A exemplo do Quênia, Egito desiste de classificatório olímpico. Turquia é favorita para o torneio

Não é totalmente surpreendente: depois que a FIVB anunciou que Porto Rica sediaria o IQT (Torneio Qualificatório intercontinental), as seleções africanas passaram a refutar a ideia de disputá-lo. O Quênia anunciou na semana passada sua retirada oficial do torneio e hoje a Federação Egípcia divulgou a desistência da equipe nacional para o torneio olímpico. Confiram a consideração do presidente da federação, Foad Abdel Salam:

"A maioria das nossas jogadoras estarão em provas nas escolas e universidades e para se preparar para este torneio, precisaríamos de pelo menos dois meses de treinamento. Nós tentamos adiar os exames, mas, infelizmente não tivemos sucesso e os pais decidiram que não deixariam. Isto somado aos custos de viagem, bem como o problema com o calendário do campeonato e da copa. Todos os jogos teriam que ser interrompidos."

Vice-campeãs do AQT, egípcias desistiram da disputa do IQT


Mais do que nunca, as confederações de outros continentes estão atentas ao problema. O Egito foi o 2º colocado do qualificatório africano (AQT) e por isso garantiu participação no IQT, junto ao Quênia, 3º colocado do mesmo campeonato. Com a desistência das duas seleções, só Porto Rico e Colômbia estão confirmado no torneio que deverá reunir 4 seleções. As 4ª colocadas dos classificatórios continentais são as favoritas a disputar o torneio: Turquia pela CEV, Canadá pela NORCECA, Venezuela pela CSV e até mesmo a Argélia pela CAVB. A seleção turca é a melhor ranqueada dentre as citadas, critério que a FIVB considera nestes casos. A Turquia que viu seu inesperado adeus em casa contra as italianas, está mais perto do Rio 2016 do que nunca.

Derrotadas no EQT em Ankara, turcas estão próximas de jogar o IQT

Comentários

  1. Seria bom mesmo se a Turquia fosse escolhida pra disputar esse Torneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que falta de consideracao desse Egito...simplismente jogar fora a chance de jogar em um Olimpiada.

      Excluir
    2. As equipes africanas têm muitas dificuldades financeiras, Fabio. A maioria tem outros empregos inclusive, isso complica em viagens e hospedagens em outro continente.

      Excluir
    3. Fabio, não acho falta de consideração,acho,na verdade,compromisso com os estudos.
      Cada país tem uma cultura diferente e prioridades diferentes. Para as egípcias, a chance de se classificarem era no Pré-olímpico em Camarões. Essa hipótese de disputar mais um torneio estava descartada devido aos compromissos escolares.
      Credito grande parte da culpa à FIVB que inchou a classificação olímpico com EXCESSO DE TORNEIOS E VIAGENS para lugares diferentes. Isso tudo poderia ser evitado se fosse melhor planejado.
      A seleção do Egito é UNIVERSITÁRIA, elas não são jogadoras profissionais, elas não vivem do Vôlei e não podem a toda hora largar seus compromissos escolares, para disputarem vários torneios extras. Ao meu ver os CAMPEONATOS CONTINENTAIS já deveriam servir como PRÉ-OLÍMPICOS. Ou então, esse PRÉ-INTERCONTINENTAL poderia ter sido disputado em CAMARÕES junto com o PRÉ-AFRICANO, bastava só as seleções de PORTO RICO e COLÔMBIA virem para CAMARÕES e se juntava 2 torneios em um só!

      Excluir
  2. Turquia se, se classificar, servirá apenas de saco de pancadas das grandes seleções. Um país, em que em seu campeonato nacional, uma equipe tem mais estrangeiras que nativas, não merece estar entre as grandes, não é mesmo Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, sabemos que a Turquia não tem mais estrangeiras do que jogadoras naturais rs. Mesmo porquê há limite de estrangeiras por lá ;)

      Excluir
  3. Eu não sou a favor de dar vagas para as seleções que ficaram em 4* lugar. A Turquia teve sua chance em casa e fracassou. Tanto Turquia como Canadá, Venezuela e Argélia ficaram fora do pódio. O ideal seria a FIVB ajudar as duas equipes africanas nos custos com a disputa do torneio. Se isso não ocorrer, faz uma espécie de final entre Porto Rico e Colômbia. Coloca um jogo em cada país e no caso de uma vitória para cada seleção poderia ser realizado o golden set para definir a vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pouco provável. A FIVB rejeita esses tipos de disputa e as confederações não aceitariam.

