Brasil define 19 convocadas: Joycinha, Mari e Claudinha fora

O técnico da seleção brasileira José Roberto Guimarães acaba de divulgar os 20 nomes da primeira convocação do ano olímpico, em busca do tricampeonato consecutivo em casa. Confiram:

Levantadoras: Danielle Lins (Osasco), Roberta Ratzke (Rexona), Josefa Fabíola Souza (gravidez), Naiane Rios (Minas) 
Opostas: Sheilla Castro (Vakifbank), Tandara Caixeta (Minas), Monique Pavão (Rexona)
Ponteiras: Jaqueline Carvalho (Sesi), Fernanda Garay (Dínamo Moscow), Natália Pereira (Rexona), Gabriela Guimarães (Rexona), Mariana Costa (Minas)
Centrais: Fabiana Claudino (Sesi), Thaísa Daher (Osasco), Juciely Cristina (Rexona), Adenizia Silva (Osasco), Ana Carolina da Silva (Rexona)
Líberos: Camila Brait (Osasco), Léia Silva (Minas)

Base campeã olímpica em Londres com Thaisa, Jaqueline, Garay, Fabiana, Dani Lins e Sheilla deve ser mantida em 2016


Ausências

José Roberto surpreendeu em sua convocação. Como esperado e anunciado pelas mesmas, Walewska (Praia) e Fabí (Rexona) não retornarão à seleção. A maior surpresa dentre as ausências na lista de ZRG é do nome da oposta Joyce Silva, a Joycinha, oposta do Busra no campeonato turco, onde terminou em 6º lugar como segunda maior pontuadora da liga. Aparentemente, o estilo de bolas altas de Joycinha não agrada à comissão brasileira. Os fãs da campeã olímpica em 2008 Marianne Steibrecher devem estar decepcionados: a oposta não apareceu na lista de Zé Roberto. Injustiçada depois de uma Superliga brilhante, Cláudia Bueno, a Claudinha, vice-campeã do Praia Clube não foi relacionada. A levantadora foi titular do vice-campeão durante toda a Superliga.

FORA? Em excelente fase e como segunda maior pontuadora do campeonato turco, Joycinha não apareceu na primeira convocação de José Roberto


Surpresas

Nenhuma grande surpresa na lista final. Finalmente Naiane do Minas apareceu dentre as 4 levantadoras selecionadas. Mariana, a Mari Paraíba, depois de uma excelente Superliga, vem aos planos de ZRG.

O diretor de seleções da CBV, Renan Dal Zotto, anunciou dois jogos amistosos nos dias 27 e 29 de abril possivelmente contra a República Dominicana.

Comentários

  1. Esse treinador é uma piada mesmo, preterir Joycinha e a ascendente Paula Borgo, pra ficar com Tocandara e Toconique, só rindo, mesmo. É uma pena a aposentadoria da Walewska, é uma baita jogadora. Adenizia, convocada, what? Até a Natasha e a Carol Gattaz, eram melhores opções. E ainda desconfio que a Roberta tira essa vaga da Fabiola, por ser uma jogadora fria e que não sente pressão, já que Dani Lins, será titular até de muletas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula foi a melhor oposta brasileira da Superliga ao lado da Helô. Nenhuma das duas na lista, na posição em que somos mais deficientes.

      Excluir
  2. Joycinha merecia ser convocada . Monique ja deu provas suficientes que é uma atleta que na rende nada na seleção . Péssimo ataque . Péssimo bloqueio. Nao desmerecendo a jogadora , mas seleção nao é pra ela . Ela é "boa" em clubes .

    ResponderExcluir
  3. As 3 centrais que disputam uma vaga , adenizia é a melhor opção. Vida as atuações de carol e jucy na seleção. Decerto juciele carregou o brasil no ultimo grand prix . Mas adenzia foi além. Levando a seleção nas costas durante todo o pan-americano. Na ultima apresentação da seleção brasileira, adenzia foi que a maia se destacou dentre as três. Carol foi regular , mas nao com as duas outras atletas . Portanto , a briga fica diretamente entre ade e jucy acredito eu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem levou a seleção nas costas no pan foi Fê Garay. E o Pan não foi um campeonato com um nível maior que a do GP. No Pan, só enfrentou uma potência regional Porto Rico (e sofreu) e EUA. Não pegou nem as dominicanas. No GP, podem ter falhado contra Rússia e EUA, mas enfrentaram mais potências regionais e times emergentes do mundo todo.

