Campeã invicta, Rússia se classifica às Olimpíadas. Holanda e Itália jogam WQT, Turquia está fora

Rússia e Holanda repetiram a final do último Europeu em disputa da vaga olímpica. Sem muitas surpresas, a Rússia confirmou seu favoritismo ao bater a Holanda por 3x1 (25-21, 22-25, 25-19, 25-20) e sagrar-se campeã do EQT, o qualificatório europeu. Assim a Rússia tornou-se a quarta seleção confirmada nos Jogos Olímpicos do Rio.

O potencial russo deve ser analisado de forma distinta, não existe uma enorme tática de distribuição na Rússia, existe força, técnica e impulsão de suas atacantes. E são duas, que vocês conhecem bem: as incríveis Goncharova e Kosheleva. Qualquer elogio à essa dupla é pouco, afinal, essas armas-de-fogo da Rússia vêm mantendo esta como a melhor seleção da Europa. Cabem elogios a Shcherban, cresceu muito no último ano e se confirmou como titular, segurando a Rússia no passe. Junto com Malova, ótima líbero. Muitos podem dizer que Anna só é boa na defesa, mas quantas líberos no mundo conseguiriam compor em dupla a recepção de um time de alto nível? Méritos a ambas! A Rússia dominou todos os jogos do EQT após o susto na estreia contra a Polônia. De lá para cá, a seleção de Marichev foi absoluta no torneio.

Rússia é campeã do EQT e está classificada aos Jogos do Rio


A Holanda vem em crescente, jogando com velocidade e suprindo suas falhas. O brilho atual está em Dijkema, levantadora que melhorou muito e assumiu a titularidade desde a vinda de Guidetti e claro, a incrível Sloetjes, máquina de pontuar da Holanda. Nessa final méritos também a Plak, que saiu do banco para fortalecer o setor ofensivo ao lado de Lonneke. 

FINAL: Russia 3 x 1 Holanda - Estatísticas

O bronze italiano e a eliminação turca
Surpresa na disputa do terceiro lugar: a Itália surpreendeu a Turquia vencendo por 3x2 (25-23, 19-25, 25-23, 15-25, 15-13). A jovem italiana Egonu foi a maior pontuadora da partida com 23 pontos, seguida das turcas Ozsoy e Erdem com 19. Estatísticas

QUE INJUSTIÇA: duas lendas do voleibol mundial disputaram uma vaga para a provável última olimpíada de ambas. Melhor para Del Core que venceu Demir. Vida longa às lendas!


Pelos resultados finais, a Rússia se classifica às Olimpíadas do Rio e Holanda e Itália disputam o WQT (World Qualifier Tournament) no Japão em 14 de maio. A Turquia está fora das Olimpíadas e não tem mais chances de classificação.

Comentários

  1. Adeus TURQUIA, até Tóquio 2020. #RIP
    PAOLA fez a dança do boi bumbá na cara de vocês, pq sambar é pouco.
    http://media.tumblr.com/tumblr_m7uk5dWmjQ1rohiw6.gif

    Só rindo da cara dos que disseram que a Itália seria eliminada na fase de grupos.
    https://img.pandawhale.com/26624-Christina-Hendricks-LOL-gif-a38u.gif


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te acompanho nas risadas. A Itália, seja quais forem as jogadoras que defendem a camisa azul do time, sempre deve ser tratada com respeito. Orro e Egonu, apesar de muito jovens e inexperientes, levaram o time nesse torneio. Ferretti e Bosetti não jogaram nada e Del Core e Diouf oscilaram bastante. Mas enfim, a Itália estará nos Jogos Olímpicos sim e se reclamar, vai conseguir uma medalha.

      Excluir
    2. Conseguir uma medalhe me polpe, você pegou pesado!
      Pra bater Brasil, Russia, China ou EUA numa disputa por um bronze é demais para as Italianas. Não exageremos

      Excluir
    3. Gente, acho tanta palhaçada essa coisa de indireta, sarcasmo, ironia. É tão infantil, rs.

      Entendo a revolta de vocês com o blog, mas é descabida. Critiquei e CONTINUO criticando a convocação de Bonitta: nenhuma das levantadoras se firmou, sofreram contra Polônia e Bélgica e sagraram-se no sufoco contra uma seleção muito mal-organizada (o que foi a Turquia nesse EQT?). Eu via a Itália como candidata ao título, hoje vejo como 4ª força da Europa. Melhorem, abraços rs.

      Excluir
    4. Só eu que não vi muita coisa na Orro? '-'
      Ela várias vezes saia pra entrada da Ferretti.