      Excluir
  4. Bem feito para a FIVB. Esse torneio já não tinha muito sentido e tinha um regulamento porco onde ser terceiro na NORCECA e no sulamericano era melhor do que ser segundo. Agora vimos que é uma completa burrice.

    Os problemas de realizar torneios entre seleções onde não existe voleibol profissional - e somente entre essas seleções - vão muito além do baixo nível técnico da competição.

    Espero que em 2019 voltem com a terceira vaga da Copa do Mundo e acabem esse torneio que não interessa nem aos grandes e também nem aos pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IQT é um torneio totalmente desnecessário, que favorece a Norceca.

      Excluir
  5. Um qualificatório absolutamente absurdo, tanto no masculino quanto no feminino. A FIVB consegue se superar e nos surpreender a cada torneio. Não bastaram os mundiais feminino de 2002 e masculino de 2010, a virada de mesa nesta Liga Mundial, os eternos privilégios ao Japão, a dupla chance disfarçada para a classificação de uma equipe asiática no pré-olímpico mundial, agora tem esse qualificatório esdrúxulo. Se o volei fosse um esporte mais popular no mundo, como futebol ou basquete, acho que isso não aconteceria. Uma pena para nós.

    ResponderExcluir
  6. Em relação ao que foi dito em outro post sobre a classificação russa para os Jogos de 1996, isso procede? Foi na base do convite mesmo? Que feio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A Rússia jogou as Olimpíadas de Atlanta como "melhor equipe africana".

      Excluir
  7. Itália e Holanda deram o sangue no EQF e conseguiram suas vagas honestamente para o disputadíssimo WQF. ''Saltaram da frigideira para o fogo''
    Agora a Turquia, que foi derrotada no EQF é cogitada a participar do IQF, onde será a única favorita a vaga olímpica.
    Não vejo possibilidade disso acontecer, o mais justo seria a FIVB, que criou o IQF, PAGAR TODAS AS DESPESAS da Quênia e Egito. Pois não foi esse o objetivo do torneio? promover o voleibol pelo mundo, dando chances a todas as seleções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, é o mais correto e coerente, ficar fazendo caridade para a Turquia nessa altura do Campeonato? Quanto a Turquia pode pagar $$$ por essa vaga?

      Excluir
    2. Concordo com você, é o mais correto e coerente, ficar fazendo caridade para a Turquia nessa altura do Campeonato? Quanto a Turquia pode pagar $$$ por essa vaga?

      Excluir
    3. Não por isso, a República Dominicana foi 2ª colocada e Porto Rico a 3º. PR tem muito mais chances que a RD. O objetivo foi dar uma segunda chance a 2º e 3º colocados.

      Excluir
    4. Será que não?
      Esse torneio foi criado justamente para dar chances a essas seleções inferiores de participarem das Olimpíadas, e para que o voleibol fique mais difundido nesses países. Além aumentar o nível de competitividade e popularidade do voleibol. Ou eu estou enganado?
      A ideia é bacana, mas aplicá-la na criação de um torneio desses foi um erro!
      Por isso que acho que a FIVB deve terminar o que começou. Custeando as despesas para que as equipes africanas possam ter condições de disputar o IQF.
      Cada um com sua opinião, rs. Mas todos nós concordamos que esse torneio foi um erro e que, infelizmente, o nível dos jogos nas Olimpíadas vai cair.

      Excluir
  8. Acredito que a vaga seja para outro Africano mais bem classificado.

    Turquia não merece essa vaga, além de como já disseram servir de saco de "pancadas" das demais seleções.O Campeonato Turco é baseado em estrangeiras, pega os 5 primeiros colocados do Turco e verá que as jogadoras chaves de cada equipe são estrangeiras. A seleção em si tem grandes chances de fazer vergonha novamente caso vá para o classificatório mundial. Sendo que tem Republica Dominicana, Itália, Korea e Holanda que estão bem à frente.

    exemplos do grandioso campeonato "TURCO" que de Turco não tem nada.
    Fener= Mihajlovic e Kim
    Vakif= Sloetjs, Sheilla, Kim Hill, Rasic, a outra holandesa ponteira e por aí vai
    Ecsa= Boskovic, Calderon, Larson etc.
    Bursa= Joycinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resta saber se alguma outra equipe, provavelmente sem chances, tem intenção de participar. A federação de melhor condições na África é a queniana.

