Favoritas continentais que tropeçaram nos classificatórios

Elas eram esperadas no Mundial da Itália agora no fim de setembro mas não conseguiram se classificar. O que houve com seleções renomadas em seus continentes? O To Fly fez uma breve análise das seleções que esperávamos que se classificassem e ficaram pelo caminho. Confiram!


Polônia



Talvez a maior decepção do voleibol na atualidade e com certeza a maior decepção dos classificatórios. Um povo extremamente apaixonado pelo esporte que não vê sua seleção feminina entre as melhores há muitos anos. Mesmo levando o que tem de melhor, nomes consagrados como Katarzyna Skowronska, Malgozarta Glinka e Anna Werblinska (Baranska), a Polônia não conseguiu vencer a Bélgica, tomou 3x0 em casa e não se classificou sequer entre as segundas melhores colocadas. Embora a Bélgica seja um time em ascensão, a rodagem e experiência dos principais nomes poloneses deveria te prevalecido. Mas não.

Coréia do Sul



A equipe da melhor jogadora das últimas olimpíadas parou no classificatório asiático. Kim foi poupada na maior parte dos jogos, mas jogou contra o azarão que derrubou as coreanas: lideradas por Tatyana Mudritskaya, maior pontuadora da partida, o Cazaquistão derrotou e eliminou a Coréia do Mundial da Itália. Não é completamente surpreendente a classificação cazaque, que participou por exemplo das olimpíadas de 2008. O atual técnico da Coréia é criticado por muitos pelas escolhas que faz na escalação. Como diria o popular ditado, "uma andorinha MVP das olimpíadas sozinha não faz classificação para o Mundial".

Quênia e Argélia



Não dá pra falar de uma sem falar da outra. As duas seleções comandaram o cenário do vôlei africano nos últimos anos. Ora uma, ora a outra, quenianas e argelinas travavam embates épicos para se classificarem a representar a África nos principais campeonatos do mundo. A surpresa veio nesse classificatório: nenhuma das duas se classificou. As duas estavam em grupos separados e sediavam o torneio, mas nenhuma conseguiu liderá-los. Argélia foi muito mal: vindo de uma histórica série invicta tropeçou em Camarões e perdeu por 3x1. Não se recuperou diante do Egito e acabou em terceiro no grupo. Já as rainhas, como são chamadas no continente, perderam em outra partida histórica para o continente: surpreendidas, as quenianas levaram um 3x2 da Tunísia, que se classificou para o torneio da Itália. São novos tempos na África...

E o Peru...

A não classificação desse não é tão surpreendente assim. Mas não poderíamos deixar de chamar a atenção para a queda do Peru no cenário sul-americano. O país que já foi absoluto no continente, foi o terceiro no classificatório para esse mundial, atrás da classificada Argentina de Gaido e da Colômbia de Montaño.

Comentários