Brenda Castillo: suspensão, superação, prêmio olímpico e fé

Ela é considerada uma das melhores jogadoras do mundo em sua posição há um bom tempo e está na seleção desde os 16 anos - hoje ela só tem 23 anos. Nascida na província de San Cristobal, a dominicana Brenda Castillo é simplesmente um fenômeno na posição. A baixinha de 1m67 coleciona títulos individuais de melhor recepção, melhor defesa e melhor líbero. Também foi MVP na Copa Pan-Americana em 2014 e eleita a melhor jogadora dominicana por 3 vezes: 2010, 2012 e 2015.

Mas por trás de tanto talento e determinação, Brenda teve problemas pessoais que quase prejudicaram sua carreira. Em 2013, a Confederação dominicana suspendeu a jogadora alegando "atos recorrentes de indisciplina, resultantes de uma instabilidade emocional óbvia". Em nota oficial, confederação e comissão técnica divulgaram que as qualidades de Brenda no esporte estavam longe de suas condutas e que a líbero havia alterado seu comportamento, possivelmente pela incapacidade de administrar a exposição pública de sua figura e conquistar riqueza material.

A suspensão foi originalmente escrita para durar um ano, mas após pedidos de desculpas de Brenda e da jogadora aceitar receber ajuda psicológica, durou apenas algumas semanas. Em entrevista à Agência EFE, em matéria de Antonio Guirado, Brenda assumiu:

"Realmente, eu tive altos e baixos nesse momento, mas agradeço a Deus que já estou com a seleção, estou calma, estável e dando o meu melhor, 100% e ajudando a minhas companheiras de equipe, e melhor. Sim, houve problemas, mas graças a Deus nós resolvemos e tudo está estável. Minhas companheiras me apoiaram muito. Eu não tenho nenhuma queixa quanto a elas."

Temperamento forte de Brenda a prejudicou na seleção. Garra e humildade a trouxeram de volta


Apesar da pouca idade, em 2012 Castillo realizou o sonho de jogar as Olimpíadas em Londres. Apesar da Dominicana ter feito um torneio fraco, Brenda tem ótimas lembranças:

"Esses troféus, sendo tão jovem e entre aquelas atletas tão grandiosas foi fabuloso! Eu sempre agradeço ao Senhor porque Ele é o único que me dá a força a cada dia para avançar. Os Jogos eram meu objetivo. Eu trabalho para isso. Poderíamos ter feito melhor, mas eu também fui premiada como a melhor líbero e ninguém vai tirar isso de mim. Eu nunca vou esquecer. É histórico"

Jogadora estreou na seleção principal da Dominicana com 16 anos


A República Dominicana de Castillo disputa no próximo dia 22 a Copa do Mundo no Japão, buscando classificar-se à Olimpíada do Rio no próximo ano. Brenda, claro, faz parte do plantel. Castillo finalizou a entrevista com uma mensagem de força, em uma metáfora de sua especialidade:

"O Senhor me colocou aqui e me deu todo o mérito que ganhei. O esforço deve ser feito. Temos de lutar para que essa bola não caia"

Comentários

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)