Bonitta justifica convocação da Itália: minhas escolhas são corajosas, mas não imprudentes

O técnico Marco Bonitta deu entrevista ao site Corriere Dello Sport onde justificou as escolhas polêmicas para a seleção que representará a Itália no Classificatório Europeu. O técnico trouxe jogadoras juvenis ao time, mas explicou:

"As quatro juvenis em dez jogos da A1 já provaram ser capazes de se adaptar para ter boa qualidade. Minhas escolhas são corajosas, mas não imprudentes, estar no Club Italia na A1 me permitiu ver a adaptabilidade dessas meninas. Em relação às "estrangeiras", Del Core, Bosetti e Centoni, achei-as muito bem, especialmente em pensamento e também da qualidade física, são as meninas que nos ajudarão. Quando eu faço o plantel, eu olho para 360 graus: a qualidade técnica é o mais importante, mas neste caso, também a condição física. 

O site ainda indagou Bonitta sobre as ausências de Bosetti, Piccinini e Arrighetti. Da última ele não respondeu, vejam:

"Sim, bem, Caterina Bosetti não está jogando. Lamentei ter de desistir, mesmo de Piccinini, que senti que não poderia dar a contribuição necessária em um momento em que a seleção precisa de força de juventude e mental"

Bonitta desconversou sobre a saída de Leo e a titularidade de Ferretti:

"Eu não gosto de falar sobre da renúncia. Eleonora Lo Bianco deve ser respeitada pelo que foi a sua história, uma escolha dolorosa para ela depois de 15 anos de Azurra. Ela tomou a responsabilidade de dizer que não se sente bem com isso. A seleção requer um enorme compromisso psico-físico. Ferretti ainda voltará, mesmo se ainda fosse Lo Bianco. Francesca deu disponibilidade e eu já sabia. As outras escolhas foram determinadas por ter total disponibilidade. Para chegar às titulares, as reservas, as exclusões. A seleção é isso e eu sei que tenho um grupo altamente motivado."

Alessia Orro? Essa foi uma das principais indagações a Bonitta, porquê a escolha da levantadora. Bem, ele respondeu:

"Alessia Orro após o Grand Prix tem vivido como protagonista de uma experiencia importante como os mundias infanto e juvenis. Criou segurança e certeza na sua própria capacidade, ela começou a temporada no banco, como segunda levantadora e tornou-se titular em no Club Italia. Tem personalidade e um grande caminho pela frente. Egonu tem a qualidade de ataque que permite que ele seja uma jogadora de alto nível, no clube recepciona porque é uma experiência valiosa, no ataque os golpes já estão no nível mais alto. Guerra é mais receptivas do que atacante e tem demonstrado a capacidade de manter-se em campo com uma bola perigosa, é um das 15 melhores jogadoras da AI, incluindo estrangeiras. E sério, ela sabe o que ele quer fazer, trabalhando com grande disponibilidade. Anna Danesi já poderia jogar em uma equipe de ponta, ela preferiu ficar com a gente. É um dos melhores bloqueios. Mas tudo tem a atitude certa. É uma bela geração!"

O EQT começa no próximo dia 4 de janeiro e Marco Bonitta diz ter um time determinado que jogará com a facas nos dentes e que acredita na vitória.

Marco Bonitta e a Itália lutarão por classificação olímpica a partir do dia 4 de janeiro

Comentários

  1. "Marco Bonitta diz ter um time determinado que jogará com a facas nos dentes"... Ah tá,com a faquinha nos dentinhos não é mesmo?Que Bonittinho,seu Bonitta!Acontece que vão acabar sem dentes e com a boca cortada e sangrando. Na véspera das Olimpíadas não é hora de queimar etapas e colocar um caminhão de novatas e dispensar as craques. Duvido que a Itália se classifique para as Olimpíadas do Rio!

    ResponderExcluir
  2. Duvido que a Itália vença Rússia e Polônia,e é possível que perca inclusive para a Bélgica. Portanto, ciao olimpíada para a Itália!

