Grand Prix 2015 - 3ª Divisão: Quênia campeão!

Terminou no último final de semana a disputa da 3ª divisão do Grand Prix 2015. O torneio foi disputado com 8 seleções - Peru e Colômbia da América do Sul, Quênia e Argélia da África, Cazaquistão da Ásia e Austrália da Oceania e Cuba e México da Norceca. As seleções se dividiram em grupos de 4 nos dois finais de semana e jogaram o Final Four em Camberra, na Austrália.

Primeira Semana

Jogando em Taldykorgan, as cazaques saíram de casa invictas, derrubando Cuba, Argélia e Austrália. Cuba bateu os outros dois rivais e a Argélia venceu a Austrália, deixando o time da Oceania sem vencer. Em Monterrey, saiu invicto o Peru, batendo Colômbia, Quênia e México sem perder pontos. A Colômbia também bateu os dois rivais e o Quênia venceu o México, que ao contrário do Cazaquistão, não venceu em casa. 

Jogando em casa, o Cazaquistão venceu todas na primeira semana do GP


Segunda Semana

No Peru, foi a Colômbia quem fez festa, vencendo por pontuação total as donas da casa, Cuba e o Cazaquistão. O Peru derrubou as cubanas, que por sua vez se vingaram das cazaques. Em Chéraga, o Quênia bateu todo mundo na casa das arquirrivais, as argelinas. O México surpreendeu e também bateu a Argélia e a Austrália. As argelinas fizeram jogo duro contra as arquirrivais, mas só conseguiram vencer as australianas e ainda assim, no tie-break.

A seleção colombiana deixou a Chéraga na Argélia com status de quem venceria a disputa na 3ª divisão


Final Four

Realizado na Austrália, as donas da casa se classificaram automaticamente. Colômbia e Peru com 15 pontos lideraram o classificatório. O Quênia só venceu Cuba nos quesitos de desempate e ficou com a 3ª vaga. Nas semi-finais, o Peru bateu a Colômbia por fáceis 3-0 (25 - 16, 25 - 17, 25 - 19) e a Austrália foi derrubada pelas rainhas da África, o Quênia por 1-3 (25 - 18, 16 - 25, 20 - 25, 14 - 25). 

Na final, o Peru veio favoritíssimo e acabou derrotado pelo surpreendente Quênia por 3 sets a 1, em uma vitória histórica para as parcialmente renovada seleção queniana que pela primeira vez, disputará a segunda divisão do torneio. Angela Leyva do Peru foi a maior pontuadora e a maior estrela queniana Mercy Moim, fez 22. Destaque ainda para uma das novidades da seleção, a central Ruth Jepngetich de 25 anos, com 17 pontos. Na disputa do bronze, a Colômbia venceu a Austrália por 3x0.

A tradicional alegria do Quênia e com bons motivos: campeãs da 3ª divisão do Grand Prix
A capitã do Quênia, Brakcides Khadambi, comemorou a vitória no campeonato: "É um grande resultado em nossa história.É o começo de coisas boas que virão no futuro. Eu sei que agora, pelo menos, estamos em algum lugar no mundo. Eu sei que agora, quando as pessoas nos vêem, elas simplesmente não nos veem como bons apenas no atletismo, agora também somos bons no vôlei".

O técnico da seleção, esteve em êxtase com o título: "Estamos prontos para o mundo agora. Nós viemos para este jogo com muita confiança, acreditando em nós mesmos. É um grande ganho para o Quênia, uma vitória para a África. Por muitos anos temos vindo jogando competições globais, e apenas vencendo sets. Agora estamos ganhando jogos".


Com a vitória, a seleção do Quênia foi promovida e passará a disputar a 2ª divisão do torneio em 2016. Confiram a classificação final:


Comentários

  1. O que acontece com o vôlei cubano?
    O país tem camisa, uma história riquíssima e mesmo assim não consegue mais bons resultados a nível mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuba em plena decadência...
      No ano passado escrevi um especial sobre essa seleção mostrando um pouco do seu retrospecto negativo desde o tri-olímpico até o último mundial. Olha só:
      http://toflyvolley.blogspot.com.br/2014/09/cuba-o-declinio-de-um-imperio.html

      Excluir
  2. Esqueceu de comentar que "Angela Leyva" sofreu uma lesão e saiu de cadeira de rodas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Leyva jogou toda a partida, não vi nada sobre a lesão dela. Inclusive ela atuou ontem no Pan contra os EUA, jogando muita bola. Acho que quem se lesionou partidas antes foi outra peruana, a ponteira Rueda. Mas que está bem e também jogou a final do GP3.

      Excluir
  3. O campeão é realmente promovido para a segunda divisão? Ou apenas ganha um troféu simbólico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É promovido sim, em 2016 joga contra as seleções do 2º grupo =)

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)