Após lesão grave, bicampeã olímpica Ruiz deixa as quadras

Agora é definitivo: a ponteira bicampeã olímpica por Cuba, Yumilka Ruiz anunciou sua aposentadoria das quadras. A decisão, segundo Ruiz, foi acelerada por uma lesão grave que a mesma sofreu no joelho durante o confronto entre o seu time, Uralochka e o Dínamo Bucuresti por partida válida da Challenge Cup no final de dezembro do último ano. Ruiz necessitou de uma operação no joelho e foi aconselhada a deixar as quadras.  

Yumilka Ruiz deixa as quadras após lesão, aos 37 anos


Ruiz tem 37 anos, jogou 3 olimpíadas e esteve nos títulos de Cuba em 1996 e 2000. A cubana também tem os títulos Mundial (98) e da Copa do Mundo (99), durante o auge de Cuba. Por clubes Yumi tem um currículo atípico para uma cubana. Foi revelada pelo Camagüey por onde jogou até 1997. Em 1997 debutou em cenário internacional pelo italiano Virtus Reggia Calabria, onde atuou até os anos 2000. Em 2000 voltou à liga cubana por seu time revelador, onde ficou por 4 temporadas até estrear no Uralochka de Karpol. Ficou na Rússia por um ano e retornou a Cuba por mais 3 temporadas no Camagüey. Anunciou a aposentadoria em 2008, onde começou a fazer parte do Comitê Olímpico de Cuba. A renúncia da aposentadoria foi aos 34 anos, onde foi convidada e convencida a atuar pelo Uralochka do amigo Karpol em 2012. Por lá Yumi jogou até a última temporada, onde se lesionou.

Yumilka Ruiz foi convencida por Nikolai Karpol a desistir da aposentadoria em 2012. Nos últimos 3 anos, a cubana atuou pelo time do amigo russo.

Comentários

  1. Os amantes do vôlei agradecem a Ruiz por tudo que fez e conquistou. Nossa... lendo a notícia vi o nome do Nikolay Karpol e consequentemente lembrei da lenda Artamonova. Sou brasileiro e torço pelo meu país sempre, mas como é rico o vôlei russo. Artamonova com 6 olimpíadas e Sokolova com chances de igualar a compatriota nesse quesito. Espero conquistarmos o tri em cima dela e companhia, seria fantástico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)