      É difícil supor o que aconteceria com a Turquia, é uma boa seleção e se o problema é ser uma seleção frágil, a classificação de qualquer outro time do IQT seria bem pior rs.

      O turco é o melhor campeonato do mundo, justamente por ter mais condições de contratar estrangeiras. Tem boas jogadoras: Demir, Naz, Kirdar (Sonsirma), Erdem, Uslupehlivan e etc. Mas se podem contratar estrangeiras de alto nível,por que não? Rs.

      Excluir
    2. Não acho "contratar estrangeiras" um problema, o problema é estrangeiras serem as melhores jogadoras do campeonato nacional porque isso, na verdade, revela uma fragilidade em que as nações têm em desenvolver seus talentos e uma necessidade em mudar a filosofia do esporte em, ao invés, de gastar seus esforços compondo suas equipes com estrangeiros, focar mais em trabalhar os talentos para fortalecer suas equipes/seleções. Acabam pagando mais em talentos de fora em detrimentos dos atletas nacionais. Não se vê mais grandes nomes sendo revelados nesses países.

      Excluir
  9. Acredito que a vaga seja para outro Africano mais bem classificado.

    Turquia não merece essa vaga, além de como já disseram servir de saco de "pancadas" das demais seleções.O Campeonato Turco é baseado em estrangeiras, pega os 5 primeiros colocados do Turco e verá que as jogadoras chaves de cada equipe são estrangeiras. A seleção em si tem grandes chances de fazer vergonha novamente caso vá para o classificatório mundial. Sendo que tem Republica Dominicana, Itália, Korea e Holanda que estão bem à frente.

    exemplos do grandioso campeonato "TURCO" que de Turco não tem nada.
    Fener= Mihajlovic e Kim
    Vakif= Sloetjs, Sheilla, Kim Hill, Rasic, a outra holandesa ponteira e por aí vai
    Ecsa= Boskovic, Calderon, Larson etc.
    Bursa= Joycinha

    ResponderExcluir
  10. O Quênia irá ao IQF, a FIVB cederá metade dos custos com as passagens e elas ja irão de porto rico para a Argentina disputar o Grand Prix.
    O IQF é de 20 a 22 e o Grand p de 3 a 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rah, o Quênia ainda não confirmou participação:
      http://toflyvolley.blogspot.com.br/2016/03/fivb-anuncia-ajuda-ao-quenia-mas.html