      Logo, Juciely é quem foi mais além. E ainda foi a maior pontuadora do Brasil.

      Excluir
  4. Aquilo que todos esperavam. Maior surpresa é a ausência de Claudinha, que realmente merecia uma chance. Joycinha não se adaptou ao estilo daqui. Prova disso é o pan, onde jogou mal. No mais era o que se esperava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o "normmal" seria a levantadora se adaptar a bola da Atacante, e não o contrário, Monique com certeza não irá, ele ja tem a Sheila, Tandara e Natalia que pode atuar na saida, essa vaga da Monique, poderia levar duas liberos ou mais uma central

      Excluir
    2. O Zé Roberto chamou a Claudinha de burra via Embratel para todo o Brasil. Como poderia convoca-la agora?

      Excluir
  5. EUA: Karsta Lowe, Fawcett, Murphy.
    Rússia: Goncharova, Malyk, Gamova
    Sérvia: Mihaylovic
    Brasil: Monique (1,70 e pouco), Tandara (recém-parida), Sheilla (entra apenas pra sacar e às vezes pisa na linha).
    Só um milagre, nos coloca no pódio nesses jogos, tudo culpa desse paneleiro.

    ResponderExcluir
  6. Acho q o zrg poderia ter apostado mais em novas o esse grand Prix mesclando o ele ver o potencial delas. Como
    Levantadoras: Dani Lins(titular q zrg n dispensa),Claudinha e Roberta.
    Opostas: Joycinha, Ana Paula, helo e Sheila
    Ponteiras: Natália, Garay, Gabi, Carla e Ju Nogueira
    Centrais: Fabiana, Saraelen, Jucy e Ana Carolina
    Líberos: C.Brait e Sassá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, mas Carla, Ju Nogueira e Sassá são o fim da picada. Nada contra essas jogadoras, mas mesclar num período curto antes das Olimpíadas, é querer demais. As jogadoras que o Zé Roberto convocou, são praticamente nossas melhores peças. As ausências mais sentidas na minha opinião, são a da Mari e Joycinha. Waleuska e Fabi seriam de extrema importância no time, mas como as mesmas se recusam a retornar à seleção, só resta essas mesmo. Paula, Helô, Rosamaria, Saraelen, Naiane, a própria Gabi do Rio de janeiro, são jogadoras fundamentais na construção de um novo ciclo que se iniciará após essa Olimpíada.

      Excluir
    2. Vc viu a Ju Nogueira atuando pelo Rio do Sul? Tá bem mais segura e agora uma ponteira completa e tem versatilidade na opção de oposta tbm. Acho q se acompanhou a superliga não só os playoffs vc vai me entender :)
      Sassa é nova e muito promissora na função de líbero, é a terceira líbero da seleção. Atrás de Brait e Leia. Tá em evolução.
      A Carla eu acho q vc é leigo pow assiste os playoffs e quer sair comentando não vê nada. A Carla é ótima ponteira tem baixa estatura, mais compõe bem o passe, ataque sem comentários e saque viagem coisa difícil hj kkk
      Mais concordo q é revoltante as ausências de Mari e principalmente da Joycinha pra mim umas das melhores opostas brasileiras no top 3 já errou mto mais hj ta madura e jogando mto. Basta ver a liga turca.

