Onde foi que o SESI errou?

Muitos citaram o Sesi com um elenco espetacular e principal favorito ao título da Superliga 2015/2016. Comandado por duas bicampeãs olímpicas, o time em tese deveria figurar entre os líderes do campeonato. Mas não é o que vem acontecendo: em 7 jogos o time perdeu 4, inclusive para times de investimento muito menor como São Caetano e RIo do Sul. Mas o que deu errado para o Sesi? O To Fly comenta agora, as opções que podem ter levado o time ao fracasso inicial.

As Levantadoras

Carolina Leite e Priscila Heldes são levantadoras muito boas, isso é inquestionável. Entretanto, além do estilo parecido de jogo, as duas são muito novas e possuem pouca bagagem internacional. E mais: nenhuma das duas defendeu antes como titular, um dos favoritos à Superliga. O Sesi errou feio ao dispensar a experiente Carolina Albuquerque, campeã olímpica em 2008. Além da experiência, o time ganharia em entrosamento com as atacantes, uma vez que tanto Carol quanto Pri, jogam pela primeira vez no Sesi. O time é o 9º nas estatísticas de aproveitamento de levantamentos, superando somente os frágeis São Caetano, São Bernardo e Renata Valinhos.

Carolina Leite de 23 anos é uma das meninas a assumirem a responsabilidade nos levantamentos do Sesi SP


As Atacantes

A culpa não é necessariamente só das levantadoras... Nem Andreia Laurence e nem Sabrina Floriano são opostas de força. Andreia é veloz, joga com bolas rápidas e jogadas, chinas, tempos-atrás. Necessita entrosamento! Sabrina é a menina dos bolões, pega alto e até passa bem, mas também tem pouca experiência, surgiu para o grande público há uma ou duas temporadas e não pode carregar a responsabilidade sozinha. Na ponta Jaqueline Carvalho é a única atacante de definição, o que é irônico, uma vez que volume de jogo - passe e defesa - sempre foram as obrigações táticas da jogadora. Além de Ellen, ponteira de composição e de Dayse retomando seu ritmo de jogo, as duas outras ponteiras do time são sub20. Se algo der errado, Sabrina vem para a ponta, como na derrota para o Minas. Perder 3 de suas ponteiras - Suelle, Mari Cassemiro e Pri Daroit -  também não foi benéfico ao Sesi. A grande referência no ataque e maior pontuadora do time é a central Fabiana Claudino que, claro, precisa do passe para jogar. No ataque o time repete o 9º lugar em eficiência.

Responsabilidade: é a central Fabiana Claudino quem define no Sesi SP


O Bloqueio

O Sesi também vai mal no bloqueio. O time tem a segunda pior média da Superliga, 2.21, superando apenas o Pinheiros. Na derrota para o Minas, o Sesi marcou apenas 3 pontos no fundamento.

A Adaptação de Jaqueline

Não é invenção ou só fofoca de blogger: Jaqueline e a comissão técnica do Sesi não se entenderam de início. A ponteira alegou problemas de saúde no início da temporada e sofreu sim um estiramento na coxa. Mas os rumores falam sobre atrasos de Jaque e até faltas. Mas tudo já resolvido!

Jaqueline Carvalho carrega responsabilidade de uma das líderes do Sesi


A Esperança

É um campeonato ainda no início, o Sesi tem muito tempo e deve se recuperar, mas desde já! É um dos times que mais tende a crescer na liga, defende bem, tem a 2ª melhor recepção da Superliga e necessita de entrosamento. Apesar de perder para times menores, o Sesi já venceu um dos grandes, o Dentil/Praia Clube no tie-break.

Acalmem-se pessoal, é só o começo. Mas melhorem, tá?

Comentários

  1. Faltou falar do Talmo. Não é surpresa para ninguém que o técnico não tem uma boa relação com Fabiana, Jaqueline não foi um pedido dele e por isso dizem que há um certo descontentamento com o tratamento de estrela que a diretoria a ela oferece. Que o Sesi tome cuidado, passar para o top 8 será alcançado, mas um time que tem esse investimento não pode se contentar com só isso, o objetivo tem que ser fazer novamente uma final de superliga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto parcialmente do trabalho do Talmo, como pessoa ele é bem gentil. O que eu não gostei foi da montagem do elenco da temporada, nada contra uma ou outra jogadora, mas o conjunto. É de se louvar o nível em que Dayse, Mari Cassemiro, Suelle, Bia e Bárbara atingiram jogando com ele. Por lá, fizeram as melhores temporadas de suas carreiras!

      Excluir
  2. Só li verdades em uma análise imparcial. Os times que conseguem melhores resultados são em suam grande maioria os que mantém as jogadoras e trocam algumas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edson! ^^
      E sim, faltou planejamento nesse ponto. A única atacante das pontas a renovar foi a Dayse, que passou a maior parte da temporada lesionada.

      Excluir
  3. Isso que é uma análise séria e imparcial. Talmo é um bom técnico, mas pelo jeito as jogadoras da seleção não têm um relacionamento tão bom com ele. Já notei isso com a Tandara principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Almir, fico mega feliz de vocês terem gostado! Sinto falta da agressividade do Talmo, aquela vontade imparável de vencer. Bem, só a vejo no Bernardo na verdade.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)