Os trunfos de Brasil, Coreia, Sérvia e EUA para chegarem à semifinal olímpica

Brasil: a força de seu banco

Hoje em dia não dá para vencer no voleibol sem um banco de reservas eficiente e foi exatamente neste ponto que o Brasil derrubou a Rússia. Não dá para considerarmos que Macris seja uma reserva, mas foi o bom jogo da reserva Roberta que garantiu esse clássico nas quartas.

Vinda do banco, foi a oposta Rosamaria que brilhou com 15 pontos nos três sets que o Brasil venceu (16 no total). Rosa teve uma atuação razoável no ataque com 8 pontos (38% de aproveitamento), mas foi extremamente importante no bloqueio e na marcação das duas principais armas russas no jogo: Fedorovstseva e Voronkova. Em um jogo muito ruim de Goncharova, que fez apenas 11, essa tática foi decisiva.

Rosamaria foi imprescindível na marcação do pesado ataque russo pela entrada de rede (Foto: FIVB)


A reação brasileira depois do primeiro set perdido passa pela entrada de Macris e pelo grande jogo que Gabi fez. Ponteira de composição, a ponteira marcou 18, ficando atrás apenas de Fedorovtseva. Negativo para o Brasil foi o fato de mesmo com a entrada de Rosa, ainda não ter um grande desempenho na saída. Porém, Zé Roberto foi cirúrgico na troca - deixemos Natália para a ponta, por enquanto.

A grande surpresa coreana

Humildemente eu digo que subestimei a Coreia do Sul. De todos os defeitos técnicos dessa seleção, que eu não esperava ver passar nem da  fase de grupos, seu ponto mais surpreendente é a vontade de vencer. Kim parece estar no auge de sua carreira, bem diferente daquela Coreia que encontrou resistência da Tailândia no qualificatório.

A Coreia chegou a Tóquio com a perda de 2 titulares, as irmãs Lee, e recuperando fisicamente a oposta Kim HJ e a central Kim SJ, que não jogaram a VNL. O jogo coreano soma uma ótima defesa com um contra-ataque eficiente, ainda que saibamos que a maioria das bolas vai ser pela entrada de rede. 

Tida como certa na semifinal, Turquia fracassou e viu a Coreia passar por cima com competência (Foto: FIVB)


Uma grande arma delas é o saque rasante extremamente venenoso, contra quem a bagunçada Turquia não esperava jogar. Aliás, o que aconteceu com Guidetti nessa partida? O técnico tratou Senoglu como reserva mesmo depois da grande partida contra a Rússia e mesmo carregando o percentual excelente de  70% de eficiência nos ataques.

Guidetti temeu tanto o saque coreano que deixou Ercan em quadra para sustentar seu passe, ainda que a ponteira tivesse participação praticamente nula com 1 ponto de ataque nos quatro sets que jogou. Inexperiente como realmente é, a Turquia pipocou no quinto set. Teve Akoz e Ercan estourando passe na rede, Boz errando defesa fácil de pé e a Coreia operando um milagre. 

O Brasil é totalmente favorito contra ela e eu duvido que elas possam vencer. Mas o sentimento sobre a Turquia era o mesmo, elas têm uma seleção extremamente perigosa.

A Sérvia que ignorou Mihajlovic

Tem que ter muita coragem para sacar uma das mais experientes jogadoras de sua seleção, e também uma das mais decisivas, em um jogo eliminatório de Olimpíada. E Terzic fez muito bem! Lições de um aprendiz, que viu Mihajlovic dar prejuízo no passe no jogo contra o Brasil e não resolver nenhum problema taticamente.

Melhor foi apostar no passe e nisso Busa é melhor opção. Milenkovic vem sendo regular nesse fundamento e assim formou-se o necessário. Pronto, nem precisou de sofrimento para a Sérvia, era só encher Boskovic de bolas sem nenhuma vergonha disso. 

Mihajlovic abraça Busa após a vitória; troca entre as ponteiras melhorou jogo sérvio (Foto: FIVB)


Quase metade dos ataques do time foram da oposta, ela recebeu 47% de todos os levantamentos sérvios. Das 40 bolas recebidas, virou 21, 52% de sucesso. Homogeneidade para quê, não é, Ognjenovic? Use o que está dando certo.

E com todo o respeito à Itália, faltou que ela chegasse nessas quartas como uma grande seleção. As 4 centrais de Mazzanti se mostraram quatro tormentos, as ponteiras não conseguiram definir e elas sentiram falta de uma boa passadora para jogarem com velocidade. Que falta fez Gennari, não é? 

