Más notícias para o voleibol mundial e azeri: apenas um time confirmou participação na próxima Superliga até agora. Segundo matéria do azerisport, é desconhecido o número de participantes do próximo campeonato. Só o Telekom Baku tem elenco montado e confirmado para a disputa do torneio, ao contrário, por exemplo, do atual campeão Azerrail Baku. O Azerrail perdeu praticamente todo o seu elenco, nomes como a tailandesa Nootsara Tomkom e a própria capitã da seleção azeri Odina Bayramova. O técnico turco Bulent Karsyoglu também deixou o clube. A situação é mais grave no Lokomotiv que publicamente tem problemas financeiros e nem deve participar da próxima temporada. Azeryol Baku segue com problemas semelhantes aos do Lokomotiv e mesmo o time juvenil azeri, o Genclik, não está confirmado. Nenhuma informação foi dada sobre um possível retorno Rabita Baku, maior campeão da história, que na última temporada fundiu-se ao Telekom para salvar-se da falência. A liga azeri que chegou a ter alguns dos maiores nomes do voleibol mundial, entra definitivamente em franca decadência.
![]() |
Atual campeã com o Azerrail, a azeri Odina Bayramova transferiu-se para a Turquia nessa temporada |
A liga azerri era o eldorado do volei em 2010, só craque jogava lá. O financeiro pesou demais e o fato de ter estrangeiras demais enfraqueceu o que segura uma liga nacional: as jogadoras do próprio país, sem elas liga nenhuma sobrevive.
ResponderExcluirBons tempos de liga com Kim Glass, Akirandewo, Aurea Cruz, Castillo, Hodge, Tomkon. Ruim é q as poucas boas jogadoras q estavam lá até ano passado ficam desempregadas agr q a maioria dos clubes já fecharam elenco.
Foda tbm é q tem um tempo já q a liga tem problemas de caráter dos times/dirigentes, se eu n me engano a Gattaz chegou a ir pra lá e ficou só dois meses por problemas com o time e a Ju Costa teve o passaporte confiscado pelo time pra n sair do país quando queria ver a família.
Mas a vida segue, liga turca mais forte q nunca, italiana voltando a ter prestígio, russa passando por uns perrengues, polonesa tbm, chinesa investindo mais, japonesa e a coreana dando uma recuada no investimento, francesa crescendo, a suíça só com o volero, e as menores (servia, alemanha, republica tcheca) crescendo. Tempos difíceis pro volei depois q a crise atingiu o esporte.
Essa liga era uma grande encenação pra fazer propaganda do governo (uma ditadura). Queria passar pro exterior e para o povo a imagem de um país moderno, se tornando primeiro mundo. O vôlei foi só uma das ferramentas, assim com os vários arranha-céus "a lá Dubai" que construíram em Baku pra ficarem semi-vazios. Alguém viu o time do Azerbaijão em algum torneio importante? Eu nunca! Mulher lá nem esporte pratica. São muçulmanas, só levam tapa do marido o dia inteiro. Agora que o preço do petróleo afundou, a grana acabou, pois é só isso que esse país produz. Nem preciso dizer que agora as propagandas do governo culpam os "imperialistas do Ocidente" pela crise no país. Igualzinho a alguns países de quinta categoria que tem no lado de cá do mundo...
ResponderExcluir