A grande maioria das ligas que investem em voleibol estão em crise. Brasil, Polônia, Azerbaijão, até mesmo a Rússia. Mas a crise não chegou na península Anatólia e a Turquia faz grandes investimentos nessa temporada.
O mais recente anunciado foi a contratação da central brasileira Thaísa Menezes pelo Eczacibasi Vitra em sua primeira experiência internacional, deixando Osasco depois de 8 temporadas consecutivas. A bicampeã olímpica é a 5ª estrangeira a ser confirmada no clube, juntando-se às sérvias Tijana Boskovic e Maja Ognjenovic e às americanas Jordan Larson e Rachel Adams. A 6ª e última estrangeira a ser confirmada pelo time deve ser a russa Tatiana Kosheleva, que apresenta problemas físicos no momento e não foi confirmada ainda. Supostamente o Eczacibasi teria vencido a disputa pela jogadora contra o Dínamo Moscou. Bons nomes da Turquia também estarão nesse elenco, incluindo a "lady de aço" e símbolo do país, Neslihan Demir, confirmada por mais uma temporada com a equipe. Além de Demir, continuam no time a levantadora Nilay Ozdemir, a ponteira Hande Baladin, as centrais Busra Cansu e Ceylan Arisan e as líberos Gulden Kuzubaşıoğlu. Também retorna de empréstimo ao Busto Arsizio a ponteira Gozde Yilmaz. O técnico do time será o italiano Massimo Barbolini, atual campeão da Champions com o Casalmaggiore.
![]() |
Thaísa Daher de Menezes é o novo reforço do Eczacibasi |
Se o medalhista de bronze está tão forte, o campeão não poderia ficar de fora. Uma das transferências mais chocantes da temporada, pelo alto interessa na jogadora e pela dificuldade de sua federação, foi a chegada da chinesa Ting Zhu. Zhu é cria do falido Evergrande e só havia jogado no Henan desde então. Com 21 anos, muda time e sai da China pela primeira vez. O Vakifbank fez questão de renovar com suas estrelas estrangeiras, a holandesa Lonneke Sloetjes, uma das melhores opostas da atualidade e a americana Kimberly Hill, peça fundamental no sucesso da equipe na última temporada. E claro, não dá para esquecer que a veloz e competente Milena Rasic também está por lá. O time também confirmou sua ótima base nacional com a levantadora Naz Akyol, as ponteiras Gozde Kirdar e Cansu Cetin, as centrais Kubra Akman e Melis Gurkaynak e a líbero Gizem Orge. O italiano Giovanni Guidetti segue no comando do time.
![]() |
Em time que ganha, não se mexe: é por isso que o Vakifbank manteve todo mundo que está aí nessa foto |
O Fenerbahçe lutou contra o poderoso investimento chinês para tirar sua principal atleta e venceu: YeonKoung Kim continuará no Fenerbahçe. E dessa vez o time não economizou na outra ponteira, aproveitou a crise no Brasil e trouxe logo o grande destaque do país em 2016, Natália Zílio, também debutando internacionalmente. E a proposta é realmente montar um grande time, se o Vitra tem uma das melhores levantadoras do mundo, elas também podem ter, certo? Certo, vem aí Nootsara Tomkom, estreando em um grande clube. Até então o Fener parou por aí nas estrangeiras, mas ainda deve contratar uma oposta (e o grande rumor é sobre a americana Lowe) e pelo menos uma central (Thaísa até recebeu proposta...). Das turcas já confirmadas temos a oposta Polen Uslupehlivan, a levantadora Ezgi Dilik, as ponteiras Meliha İsmailoglu e Seyma Ercan e a líbero Merve Daldebeler. O técnico deve ser mesmo Marcello Abondanza, de novo, mas o Fener já demonstrou interesse em substituí-lo.
![]() |
Olá yellow angels: Natália é reforço do Fenerbahçe |
E não para nos 3 gigantes, mesmo os times menores têm feito bons investimentos na temporada. O Galatasaray então, já tem Nadia Centoni, Gamze Alikaya, Charlotte Leys, Guldeniz Onal, Seda Aslanyurek, Sinead Jack, Hristina Ruseva, Aslı Kalac, Nursevil Aydinlar e Nihan Guneyligil. Já o Bursa, 5º colocado, já confirmou a brasileira Joyce Silva, a croata Ivana Milos e o retorno da levantadora Orge Kirdar (Çemberci) à liga.
Com super elencos, a Turquia promete ser definitivamente nessa temporada, a dona da melhor liga do mundo.
Quando começa a liga turca? Alguma emissora brasileira faz a transmissão dos jogos?
ResponderExcluirTambém gostaria de saber obrigada
ResponderExcluir