Será amanhã o grande dia: a liga japonesa finalmente conhecerá seu novo campeão. O Hitachi Rivale já está lá por ter liderado o Final 6, uma espécie de playoff classificatório. E na incrível semifinal entre Hisamitsu Springs e Toray Arrows, deu Hisamitsu por 3x2.
![]() |
Em ótima partida, Hisamitsu derrubou o Toray e foi à final |
Um confronto sensacional que como dissemos antes, é praticamente a final antecipada do japonês. E bem, a derrota do Toray com certeza não foi culpa de Sakoda, já que a ponta fez 32 pontos no confronto! E é fato que o time tem duas das melhores atacantes do Japão, Sakoda e Kimura jogam por lá. Mas o Hisamitsu fez uma partida próxima ao perfeito... Ishii e Shinnabe formam uma dupla espetacular, completa em todos os fundamentos. E a oposta do time é a canhotinha Nagaoka, dona de 25 pontos. Uma das melhores atuações foi da central Iwasaka do Hisamitsu, com 17 pontos. Isso é totalmente atípico no Japão, uma central pontuando tanto! Desses 17, 9 foram de bloqueio, o que é mais atípico ainda!
![]() |
Nana Iwasaka foi um dois destaques do Hisamitsu |
Liga Japonesa - Semifinal
Hisamitsu Springs 3 x 2 Toray Arrows (25-21, 28-30, 25-21, 20-25, 15-10)
HIS: Nagaoka (25), Shinnabe (15), Iwasaka (17), Mizuta (5), Ishii (19), Nakaoji (2) e Zayasu (L). Ent: Nomoto (4), Sakae, Fumika, Ishibashi, Koto.
TOA: Takada (5), Kimura (14), Sakoda (32), Tashiro (3), Ohno (6), Itoh (16) e M. Kimura (L). Ent: Minemura (8), Horikawa, Shimohira, Nomura, Sugihara (1).
A final será contra o Hitachi Rivale, a grande surpresa do campeonato.
E por falar em campeonato japonês, foi divulgado ontém a tabela com o dia e os jogos do Pré-olímpico Mundial. O Japão, esperto como sempre, deve ter participado da escolha da ordem das rodadas. Enfrenta Itália e Holanda nas últimas duas rodadas.
ResponderExcluirSegue abaixo a tabela completa:
14 de maio
Coreia do Sul x Itália
Tailândia x Rep. Dominicana
Cazaquistão x Holanda
Japão x Peru
15 de maio
Itália x Tailândia
Peru x República Dominicana
Holanda x Coreia do Sul
Japão x Cazaquistão
17 de maio
Cazaquistão x Peru
República Dominicana x Itália
Tailândia x Holanda
Coreia do Sul x Japão
18 de maio
Peru x Itália
Cazaquistão x Coreia do Sul
Holanda x República Dominicana
Japão x Tailândia
20 de maio
Tailândia x Cazaquistão
Coreia do Sul x Peru
Itália x Holanda
Japão x República Dominicana
21 de maio
Coreia do Sul x Tailândia
Cazaquistão x República Dominicana
Peru x Holanda
Itália x Japão
22 de maio
República Dominicana x Coreia do Sul
Tailândia x Peru
Itália x Cazaquistão
Holanda x Japão
O japão tem uma seleção muito forte: Saori Kimura, Saori Sokoda, Sarina Koga, Ishi, Ebata e Nagaoka. São ótimas opções de pontas-oposta. Apesar de mais baixas as japonesas são muita técnicas e tem um jogo em velocidade muito eficiente. Não custa lembrar que as gigantes russas e servias sofreram para derrotar as baixinhas japonesas apenas no tie breik na copa do mundo.
Ao meu ver o Japão entra junto com a Holanda como as seleções mais fortes e favoritas as duas primeiras colocações.
