De pequeno a gigante, de desacreditado a ovacionado: Pomí Casalmaggiore é campeão italiano!

"Um conto de fadas" - foi assim que Davide Manzantti quis definir a possível conquista do scudetto após o 4º jogo. E na verdade, os bastidores devem mesmo ter parecido. O Casalmaggiore tem 7 anos de idade e só chegou à A1 em 2013 por sorte: a equipe subiu pela repescagem, vaga garantida após a união entre Chieri e Giaveno no mesmo ano. Dentre os 12 fez bonito e chegou às quartas de final na temporada, terminando a competição em 7º lugar. Chegou com moral em 2014 e montou um bom elenco, mas aparentemente não passaria disso. A equipe não era muito favoritada e sequer aparecia dentre os principais clubes da competição e é aí onde a história começa a ficar incrível.

Casalmaggiore levanta pela primeira vez a taça de campeão
O segundo lugar na fase classificatória já foi uma surpresa e de lá, o Pomì passou com tudo por cima do Montichiari. Nas semi-finais, o Conegliano abriu 2 jogos a 0 e jogando muita bola, o time de Glass dava a entender que massacraria o time de Cremona. Inacreditavelmente o Casalmaggiore engoliu o adversário nos jogos seguintes em um duplo 3-0, empatando a série. No quinto e decisivo jogo, Ozsoy estava determinada a chegar à final e marcou 28, mas o grupo do Pomì se uniu e reverteu a série: chegaram na final.

E ali, o Casalmaggiore escreveria a mais incrível página de sua história. Estreando em Novara perdeu por 3-2, levou pra Cremona e fez 3-1. Fora de casa novamente, levou um 3-1 do Novara e heroicamente em Cremona, empatou a série em um duelo épico. Tudo igual, 2-2, um jogo definiria o campeão italiano. O favoritismo era todo do Novara, gigante, contratou 3 pontas de alto nível: Hill, Klineman e Barun. Esse trio parecia imparável e aos poucos, o Pomì foi minando suas atletas: Hill perdeu todo o talento habitual na série e desde o 4º jogo o bloqueio do time rosa entendeu Barun. Hoje não foi diferente, Hill teve atuação péssima e Barun foi cancelada pelo bloqueio adversário: foram 9 tocos, só em ataques dela. Sobrou para Alix, que voava pela entrada.
Klineman foi uma das melhores atacantes na partida. Mas uma andorinha só...

Do outro lado, Skorupa - melhor levantadora do italiano na minha opinião - fazia o que Signorile não podia: distribuía com inteligência e via todo o seu time participar efetivamente. No 4º set, a maior pontuadora do time até então sentiu: a lesão de Serena Ortolani incomodou de novo. Aos prantos e com dificuldade de andar, Serena sequer entrou em quadra no 4º set. Do banco, a excelente Bianchini mais uma vez foi decisiva. Tirozzi jogou tudo o que sabia nessas últimas partidas, como fez durante toda a fase classificatória e Stevanovic mostrou que já é sim uma das melhores centrais da Europa. Sirressi se superou hoje, Gennari apareceu de vez para quem ainda não acreditava nela.

Sirressi sendo parabenizada por Sansonna, líbero adversária
No final, todo o super investimento de Novara, Conegliano, Piacenza, Busto, todas as super ponteiras e opostas contratadas, caíram para 3 pontas italianas (e eu não me lembro de ver um time campeão nessa situação) e mais uma vez, a ascensão de Mazzantti. O Pomì Casalmaggiore é campeão italiano. A ponteira e capitã do time, Valentina Tirozzi, foi eleita a MVP do torneio.


Valentina Tirozzi foi eleita a MVP do campeonato

Comentários