A 30ª edição do Campeonato Europeu acontecerá em 2017 em dois países: Azerbaijão (nas cidades de Quba e Baku) e Geórgia (Tbilisi). O torneio que reúne 16 seleções da Europa em sua fase final, já tem 7 classificados e torneios qualificatórios acontecendo desde maio. Nessa matéria explicamos como funciona esse sistema:
Os já classificados
Como dissemos, 7 seleções já estão garantidas na fase final do Cameponato Europeu: Azerbaijão e Geórgia por serem sede do torneio e os 5 primeiros colocados da edição de 2015, ou seja: Rússia, Holanda, Sérvia, Turquia e Alemanha.
As duas sedes do campeonato e as 5 melhores classificadas em 2015 já estão garantidas em 2017. Rússia é a atual bicampeã do torneio europeu |
1ª Rodada
8 seleções de menor tradição disputam o torneio divididas em 2 grupos de 4 seleções, com apenas um jogo contra cada seleção, com sedes na Estônia para o Grupo A e na Lituânia para o Grupo B e 3 seleções avançam para a 2ª rodada. No Grupo A, a Estônia bateu Suécia, Dinamarca e Luxemburgo, classificando-se para a próxima etapa. No Grupo B a Bósnia e Herzegovina bateu Montenegro, Noruega e Lituânia. A terceira vaga fica para o melhor segundo colocado, onde Montenegro superou a Suécia no quesito de desempate por uma vantagem de apenas 5 pontos.
Levantadora de Montenegro e bloqueadora da Bósnia se garantiram na 2ª rodada |
2ª Rodada
É a fase atual do torneio onde 24 seleções disputam em 6 grupos com 4 seleções cada. O sistema também é diferente, são jogos de ida e volta para cada seleção. Os seis vencedores de cada grupo classificam-se diretamente para o Campeonato Europeu. Os 6 segundos colocados jogarão ainda a terceira fase no mês de outubro.
Nos jogos de ida, o Grupo A é sediado em Yuzhne (UCR) e teve a Itália sofrendo contra as anfitriãs, mas liderando e batendo Ucrânia, Áustria e Letônia. Bordéus (FRA) recebe o Grupo B, onde a Bélgica lidera seguida de Espanha, França e Bósnia e Herzegovina. Em Érd (HUN) joga o Grupo C, liderado pela Polônia, seguida de Hungria, Estônia e Finlândia. O Grupo D joga em Póvoa de Varzim (POR) e quem lidera é a Croácia seguida de Eslováquia, Portugal e Israel. Já no Grupo E, Sofia (BUL) recebe a fase do campeonato e a anfitriã, a Bulgária, lidera seguida de Montenegro, Romênia e Suíça. Surpresa até aqui é a liderança da invicta Bielorrússia (Belarus) no Grupo F, que joga em Brno (RTC) e é seguida por República Tcheca, Eslovênia e Grécia.
Entre 22 e 25 de setembro acontecerão os jogos de volta para as seleções, sendo as sedes: Montecatini Terme (ITA) para o Grupo A, Antuérpia (BEL) para o Grupo B, Bielsko-Biala (POL) para o Grupo C, Rovinj (CRO) para o Grupo D, Piatra Neamt (ROM) para o Grupo E e Maribor (ESL) para o Grupo F.
Itália sofreu na primeira semana da 2ª rodada e bateu a Ucrânia apenas no tie-break |
3ª Rodada
Os segundos colocados de cada grupo da 2ª rodada se enfrentarão da seguinte maneira: A x B, C x E, D x F, em jogos de ida e volta. O vencedor de cada um desses confrontos diretos, se classificará à fase decisiva da competição no ano que vem.
A fase final já tem sede, mas ainda não tem data definida. Em síntese, os 7 já classificados ao Europeu conhecerão mais 6 rivais ao final da 2ª rodada classificatória na próxima semana. Os 3 últimos classificados serão conhecidos em outubro, ao final da 3ª rodada.
Nossa!!!Pensei que a Ítala teria mais facilidade para vencer a Ucrânia
ResponderExcluir*OBS:Itália
ResponderExcluirÓtimo texto!
ResponderExcluirBem esclarecido o sistema de disputa e classificação.
Que ótimo ler sua consideração Carlos, muito obrigado! =D
ExcluirSuper triste pela falta de atualização do site, um dos melhores sobre o vôlei feminino.
ResponderExcluirCalma que a gente some, mas volta <3
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir