Turco: Vakifbank é líder invicto com Fenerbahçe na cola. Eczacibasi começa decepcionando

O turco corre rápido e já ultrapassou a 7ª rodada. Algumas surpresas marcam o início desse campeonato. Poucos esperavam por isso, mas quem lidera invicto é o Vakifbank Istanbul. O alto poder ofensivo do time justifica seu sucesso, tendo derrotado seus 3 adversários mais fortes: Eczacibasi (3x1), Fenerbahçe (3x2) e Galatasaray (3x1). Em todas essas vitórias, a mesma maior pontuadora: a inquestionável Lonneke Sloetjes, oposta holandesa que colocou a bicampeã olímpica Sheilla Castro no banco. O Vakif ainda tem ótimo aproveitamento das centrais e quem está sobrando é a levantadora Naz Akyol, uma das melhores do mundo.

Principal arma do Vakifbank, velocidade: Milena Rasic bate alto contra bloqueio de Asli Kalac


O Fenerbahçe vem em 2º e só perdeu para o arquirrival que lidera. Como era de se esperar, a oposta do time vem sendo Polen Uslupehlivan, pelo limite de estrangeiras. Claro, quem comanda o ataque é a sul-coreana YeonKoung Kim. Em 3º, o Galatasaray também só perdeu para o Vakif: mas ainda não enfrentou Fener e Vitra e sofreu contra times menores. O Gala é bem composto, tem Leys e Jackson jogando bem, mas se complicar, é bola para ela: a oposta italiana, Nadia Centoni, é a maior pontuadora do campeonato. 

YeonKoung Kim mantém alto nível de voleibol na vice-liderança do turco


O 4º colocado é o time mais surpreendente até aqui. O Sariyer não tem muitas estrelas e é comandado ofensivamente pela oposta turca Seray Altay. Mas vale a máxima do Gala: o único grande que enfrentou foi o Vakifbank. Em 5º, o Busra vive boa fase também e tem 4 vitórias e 3 derrotas. Mas sofreu derrotas que podem ser cruciais para seus planos de chegar ao Final Four, para adversários diretos como Galatasaray e Sariyer. Lá quem define é a oposta, a brasileira Joyce Silva, a Joycinha, 3ª melhor atacante do campeonato. A má notícia para o Busra é que a ponteira sérvia Jelena Nikolic se lesionou no último jogo contra o Nilufer e voltou às quadras jogando machucada, para virar o placar para o Busra por 3x2.

Nadia Centoni lidera a tabela de maiores pontuadoras do turco

A grande decepção do campeonato marca a 6ª colocação: Eczacibasi Vitra. Montado para ser o melhor time do mundo, o time já tem 3 derrotas em 7 jogos. Duas delas compreensíveis, Vakifbank e Fenerbahçe e a pior delas, inexplicável para o frágil Halkbank. O Idmanocagi também levou o Vitra ao tie-break. Com Neslihan Demir voltando de lesão, Caprara utiliza-se de Hande Baladin na saída, mas é bom repensar: Larson e Ozsoy não estão jogando tão bem, as centrais também não e Boskovic faz falta a esse time, a distribuição de Kreklow ainda não vingou.

Derrubado por rivais diretos e sofrendo contra times menores, Eczacibasi tem início ruim de temporada


O Halbank vem em 7º lugar, time que conta com a incrível Logan Tom desde a 4ª rodada. A azeri-cubana Gyselle Silva é a maior pontuadora do time. Em 8º o Cannakale com a ponteira Ana Starcevic no comando ofensivo. O Nilufer é o 9º, time comandado majoritariamente pelos ataques de Meryem Boz e Yusleiny Herrera. O 10º colocado é o Idmanocagi, time que assiste finalmente à redenção de Sanja Malagurski. Vice-lanterna, o Salihli tem poucos recursos ofensivos e  a ponteira Elzbieta Skowronska como destaque. Último colocado e único time que ainda não venceu, no Ilbank o jogo é cantado: bola para Yannelis Santos, 2ª maior pontuadora da competição.

Comentários