      Excluir
  2. O que a Darnel tem de significativo comparada as OPOSTAs Sheila, gamova, brakocevic por ex. Nada. Acho que historicamente falando até a kozuch tem mais história e importância pro vôlei do que a Darnel. Holanda e Itália vai pegar só seleções meia boca nesse qualificatorio e devem ir pro rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente acho que títulos não fazem jogadoras. Demir carregou a Turquia por anos, antes de ser chamada de potência. Em premiações individuais ela tem vários títulos de maior pontuadora, inclusive o Mundial 2010 em que a Turquia ficou em 6º lugar. Sem contar que aos 32 anos e com várias lesões, ela ataca, passa, bloqueia, defende, saca e levanta a alto nível haha.

      Excluir
    2. Única jogadora que vi que já foi central, levantadora, oposta, ponteira, levantadora... acho que só não foi líbero. Hahaha

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. To fly , falei que a paola egonu seria a salvação desse time italiano hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, mas eu esperava mais da Centoni. Nunca desacredite na Egonu ofensivamente, mesmo porquê era só assistir aos jogos do CLub Italia pra ficar bem óbvio hahaha.

      Excluir
  5. Desde do 2* jogo, quando assumiu a titularidade na seleção italiana, Paola Egonu marcou 21 pontos contra a Bélgica, 23 contra a Polônia, 10 contra a Holanda e 23 contra a Turquia. Isso dá uma média de 19 pontos por jogo. Espero que a Itália traga de volta Lo Bianco, Signorilli, Folie, Piccini, Ortolani e feche seu elenco bem forte. Esse pré-olímpico mundiap será disputadissímo..

    Minha seleção do EQT 2015:
    Lib: Malova
    Lev: Dijkema
    Cent: Zaryaszko e Erdem
    Pont: Kosheleva e Egonu
    Oposta: Goncharova

    MVP: Egonu (revelação. Carregou p ataque italiano e deverá ser muito observada pelos adversários daqui pra frente).





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kosheleva e Egonu no passe ia ser top essa seleção

      Excluir
    2. Realmente não seria uma boa no quesito passe, mas temos que eleger na seleção do campeonato quem se destacou de verdade. Na Copa do mundo ano passado as melhores pontas, por exemplo, foram Brankika Mihajlovic (também de passe sofrível) e Tatiana Kosheleva. A seleção do campeonato é para eleger os destaques e sinceramente o fundamento ataque conta muito, vide Paula Pequeno ser eleita a melhor jogadora em Pequim 2008 e Kim (apesar de ser mais completa) ser a MVP de Londres 2012 (na ocasião Kim foi a maior pontuadora com mais de 200 pontos).
      Obs: pode ser um critério questionável, afinal o passe é fundamental no voleibol. Outra coisa questionável é dar o prêmio de MVP a uma atleta que não tá na seleção do campeonato (vide Zhu Ting MVP da copa do mundo 2015 [com méritos], no entanto "esqueceram de a colocar como melhor ponta do campeonato).

      Excluir
    3. O Sile Laola elegou a seguinte seleção:

      Levantadora: Startseva (que discordo, acho que ela faz menos que o básico, bolão nas pontas e dificilmente usa as centrais)
      Centrais: De Kruijf e Akman
      Oposta: Sloetjs (concordo plenamente)
      Libero: Sansonna (italia)
      Ponteiras: Egonu e Ozsoy
      MVP: GOncharova

      Excluir
    4. Isso, espero que a Itália se complete e mescle experiência com renovação com inteligência, diferente desse EQT. Sobre a seleção do campeonato, eu elegeria:

      L: Dijkema
      O: Goncharova
      P: Kosheleva e Egonu
      C: Erdem e Guiggi
      LB: Malova

      Excluir
  6. Bem escrevi no poste da convocação italiana (q todos criticavam), q os q criticavam a convocação d Egonu e as meninas do club Itália, era pq ñ estava acompanhando a Super Liga italiana.

    Está aí a resposta.

    O mais engraçado eram os comentários do pessoal apostando na fraquíssima seleção polonesa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabém, Carlos Edu!!! Vamos dar parabéns para ele gente!!!

      Excluir
    2. Acho q mereço viu :) . Fui a única pessoa lúcida nos palpites e acertei os 3 primeiros. Só apostei na Holanda vencendo a Rússia...

