Cruel, Itália atropela a Rússia; Sérvia leva susto, mas vence a França

Estão concluídas as semifinais do Campeonato Europeu, que acontecem na próxima sexta-feira. Holanda e Turquia que garantiram suas vagas ontem enfrentarão respectivamente Itália e Sérvia pelas vagas da decisão de sábado.

No grande clássico Europeu, primeiro confronto eliminatório dos 5 melhores times da Europa, a Itália não teve piedade e atropelou a Rússia por 3 sets a 0 (25-20, 25-8 e 25-15). A azurra teve uma atuação praticamente impecável com seu time titular e cometeu apenas 5 erros de ataque em todo o set, fundamento em que a Itália costuma pecar.

Mazzanti mantém a opção por Orro titular e a levantador melhorou o padrão de jogo da azurra. O estilo dela é o de usar bem pouco as centrais, mas também é mais precisa. Hoje as extremas da Itália funcionaram bem e o crescimento de Pietrini desafoga Egonu. A oposta foi o destaque com 16 e Pietrini fez 13.

Pietrini vence Startseva em disputa na rede; Itália não teve piedade das russas (Foto: CEV)



Do outro lado, ninguém conseguiu salvar a Rússia de uma recepção pífia e de um desempenho bem fraco no ataque. A maior pontuadora russa foi Fedorovtseva com apenas 7 pontos e nenhuma outra jogadora passou dos 5. 

Com uma seleção B, a Rússia é a primeira eliminada do G5, como era esperado. A seleção termina em 6º lugar, atrás da Polônia e dos semifinalistas.

Quem quase não conseguiu sua vaga foi a Sérvia, que tomou um susto com a França no primeiro set. As francesas se impuseram e abriram o jogo na dianteira com Gicquel pontuando tanto quanto Boskovic, 7 pontos para cada uma das opostas.

Mas bastou o crescimento efetivo de Boskovic e a boa marcação sérvia para que a tática ridícula de Ognjenovic funcionasse: foram 14 pontos de ataque na segunda parcial, 8 de Boskovic. A França levou um banho de água fria e foi atropelada no terceiro set, com suas principais estrelas sem pontuar: foi um 25x7.

Ufa, hein Boskovic? Oposta precisou se redobrar para virar jogo contra a França (Foto: CEV)



Não deu para a França se recuperar e a Sérvia repetiu seu 'Boskojogo' ofensivo no quarto set. Gigquel foi anulada e deu um pane, saindo zerada novamente. Fim de jogo para a impressionante França, vitória da Sérvia por 3 sets a 1.

Semifinal sem surpresas

As quatro melhores seleções europeias do ranking da FIVB que levaram seus times titulares, chegaram ás semifinais. Teremos dois grandes clássicos: a Itália enfrentará a Holanda e a Sérvia desafia a poderosa Turquia.

Eu não apostaria em nada, mas Itália e Sérvia são inicialmente favoritas a decidirem o título.

Comentários

  1. Até que enfim a recepção da Itália funcionou, e logo contra o melhor saque da Euro (Fedorovtseva). Jogou bem a Itália lembrou um pouco aquele time do mundial de 2018.

    ResponderExcluir
  2. Vendo esse jogo da Itália, realmente foi uma mancada muito grande esse time ter ido para uma Olimpíada sem ritmo de jogo, pois as chances de um ouro seriam enormes. A incompetência turca em não chegar a uma semifinal se igual a arrogância italiana em chegar em uma Olimpíada dispensando um torneio importantíssimo como a VNL.
    Mas a impressão que tenho é que essas seleções dão mais valor ao Europeu que a qualquer outro campeonato. Que loucura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles gostam muito mesmo, acho que é pq o Europeu é um campeonato muito tradicional, existe desde 1949!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O italiano Busato, que dirigi a Rússia, estar enfrentando a cobrança dos milhares de torcedores, após os campeonatos da temporada. Ele tem o perfil errado para comandar uma das principais seleções do mundo. Foram muitos os erros: ele estreitou os olhos após derrotar a Koreia do Sul - recebeu uma desqualificação, imitou o juiz - e recebeu um cartão amarelo! Busato ver as jogadoras correrem para defender a bola, e ele mesmo joga ao invés de Startseva, então puxa Podkopaev pela mão, interferindo no final do episódio de jogo e arriscando uma lesão. O treinador toca as jogadoras com as mãos, põe a mão na cintura delas, isso não incomodou ninguém, mas mostrou que ele n tinha as informações corretas para passar. O estilo de comunicação dele durante os intervalos desorienta completamente a equipe. A Federação Russa terá que providenciar outro treinador. Haverá tempo, muito tempo para chegar 2022... Busato, muitas vezes ficava translumbrado com as jogadoras. Nunca perdia a chance de toca-las!! Ele ficava olhando a beleza de muitas delas e esquecia de seu papel de tecnico!!! Em Tokyo, em nenhum momento ele chamou a atenção da Gonchorava!! Essa jogou, Linda e Bela, sem ser interpelada, quando foi necessário. Em Tokyo a líder foi a Malova em quadra!! E o tecnico n soube aproveitar a explosão de empenho da libero. A RUS chegou a liderar o placar contra as turcas ( valendo o 1º lugar do grupo) e liderou placar contra as brasileiras no jogo das quartas. Quem substituirá Busato? Sokolova?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)