Respire fundo - só tem jogão na Champions!

Na última terça-feira (10) aconteceram os primeiros jogos do playoff 12 da Champions. A partir daqui, só 6 seguirão em frente. 

Quis o destino que os dois últimos campeões europeus e mundiais se enfrentassem logo aqui. E para apimentar ainda mais o confronto, duas rivais de longa data se opuseram nas bolas de segurança dos dois times: a bicampeã mundial Ekaterina Gamova e a bicampeã olímpica Sheilla Castro. Foi um jogo digno, 24 pontos para cada uma delas, mas foi Sheilla quem se deu melhor, o Vakifbank venceu em casa o Dínamo Kazan por 3x2 (24-26, 25-21, 25-20, 27-25, 7-15). Sheilla começou muito bem e manteve um ritmo estável, Gamova dominou o quarto set. A entrada da turca Gozde Sonsirma foi essencial para a vitória do time (com todo respeito a Costagrande e Vasileva, não entendo Sonsirma estar no banco). O Kazan sofre com a inexperiência de Nikolaeva, a ponteira de apenas 20 anos que recebeu a missão de assumir a titularidade na ponta de um dos melhores times do mundo. Chaplina perdeu a referência de dar segurança. A segunda partida será em Istambul. 

Gamova assumiu a responsabilidade do time russo: jogo típico da oposta


No outro jogo do dia, o Neslihan Demir jogou muito e parou a crescente do surpreendente Agel Projestov de Liannes Castañeda. O turco venceu por 3x1 (18-25, 25-15, 25-14, 25-21) e teve boas atuações de uma das melhores trincas de pontas do mundo: Larson, De La Cruz e Demir.

Atual campeã da competição, Larson é um dos grandes nomes do time turco


Na quarta (11), aconteceram mais 4 jogos. No duelo de times irmãos, o RC Cannes jogou desconcentrado e até apanhou do Volero quando tomou 25x9 no 2º set. Mas chegou e perdeu o tie-break em casa. Volero 3x2 (21-25, 25-9, 16-25, 25-17, 15-5). Rykhliuk dominou a pontuação pelo lado suíço com 23 e pra infelicidade do Cannes, sua oposta Juliann Faucette, recentemente recuperada de lesão, não fez o mesmo e foi substituída antes de pontuar. Ebata e Logan Tom, mesmo com dores, vieram para o sacrifício mas não foi o suficiente. O resultado no entanto não é de todo o mal para o Cannes, que precisará mudar o placar em Zurique.

Oposta ucraniana deu dor de cabeça ao time francês


Talvez a grande surpresa da rodada tenha sido a vitória do Busto Arsizio sobre o único azeri vivo na competição, o Azeryol Baku. As italianas aplicaram um 3x1 (26-24, 25-21, 19-25 e 25-14) nas azerbaijanas em Baku. Missão ingrata para Jovana Brakocevic, dona de 22 pontos no confronto. Mesma pontuação de Valentina Diouf, a gigante italiana. Será que o Azeryol se recuperará?

Derrota do Azeryol pro inconstante Busto Arsizio marca temporada esquecível para os azeris no europeu. O Azeryol se recuperará?


O Moscou não teve muitas dificuldades ao enfrentar o outro italiano da competição, o atual campeão Piacenza e fez 3x0 (29-27, 25-18, 25-23). A curiosidade da partida foi a estreia da oposta alemã Margareta Kozuch, recentemente vice-campeã chinesa, atuando como ponteira. Mas Nataliya Goncharova é impiedosa e não quis saber de bons laços de amizade, marcando cruéis 25 pontos.

Após o chinês, Kozuch chegou para reforçar o Piacenza. Goncharova pareceu não dar muita importância


Quem suou menos pra vencer foi o Fenerbahçe, que aplicou 3x0 no alemão Dresdner (25-23, 25-15, 25-15). Montaño e Kim dividiram a artilharia com 15 pontos cada.

Bosetti marcou o ponto final do primeiro set na vitória do Fenerbahçce

A situação fica mais complicada para Azeryol, Agel, Piacenza e Dresdner. A única opção que essas equipes tem para avançar é vencer o jogo seguinte por 3x0 ou 3x1, levar ao golden set e vencê-lo. Seus adversários diretos, Dínamo Moscou, Fenerbahçe, Busto Arsizio e Eczacibasi só precisam chegar ao tie-break para se classificarem.

O Volero e o Vakifbank podem ser eliminados antes do golden set, caso seus adversários, Cannes e Dínamo Kazan, vençam por 3x0 ou 3x1. Caso percam no tie-break (e só assim), haverá o Golden Set. Tudo ainda pode acontecer...

Comentários