      Excluir
    3. Continuo criticando. Nunca questionei a convocação de Egonu, me surpreendi com a Danesi, mas Orro foi como eu esperava. Aliás Carlos, não vejo muitos méritos da Itália nessa "sofrência" de campeonato. Gente, eu pensei que a Turquia havia entregado contra a Holanda, hoje noto que foi apenas incompetência tática e técnica.

      Excluir
  7. To fly gostaria de saber o que pensam sobre alguns assuntos referentes as seleções já classificadas para os jogos olímpicos Rio 2016. Na medida do possível gostaria que respondessem as perguntas dos 6 itens que seguem a seguir:

    1* A Rússia realmente encontrou em Yana Shcherban a ponteira que precisava para dar estabilidade ao passe? Ela tem condição de ser titular nos jogos olímpicos do Rio-2016, sendo Sokolova reserva e utilizada no esquema de EQT?

    2* Com as boas atuações de Startseva (também no saque) como fica a disputa pela vaga de levantadora titular da Rússia? Sempre gostei muito da Startseva e a Kosianenko me parece que varia mais um pouco o jogo.

    3*: Os EUA se classificaram ontém para os jogos olímpicos do Rio-2016, no entanto essa seleção me parece, que falta uma grande definidora, como fora Destinee Hooker no ciclo 2009-2012. Na hora de pegar uma seleção do estilo de jogo europeu isso tras dificuldades (vide as duas derrotas americanas para equipes européias na Copa do Mundo ). E o técnico insiste em cortar kelly Murphy que foi destaque no grand prix 2013 e mundial 2014. Kiraly deveria usar Hooker (retorno) e Murphy de opostas e a apostar em Megan Hodger-Easy (melhor ponta atacante dessa seleção) como titular. E vcs não acham que Carly Lloyd está jogando muito bem pelo casalmaggiore e merecia uma chance nessa seleção?

    4* O Brasil poderia usar o grand prix 2016 para testar Naiane e Rosamaria e derrepende elas pintarem como surpresas para os jogos olímpicos?

    5* Hui e Wang Podem voltar a seleção chinesa para os jogos? Nesse caso a melhor formação seria Hui e Wang de pontas e Zhu Ting de oposta?

    6* A Sérvia pode surpreender nos jogos? O que acham do quarteto Rasic-Stevanovic; Mihajlovic e Boskovic?

    Obs: Desde já agradeço as informações prestadas ao voleibol. Sou apreciador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dar minha opinião?? ehhe vai la.

      1- Quando enfrentar seleções de nivel tecnico melhor, como Brasil, China e os EUa, essa precária linha de passe da Rússia vai sentir o peso, muitas seleções nesse pré olimpico não aproveitou da linha formada por Kosheleva e Scherban, ao meu ver faltou sacarem com mais inteligência e montar o block mais direitinho, já que a distribuição das levantadoras Russas são muito previsiveis, sempre bola na entrada e na saida. Eu vejo a Sheila, Garay e Thaisa fazendo varios aces nessa linha de passe Russa.

      2 - Acho que as duas se completam, e ao meu ver estão bem abaixo das demais das seleções top no quesito criatividade, matam as centrais, e vivem de bolas altas e lentas nas pontas, se não tivesse Kosheleva e Goncharova essa falta de tecnica das duas levantadoras ficaria mais visivel.

      3 - Os Eua tem um plantel de jogadoras muito grande, acho que como Oposta titular, ta na hora da Fawcett ganhar sua chance, de reserva eu iria de Murphy e Lowe, Easy não nasceu para passar, não passa nada e iria ser casada e morta pelos saques alheios,não apresentaram ela a manchete ainda, se for p usar uma com passe ruim acho que eu usaria a Vansant, A Lloyd ja tem sua chance e eh reserva da seleção, inclusive jogou o pan como titular.

      4 - Rosamaria deveria aprender a passar, não consigo ver ela como Oposta, definidora, como Boskovic por ex, entra e sai ano e ela não ganha massa muscular, a naiane p ir pro Rio acho que eh possibilidade 0 , nunca jogou com as titulares da seleção e eh muito nova e inexperiente p algo tao grandioso.

      5 - Seria uma boa aposta essa, no caso eu deixaria a Zhu passando com a Hui e a Wang jogaria como Oposta, a Zheng acho que oscila demais, e ainda tem a Zhang que pode atuar como ponteira e oposta. China vem muito forte.

      6 - A Servia tem tudo para ganhar medalhas na Olimpiadas, acho que se a a segunda ponteira no qual esqueci o nome (que passa ao lado da Mihailov) poderia se esforçar mais no ataque, esse quarteto Servio de Ataque eh muito forte e não vejo nenhuma outra seleção com algo nesse porte.