    ResponderExcluir
  3. Considero o plantel de jogadoras da Polônia muito mais experiente e mais forte que essa nova convocação do Bonitta com jogadoras novatas.A Polônia vem com força máxima para o Pré-olímpico.
    As convocadas da Polônia são:
    Líberos: Paulina Maj, Aleksandra Krzos
    Levantadoras: Izabela Bełcik, Joanna Wołosz
    Centrais: Zuzanna Efimienko, Kamila Ganszczyk, Gabriela Polańska, Sylwia Pycia
    Ponteiras: Anna Werblińska, Natalia Kurnikowska, Anna Grejman, Aleksandra Jagieło, Katarzyna Skowrońska, Katarzyna Zaroślińska, Berenika Tomsia
    Provavelmente,o time titular da Polônia deve ser:
    Levantadora:Izabela Bełcik 1,85m,Centrais:Zuzanna Efimienko 1,97m e Sylwia Pycia 1,89m,Ponteiras:Anna Werblińska 1,78m,Katarzyna Skowrońska 1,89m,Katarzyna Zaroślińska 1,87m
    Acho muito difícil a Itália do Bonitta passar por esse time polonês que vem reforçado do experiente técnico Jacek Nawrocki que levou a Polônia à conquista da PRATA nos JOGOS EUROPEUS BAKU/2015.
    A BÉLGICA reforçada pela oposta Lise Van Hecke do NESTLÉ,também vem forte para bater as novatas da Itália.

    ResponderExcluir
  4. Posso até queimar a língua,mas acho que a Itália não passa pela Polônia sem Carolina Costagrande,Lo Bianco e Arrighetti.
    Acho que o time mais forte da Itália seria com Costagrande e Del Core,Lo Bianco e Diouf,Arrighetti e Chirichella,e de líberos Monica de Gennaro e Immacolatta Sirresi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrighetti eh nada eh a mesma coisa, não bloqueia, tem ataque pifio. Costagrande sua fase ja esta no final, perdeu muita potência de ataque, seria mais p fazer o fundo quadra. Ao meu ver a melhor escalação seria Diouf, Lucia Bosseti e Del Core como titulares.

      Excluir
  5. Ao meu ver, esse não é tempo de testar jovens jogadoras, o técnico americano, por exemplo, usou o grand prix 2013 e mundial de 2014 para "revelar" e dar rodagem a Kim Hill, Robinson, Dixon, e Kelly Murphy. Neste ano apresentou a seleção Kreklow e Karsta Lowe. Agora em 2016 ele irá só definir o grupo. Na Rússia podemos cotar três nomes muito promissores: Ekaterina Kosianenko, Irina Zaryashko e Yana Shcherban. Na holanda temos Lonneke e Buijs muito bem. Enfim, mas todas essas tiveram chances e foram testadas esse ano.
    Acho que Bonnita pode ter ficado chateado com a campanha fraca da italia no europeu.
    Eu convocaria :
    Sirresi e De Gennaro;
    Ferreti e Signirolli;
    Chirichella, Folie e Guiggi
    Del Core, Piccinini, Lucía Bosseti, Egnou e Gennari;
    Ortolani e Centoni.

    ResponderExcluir
  6. Ao meu ver, a Rússia possui o melhor elenco titular e é a grande favorita ao título desse pré_olímpico europeu. E digo mais Russia, Eua, China e Brasil são os grandes favoritos para conquistarem o ouro olímpico em 2016 (acho que é questão de pouco tempo para eua e russia garantirem a vaga)

    Rússia:
    Malova, Kosianenko, Zaryashko, Fetisova, Sokolova, kosheleva e goncharova.

    Bem que o Ze Roberto poderia usar o grand prix 2016 para testar jovens jogadoras e deixar no banco aquelas que não estão fazendo boa temporada como thaísa (vindo de cirurgia, da pra entender), dani lins e Sheilla. Poderia testar o Brasil assim:

    Camila Brait; Naiane; Fabiana e Juciely; Natália e Jaqueline; Rosamaria.

    Reservas: Leia, Dani Lins, Thaísa e Ana Carol, Fê Garay e Gabi, Sheilla.
    Desse grupo da pra tirar as 12 que irão aos jogos olímpicos.

    ResponderExcluir
  7. Tem três perguntas a fazer ao to fly:

    1*: Esse ano não terá a realização do tradicional torneio TOP VOLLEY da Basiléia? Não ouvi nada até agora,e normalmente esse torneio tem uma equipe brasileira como convidada.

    2*: o que vcs acham de testar jovens jogadoras em um pré_olímpico, como faz Marco Bonnita ?

    3*: Ano que vem o Brasil pode testar jovens jogadoras no grand prix e pintar com alguma surpresa para os jogos Rio_2016? Nessa superliga tenho gostado muito das jovens Naiane( levantadora, 21 anos ) e da oposta Rosamaria (23 anos).