Acreditar na dependência de Egonu foi um erro fatal para a Itália, já que a oposta nem de longe fez os grandes jogos que faz pelo Conegliano e saiu do jogo com 33% de eficiência. Boskovic assistiu tranquila derrubando suas bolas e vencendo o confronto de opostas por 24 a 16. Não restam mais dúvidas de qual delas é a melhor da atualidade.

A competência do grupo dos Estados Unidos

A seleção que passou mais sem sustos foi a estadunidense. Não dava para desprezar a República Dominicana, rival que já havia a vencido na final do Campeonato da Norceca, por exemplo. Mas as americanas não se assustaram, mesmo com duas titulares ausentes.

Nem Kiraly poderia prever como estava acertando ao usar essa tática de revezamentos na VNL, acabou criando um time capaz de montar várias estratégias e manter o alto nível. Preocupante para os EUA é a queda de desempenho de suas ponteiras, principalmente de Bartsch, que faz um torneio médio.

Bom que Drews assumiu a responsabilidade no ataque, saindo com 58% de aproveitamento. Do lado dominicano, o passe causou bastante constrangimento e Marte não conseguiu fazer uma partida razoável. Mas não dá para culpá-las, a Dominicana sofreu em todos os fundamentos e só Brayelin Martinez conseguiu se sobressair. As dominicanas atingiram seu objetivo de chegar às quartas.

Substituindo a maior pontuadora da competição até a lesão, Drews manteve eficiência contra a RDOM (Foto: FIVB)


No confronto EUA x Sérvia, veremos um grande confronto de jogo coletivo x fenômeno ofensivo. O retrospecto até aqui favorece o jogo de grupo: Brasil 3x1 Sérvia, EUA 3x2 Itália. Mas tudo pode acontecer!

Todas as estatísticas estão disponíveis clicando aqui.

Comentários

  1. Ótima análise Gustavo! Eu particularmente acredito em uma final entre BRA X SER, porque vejo a Sérvia hoje um pouquinho à frente de EUA. A conferir daqui a pouco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Diogo! =D

      Depois de Coreia x Turquia eu desisti de apostar hahaha. Vai ser um grande jogo, eu espero, já que a Itália me frustrou nesse sentido também kkk.

      Excluir
  2. Em termos de eficiência, Boskovic humilhou ERROnu. Até o momento, Boskovic tem sido a melhor individualmente em Tóquio. Resta saber daqui pra frente até onde ela pode levar a Sérvia.

    ResponderExcluir
  3. Ognjenovic levanta melhor pras pontas que o Bruno. Se o Walace, Lucarelli e Leal recebessem as bolas que Milenkovic e Boskovic recebem, o Brasil teria vencido a Rússia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileiro precisa de Paz5 de agosto de 2021 às 23:01

      Nem me fale, tô praticamente de luto com esse 20x12, o novo 7x1, o novo 24x19.

      Excluir
    2. A China levou virada das russas no 4 set quando estavam ganhando de 20x14 também, poderiam levar o jogo por 3x1 e terem se classificado.... enfim coisas do esporte...

      Excluir
    3. Shiu, não pode falar mal das jacas do filhote nesse espaço. Nem que o Renan é uma pessoa desonesta.

      Excluir
  4. Tandara está péssima no ataque, mas ajuda bastante na defesa, já Rosa que também não passa confiança nesse fundamento, mas compensou essa deficiência com um bloqueio agressivo por cima das russas, acho que em caso de pane das duas, Natalia (que não sabe passar) tem que ser usada. Uma pena que o Zé deixou a Ana Cristina mofando no banco na VNL, salta-se a vista o potencial absurdo que ela tem ofensivamente. Desejo com todas as forças que ela mostre seu valor na Liga Turca. Gabi, Gattaz e Garay simplesmente maravilhosas.

    Incrível a apatia de Goncharova nessa partida, parece está jogando por obrigação, já entra em quadra com a fisionomia derrotada, diferente da geração passada, a geração atual russa tem muito respeito com as brasileiras. Voronkova e Startseva me deixaram surpreso com a evolução técnica, Fedorovtseva será um fenômeno nível Egonu e Malova é espetacular, não merece as companheiras que tem.