      Excluir
  11. Isso é um absurdo!!!A desistência das EQUIPES AFRICANAS é uma FORMA DE PROTESTO à má-administração,ao mal planejamento e aos desmandos da FIVB:
    Veja a SAGA de uma EQUIPE AFRICANA:
    1. VIAJAM P/DISPUTAR O CAMPEONATO AFRICANO, que INCRIVELMENTE NÃO VALE VAGA p/OLIMPÍADA.
    2. AS MESMAS EQUIPES VIAJAM P/DISPUTAR O PRÉ-OLÍMPICO AFRICANO.
    3. DEPOIS VIAJAM P/DISPUTAR O PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL.
    4. VIAJAM P/DISPUTAR O GRAND PRIX.
    Por que os CAMPEONATOS CONTINENTAIS já não servem de classificatório p/as olimpíadas???
    VEJAM O EXEMPLO ABSURDO DO CAMPEONATO EUROPEU e DO PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU, A MESMÍSSIMA FINAL RÚSSIA x HOLANDA, C/O MESMÍSSIMO RESULTADO RÚSSIA CAMPEÃ, HOLANDA VICE!!! PRA QUE ESSE ABSURDO??? PRA QUE ESSES 2 TORNEIOS??? P/QUE TANTAS VIAGENS??? P/QUE TANTOS JOGOS??? Isso só serve p/desgastar as jogadoras e fazê-las chegarem quebradas nos clubes e nas olimpíadas!!!
    Se o objetivo da FIVB era desenvolver o VOLEIBOL AFRICANO porque não fazer esse IQT na ÁFRICA aos moldes do PRÉ-OLÍMPICO ASIÁTICO?
    Aproveitava que CAMARÕES iria sediar o PRÉ-AFRICANO e juntava ali COLÔMBIA e PORTO RICO e se classificaria o PRIMEIRO COLOCADO e o MELHOR AFRICANO. Dessa forma, com o IQT sendo na AFRICA junto com o PRÉ-AFRICANO, evitaria desperdício de viagens desgastantes!!!
    Sou contra a TURQUIA COMPRAR a vaga dela. A TURQUIA já foi MUITO PRIVILEGIADA de SEDIAR O PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU e ter uma ENORME VANTAGEM p/se classificar.Deu o MAIOR VEXAME dentro de casa perdendo as últimas 3 partidas em seguida.Agora não merece COMPRAR UMA VAGA!!! Seria uma GRANDE SACANAGEM DA FIVB proporcionar mais um PRIVILÉGIO À TURQUIA, a não ser que role UMA GRANA por baixo dos panos. O mundo está muito corrupto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lI, só uma correção: a fórmula de disputa do africano/AQT é de escolha da CAVB, a confederação do próprio país e não da FIVB. Também acho totalmente desnecessários esses 2 torneios, só servem para cansar as jogadoras. Concordo quase que integralmente, na verdade nunca concordei com o IQT. Sou a favor de que se classifiquem os 3 melhores da exaustiva Copa do Mundo, os campeões continentais e daí para frente, um torneio mundial único.

      Excluir
  12. A FIVB acabou de tomar a decisão: ARGÉLIA e KENYA representarão a ÁFRICA, ao lado de COLÔMBIA e PORTO RICO.
    No caso do EGITO, a desistência se deu mais por motivos "ESCOLARES" do que "FINANCEIROS". Na SOCIEDADE EGíPCIA, os estudos vem em PRIMEIRO LUGAR, e como a SELEÇÃO DO EGITO É UNIVERSITÁRIA, as ESTUDANTES NÃO FORAM LIBERADAS DOS SEUS COMPROMISSOS ACADÊMICOS nem pelas suas FACULDADES, NEM PELAS SUAS FAMÍLIAS para disputar esse PRÉ-OLÍMPICO INTERCONTINENTAL.
    Cada cultura, cada povo tem suas prioridades. O VÔLEI FEMININO EGÍPCIO não é PROFISSIONAL, e sim, UNIVERSITÁRIO, portanto as JOGADORAS NÃO VIVEM DO VÔLEI,representam a SELEÇÃO em período universitário e, por isso, as prioridades são outras...

    ResponderExcluir
  13. Em reconhecimento à evolução técnica da EQUIPE DO KENYA e aos esforços para ser CAMPEÃ DO GRUPO 3 DO GRAND PRIX, se classificando para o GRUPO 2 e deixando para trás equipes tradicionais como PERU e CUBA,a Diretora de Eventos de Voleibol da FIVB,Gabrielle van Zwieten,confirmou,em Lausanne-Suíça,ajuda de custo para alojamento e parte dos custos de passagens aéreas para o torneio de qualificação intercontinental em Porto Rico.Essa Diretora ainda acrescentou que a FIVB reconheceu a nítida evolução da equipe do KENYA em 2015 que venceu as peruanas tanto na COPA DO MUNDO quanto no GRAND PRIX,numa sequência de performances impressionantes, e, especificamente, que a vitória histórica no Grupo 3 FIVB Grand Prix na Austrália foi determinante na decisão de ajudar nos custos da equipe do Kenya.
    De acordo com a proposta da FIVB, a equipe do Kênia irá fundir a viagem para Porto Rico para o qualificatório com a viagem p/a Argentina para disputar o Grupo 2 do Grand Prix, logo após.
    A chegada na Argentina está prevista p/logo depois da final do pré-olímpico.
    "Vamos requerer à Federação de Voleibol Argentina a hospedagem de sua equipe em um campo de treinamento no intervalo entre as duas competições", disse Zweiten à Federação Kenyana de Voleibol.
    MINHA ANÁLISE:
    1.Ainda bem que a FIVB teve o bom senso de não JOGAR UM BALDE DE ÁGUA FRIA na EVOLUÇÃO DO VOLEIBOL KENYANO e,mesmo que tardiamente,tentou corrigir o erro desse excesso absurdo de viagens e torneios.
    2.Isso tudo poderia ter sido EVITADO se CAMARÕES sediasse JUNTO tanto o PRÉ-OLÍMPICO AFRICANO quanto o PRÉ-OLÍMPICO INTERCONTINENTAL, bastava as seleções da COLÔMBIA e de PORTO RICO irem para lá, disputar junto com as africanas. Aí se classificariam p/as olimpíadas a EQUIPE CAMPEÃ do TORNEIO e o MELHOR AFRICANO em seguida. Nos mesmos moldes do PRÉ-OLÍMPICO ASIÁTICO que será JUNTO com o PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL. Fica a dica para a próxima olimpíada em 2020...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande notícia!
      O q eu havia comentado aqui no blog
      Nada mais justo. Kenya ainda fará a final com Porto Rico!