    ResponderExcluir
  8. Não consigo ver esse time se classificar mas espero estar errada, seria uma droga não ter a Italia nas Olimpíadas.
    O time titular deveria ser Lo Bianco, Centoni, Costagrande, Del Core, Arri, Chirichella e De Gennaro

    ResponderExcluir
  9. Acredito na classificação da Itália. A Polônia é um time muito inconstante, apesar da experiência e do talento de algumas atacantes. A Bélgica é irregular e é ultra dependente da Lise Van Hecke. A Itália tem condições de fazer frente à Rússia, vide Mundial de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorda, Hello, Terra chamando anônimo!!!A Itália tem condições de fazer frente à Rússia, vide Mundial de 2014???No Mundial de 2014 a ITÁLIA contava com COSTAGRANDE,LO BIANCO,ARRIGHETTI e PICCININI no elenco!!!Todas essas jogadoras foram cortadas para o Pré-Olímpico/2016!!!A Itália não tem como fazer frente à Rússia,nem à Polônia e,talvez,não faça frente nem à Bélgica sem essas jogadoras,com tantos cortes e com uma porção de novatas.
      Deu p/perceber que a ITALIA do PRé-OLÍMPICO não terá as mesmas jogadoras do MUNDIAL de 2014???
      Deu para perceber também quem sem essas jogadoras,a ITÁLIA fica longe do sonho olímpico???
      Então se liga!!! Não estamos falando simplesmente do nome ITALIA e sim do ELENCO QUE REPRESENTA a ITALIA,ok?

      Excluir
    2. LOL
      O pré-olímpico NEM começou e já estão tirando a Itália das Olimpíadas.
      Picci, Costagrande e Arrighetti não estão mais com essa bola toda não, é só assistir alguns jogos do último mundial. Ferretti pode substituir a Leo sem grandes dificuldades.
      A Itália não precisa vencer o E.Q para se classificar, basta ficar em terceiro que garante a vaga para o O.Q.
      Acorda pra vida você, pare de ficar contando derrota antes da hora e deixa de ser arrogante.

      Excluir
    3. Bem, Piccinini foi reserva no Mundial. Lo Bianco está lesionada. Duros são os cortes de Arrighetti, também lesionada e Costagrande. Mas a Itália tem Del Core, uma das melhores passadoras do mundo. Claro que esse time tem problemas, mas não é o único. A Rússia, que é tida como favorita, tem o seu crônico problema de passe e acho que mesmo com a Sokolova, ela pode sofrer, ainda mais a Kosheleva, que estoura incontáveis passes (Assista ao jogo do Mundial-2014 entre Rússia e Itália pela terceira fase e você terá uma ideia do que estou falando). Enfim, tudo isso é especulação, não tem nada definido. O legal do vôlei é que sempre acontecem surpresas, das quais eu nem preciso dizer. Cada set é uma história, cada competição tem seu próprio enredo. Teremos as respostas das nossas dúvidas dentro de poucos dias.

      Excluir
  10. O povo aqui ñ vem acompanhando o vôlei. No Grupo B irão passar Rússia e Itália sem sustos, sem zebras, sem novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Edu,com todo o respeito à sua opinião, mas zebra e novidade mesmo será a Itália passar nesse grupo B!
      São muitos desfalques:
      Carolina Costagrande,Valentina Arrighetti,Eleonora Lo Bianco,Noemi Signorile,Francesca Piccinini,Raphaela Folie,Immacolata Sirressi.
      Em ano olímpico não se deve renovar time. As Olimpíadas são para as melhores e mais experientes e não para as novatas.
      Para as novatas existem os Mundiais sub-23 e sub-20. Olimpíada não é para renovar time.
      A Itália é Bi-Cammpeã da Copa do Mundo em 2007 e 2011, mas nunca será Campeã Olímpica se resolver renovar o time justamente em ano olímpico!
      Por isso tudo, considero uma imensa zebraça se a Itália passar para as semifinais nesse grupo B do Pré-Olímpico Europeu, que ao meu ver é o "grupo da morte" desse torneio, pois com tantos desfalques vai ser difícil para a Itália enfrentar os times completos de Polônia, Rússia e Bélgica.

      Excluir
    2. Não vejo tantas ''novatas'' no time da Itália, como você citou.
      Certamente Bonitta iniciará com Ferretti/Centoni, Del Core/Bosetti, Chirichella/Guiggi e De Gennaro.