      Excluir
    2. Oie, respondo sim, claro =]

      1* - Shcherban, ao lado de Malova, são os ganhos da Rússia nesse ciclo. Finalmente a seleção figura dentre as grandes sem Gamova e Sokolova. Eu não sei se Shcherban suportaria a pressão de ótimos sacadores táticos (como EUA e Brasil) em uma Olimpíada, mas até aqui ela tá me surpreendo muito! Não vejo nenhuma ponta russa, nem mesmo a Sokolova, capaz de tirar a titularidade dela atualmente.

      2* - Kosianenko tem um padrão atípico para levantadoras russas e até teve um pouco desse estilo sacrificado durante os anos. Eu sinceramente gosto muito dela e acho que ela continua como titular. Startseva tem mais técnica, mais capacidade de execução em movimentos longos e inversões, mas como você citou é inferior na distribuição tática. Sem contar que o jogo entre Kosianenko e Goncharova é mais entrosado e flui bem melhor.

      3* - Sempre cito a definição como o maior problema americano,a titular do time hoje é a Fawcett, que era a reserva da Hooker. Lowe não me convence e muito da não-convocação de Murphy ao NQT dá-se ao fato de que o Japão tem jogos decisivos de sua liga no momento, assim como a China. Na verdade o time de Murphy acabou eliminado hoje... Eu daria uma chance à Klineman e não pela fase atual mas pelo ótimo desempenho desde o último italiano. Quanto às levantadoras, a briga é boa. Lloyd pode sim desbancar Thompson, vejo Glass a frente das demais. Entretanto, a temporada da Court no Brasil vem sendo ótima.

      4* - Acho um pouco tardio para esse tipo de renovação, mas nada impede de testes audaciosos. Espero que tanto Rosa quanto Naiane e até a Claudinha aparecem dentre as convocadas. Mas para mim, o ideal seria os retornos de Fabíola e Tandara, que são incógnitas.

      5* - Wang? Referindo-se a Yimei Wang? Bem, se sim, sem chances. Zheng me parece intocável na saída principalmente por participar da recepção. Zhu também não sai da ponta e Hui deve compor essa dupla, caso retorne bem. À frente de Wang há vários nomes como Zhang, X.T. Liu e Y.H. Liu.

      6* - Maravilhosas! Demorou, mas a Sérvia se encontrou. Terzic substituiu algumas jogadoras de rendimento médio (Molnar, Krsmanovic, Nikolic) por grandes jogadoras! A Sérvia estaria hoje perfeita com Antonijevic e Brakocevic em bom estado, imagine?

      É um prazer discutir o bom voleibol, obrigado você pelas perguntas! Até mais ^^

      Excluir
    3. 1** - Concordo com vc, To Fly. Malova é MUITO-BOA. Aguenta praticamente sozinha a recepção e Shcherban está evoluindo para nós brasileiros, preocupantemente. Ela vem atacando muito bem e quebra um bom ganho no fundo de quadra. Sokolova, para conseguir a titularidade vai ter que melhorar o condicionamento físico. Acredito que vai ser convocada so para ajudar caso Shcherban esteja errando muito.
      2** - Concordo também, To Fly. Kosianenko é mais criativa, tem mais rapidez na jogada com Goncharova. Tem umas jogadas entre elas que são defensareis na saída, que a Goncha nem corre pra atacar (quase uma bola de tempo). Mas a precisão de Startseva impressiona demais e a presença no bloque (por ser mais alta).
      3** - a presença de Fawcett vai depender das ponteiras. Caso seja Hill eu acho que Murphy é a oposta melhor e caso seja Robinson Fawcett é a melhor opção. Prefiro Hill+Larson+Murphy.
      4** - Tambem acho que não é hora pra testes de jogadoras, mas sim de armação de jogadas e de conhecimentos do adversário. Sou fã de Naiane, mas ela precisa de bagagem. E a posição de oposto no brasil, infelzimente noa temos definidoras. Quem mais se aproxima disso é Natalia. Levaria ela sim como oposta e outra ponteira no seu lugar.
      5** - No dia que Lang Ping colocar Zhu, na função de oposta, vai ser o dia que a China se torna invencível. Ou Liu ou Wang na ponta alem da Hui.
      6** - Malesevic tem a função de composição e ataca um pouco melhor que Molnar. Por outro lado o que se destaca mesmo são as centrais.