      Excluir
  14. Alguém vai transmitir o jogo SÃO CAETANO X PINHEIROS, o ÚNICO jogo que VALE VAGA para as QUARTAS-DE-FINAL da SUPERLIGA???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oq vc acha? Nem os jogos dos times grandes são transmitidos...

      Ano que vem acho que o Volei cai no ostracismo de vez.

      Excluir
    2. Oq vc acha? Nem os jogos dos times grandes são transmitidos...

      Ano que vem acho que o Volei cai no ostracismo de vez.

      Excluir
  15. Eu Acho que não há a necessidade de tantos pré-olimpicos. Isso só desgasta as jogadoras e compromete as seleções que não tenha muitas condições de bancar tantas viagens para disputar vários campeonatos(como as africanas).
    Na minha análise o melhor a ser feito é utilizar os torneios continentais como classificatórios olimpicos. Por exemplo, o Camp. Europeu e o pré olimpico europeu tiveram a mesma final e o mesmo resultado: Rússia campeã. Era mesmo necessário???
    Para mim as vagas deveriam ser:
    1 vaga pro campeão mundial do ciclo (já que tem a vaga garantida não precisaria disputar a Copa do mundo e nem o campeonato de seu continente)
    1 vaga pro país anfitrião
    3 vagas para o 1*,2* e o 3* colocados da Copa do Mundo(não precisam participar de seu campeonatos continentais)
    1 vaga pro campeão da Nocerca
    1 vaga pro campeão da America do Sul
    1 vaga pro campeão da Europa
    1 vaga pro campeão da Ásia
    1 vaga pro campeão da Africa

    Assim totalizariam 9 vagas. As 3 demais vagas deveriam ter um unico torneio mundial envolvendo o país sede do torneio, 2* colocados do Europeu, da Ásia, colocados da Nocerca, América do Sul e Africa.
    Essas seis seleções deveriam disputar um toneio todos contra todos e os 3 medalhistas conquistarem a vaga.

    Muitos podem reclamar da falta de jogos das seleções já classificadas (país sede, campeão mundial e os 3 da copa do mundo) durante os campeonatos continentais. Estes 5 poderiam se reunir e fazer um torneio amistoso de altíssimo nível. Seria ótimo.
    #ficaadicaFIVB

    ResponderExcluir
  16. FIVB apresentou propostas ao Quênia. Egito com certeza não irá mesmo, pois as jogadoras não foram liberadas pelos pais. E a FIVB não deve ajudar outra equipe africana. Turquia é a favorita a vaga, porém não acho no pré olímpico, pois porto rico e Colômbia não são excepcionais mais jogam bem. No outro qualificatório, Holanda, República Dominicana, Itália, Coréia do Sul, e Japão brigarão pelas vagas. Se der o óbvio Holanda será a primeira. Dependendo da seleção que Itália levar, fica com segunda vaga e República Dominicana com a terceira. Japão não é o mesmo de 2012, por isso deve brigar com Coréia pela vaga. Aí seria um confronto direto, levando em conta que ganhassem das outras equipes e perca para as três grandes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)