    Bora Brasil, traz o ouro que o incompetente Renan deixou escapar das nossas mãos hoje mais cedo por pura ESTUPIDEZ. Tõ de ressaca e um porre hoje por causa dessa humilhação. AAAAAAHHHHHH!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Goncharova estava completamente fora do jogo. Na abertura contra a ITA e neste jogo eliminatório contra o BRA, a oposta foi ausente. Teve culpa ou melhor, faltou animo, vibração. Enquanto a Arina, Voronkova, Malova e Koroleva jogavam com mais empenho, comemorando os pts, vibrando; a Goncharova estava com pouca vontade. Como se estivesse derrotada antes da hora. A sua substituta a Lazareva foi outra que não fez quase nada. Essa seleção russa foi a única que meteu medo no Brasil. A única, dentre aquelas que jogaram diretamente contra o Brasil, que ameaçou impor uma derrota nas quartas de finais. Empataram o 4 set e tiveram chances de levar o duelo para o imprevisível Tie break. No 4º set 22 x 22: a Goncharova n confirmou o pt que levaria as russas para 23 x 22; depois atacou bola baixa da levantadora substituta que errou nas escolhas. O Busato, olha só!! que continuar na seleção!! O lado positivo foi a Arina que foi a revelação e maior sacadora da competição. Rússia foi bem e virão mais compactas e melhores no mundial do próximo ano.

      Excluir
    2. Torcedores da Rússia (não que seja você) vivem de falar que virá melhor na próxima. Um eterno por enquanto de FLOPs!

      Excluir
  5. É a promessa dos grandes jogos vai ficar pro mundial 2022...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teve grandes jogos em Tóquio? Me poupe.

      Excluir
    2. Me poupe! Tem sempre gente colocando em chueque o bom caminho das brasileiras. Agora o argumento corrente é esse aí de que a competição foi de baixo nível! Derrota de favorito não é sinônimo de baixa qualidade de jogo, amigos. Aceitem, Brasile Estados Unidos estão degrau acima das outras. É fato!!!

      Excluir
  6. Tandara fora das olimpíadas... pega no dopping

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genteeeee...
      Eu tô em CHOQUE!!!
      Isso pode acarretar em desclassificação do Brasil?

      Excluir
    2. https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/tandara-e-pega-no-exame-antidoping-e-esta-fora-das-olimpiadas.ghtml?fbclid=IwAR05614JoeQJhsa_hOawogPzp1_ThQhLnPsdTLqxb_r-aXCOljci0ck9RkM

      "Procurada pelo ge, a oposta não quis se pronunciar sobre o caso. Segundo a própria atleta, ela precisa entender o que aconteceu antes de manifestar-se sobre a suspensão."

      O exame foi feito há 1 mês, pq só agora saiu isso? Aff.

      Excluir
  7. Eu não acredito que Tandara se dopou. Ela não precisa disso. Como.assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq ela se doparia para treinar em Saquarema? Não faz nenhum sentido. Deve ter sido um acidente.

      Excluir
  8. São tantas dificuldades que só pode tá vindo um ouro! Sorte nossa que ela não tava aquela Tandara de sempre, ainda assim, é uma perda importante.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!!!
    Tandara pega no Dopping!!!!
    Isso pode desclassificar o Brasil????
    As Dopadas podem pedir para eliminar o Brasil??
    Por favor, alguém me responda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acarretará nada ao grupo,só sofria punição , se fosse pega três jogadoras ou mais.

      Excluir
  10. Americanas jogaram demais! Controlaram o jogo inteiro. Wong defendeu e passou super bem, Drews não vacilou e Larson jogou com a inteligência e habilidade de sempre! MBH caiu um pouco durante o jogo mas não comprometeu. Washington jogou bem e Akin parece estar voltando à velha forma. Parabéns às americanas.

    ResponderExcluir
  11. Gente, uma dúvida...
    Caso o Brasil consiga uma medalha e a Tandara prove sua inocência, ela também tem direito a medalha?

    ResponderExcluir
  12. Muito feliz pelas meninas!

    Seriedade, competência e equilíbrio.

    Calando esses críticos de sofá, em especial esses abutres mal educados e sem classe que só sabem atacar os outros sem apresentar faros, justificativas.

    Rosamaria, Macris, Gattaz, Roberta, Carol. Parabéns a todas! Garay suprema e rumo ao MVP.

    ZR dessa vez acertou uns 95% de todo o trabalho no ano. Talvez há de se questionar apenas a presença da Bia no grupo.

    Finalmente deixou de lado aquele conservadorismo e teimosia que custou caro já algumas vezes.

    Que seja um jogão contra os EUA. E que elas arreguem mais uma vez. Se jogar como estão jogando o título vem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)