      Procurando as novatas sem experiência até agora nessa lista.

      Excluir
  11. Aline, Vou repetir "O povo aqui ñ vem acompanhando o vôlei"...
    A Francesca Piccinini nem era pra ser convocada mais, em 2014 ela entrava pra afundar a seleção italiana. Costagrande idem. Já jogou muito, atualmente vem muito mal.
    RENOVAÇÃO é o q Marco Bonitta está fazendo (só concordo q poderia ter começado antes), pegar as experientes q AINDA estão jogando em alto nível, é o caso das excelentes : Centoni e Del Core e juntar com esses jovens talentos q vem se destacando.
    Vc assistiu algum jogo do Club Itália? Certamente ñ. Se tivesse acompanho entenderia pq a Paola Egonu está selecionada.
    Completando: Belgica e Polônia (q só tem d espetacular a Skowrońska) mesmo completos ñ tem elenco pra está nas olimpíadas.

    ResponderExcluir
  12. Wow, discussão técnica quente por aqui: perfeito!
    Lá vai minha opinião: o Final Four será entre Rússia, Itália, Turquia e Holanda. Mas não me surpreenderia se a Bélgica derrubasse a Itália ou mesmo incomodasse a Rússia, o ciclo da Bélgica mostra isso e com a Rousseaux de volta, aumenta seu poder ofensivo. 2015 é uma ilusão sobre a Bélgica. A Polônia só passa de fase por um milagre, foi mal durante todo o ciclo e caiu no grupo da morte do EQT. Sem Zaroslinska então...

    Não vejo Itália com plantel suficiente para barrar Rússia e Turquia, mas não é impossível: Centoni está em grande fase. A renovação é ótima, mas tardia, Egonu é uma atacante sensacional mas com defeitos juvenis como de domínios de bola! As centrais italianas, xi... Bola nas pontas! Acho que Bonitta escolheu mais ou menos bem, só a levantadora que ao meu ver, ele pecou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com quase tudo. O meu ponto de vista é que Polônia e Bélgica dependem muito de suas opostas, e nem sempre elas vão dar conta do recado. Uma hora o braço cansa kkkk. Creio que a Itália, apesar dos seus problemas e da renovação tardia, tem mais opções, e, pelo o que apresentou no Mundial praticamente com as mesmas jogadoras, pode sim fazer frente a dupla Kosheleva/Goncharova. É só jogar com a mesma aplicação tática e determinação que levaram o time do Bonitta a uma semifinal do Mundial depois de 12 anos do título italiano. Concordo que o principal problema é o levantamento. Lo Bianco é alguém difícil de se substituir, e parte disso é culpa da comissão técnica da Itália nos últimos anos, que não preparou melhor as levantadoras reservas. Porém, gosto da Ferretti. Acho que no lugar da Orro, o Bonitta poderia ter convocado a Signorile, que por muitas vezes foi a terceira levantadora do time.

      Excluir
  13. Não vi tanta polêmica na convocação da Itália. Achei justo e o técnico está pensando em reerguer a seleção para virem forte para 2020,2024 e outros torneios.

    Simples, vamos lá!
    Piccinini ano passado no mundial, ela ajudou a afundar o time, entrava só para figurar, atualmente seria fácil banco para a Lucia Bosetti e Del Core.

    Costa Grande, já não vive seu melhor momento na carreira, sua função de passe e fundo de quadra será feita pela Bosetti, Del Core. Além do mais Egonu será a atacante e força do time, a Del Core também além de boa passadora não fica devendo no ataque.

    Nadia Centoni é superior à Ortolani(a Natália promessa Italiana). A Diouff tá pegando carona na estória, só foi convocada por ter 2 metros ser jovem e ter "potencial" para o "futuro".

    A Lo Bianco foi convocada, porém, ela mesma pediu dispensa e se aposentou da seleção.

    No mais, o técnico fez algo que os Italianos cobravam há muito tempo, a "renovação". A Itália não tem chances de nada atualmente, mas convenhamos que mesmo com o time experiente a Itália não teria chance de vencer uma olimpíada do mesmo jeito. China, Turquia, Servia, EUA, Brasil e Russia estão bem à frente da Itália com ou sem time experiente.

    ResponderExcluir
  14. ''A Itália não tem chances de nada atualmente''
    Sei não heim amigo, no mundial quase chegaram às finais contra as americanas, e olha que na fase anterior meteram 3x0 nas yankes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)