A Itália (caso mescle bem juventude e experiência) também tem chances. A Rep. Dominicana se a De La Cruz for junto ao potêncial de ataque que Martinez tem e a segurança de Castillo no fundo de quadra é séria candidta ao pódio e deve brigar com a Itália pelo 3* lugar. A Korea depende muito da Kim e tem condições até de chegar no pódio, mas acho que se classifica como melhor asiática.
Eu apostaria em:
1*: Holanda
2*: Japão
3* e 4*:Itália ou Rep. Dominicana
5*: Korea (melhor asiática)
6* Thailandia
7* Cazasquistão
8* Peru
Eu apostaria em Holanda, Japão e Itália. Coreia, Dominicana e Tailândia correm por fora. Sem chances a Peru e Caszaquistão, creio eu.
ExcluirTo fly
ResponderExcluirSe a Holanda for 1* colocada, Japão 2* e a Coreia do Sul 3*. Mesmo assim a 4* vaga ainda seria do melhor asiático fora do pódio (Thailandia ou Cazasquistão)????
Que injustiça hein?
Vejo Japão e Holanda num 1* escalão;
2* escalão: Korea e Itália
3* escalão: Thailandia e R. Dominicana
4* escalão: Cazasquistao e Peru.
Sim! =X
ExcluirApesar de que eu nunca vi acontecer. No caso, o melhor asiático tem que estar fora do Top 3. Muito injusto!
Não entendi a surpresa com a Nana Iwasaka. Ela é uma das mais altas jogadoras japonesas, tem 1,87 e vem se destacando no campeonato marcando dois dígitos na maioria dos jogos. Aliás a seleção japonesa vem evoluindo em altura também.
ResponderExcluirA Iwasaka tem 1,87. Uma outra central chamada Otaki tem 1,82.
Nas pontas Sarina Koga tem 1,80 e a Saori Kimura 1,85. A Miashyta mesmo levantadora tem 1,76 (muito mais alta que a talentosissíma Takhesyta que tinha 1,59). A Nagaoka com 1,79 é baixa para o padrão de opostas internacionais, mas é canhota e tem um ataque veloz e se destacou contra equipes grandes na Copa do mundo. Se não me engano fez 25 pontos no jogo contra a Servia e 21 no jogo contra a Rússia.
O pessoal critica a seleção japonesa, mas o "supertime" da Superliga Nacional, o Rexona AdeS, tem média de altura menor do que a seleção titular do Japão, é só comparar:
Lev:Thompson 1,73 x Miashyta 1,76
Cen: Jucy e Carol 1,84 e 1,83 x Iwasaka e Otaki 1,87 e 1,82.
Pont: Gabi e Natália 1,78 e 1,83
X Koga e Kimura 1,80 e 1,85
Opo: Monique 1,78 x Nagaoka 1,79.
A média de pontos da Iwasaka é 8,41. Entende a surpresa? E mais, desses 17 pontos, 9 foram de block. O Japão joga a sua forma, agilidade, defesas, velocidade. Não esperamos grandes bloqueios, ataques altos e etc, não é o estilo delas. É complicado comparar Rexona e Japão, já que o primeiro é um time que não tem qualidade de seleção. Aliás, percebemos isso contra adversários europeus ou no Grand Prix de 2015 onde a seleção era a base do Rexona.
ExcluirEu já aposto na classificação de JAPÃO,KOREA,HOLANDA e TAILÂNDIA,em que ordem eu não sei,mas também não me importa,mas creio que essas equipes estarão no Rio-2016.
ResponderExcluirEu gosto da seleção da Coreia do Sul. Mas se os três destaques da Rep. Dominicana jogarem e fizerem o que delas se esperam (De La Cruz, Martinez e Castillo) e a Itália mesclar com inteligencia juventude e experiência (Egonu, Del Core, Lo Bianco, Alesia Orro, Costagrande, Centoni, Diouf, Guiggi, Danesi, Folie, Lucía Bosseti, De Gennaro).
ResponderExcluir