      Excluir
    3. Continuo achando a Ju Nogueira e a Carla sem espaço na seleção. Diferente do que você pensa sobre meus conhecimentos sobre vôlei, eu acompanho e muito o vôlei brasileiro e internacional. Assisti todos os jogos da superliga, e continuo achando que elas não têm condições diante das outras que lá estão. Carla é muito boa no ataque, muito boa no saque, mediana no passe e péssima no bloqueio( e não é apenas por causa da sua estatura, isso é técnica). Ju Nogueira, jogou sua melhor temporada desde que saiu do Rio de Janeiro. No entanto, ainda não acho merecedora de ser convocada para a seleção.
      Posso citar aqui outras jogadoras que viveram um ótima temporada e mesmo assim não esperava a convocação delas: Helô, Paula, Rosamaria e Claudinha. A Helô é uma jogadora a ser lapidada, tem um potencial de ataque monstruoso, no entanto erra tantas bolas (pode olhar nas estatísticas da superliga). Ela pontua muito, mas leva muitos bloqueios e erra demais. A Paula é a mesma coisa da Helô, só que um pouco mais trabalhada (creio que a seleção sub-23 fez muito bem a ela). A Rosamaria entre essas duas foi a mais injustiçada. Estava jogando muito bem, mas ter uma campeã olímpica no banco é covardia, já era esperado ser reserva. Apesar do Paulo Coco tentar colocá-las juntas, se perdia demais o passe. A Claudinha é uma ótima levantadora, mas a briga com ZRG lhe rendeu um veto à seleção. Jogou muito, e merecia está na lista (deixaria a Naiane para a seleção sub-23, pois sabemos muito bem que ela não irá para as Olimpíadas, mesmo a Fabíola não tendo condições (suposição). Enfim, são debates como esse que gosto de discutir, e sei que você também entende muito de vôlei, são apenas opiniões diferentes. Abçs.

      Excluir
  7. Fazer testes em ano olimpico é complicado.
    Vamos considerar que a convocação além do fator experiência leve em conta quem estar em melhor fase e jogando em um nível bom:

    Lib: Camila Brait. A Fabí não quer retornar. A Brait faz uma temporada irregular, mas quem daquele time de Osasco vem jogando bem? E pessoal nesses anos de titular se tratando de seleção eu só tenho que elogiar a Camila Brait: Fez um campeonato mundial de altíssimo nível, tendo jogado melhor no passe e na defesa do que a líbero premiada (a De Gennaro, que por sinal também é uma baita libero). No Pan de Toronto principalmente na defesa jogou demais.

    Lev: Dani Lins (é necessária pela experiência. atuando pela seleção também foi muito bem em Londres 2012, em 2013 e em 2014. O nível dela começou a cair quando saiu do Sesi e foi pro Osasco). A outra seria a Claudinha (que na minha visão foi a melhor levantadora da Superliga).

    Centrais: Thaísa, Fabiana (apesar da temporada irregular são experientes, altas e nos dão segurança). 3* central: Carol que tem ótimo saque e bloqueio.

    Pontas: Fe Garay, Natália, Gabi e Paula Pequeno (que fez uma superliga muito melhor que a Jaque).

    Opostas: Sheilla (pela experiência e frieza nos momentos críticos, vide Londres 2012).
    Joyce (eu acho que seria uma ótima inversão do 5 e 1, a Claudinha junto com a Joyce. A Claudinha sabe bem levantar bolas altas, afinal fez muito isso para a Alix e a Ramirez nessa temporada).

    ResponderExcluir
  8. Sassá é nova??? Como assim?? Nova na posição de líbero.. só isso

    ResponderExcluir
  9. Acho que o que temos de melhor está aí nessa lista. A renovação, que nunca foi colocada em prática, pelo visto vai ficar para o ano que vem. Contudo, acho que a Monique e a Carol não vão às olimpiadas. Quanto as demais, não faço ideia, pode ser qualquer uma.

    ResponderExcluir
  10. Pensando em Natália como titular absoluta e Sheilla na saída, acho que se o jogo apertar pra aumentar o ataque do Brasil pode-se colocar Tandara na entrada, assim como jogou a temporada do Amil, por isso acho que ela tá a frente de Monique, devido a versatilidade.. Dentre as ponteiras, as que estão em melhor fase são Gabi e Natália, por mais que Garay esteja sendo mais acionada na Rússia na recepção o jogo dela tá marcado e Jaqueline, nem se fala. Prevejo as olimpíadas de Pequim com Mari e Paula, com ataque seus principais fundamentos, as olimpíadas do Rio de Janeiro.
    Que esse Grand Prix traga boas expectativas ao Brasil, que possa testar e fazer a escolha certa pra um ouro olímpico.

