Montreux - Holanda e Rússia estreiam com vitória, Turquia surpreende Alemanha

O 2º dia de Montreux marcou a estreia de duas seleções e uma delas, a Holanda. Na primeira competição com Guidetti no comando, a laranja mecânica derrubou a China sub23 por acirrados 3-0 (25-18, 26-24, 29-27). Liu nem de perto foi a ponteira que jogou contra as dominicanas e marcou 11. Na Holanda, uma curiosidade: Guidetti entrou em quadra com 2 opostas. Judith Pietersen jogou como ponteira e Lonneke Sloetjes na saída. Sloetjes a maior pontuadora do confronto, com 22 pontos. Guidetti também preferiu como titular a levantadora Laura Dijkema com Steenbergen no banco.

Holanda venceu a China na estreia de Guidetti pela seleção


A segunda estreia foi da Rússia, liderada pela estilosa capitã Anna Matienko. Em um jogo quente e repleto de provocações dos dois lados, na minha opinião o melhor tecnicamente do torneio até aqui, com ênfase para os setores defensivos, principalmente da República Dominicana, onde está Brenda Castillo. Mas quem levou foi a Rússia B batendo o misto da dominicano por 3-0 (25-23, 25-21, 25-23). Muito mais experiente, Gina Mambru assumiu a titularidade pela saída e assumiu também sua tradicional postura provocativa: a dominicana foi a maior pontuadora do jogo com 15 pontos. A Rússia teve Nastya Bavykina como maior pontuadora, jogando como ponteira com 12 pontos.

Jogo provocativo da República Dominicana não surtiu efeito contra as pancadas russas. Na imagem, Arias provoca Voronkova após bloqueio individual


No único jogo do grupo B, duelo europeu: a Turquia surpreendeu a Alemanha vencendo de virada por 3-1 (17-25, 25-22, 25-16, 25-14). Com uma recepção terrível, a Alemanha não fez frente aos bons saques adversários. A Turquia mantém Yilmaz de titular e a jogadora pode ser sim uma opção para a deficiente saída de rede da seleção. Quem também começou como titular foi Ismailoglu, substituída ainda no primeiro set por Onal que apenas não prejudicou. Ponteira mesmo é Ozsoy, dona de 14 pontos e Yilmaz, maior pontuadora com 16. Na fraca atuação alemã, as centrais se sobressaíram. Brandt marcou 10.

Com Naz Akyol de titular, Turquia não deu chances ao time alemão


Amanhã, mais 3 jogos comandam o dia em Montreux: Japão e Alemanha, Itália e Turquia e ao que tudo indica, o grande jogo do dia será entre Holanda e Rússia. Confiram a classificação dos grupos:

Grupo A

1. Holanda - 3pts (1J, 1V)
2. Rússia - 3 pts (1J, 1V)
3. China - 3 pts (2J, 1V)
4. Rep. Dominicana - 0 pts (2J, 0V)

Grupo B

1. Japão - 3pts (1J, 1V) 
2. Alemanha - 3 pts (2J, 1V)
3. Turquia - 3 pts (2J, 1V)
4. Itália - 0 pts (2J, 0V)

Comentários