29,08 (9-8) ↑
6.Çanakkale B. 28,87 (9-8) ↓
7.Halkbank 25,05 (8-9)
8.Beşiktaş 19,72 (7-10)
9.Seramiksan 15,87 (6-11)
10.Idman Ocağı 12,45 (4-13)
11.Sarıyer B. 9,30 (3-14)
12.Nilüfer B. 8,71 (1-16)
Acredito que enquanto o Vitra não manter um time para disputar o Turco sempre vai haver essas oscilações. O Vakifbank tem as grandes jogadoras Turcas no seu elenco e uma boa formação tática feita por Guidetti. É muito fácil pra Barboloni colocar seu time estrelado na Champions e infelizmente é um time que erra muito, que tem grande potencial, mas sempre perde um set ou outro por falta de entrosamento.
ResponderExcluirVAKIFBANK, para mim, na atualidade, tem a equipe para campeonato nacional (pois varia de acordo com cada país) mais forte do mundo... Quando o EZCASIBASE pode jogar com sua "legião estrangeira", vejo como melhor time, no papel, dá temporada...
ResponderExcluirContudo, certamente, não deverá ser mantido assim para a próxima temporada...Se não, adeus ser campeão turco.
Uma Jaqueline ou Garay neste time seria ótimo pra recepção.
ResponderExcluir