Campeonato Europeu 2017 - Fórmula e Classificatórios

A 30ª edição do Campeonato Europeu acontecerá em 2017 em dois países: Azerbaijão (nas cidades de Quba e Baku) e Geórgia (Tbilisi). O torneio que reúne 16 seleções da Europa em sua fase final, já tem 7 classificados e torneios qualificatórios acontecendo desde maio. Nessa matéria explicamos como funciona esse sistema:

Os já classificados

Como dissemos, 7 seleções já estão garantidas na fase final do Cameponato Europeu: Azerbaijão e Geórgia por serem sede do torneio e os 5 primeiros colocados da edição de 2015, ou seja: Rússia, Holanda, Sérvia, Turquia e Alemanha.

As duas sedes do campeonato e as 5 melhores classificadas em 2015 já estão garantidas em 2017. Rússia é a atual bicampeã do torneio europeu


1ª Rodada

8 seleções de menor tradição disputam o torneio divididas em 2 grupos de 4 seleções, com apenas um jogo contra cada seleção, com sedes na Estônia para o Grupo A e na Lituânia para o Grupo B e 3 seleções avançam para a 2ª rodada. No Grupo A, a Estônia bateu Suécia, Dinamarca e Luxemburgo, classificando-se para a próxima etapa. No Grupo B a Bósnia e Herzegovina bateu Montenegro, Noruega e Lituânia. A terceira vaga fica para o melhor segundo colocado, onde Montenegro superou a Suécia no quesito de desempate por uma vantagem de apenas 5 pontos.

Levantadora de Montenegro e bloqueadora da Bósnia se garantiram na 2ª rodada


2ª Rodada

É a fase atual do torneio onde 24 seleções disputam em 6 grupos com 4 seleções cada. O sistema também é diferente, são jogos de ida e volta para cada seleção. Os seis vencedores de cada grupo classificam-se diretamente para o Campeonato Europeu. Os 6 segundos colocados jogarão ainda a terceira fase no mês de outubro.

Nos jogos de ida, o Grupo A é sediado em Yuzhne (UCR) e teve a Itália sofrendo contra as anfitriãs, mas liderando e batendo Ucrânia, Áustria e Letônia. Bordéus (FRA) recebe o Grupo B, onde a Bélgica lidera seguida de Espanha, França e Bósnia e Herzegovina. Em Érd (HUN) joga o Grupo C, liderado pela Polônia, seguida de Hungria, Estônia e Finlândia. O Grupo D joga em Póvoa de Varzim (POR) e quem lidera é a Croácia seguida de Eslováquia, Portugal e Israel. Já no Grupo E, Sofia (BUL) recebe a fase do campeonato e a anfitriã, a Bulgária, lidera seguida de Montenegro, Romênia e Suíça. Surpresa até aqui é a liderança da invicta Bielorrússia (Belarus) no Grupo F, que joga em Brno (RTC) e é seguida por República Tcheca, Eslovênia e Grécia. 

Entre 22 e 25 de setembro acontecerão os jogos de volta para as seleções, sendo as sedes: Montecatini Terme (ITA) para o Grupo A, Antuérpia (BEL) para o Grupo B, Bielsko-Biala (POL) para o Grupo C, Rovinj (CRO) para o Grupo D, Piatra Neamt (ROM) para o Grupo E e Maribor (ESL) para o Grupo F.

Itália sofreu na primeira semana da 2ª rodada e bateu a Ucrânia apenas no tie-break


3ª Rodada

Os segundos colocados de cada grupo da 2ª rodada se enfrentarão da seguinte maneira: A x B, C x E, D x F, em jogos de ida e volta. O vencedor de cada um desses confrontos diretos, se classificará à fase decisiva da competição no ano que vem.

A fase final já tem sede, mas ainda não tem data definida. Em síntese, os 7 já classificados ao Europeu conhecerão mais 6 rivais ao final da 2ª rodada classificatória na próxima semana. Os 3 últimos classificados serão conhecidos em outubro, ao final da 3ª rodada.

Comentários

  1. Nossa!!!Pensei que a Ítala teria mais facilidade para vencer a Ucrânia

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!
    Bem esclarecido o sistema de disputa e classificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo ler sua consideração Carlos, muito obrigado! =D

      Excluir
  3. Super triste pela falta de atualização do site, um dos melhores sobre o vôlei feminino.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)