    ResponderExcluir
  11. O nome da Mari foi uma grande ausência

    ResponderExcluir
  12. Me desculpe zé mais naiana erro feio. Porque nem na seleção sub23 ela foi titular juma foi a levandora ser é por experiência cadê a Claudinha do praia mais vez erro feio Zé naiana não tem experiência para jogar na seleção

    ResponderExcluir
  13. Quem seria Ze Roberto p/falar do carater de alguem. Um cara q usou a selecao p/treinar o AMIL,fez cortes estranhos e covardes como o da Fabiola,Juciely,Brait e Mari em 2012.Nao convoca ninguem do segundo melhor time,medalha de prata da Superliga e chama 4 do Minas so pq o tec. e o Paulo Coco. O Praia e PentaCampeao Mineiro em cima do Minas e nao teve ninguem na lista e o Minas 4?
    E a Macris, q foi a melhor lavantadora da Superliga desde o inicio?
    Sinto muito,mas Naiane nao e melhor q Macris,nao e mesmo! So foi convocada por causa do Paulo Coco.
    Quem e Ze Roberto p/falar de carater?
    Thaisa e Ze se merecem,sao farinha do mesmo saco! O carater deles se equivalem!

    ResponderExcluir
  14. Chega,estou farta! Chega dessa PANELA ZÉ ROBERTO-PAULO COCO!
    Estou farta desses favorecimentos,seja na governo brasileiro,seja no esporte brasileiro,O JOGO É DE INTERESSES,FAVORECIMENTOS ILÍCITOS.O FAVORECIMENTO SUPERA O MERECIMENTO.Estou farta de TUDO ISSO!!!
    Estou farta da DILMA!
    Estou farta do LULA!
    Estou farta do Zé!
    Estou farta do Paulo Coco!
    O MINAS hoje assume o papel do AMIL em termos de favorecimento na SELEÇÃO!
    A história da convocação de NAIANE é uma REPRISE da história do Zé com a FERNANDINHA.
    Realmente é incrível que a equipe PENTACAMPEÃ MINEIRA em cima do MINAS,PRATA NA COPA BRASIL,PRATA NA SUPERLIGA,e que manteve a segunda colocação durante a fase de classificação não ter sequer NENHUMA JOGADORA CONVOCADA!!!
    Mesmo que nenhuma jogadora do PRAIA fosse para a OLIMPÍADA,pelo menos uma convocação e ter a oportunidade de mostrar serviço no GRAND PRIX merecia!
    Não é possível que NAIANE seja melhor que CLAUDINHA e MACRIS!!!
    MACRIS e CLAUDINHA lideraram o ranking de levantamento da SUPERLIGA desde o PRIMEIRO TURNO!!! MACRIS terminou a SUPERLIGA em PRIMEIRO LUGAR nas estatísticas com 25,6% de eficiência e CLAUDINHA em SEGUNDO com 20,6% de eficiência.
    Sabe em que lugar terminou a NAIANE? Num LONGÍQUO e MODESTO OITAVO LUGAR com 15,2% de eficiência. Além disso, ao contrário de ROBERTA que demonstrou extrema frieza e tranquilidade quando assumiu a titularidade do REXONA, NAIANE amarelou feio e errou muito na partida de eliminação para o PRAIA.
    Então,o que justifica a convocação da NAIANE? O desempenho? Não, oitavo lugar na estatística de levantamento é muito pouco? Superação em momentos decisivos? Nao,pipocou na eliminação para o PRAIA! O FATO DE PAULO COCO ser técnico dela? SIM,o favorecimento em detrimento do MÉRITO falou mais alto!!!
    Mas isso não serve só para NAIANE não,outras jogadoras que tiveram desempenho medíocre também devem estar presente nas olimpíadas, pois o Zé Panela não abre mão delas. Estou falando das sempre protegidas Dani Lins, Jaqueline, Thaísa e Adenízia...
    Jogadoras que se destacaram em outros times nessa superliga, mas que não tinham o apadrinhamento do PAULO COCO foram simplesmente ESQUECIDAS...
    Já não bastasse a forma deselegante e GROTESCA com que muitas jogadoras merecedoras foram cortadas na Olimpíada de Londres:
    1. Fabíola e Juciely no saguão do aeroporto. Zé nunca abriu mão da Dani Lins,apesar de Fabíola ter sempre que salvar as PANES dela. A recompensa da Fabíola foi corte. Na seleção as jogadoras é que tem que se adaptar ao levantamento da Dani Lins e não a levantadora que tem se adaptar ao estilo da atacante. Jogando na Rússia e na Suíça, Fabíola mais que provou o que todos sabiam, ela joga com QUALQUER JOGADORA, seja as gigantes russas,seja a bola rápida da GARAY,ela dá conta. Dani Lins adora bolas baixas e queima atacantes de bolas mais de força e mais alta, primeiro queimou PAULA e MARI, queimou JOYCINHA e mais recentemente andou queimando a LISE VAN HECKE. JUCIELY, uma atacante CAVALA que pega a bola alto e bate forte e que foi CAPAZ DE MARCAR 7 PONTOS de bloqueio nessa final agora contra o PRAIA, além de ser a MELHOR BLOQUEADORA do GRAND PRIX 2015, já perdeu a vaga para a ADENÍZIA, será que vai perder de novo?
    2.MARIANNE SEINBRECHER foi cortada na lavanderia e BRAIT já lá em Londres, no lugar delas Zé levou uma irregular TANDARA e uma NATÁLIA sem condições de jogo. Hoje apoio a convocação da NATÁLIA para 2016,pois ela está no auge da forma(graças à comissão técnica do Rexona), mas em 2012, MARI e BRAIT mereciam mais que TANDARA e NATÁLIA.
    ENFIM, dá NOJO esse política brasileira dos favorecimentos, assim me dá até vontade de torcer para outras seleções e esquecer o Brasil,sabe? É muita sujeira!!!

