Copa do Mundo - as novas regras da edição 2015

A Copa do Mundo de Voleibol é um torneio tradicional que funciona como classificatório para Jogos Olímpicos do ano seguinte. A competição tem uma fórmula tradicional repetida por vários anos. No entanto, a FIVB sob a presidência do brasileiro Ary Graça decidiu alterar totalmente a fórmula de classificação, da competição e das vagas nesse ano. Com exclusividade, o To Fly explica com detalhes como será a Copa do Mundo 2015, a ser disputada entre os dias 22 de agosato a 6 de setembro de 2015.



A "expulsão" do Brasil

A primeira e mais polêmica alteração foi o a proibição do país sede das Olimpíadas de participar do torneio, no caso o Brasil. O Brasil não deixa de participar da Copa do Mundo desde 1989, quando perdeu o Sul-Americano para as peruanas. A decisão causou mais uma vez um mal-estar entre a federação e a Confederação Brasileira, que se contrapôs à nova regra. Mas a FIVB a manteve, porém, retirou a pontuação da Copa para o seu ranking, reduzindo assim seu valor internacional.

Brasil não participará da Copa do Mundo pela primeira vez depois de 25 anos


Extinguindo os convites

Duas seleções eram convidadas a participar do torneio pela FIVB e pela primeira vez, esses convites foram extintos. Em seu lugar, foi dada mais uma vaga a Confederação Sul-Americana (anteriormente era a confederação continental que só tinha um representante) e uma vaga cativa ao atual campeão mundial, no caso do feminino, os Estados Unidos.

Estados Unidos se deram bem e já estão na Copa do Mundo


A forma de classificação

Anteriormente os países se classificavam por serem campeões e vice continentais, na América do Sul só o campeão. Isso mudou nesse ano e cada confederação continental passou a considerar os classificados de uma forma diferente. A CEV (Europa) e a AVC (Ásia) decidiram classificar suas seleções pelo ranking das seleções em sua confederação, algo não muito justo. Portanto, os melhores colocados do ranking no continente, já estão classificados: Rússia e Sérvia pela CEV e China e Coréia do Sul pela AVC.

Rússia e Sérvia foram classificadas pelo ranking da CEV, assim com o China e Coréia pela AVC


Três outras confederações no entanto não concordaram com a ideia de se utilizar do ranking continental: a CSV (América do Sul),  a Norceca (Américas do Norte e Central e Caribe) e a CAVB (África). A CSV e a Norceca optaram por jogar classificatórios no início de Junho, respectivamente em Comodoro Rivadavia/Argentina e Havana/Cuba. Pela CSV jogarão Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai e a Norceca terá Cuba, República Dominicana, Canadá e Porto Rico. A CAVB foi a única confederação a manter a fórmula original com campeão e vice do continental que ocorrerá entre os dias 11 e 20 de junho, contando com Argélia, Botsuana, Camarões, Quênia, Mauritius, Marrocos e Tunísia.

O número de classificados ao Rio 2016

Pelas antigas regras, quem chegasse ao pódio da Copa do Mundo chegaria também às olimpíadas. Não mais: agora, só campeão e vice se classificam ao torneio olímpico. Essa vaga cortada da Copa do Mundo será dada a um torneio intercontinental realizado em maio do ano que vem.

China se classificou para as Olimpíadas de Londres através
do 3º lugar na Copa do Mundo. Vaga foi extinta nessa edição

Portanto, os classificados à Copa do Mundo são:

Japão (eterna sede)
Estados Unidos
Rússia
Sérvia
China
Coréia do Sul
Campeão e vice do continental da Norceca (Cuba, República Dominicana, Canadá e Porto Rico)
Campeão e vice do continental da CSV (Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai)
Campeão e vice do Campeonato Africano (Argélia, Botsuana, Camarões, Quênia, Mauritius, Marrocos e Tunísia)

Comentários

  1. Como assim expulsão do Brasil?. O país sede nunca participa da Copa do mundo. A China não participou em 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim Vinícius: não existe nenhuma regra que obriga ao país sede-olímpica a não participar do campeonato. Em 1995, os Estados Unidos jogaram sim a Copa, mesmo já classificados para Atlanta e em 1991, a Espanha fez o mesmo. A desistência da China em 2003 foi de comum acordo entre a seleção e a confederação e isso não ocorreu com o Brasil, a CBV não aceitou a retirada dos dois times apenas por serem sede olímpica. A FIVB não aceitou o pedido, mas acatou a alegação de que seria injusto considerar os pontos da Copa do Mundo se o Brasil fosse forçado a não participar. Compreendeu?

      Excluir
    2. *A desistência da China em 2007

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)