Champions - Chemik Police foi refém do crescimento do Busto Arsizio

Vejo Busto Arsizio e Chemik Police em um nível técnico similar. Se dividíssemos todos os times do mundo em grupos qualitativos por A, B e C, ambos estariam no grupo B. Mas o Chemik foi traído pela sua ambição de jogar o Final Four. O clube garantiu o direito de participar do Final Four, sediando a fase, sem jogar os playoffs 6 e 12. Assim perdeu a referência de enfrentar grandes adversários, já que a liga polonesa não é tão forte assim.  

E foi exatamente nos playoffs que o Busto Arsizio, cresceu. Hoje, o "algo mais" do clube italiano nem é a matadora Valentina Diouf, maior pontuadora do jogo com 19 pontos. Mas a boa fase do Busto passa pelo nome da ponteira tcheca Helena Havelkova. A jogadora assumiu uma espécie de liderança dentro do grupo, principalmente nos momentos de dificuldade e tornou-se além de uma grande passadora, uma definidora constante. Wolosz é esperta e entendeu isso. Achei curioso o abraço de Ekaterina Lyubuskhina em Freya Aelbrecht após o jogo. Se não fosse a lesão de Freya e a falência do Fakel de Urengoy, provavelmente a central russa nem estivesse ali e hoje, é uma das melhores atacantes do Busto.

Já no Chemik, algumas jogadoras não corresponderam. Na saída, Ana Bjelica teve um aproveitamento ruim e deu lugar a Izabela Kowalinska, esperança da seleção da Polônia na posição. Kowalinska entrou, foi defendida, errou e não virou uma bola sequer. Talvez não mudasse muito, mas a lesionada Sanja Malagurski fez falta como opção. Glinka alternou bons e maus momentos, Werblinska jogou mal no ataque e Bednarek fez figuração no time titular. Ao contrário da companheira de posição, Stefana Veljkovic, que chamou o jogo pra si, jogando como no auge de sua carreira. A levantadora Ognjenovic, superior à adversária natural da casa, não teve um bom ataque hoje.

Sorte e sucesso não são antônimos. O Busto teve sorte no chaveamento e nos sorteios para chegar até aqui, mas sobressaiu-se a competência do clube italiano para bater adversários de nível parecido. Fato é que finais são imprevisíveis, assim como praticamente nenhum de nós conseguiu prever o Busto Arsizio, na final dessa Champions.

Comemoração das jogadoras do Busto Arsizio após a classificação para a final da Champions League

Comentários