A Itália é a 9ª seleção a divulgar sua lista final para os Jogos Olímpicos. E claro, como na grande maioria das seleções, também teve cortes surpreendentes. Confiram a lista:
Levantadoras: Eleonora Lo Bianco, Alessia Orro
Opostas: Valentina Diouf, Nadia Centoni
Ponteiras: Antonella Del Core, Mirian Sylla, Paola Egonu, Serena Ortolani
Centrais: Martina Guiggi, Christina Chirichella, Anna Danesi
Líbero: Monica De Gennaro
Dentre as 14 atletas, um dos cortes foi da levantadora Ofelia Malinov. Não é surpresa, Marco Bonitta demonstrou durante o último ano e nesse sua preferência clara por Orro. O retorno de última hora de Lo Bianco significou o corte de Malinov. A maior surpresa dentre as ausências da Itália é o nome de Alessia Gennari, que sofreu uma lesão no início do Grand Prix e só recentemente voltou a treinar com a azurra. Com essa formação tática a Itália tem baixo potencial defensivo e muito poder de ataque, considerando 4 jogadoras que atuaram como oposta em 2016. Em caso de necessidade de uma segunda líbero, a Itália terá sérios problemas táticos. A segunda líbero do time, Ilaria Spirito, se lesionou e ficará afastada por 6 meses das quadras.
![]() |
Malinov e Gennari são os cortes finais da Itália para os Jogos do RIO |
Porque a Arrighetti não
ResponderExcluirjogou esse ano ?
Machucou no início da temporada e perdeu espaço.
ExcluirNão vejo nada de especial na Orro, Malinov muito mais versátil e segura que ela, Lo Bianco vai ter q segurar as pontas sozinha no Rio. Pena pra gennari q era a melhor passadora da Itália, mas deve ter vaga cativa de titular depois q a Del Core aposentar. Torcendo pra Itália surpreender a Holanda e roubar uns pontos das grandes do grupo da morte.
ResponderExcluirA Malinov é bem melhor que a Orro. É segura, ousada, tem um bom saque e bloqueio. Além disso, a Malinov tem aquele toque no levantamento que retém a bola, assim como faz a Alisha Glass na seleção norte-americana, que dificulta a vida do bloqueio adversário. Marco Bonitta tá fazendo cosplay do Marichev, que insiste na Kosianenko. Acredito até que ele vai colocar a Orro como titular e acionar a Lo Bianco apenas caso o jogo dê uma apertada.
ExcluirAcertei. No outro post que falava da Italia apostei em Malinov e Gennari cortadas.
ResponderExcluirQuanto ao passe/volume de jogo a Itália terá uma das melhores duplas dessas olimpiadas (Antonella Del Core e De Gennaro). De resto a Egonu deve ser a ponteira de força ofensiva (podendo ser substituída pela Sylla ou Ortolani) e a Centoni deve ser a oposta.
Centoni/Lo Bianco
Chirichella/Guiggi
De Gennaro
Del Core/ Egonu
É praticamente o mesmo time que fez bonito no mundial terminando em 4* revigorado com Sylla e Egonu. Se o passe chegar na mão da Lo Bianco ela sabe o que faz e a Guiggi e a Chirichella podem desafogar as ponteiras. Holanda e Servia que se cuidem se não a Italia fica em 4* ou mesmo em 3*.
Concordo plenamente com vcs caros colegas, Malinov bem melhor q Orro por tudo que já foi dito. O Bonitta, doido como só ele e o Marichev, vai acabar usando apenas a Del Core e a De Gennaro no passe como fez no mundial. Até pq apenas elas dão conta do fundamento, com a Sylla correndo por fora... bem fora aliás. Em ataque, a Itália tá mto bem, veremos se as "jovens promissoras" não sentirão a pressão,como creio que pode acontecer com a seleção chinesa.
ResponderExcluirNada.... curiosamente pra mim, que acompanho o volei de clubes e seleção, a Ortolani vem jogando como ponteira e não está compromentendo tanto assim no passe... a Sylla e a Ortolani até chegaram a jogar algumas partidas sendo as duas ponteiras da Azurra e a Orto vem surpreendendo no passe... ficava com a maior parte da quadra... A Sylla também dá conta do recado (quinando alguns passes claro) quando fica com a menos parte da quadra...
ResponderExcluirVale lembrar que o time da Ortolani contratou uma oposta muito boa e, se bobear, até no time em que seu maridão é o treinador, ela jogará como ponteira também... Não to falando que ela vai dar conta em uma olimpíada, até pq acho q eh uma função nova pra ela, mas que ela se saiu razoavelmente bem, isso foi.