      Excluir
  8. O to fly ou alguém que acompanhou o pré-olimpico da Norceca sabe se Courtney Thompsom foi titular? Todas as reportagens tem fotos com a levantadora entre as titulares. Ficaria feliz de ver Thompsom de titular e participando das olimpíadas. É trabalhadora, dedicada. 2* melhor levantadora da Superliga atras apenas da Naiane.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a Glass foi titular nos 3 jogos e Courtney só entrou em inversões.

      Excluir
    2. Eu vejo uma mistura entre "dar chance" e "esconder o jogo" o que o Técnico americano faz com as jogadoras da seleção. Harmotto ficando no banco pra Dixon? Hill ou Easy no banco para Robson? Explica aí! São boas joga doras e tal, mas acho que ele gosta é de esconder o jogo.

      Excluir
  9. Obrigado ao to fly por ter respondido aqueles 6 itens e a última pergunta sobre a Thompson. Eu particularmente acho que nessa temporada, ao menos na Superliga, Thompson e Natália são as surpresas. A Thompson vem crescendo, variando o jogo, forçando com as centrais e utilizando Natalia como bola de segurança. Natalia desde a última superliga vem em grande fase no ataque, porém nessa o passe dela melhorou consideravelmente. Assisti ao jogo Rio x Osasco e a precisão dela no passe me agradou muito. No entanto, vejo a Sheilla na reserva do Vakfbank e Natália voando na superliga; camila brait irregular e Léia fazendo a melhor temporada de sua vida; Thaísa ainda voltando de lesão e Juciele jogando o fino da bola. Juciele provou no grand prix (e olha que ela, apesar das derrotas se destacou contra EUA e Rússia) que é uma grande atacante (ataca a "china" melhor que a Thaísa). Fabiana segue brilhando, mesmo com as levantadoras irregulares do sesi ela continua se destacando. Jogou uma barbaridade ontém contra o RIO do SUL. Jaque vem melhorando no sesi e é peça fundamental no esquema da seleção. Fe Garay vem de tres boas temporadas no exterior, sendo bicampeã da Copa CEV e agora está disputando a champions com o D. Moscou. Dani Lins não está em sua melhor fase, mas no atual momento ainda é titular (ainda mais agora com a Fabíola grávida). Sheilla pode se recuperar e sempre é jogadora de horas devisivas vide o mata a mata de Londres, a fase final do mundial 2014 e do grand prix 2014. Será muito importante nessa seleção. Espero o retorno de Tandara para 2* oposta. A briga de 2* levantadora tá disputada (Fofão bem que poderia ter jogado essa temporada. Se for só pra inversões é muito mais crak que Macris, Naiane, Claudia. O que acham? Seria massa vê-la no Rio-2016. Mas infelizmente a idade chega pra todo mundo) Enfim.......
    Hoje minha seleção brasileira titular seria:
    Líbero: Léia
    Levantadora: Dani Lins
    Centrais: Fabiana e Juciele
    Pontas: Fê Garay e Jaqueline
    Oposta: Natália

    Reservas: Brait; 2* levantadora (em aberto); Thaísa; Gabi; Sheilla.

    É o que eu acho, pelo que tenho acompanhado dessa temporada. Minha opinião. E vcs do blog (que são mais especialistas) o que acham dessa seleção?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei Muito boa!! Venho comentando aos sete cantos que Natália precisa atuar na posição de oposta. As líberos eu iria trocar. Para o passe usaria a Camila e para a defesa usaria a Léia. Já as centrais, em alguns jogos colocaria a Thaisa e outros a Jucy. Conta Russia, USA, Holanda, Servia colocaria Thaisa e as demais seleções a Jucy. Com relação a Sheila, acredito que ela precisa provar que ainda é a mesma Sheila da semifinal contra a Russia em Londres.

      Excluir
  10. Agora que passaram esses pre olimpicos. Que venha o restante da temporada. Torcendo muito pro Casalmaggiore na champions. Acho q tem chances de passar de fase (é lider do grupo da morte) e quem saber chegar ao final four e buscar uma medalha. É um projeto vencedor, deixou a 2* divisao italiana, foi campeão da seria A1 e faz bonito ao lado do piacenza na champions. Novara é a decepção. E como fica a Fawcett no Novara? Vai pra ponta ao lado da Aurea Cruz ou Bosseti ou Malesevic ? Pq na Saída Fabris é uma máquina de pontuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fawcett é infinitamente melhor que Fabris (que vai pro banco). É mais jogadora, mais experiente. Acho que Aurea Cruz, não esta bem no NOvara. É uma das melhores ponteiras/ passadoras da atualidade, mas não tem rolado Química na equipe italiana.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)