    ResponderExcluir
  15. Caras eu não discuto Dani Lins para min melhor levandora do mundo e sobre a jogadoras convocadas são as melhores sim só não concordo com NAIANA não tem ainda perfil para seleção no futuro talvez

    ResponderExcluir
  16. Hoje por tudo e pela atuação na sl das Levantadoras q n influenciam se estão na liga brasileira ou exterior pq o estilo de levantamentos modifica mais uma Boa Levantadora se adapta. Pra mim a melhor Levantadora do Brasil é a Fabíola, seguida da Macros, terceira Claudinha e Dani Lins depois.

    ResponderExcluir
  17. Cara tu está de piada Fabíola aonde foi uma grande levandora só mesmo na Suíça que só tem um time de vôlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1° se ela N fosse Boa na posição não estaria na seleção.
      É Eu acho ela bem mais técnica, tática e habilidosa q a Dani q tem suas panes e parece juvenil as vezes como essa temporada no Osasco. Q acho q vai a dispensar.

      Excluir
  18. Até Carol Gattaz está melhor que Thaisa e Adenizia! Naiane amarela sob pressão. Jaqueline é a tampa da panela do Zé.

    ResponderExcluir
  19. Mari? Para, gente! Mari FOI uma excelente jogadora. Foi...

    ResponderExcluir
  20. Eita como o pessoal viaja. Deixem suas preferências pessoais e vamos ser mais racionais. Falta pouco para as Olimpíadas e não da tempo para experimentar nada e infelizmente não há muito tempo que não surgem jogadoras espetaculares como Erika que aos 18 anos já destruía na seleção ou Mari que foi um referencial no ataque. O levantamento da seleção é um problema, não pela falta de qualidade, temos boas levantadoras, não podemos negar isso, mas é que tivemos levantadoras excepcionais no passado e isso macula um pouco o ponto de vista. Há muito tempo a segunda opção no levantamento na seleção é um problema. Obvio que Naiane está ali por conta do Paulo e obvio também que será cortada. Mas o que foi escalado é o que temos de melhor hoje. Macris e Claudinha são ótimas mas a insistência delas em determinadas ações prejudicam qualquer sistema tático, vide as bolas de segunda da Macris na final do Pan e a insistências da Claudia com a entrada de rede enquanto a Ramirez virava tudo na saída na final da SL. Roberta é a solução? Pra quem teve a péssima Fernandinha em 2012 e a irregular Carol em 2008 e ainda fomos ouro, estamos bem servidos. Pontas passadoras é o que temos, saída também. Centrais são nossas melhores. Vamos torcer para que todas estejam 100% e façam o melhor em busca do ouro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)