Japonês chega ao Final 6; Okayama de Miyashita e Blue Cats de Ebata são eliminados

A liga japonesa encerrou sua fase de classificação. Dos oito times que disputaram a liga durante a temporada, dois foram eliminados: o Okayama Seagulls e o PFU Blue Cats. O Okayama foi o 6º colocado na última temporada, caindo, portanto, uma posição. O time não tem muitas jogadoras conhecidas, mas conta com a levantadora da seleção japonesa, Haruka Miyashita. O Okayama venceu 5 das 21 partidas que disputou na temporada. Desempenho pior, só mesmo do PFU Blue Cats que terminou na lanterna da liga este ano, com certeza frustrando sua direção. Nomes conhecidos como as selecionáveis Yukiko Ebata e Maiko Kanoh estavam no time, além da central americana Jennifer Doris. O PFU conquistou vaga para a liga principal no ano passado ao derrubar o Denso Ayribees por 3x0 nos "Challenge Matches", jogos de classificação à liga principal. E são os Challenge que Okayama e PFU disputarão nessa contra Ageo Medics e Denso Airybees respectivamente para garantir vaga na liga na temporada 2017/2018.

O Final Six

Acontecerá entre os dias 12/02 05/03 e compreende-se de confronto simples enttre as seis equipes melhores colocadas na fase de classificação, são elas: o NEC Red Rockets, da ponteira Sarina Koga, líder do campeonato com 43 pontos e 15/21 vitórias; o Hisamitsu Springs, atual campeão e vice-líder da liga, time das estrelas do Japão com nomes como Risa Shinnabe e Miyu Nagaoka, tem também 43 pontos mas 14/21 vitórias, uma a menos que o NEC; o terceiro colocado é o Hitachi Rivale, da selecionável Mami Uchiseto e da central americana Cursty Jackson, tendo também 43 pontos e também 14/21 vitórias, perdendo para o Hisamitsu no saldo de sets; a tailandesa Onuma Sittirak é um dos destaques do quarto colocado, o JT Marvelous, com 39 pontos e 13/21 vitórias; na quinta colocação vem o Toyota Auto Body Queenseis, comandado por uma das estrelas do campeonato, a azeri Polina Rahimova, são 30 pontos e 10/21 vitórias; a última vaga ficou com o Toray Arrows, de Saori Sakoda e Saori Kimura, com 28 pontos e 10/21 vitórias.

Novo campeonato? Nada disso! As equipes trazem um ponto de vantagem a cada adversário, de acordo com sua classificação, ou seja, o Final Six já começa com ranking, confiram:

1. NEC Red Rockets - 5 pts
2. Hisamitsu Springs - 4 pts
3. Hitachi Rivale - 3 pts
4. JT Marvelous - 2 pts
5. Toyota Auto Body Queenseis - 1 pt
6. Toray Arrows - 0 pts

Semifinal e Final

No singular, o japonês só tem uma semifinal, o segundo colocado do Final Six enfrenta o terceiro, nos dias 11 e 12 de março. O primeiro colocado do Final Six vai direto à final, onde aguarda o vencedor do confronto anterior e o enfrentará em dois jogos, nos dias 17 e 18 de março. 

NEC de Yanagita, Koga e Shimamura é líder de campeonato equilibrado na liga japonesa (Foto: NEC RR)

Comentários